Plantão | Publicada em 19/08/2008 às 17h15m
Reuters/Brasil Online
FORTALEZA (Reuters) - A Justiça Eleitoral em Fortaleza determinou a quebra do sigilo bancário da Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará (Comaduec) por confeccionar material publicitário contra a prefeita e candidata à reeleição Luizianne Lins (PT).
O juiz Emanuel Leite Albuquerque, da 117a zona eleitoral, quer saber quem patrocinou os outdoors, panfletos e cartazes lançados pela entidade difamando Luizianne. Na mesma liminar, concedida na segunda-feira, atendendo representação da coligação da prefeita, o juiz também proíbe a divulgação, distribuição e afixação de propaganda negativa contra a candidata petista.
A Comaduec, liderada pelo bispo Shelley Macedo, espalhou na cidade, em 11 de agosto, cerca de 100 outdoors e cartazes com a frase "Luizianne é contra a Bíblia e o Povo de Deus. Diga não à Luizianne". A entidade justificou a campanha argumentando veto da prefeita, em 2007, a projeto que previa a oferta de exemplares da Bíblia em escolas públicas do município. Entretanto, diante do desgaste, a prefeita acabou revendo sua posição e aprovou a iniciativa.
Além dos outdoors, foram distribuídos panfletos apontando seis razões para não se votar em Luizianne, com críticas à distribuição de revistas que, segundo o panfleto, fazem apologia à prostituição e ao homossexualismo nas escolas públicas.
O juiz eleitoral, em sua decisão, argumenta que esse tipo de campanha tem por objetivo "macular a imagem da pessoa da senhora Luizianne Lins" tanto no âmbito administrativo como político, agredindo as normas eleitorais. A justiça identificou ainda que a quantidade de outdoors afixados pode caracterizar abuso de poder econômico, autorizando a quebra do sigilo bancário da Comaduec.
O representante da Comaduec, José Menezes, avisou que a campanha contra Luizianne Lins vai continuar. A advogada da coligação da candidata, Isabel Mota, considera a reação do evangélico "um absurdo e um desserviço à democracia."
"Tomamos todas as medidas possíveis e a Justiça tem sido dinâmica em suas decisões. Multas já foram arbitradas para o descumprimento da decisão, e se ele insistir só cabe a prisão desse cidadão por manifesto descumprimento e desrespeito à Justiça", defendeu a advogada.
A contra-ofensiva às ações da Comaduec também partiu de segmentos dos evangélicos. O candidato a prefeito de Fortaleza e pastor da Assembléia de Deus, Neto Nunes (PSC), disse não ter nada a ver com a campanha e que "esse rapaz (Shelley) não representa a Assembléia de Deus".
Secretário-geral das Assembléias de Deus - Templo Central, Ismael Felix, em entrevistas à imprensa cearense, também disse desconhecer a Comaduec. Mesma atitude tomou o presidente da Ordem dos ministros do estado do Ceará, pastor Francisco Paixão, da Assembléia de Deus. Segundo ele, nenhuma das três convenções estaduais vinculadas à Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil participa do movimento. (Reportagem de Clara Guimarães)
Justiça quebra sigilo de igreja que atacou candidata
Justiça quebra sigilo de igreja que atacou candidata
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Justiça quebra sigilo de igreja que atacou candidata
Forças do mal contra forças do mal????
Eu quero ver este circo pegar fogo!!!!
Quanta podridão!
( eu acho que tô ficando meio gay....
) Ando tão afetada....
Eu quero ver este circo pegar fogo!!!!

Quanta podridão!
( eu acho que tô ficando meio gay....

Re: Justiça quebra sigilo de igreja que atacou candidata
Hoje estou com o Trial...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."