Ele pode né?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Ele pode né?

Mensagem por Aranha »

Mais de 5 milhões assinam pedido para reeleger Uribe

Imagem

Mais de cinco milhões de assinaturas foram entregues ao organismo eleitoral da Colômbia nesta segunda-feira solicitando a realização de um referendo para aprovar, ou não, a segunda reeleição do atual presidente Álvaro Uribe.

A coleta de assinaturas teve início em abril e foi encabeçada pelo secretário-geral do Partido Social de União Nacional, Luis Guillermo Giraldo.

O parlamentar disse que as assinaturas são uma "mensagem" dos colombianos a Uribe para que o atual presidente "continue governando", afirmou Giraldo à imprensa local.

O projeto é polêmico e vem sendo criticado, tanto pela oposição como por parlamentares da base de apoio do "uribismo", porque seria "inconstitucional" e "antidemocrático".

Uribe, que foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, ainda não anunciou se concorrerá a um terceiro mandato. No último encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de julho, em Bogotá, Uribe disse ser contrário à "perpetuação no poder".

"No entanto me preocupa a continuidade da política de segurança democrática", disse.

Escândalo

O controvertido projeto de reforma é formalizado pouco depois do escândalo da chamada "yidispolítica" que trouxe à tona casos de corrupção que teriam permitido a aprovação do projeto para a primeira reeleição de Uribe em 2006.

Em julho, a parlamentar Yidis Medina admitiu ter vendido seu voto em troca de "favores" a "altos funcionários do governo”, parecer que teria sido determinante para aprovação do projeto de reeleição.

Em meio à crise, Uribe chegou a ameaçar em convocar um referendo para revalidar sua eleição.

Logo depois o presidente colombiano voltou atrás, ao mesmo tempo que a Corte Constitucional anunciou que não iria investigar a legalidade do ato legislativo de 2004 que permitiu a reeleição para presidente.

A congressista Medina foi condenada a 47 meses de prisão pela Corte Suprema.

Popularidade

A popularidade do presidente colombiano aumentou em 91,72% após o resgate da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns que estavam havia anos em poder da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Para a proposta de segunda reeleição foram coletadas um total de 5.021.873 assinaturas, superando a quantidade exigida por lei que é 1,4 milhões, 5% do total de eleitores inscritos.

A entrega das assinaturas é o primeiro passo para a realização do referendo.

Agora o Registro Eleitoral tem 30 dias para certificar a autenticidade das assinaturas. Logo depois, o projeto deve ser aprovado pelo Congresso Nacional, período que poderia se estender até três meses.

Se aprovado no Congresso, a lei deverá ser validada pela Corte Constitucional. Esse é o passo mais difícil na opinião de analistas.

Isso porque Uribe pôde concorrer à uma segunda candidatura presidencial em 2006 depois de uma emenda constitucional que autorizou a reeleição.

Neste momento, a Corte teria advertido que uma segunda eleição era compatível com a Constituição, uma terceira, não.

Na possibilidade de a Corte modificar seu parecer, o projeto teria de ser levado a referendo popular e deveria obter o apoio de 25% dos eleitores inscritos, aproximadamente 8 milhões de votos.

Se for declarada a constitucionalidade do projeto, o referendo deverá ser realizado entre junho e julho de 2009.

FONTE: BBCBrasil
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Aranha
Contato:

Re: Ele pode né?

Mensagem por Aranha »

- Uéééééé.....

- Cadê as vozes revoltosas que protestaram ardorosamente contra as pretensões de Lula e Chaves!?!?!?!?!

- Será que a resposta á pergunta-título do tôpico é sim????!!!!!

Abraços,
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Olha eu ia ficar quietinha.

Mas parece que ficar ao lado das FARC ou contra elas são duas posturas bem diferentes.

Mas o que você está insinuando?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Olha eu ia ficar quietinha.

Mas parece que ficar ao lado das FARC ou contra elas são duas posturas bem diferentes.

- OlhaíOlhaí !!!!

- Eu Sabia!!!! - Eu Sabia !!!!! :emoticon10: :emoticon10: :emoticon10:

Beijos,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Minha cognição está péssima hoje. Alguém poderia me explicar o que significa isso tudo?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:

- OlhaíOlhaí !!!!

Beijos,

Sabia nada!

O que você está insinuando, sabichão?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:

- OlhaíOlhaí !!!!

Beijos,

Sabia nada!

- Essa conversa de respeito às "instituições", à "vontade popular", ao "estado de direito", às "regras do jogo democrático" são tudo conversa mole que só vale para os inimigos.

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:
Abmael escreveu:

- OlhaíOlhaí !!!!

Beijos,

Sabia nada!

- Essa conversa de respeito às "instituições", à "vontade popular", ao "estado de direito", às "regras do jogo democrático" são tudo conversa mole que só vale para os inimigos.

Beijos,

Não, não vale, não! Vale para todos! O que acontece é o que existe no contexto em questão. e o contexto é LULA e Chavez amigados com as FARC.

O Uribe é outro assunto. Depois veremos.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:
Apo escreveu:
Abmael escreveu:

- OlhaíOlhaí !!!!

Beijos,

Sabia nada!

Beijos,

Não, não vale, não! Vale para todos! O que acontece é o que existe no contexto em questão. e o contexto é LULA e Chavez amigados com as FARC.

- Quer dizer que se o Lula e o Chavez não estivessem amigados com as FARC poderiam pleitear o terceiro mandato?

Beijos
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:
Abmael escreveu:
Apo escreveu:
Abmael escreveu:

- OlhaíOlhaí !!!!

Beijos,

Sabia nada!

Beijos,

- Quer dizer que se o Lula e o Chavez não estivessem amigados com as FARC poderiam pleitear o terceiro mandato?

Beijos

O fato de o Lula e o Chavez serem amigados com as FARC e outros fatos respectivos a seus governos mostram que eles não têm direito à porra alguma, e deveriam estar em cana.
Se fossem gente decente, poderiam pleitear, sim. Se seriam eleitos ou não é outro problema.
Editado pela última vez por Apo em 12 Ago 2008, 18:01, em um total de 1 vez.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Waalll...

Os Estados Unidos com seus duzentos e trá-lá-lá anos de democracia ininterrupta preferiram não arriscar e proibir qualquer um de ser presidente por mais de dois mandatos.

Já nestas terras ao sul do Rio Grande, ninguém se preocupa com isto, mesmo com seu longo histórico de governos caindo cada vez que o macaco mais esperto da vez balançou a árvore.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Herege

Mensagem por Herege »

Espero que não passe, para não que nenhum petista volte com essa historia de 3 mandato.Se ele tem tanta popularidade que indique um sucessor

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Waalll...

Os Estados Unidos com seus duzentos e trá-lá-lá anos de democracia ininterrupta preferiram não arriscar e proibir qualquer um de ser presidente por mais de dois mandatos.

Já nestas terras ao sul do Rio Grande, ninguém se preocupa com isto, mesmo com seu longo histórico de governos caindo cada vez que o macaco mais esperto da vez balançou a árvore.

Nem entrei no mérito da constitucionalidade ou se é preocupante ou não a perpetuação no poder....

O que vem a ser as terras ao sul do Rio Grande?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Nem entrei no mérito da constitucionalidade ou se é preocupante ou não a perpetuação no poder....

- E é justamente esse o problema, você c.... e andou pro principal. :emoticon26:

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Nem entrei no mérito da constitucionalidade ou se é preocupante ou não a perpetuação no poder....

- E é justamente esse o problema, você c.... e andou pro principal. :emoticon26:

Beijos,

Você que pensa ( ou quer me imputar esta c*****). Sua intenção com o tópico foi fazer uma analogia APENAS baseado nisto. Como se o resto fosse irrelevante, tanto na situação colombiana, quanto na dos seus vizinhos latinos.

Mas vamos lá:

- Nem tudo que consta numa constituição adquire caráter legítimo E intrasponível ( quando o contexto é de exceção). Às vezes, o utensílio se vira contra nós.

- Não sou a favor de perpetuações no poder, nem de ideologias, nem de dinastias ou castas. Mas pior do que isto é que forças do mal permaneçam governando. Se for para terminar um serviço, que pelo menos seja alguém com capacidade para tal. Quem sabe algo intermediário, como um mandato reduzido, e depois passe-se o bastão. A menos que o povo, democraticamente, tenha condições de segurar a barra e votar em um sucessor à altura. E que haja um candidato à altura, óbvio.
De qualquer forma, se Uribe tiver que permanecer, que seja por vias totalmente democráticas.
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

[Mente de um comunistoide babão on]

Ele pode né? Ele é amiguinho dos EUA!

[/Mente de um comunistoide babão off]

As tentações populistas

A questão do terceiro mandato presidencial para governantes latino-americanos transformou-se numa espécie de critério para ver se as democracias estão estabilizadas e se as sociedades praticam o respeito ao direito das minorias. O problema não se restringe às pretensões de Hugo Chávez na Venezuela e de seus satélites na Bolívia ou no Equador. A ameaça mais aguda neste momento vem da Colômbia, onde um abaixo-assinado de 5 milhões de pessoas solicita às autoridades eleitorais um plebiscito para possibilitar um terceiro mandato presidencial para Álvaro Uribe. Bafejados pelo intenso prestígio obtido com a libertação da ex-candidata presidencial Íngrid Betancourt e pelas sucessivas vitórias sobre os guerrilheiros das Farc, o presidente Uribe, veladamente, e seus apoiadores, escancaradamente, dão a impressão de que se consideram no direito de romper princípios e até de ofender a ordem democrática. O que há por trás das tentações populistas é um entendimento autoritário de que as maiorias podem tudo, inclusive usar essa força eleitoral para rasgar regras estabelecidas e ameaçar o sistema de alternância no poder, que é um dos pilares de qualquer democracia.

O simples debate da possibilidade de mudanças constitucionais para alterar a regra vigente introduz nos países – e, no caso do terceiro mandato, na região – um sentimento de precariedade institucional e de insegurança jurídica que prejudica os interesses estratégicos e permanentes das nações. Sabe-se, pela experiência histórica, que mandatos longos favorecem casos de corrupção. Nada mais natural – e portanto mais democrático –, frente a propostas de extensão dos mandatos ou de terceiras possibilidades, que os governantes preocupados com o amadurecimento institucional de seus países manifestem-se rasa e firmemente contra essas tentativas de oportunismo. Até por pudor cívico, os dirigentes com mandato vigente deveriam excluir-se de qualquer possibilidade de virem a ser beneficiados. A pretensão de estender mandatos ou até de perpetuar-se no poder é uma evidente demonstração de subdesenvolvimento político e de ausência de espírito democrático.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... ction=1011
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo

Mensagem por Apo »

SE é apenas uma tentação populista então, tá...não pode.

Resolvido?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Você que pensa ( ou quer me imputar esta c*****). Sua intenção com o tópico foi fazer uma analogia APENAS baseado nisto. Como se o resto fosse irrelevante, tanto na situação colombiana, quanto na dos seus vizinhos latinos.

Mas vamos lá:

- Nem tudo que consta numa constituição adquire caráter legítimo E intrasponível ( quando o contexto é de exceção). Às vezes, o utensílio se vira contra nós.

- Não sou a favor de perpetuações no poder, nem de ideologias, nem de dinastias ou castas. Mas pior do que isto é que forças do mal permaneçam governando. Se for para terminar um serviço, que pelo menos seja alguém com capacidade para tal. Quem sabe algo intermediário, como um mandato reduzido, e depois passe-se o bastão. A menos que o povo, democraticamente, tenha condições de segurar a barra e votar em um sucessor à altura. E que haja um candidato à altura, óbvio.
De qualquer forma, se Uribe tiver que permanecer, que seja por vias totalmente democráticas.

- Entendi !!!! :emoticon12:

- Se o governo não for "dos nosso", aí nóis arruma um "jeitinho" com os milicos, damos um "guaribada" na constituição, "malocamos" a vontade popular e as instituições e tiramos o cabra ruim rapidinho.

- Agora..., Se o maluco for "sangue bom", a gente "esquematiza" uma parada ou "arma" um lance pro camarada ficar mais um tempinho.

- Belé, Tú é sulamericana da gema mesmo!!! :emoticon45: :emoticon45:

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Você que pensa ( ou quer me imputar esta c*****). Sua intenção com o tópico foi fazer uma analogia APENAS baseado nisto. Como se o resto fosse irrelevante, tanto na situação colombiana, quanto na dos seus vizinhos latinos.

Mas vamos lá:

- Entendi !!!! :emoticon12:

- Se o governo não for "dos nosso", aí nóis arruma um "jeitinho" com os milicos, damos um "guaribada" na constituição, "malocamos" a vontade popular e as instituições e tiramos o cabra ruim rapidinho.

- Agora..., Se o maluco for "sangue bom", a gente "esquematiza" uma parada ou "arma" um lance pro camarada ficar mais um tempinho.

Beijos,

:emoticon5:

Já não acabei de dizer que NÃO PODE?

:emoticon2:
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:- Entendi !!!! :emoticon12:

Beijos,

- Você disse: "Ah! - já que é prá isso então não pode", o que é diferente de dizer: "Três mandatos não pode de jeito nenhum prá nínguem".

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:
Abmael escreveu:- Entendi !!!! :emoticon12:

Beijos,

- Você disse: "Ah! - já que é prá isso então não pode", o que é diferente de dizer: "Três mandatos não pode de jeito nenhum prá nínguem".

Beijos,

E dependendo do sujeito, não poderia nem terminar o primeiro! Sacou, miguxo?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:

Beijos,

- Saquei.

- O que é miguxo?!?!?

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:

Beijos,

- Saquei.

- O que é miguxo?!?!?

Miguxo é como fofuxo, só que menos sensual. :emoticon16:
Imagem

Trancado