O que você faria em um Estado Nazista ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: O que você faria em um Estado Nazista ?

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não há como responder. Não há dados sobre as condições de vida, sobre as opções e sobre as chances de sucesso.

Para muita gente, se vida permanece a mesma, quem está no comando é o de menos.

Eu continuo a minha vida sob o Lula assim como vivi sob a ditadura militar e sob o Juscelino
e o Jânio antes disso.

Exato, as pessoas não costumam navegar contra a maré, e, sim, hoje a nossa situação é podre o bastante para sabermos com base nela, que em uma Alemanha nazista andaríamos pianinhos como andamos agora.

Andamos pianinho como andavam na Alemanha nazista? Como assim?

- Pois é, nem tinha visto esse lado, há colunistas na imprensa descendo o pau diariamente no governo, o governo sofre derrotas na câmara e no judiciário, vemos protesto e greve direto no noticiário, onde é que as pessoas estão andando pianinho?

Abraços,

Se fosse na ditadura militar aqui eu até concordo. Mas putz, as pessoas na Alemanha nazista não tinham muitas noites de sono, porque pianinho ou não, todas as paredes e portas tinham ouvidos.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Mais um pouco e o Fernando ia dizer que viveu igualmente sob a ditadura de Vargas.

:emoticon12:

Jânio...exagerado...

Vivi um mês durante o governo de Vargas, mas aí ele se matou.
Mas eu ainda lembro da campanha eleitoral de Jânio.

:emoticon28: Que idade tu tens?

Apo o Fernando não viu o dilúvio... mas pisou na lama...
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Pombas, eu sou de 60 e quando me dei por gente, estávamos na ditadura e eu nem sabia. Aliás, sabia que havia algo estranho e ruim no ar, mas não tinha visão de nada!
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

emmmcri o que você faria ?

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Fedidovisk escreveu:emmmcri o que você faria ?

Se fosse um nazista trairia o sistema se soubesse das execuções.
Se fosse Judeu correria se desse tempo.
Se um estrangeiro ajudaria os judeus.
Acho que faria isso, mas ninguém pode afirmar , é uma situação extrema, com famílha, com filhos por exemplo talvez não fizesse nada disso.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:

Acho que faria isso, mas ninguém pode afirmar , é uma situação extrema, com famílha, com filhos por exemplo talvez não fizesse nada disso.

Aí é que está. SE fosse um nazista e traísse o sistema, não seria mais nazista ( a menos que virasse um traidor disfarçado de nazista, mas seria quase impossível manter isto por muito tempo).

Se fosse judeu, obviamente que a vontade é correr, mas isto SE for possível.

Se fosse estrangeira, eu tb acho que ajudaria. Mas as pessoas têm tanto medo, que acabam não querendo ou não conseguindo se meter numa engrenagem deste tipo.
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

emmmcri escreveu:

Gostei; eu trataria a coisa da forma mais pragmática possível, sem me ater a idealismos ou recaídas emocionais, embora seja fácil falar na posição de pós-nazismo, mas considerando uma mentalidade de hoje naquela época, alimentaria o sistema enquanto por trás o trairia... se tivesse que dar a autorização para matar 100 prisioneiros, sabendo que isso me manteria no cargo para no futuro poder salvar 1000, assim eu faria... definitivamente é a posição mais coerente, pois recusando-a torna inclusive livre para uma interpretação "covarde", já que, de qualquer forma se eu não o fizer outro o fará e poderá não tentar amenizar a situação, pois ao tomar essa postura colocaria qualquer comandante sob suspeita e risco. Levando-se em consideração que a recusa em dar tais ordens colocaria-me em situação passiva e livre de problemas e riscos.

Mas no fundo no fundo.... eu teria sido um espião ou alguma espécie de sabotador-terrorista... :emoticon33:

Apo

Mensagem por Apo »

Eu, hoje em dia, com a minha atual cabeça, seria um subversiva do sistema do mal, com certeza. Mas nem sempre fui assim tão "corajosa".
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Mais um pouco e o Fernando ia dizer que viveu igualmente sob a ditadura de Vargas.

Jânio...exagerado...

Nasci em 1954.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Jânio...exagerado...

Nasci em 1954.

E lembra cosncientemente do contexto político do Jânio? Eu só fui entender e aprender o que era um Presidente da República do Brasil ( e que era militar, mas apenas que vestia uma farda ) na era Médici...
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:E lembra cosncientemente do contexto político do Jânio? Eu só fui entender e aprender o que era um Presidente da República do Brasil ( e que era militar, mas apenas que vestia uma farda ) na era Médici...

Lembro de uma história em quadrinhos com a vida dele que ele distribuiu durante a campanha. Na época, eu lia tudo que me aparecia pela frente. Lembro da apuração dos votos no rádio AM.
Por outro lado, só comecei a prestar atenção no contexto político pouco antes da revolução, devido ao caos reinante.
Era comício para tudo o que é lado, em tudo o que é praça, faltava gás, meu pai não estava sendo pago por causa das greves na firma dele etc.
No dia da revolução, saí com ele de manhã para comprar carvão e querosene para fazer o almoço, já que a companhia de gás estava em greve.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Uma coisa ninguém está levando em conta.
Estamos a discutir o que faríamos em plena era do nazismo.
Levando-se em consideração que, os alemães são um povo orgulhoso e que a derrota na Primeira Guerra Mundial feriu, e muito, com o orgulho dessa gente, além de ter perdido vários territórios conquistados e ter sua força bélica minimizada a um punhado de soldados, a maioria das pessoas estavam se sentindo humilhadas com aquela situação.

Quando Hitler apareceu com seus discursos inflamados, aquela chama de orgulho reascendeu NA MAIORIA do povo alemão, querendo de volta o que lhes fora tomado.

Não se esqueçam que estamos discutindo o que faríamos naquela época com a cabeça daquela época, não com a mentalidade que temos hoje.
Acredito que seja essa, o cerne da questão do tópico.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:- Me informe então em que você se baseia para afirmar tal coisa, me indique qual é o grupo perseguido, me mostre onde estão os campos de concentração,

Imagem
Imagem
Imagem
Abmael escreveu: me mostre que guerra estamos lutando,

ImagemImagem
ImagemImagem
Imagem
Abmael escreveu: quem é o ditador no poder, cadê o totalitarismo? - Cadê o facismo?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Esse ultimo é policia de uma milicia.
Abmael escreveu: Cadê a Censura?

Com a nossa midia nem precisamos disso... mas hoje temos censura velada e judicial.
Imagem
Abmael escreveu: - Cadê as liberdades confiscadas?

Repita a pergunta pra eles:
Imagem

Aqui meu caro, só tem um pouco mais de liberdade quem tem: (e mesmo assim...)
Imagem
Abmael escreveu: Cadê o judiciário fechado? - Cadê o congresso dissolvido? - Cadê os oposicionistas asssassinados?

Nunca ouviu falar nos tribunais do crime?
Em policia metralhando carro com criança?
Em caveirão subindo favela?
Em gente sendo queimada em pneus?
Imagem
Abmael escreveu:- Se não tem nada disso prá me mostrar então você não tem nem o mínimo do mínimo para estabelecer uma comparação, agora, afirmar que quem aceita aumento da CPMF ou reajuste do bolsa-família aceita genocídio também é o cúmulo do absurdo.

Abraços,

O problema é que você vive na ilusão de que o Brasil é um pais democrático.

As favelas do país vivem sob as ditaduras de traficantes e milicianos, além de ficar no meio do fogo cruzado entre trafico e governo, nos interiores a população vive sob o julgo de fazendeiros e políticos, o que sobra é um sistema pseudo-democrático, onde os camaradas "eleitos" chegam lá, comprando votos, fazendo alianças com empresários pra ter grana e fazer "propaganda bonita", chantagens entre partidos, laços com o crime organizado, etc...
O que sobra de sistema democrático, se perde em uma briga de "partidos" (gangues rivais) que lutam entre si pelo poder.
Não é por nada que um cara como o ACM pode fraudar o painel do senado e, mesmo fazendo isso contra os políticos rivais da casa, consegue ficar impune.

O que sobra pro povo é pagar a extorsão dos maiores impostos do mundo e, para os empresários mais bem sucedidos, a extorsão de outro órgão governamental, a máfia dos fiscais.
Ganhamos o que em troca? Nada... mas alguns ainda acham que vivemos em uma democracia... talvez se tivessem nascido em uma favela dominada por traficantes o óbvio ululante batesse na cabeça.

Abraços.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei, o Ab deu chance pra bola ir parar no fundo da rede. Mas isto é poder paralelo ( claro, que abençoado pelo poder oficial , corrupto e ineficiente que é). Mas nazismo é outra coisa.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Andamos pianinho como andavam na Alemanha nazista? Como assim?

Abmael escreveu:- Pois é, nem tinha visto esse lado, há colunistas na imprensa descendo o pau diariamente no governo, o governo sofre derrotas na câmara e no judiciário, vemos protesto e greve direto no noticiário, onde é que as pessoas estão andando pianinho?

Abraços,

O dia em que resmungar, protestar ou reclamar for o mesmo que fazer alguma coisa...

O fato é simples, continuamos quietos só reclamando da situação, sem reagir, ou nos iludindo com ideologias que nos tiram a responsabilidade de qualquer coisa... e reclamar, só nos dá a ilusão de que fazemos algo.

O comportamento típico em situações de crise é eliminar a culpa de alguma forma, ou nos convencendo de que fazemos a coisa certa ou jogando a responsabilidade para outros.
É como o teste onde o cientista manda a cobaia humana aplicar supostos choques em um ator (sem a cobaia saber que tudo é falso), a cobaia segue as instruções e se livra da culpa ao atribui-la a autoridade do cientista.
Eu já vi comportamentos semelhantes ocorrendo em um restaurante, onde uma menina que era espancada constantemente por um negão que até disse ao segurança, pra tomar cuidado que ele iria distribuir tiros nos funcionários do local, mas que, após os fatos, para não aceitar a própria "covardia", os funcionários do local passaram a acusar a garota de "gostar" daquilo e até ficaram com "dó" do pobre negão que era apaixonado por aquela "vadia" que não merecia um cara tão bom.

O comportamento é o mesmo, elimina-se a culpa, a responsabilidade, o medo, e se faz isso através de ilusões. O comportamento varia, pode-se criar ideias que afastem a pessoa dos sentimentos de medo, da responsabilidade e também pode-se atribuir a culpa a terceiros, sejam eles quem forem... na maioria das vezes, as pessoas misturam as duas coisas e seguem o comportamento da maioria.

Se na alemanha nazista se viu uma suposta "insanidade coletiva", com milhões de pessoas comprando aquela ideologia insana, e, a maioria, ou aderindo ao pensamento coletivo, ou se omitindo e criando desculpas para tal omissão(não tenho culpa), hoje se vê a mesma insanidade na aceitação das coisas como são, bem como na aderência a todo tipo maluco de crenças sobre as causas e soluções do problema, bem como na identificação dos culpados. Até a realidade de como as coisas realmente são, é apagada por esses mecanismos mentais de auto-ilusão.

E assim as pessoas continuam levando pianinho suas vidinhas e resolvendo os problemas do mundo na mesa do bar. :emoticon44:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:NadaSei, o Ab deu chance pra bola ir parar no fundo da rede. Mas isto é poder paralelo ( claro, que abençoado pelo poder oficial , corrupto e ineficiente que é). Mas nazismo é outra coisa.

A época muda, as crenças mudam, os interesses mudam... mas o que suporta tais sistemas tem base no mesmo comportamento humano e, em situações localizadas, podem ser tão terríveis quanto.
Já a inação, a omissão e a ilusão são idênticas.

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:Andamos pianinho como andavam na Alemanha nazista? Como assim?

Abmael escreveu:- Pois é, nem tinha visto esse lado, há colunistas na imprensa descendo o pau diariamente no governo, o governo sofre derrotas na câmara e no judiciário, vemos protesto e greve direto no noticiário, onde é que as pessoas estão andando pianinho?

Abraços,

O dia em que resmungar, protestar ou reclamar for o mesmo que fazer alguma coisa...

O fato é simples, continuamos quietos só reclamando da situação, sem reagir, ou nos iludindo com ideologias que nos tiram a responsabilidade de qualquer coisa... e reclamar, só nos dá a ilusão de que fazemos algo.

O comportamento típico em situações de crise é eliminar a culpa de alguma forma, ou nos convencendo de que fazemos a coisa certa ou jogando a responsabilidade para outros.
É como o teste onde o cientista manda a cobaia humana aplicar supostos choques em um ator (sem a cobaia saber que tudo é falso), a cobaia segue as instruções e se livra da culpa ao atribui-la a autoridade do cientista.
Eu já vi comportamentos semelhantes ocorrendo em um restaurante, onde uma menina que era espancada constantemente por um negão que até disse ao segurança, pra tomar cuidado que ele iria distribuir tiros nos funcionários do local, mas que, após os fatos, para não aceitar a própria "covardia", os funcionários do local passaram a acusar a garota de "gostar" daquilo e até ficaram com "dó" do pobre negão que era apaixonado por aquela "vadia" que não merecia um cara tão bom.

O comportamento é o mesmo, elimina-se a culpa, a responsabilidade, o medo, e se faz isso através de ilusões. O comportamento varia, pode-se criar ideias que afastem a pessoa dos sentimentos de medo, da responsabilidade e também pode-se atribuir a culpa a terceiros, sejam eles quem forem... na maioria das vezes, as pessoas misturam as duas coisas e seguem o comportamento da maioria.

Se na alemanha nazista se viu uma suposta "insanidade coletiva", com milhões de pessoas comprando aquela ideologia insana, e, a maioria, ou aderindo ao pensamento coletivo, ou se omitindo e criando desculpas para tal omissão(não tenho culpa), hoje se vê a mesma insanidade na aceitação das coisas como são, bem como na aderência a todo tipo maluco de crenças sobre as causas e soluções do problema, bem como na identificação dos culpados. Até a realidade de como as coisas realmente são, é apagada por esses mecanismos mentais de auto-ilusão.

E assim as pessoas continuam levando pianinho suas vidinhas e resolvendo os problemas do mundo na mesa do bar. :emoticon44:

Que aceitação? Só se for do povo que compra droga de traficante ou que vota nesta corja do poder.
O que pessoas como eu e você podemos fazer? Parar de viver, além das grades e das guaritas de segurança?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:NadaSei, o Ab deu chance pra bola ir parar no fundo da rede. Mas isto é poder paralelo ( claro, que abençoado pelo poder oficial , corrupto e ineficiente que é). Mas nazismo é outra coisa.

A época muda, as crenças mudam, os interesses mudam... mas o que suporta tais sistemas tem base no mesmo comportamento humano e, em situações localizadas, podem ser tão terríveis quanto.
Já a inação, a omissão e a ilusão são idênticas.

Eu apenas me protejo e não voto neles.

E há 2 coisas que movem o homem em direção ao buraco: a ignorância e o interesse.
Isto continua igual mesmo.

Mas sei lá...nazismo é nazismo.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Caro Nadasei,

- Suas respostas fazem jus a seu Nickname, não vou perder meu precioso tempo te explicando qual a diferença entre uma favela e um campo de concentração, sugiro que dê um estudada e procure dar palpite sobre coisas que entenda ao menos o mínimo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:Caro Nadasei,

- Suas respostas fazem jus a seu Nickname, não vou perder meu precioso tempo te explicando qual a diferença entre uma favela e um campo de concentração, sugiro que dê um estudada e procure dar palpite sobre coisas que entenda ao menos o mínimo.

Abraços,

Aceito sua desistência.

Trancado