Breve análise definitiva da estória de Balaão e sua Jumenta.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vito Álvaro

Breve análise definitiva da estória de Balaão e sua Jumenta.

Mensagem por Vito Álvaro »

A história está no Velho Testamento em Números 22.

Os Israelitas haviam acampado nas campinas de Moabe, os moabitas ficaram bastante apreensivos, é claro, então o rei Balaque, mandou chamar Balaão, para amaldiçoar os Israelitas, ao que parece Balaão era uma espécie de mago ou feiticeiro.

Então Balaão recebeu os emissários de Balaque e pediu que eles dormissem em sua morada e aguardassem uma resposta pela manhã, pois ele consultaria o SENHOR, aqui Balaão tinha o mesmo deus que o povo de Israel, o que é estranho para um mago de um povo inimigo, mais estranho ainda pelo fato de o Deus de Israel odiar magos e feiticeiros, veja em Samuel 15:23, Crônicas 33:6 e Isaías 47:9.

Mesmo assim Balaão conversa com Deus e este lhe ordena que não pronuncie o encantamento de maldição contra o povo de Israel, Balaão atendeu prontamente às ordens e mandou os emissários de volta de mãos abanando.

Mas Balaque não desistiu e mandou outros emissários, desta vez prometendo honras e recompensas, ao que Balaão se manteve firme e obediente a Deus, rejeitando todos os mimos, só que ele pede aos emissários que durmam na casa dele de novo, pois ele consultaria Deus novamente, mas, desta vez Deus, sabe-se lá porque, ordena á Balaão que vá com os emissários, conforme diz Núm 22:20 “Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.”

Só que Deus, estranhamente, muda idéia de novo (é impressão minha, ou Deus é meio indeciso?) e se irrita inexplicavelmente com Balaão, que até ali tinha sido um servo obediente e fiel que estava seguindo suas ordens corretamente, veja em Núm 22:21-22 “Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe. E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.”, perceberam? – A ira de Deus se acendeu “porque ele se ia”, mas não foi Deus que mandou ele ir? – Está lá no versículo 20 “vai com eles”.

Bem, deixemos esse questionamento menor pra lá, vamos logo ao grande acontecimento. Eis que no caminho apareceu um anjo impedindo o caminho de Balaão, só que Balaão, apesar de ser um mago que costumava conversar com o SENHOR, não viu o tal anjo, mas a JUMENTA VIU, e deu umas travadas, claro! Balaão ficou irritado com ela e deu-lhe umas chibatadas, mas chegou um momento que a jumenta empacou de vez, aí Balaão sentou-lhe a porrada sem dó, então, conforme Números 22:28, a jumenta diz, “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?”, ao que Balaão responde em Num 22:29 “Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.”.

Agora façamos uma pausa para traçar um paralelo, imagine voce na cozinha preparando um sanduíche, voce o deixa em cima da cadeira enquanto pega presunto na geladeira, aí seu cachorro rouba seu sanduíche e o devora, voce fica nervoso, começa a espancá-lo e....ELE LHE PEDE PARA PARAR!!!! – O que voce faria? – Eu acho que pegaria um táxi direto pro hospício ou sairia correndo em círculos, gritando e puxando os cabelos, mas Balaão não!!! - Ele se põe a falar com a jumenta tranquilamente, como se fosse a coisa mais normal do mundo e ainda a ameaça morte!!!!!!

Balaão aceita a situação como se fosse rotineira, como se fosse chapeuzinho vermelho conversando com o lobo, e não para por aí, a jumenta ainda retruca: “Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo?”, vejam que é uma jumenta falando em primeira pessoa questionando a gratidão do seu dono, Deus pos a jumenta a fazer questionamentos trabalhistas e existenciais, não é Deus ou um anjo falando pela boca de uma jumenta, é a jumenta falando e reclamando da vida, como uma esposa renegada ou um filho abandonado.

Voltando ao paralelo anterior, caso meu cachorro reclamasse da marca de ração que eu compro ou de sua casinha apertada, imediatamente ele passaria a se alimentar de Filet Mignon e dormiria na minha cama, eu me mudaria imediatamente para a casinha dele e ligaria pro Gugu, pro Faustão e pro Sílvio Santos pra acertar os detalhes de como ganharia minha fortuna, depois começaria a sonhar com os carros, as mulheres, as mansões....., mas Balaão apenas responde um “Não” bem seco e depois disso consegue ver o tal anjo.

Viram?!?!? – Balaão age com normalidade quando sua jumenta vidente fala e a jumenta não dita uma mensagem de Deus, ela apenas reclama da surra que estava levando, tudo indica que é uma fábula, como o gato de botas ou os três porquinhos.

Por que não aceitar que isto é uma fábula? – Porque insistir que isto ocorreu de verdade?

- Pois é, a história de Balaão é difícil de engolir, há vários problemas:

1. O Deus de Israel não deveria tê-lo como profeta, pois ele era um ímpio dado a rituais sexuais tidos como ilícitas por Israel;

2. O Deus de Israel muda de idéia sem explicação entre a primeira e a segunda visita dos emissários de Balaque, e muda de novo após Balaão partir com eles.

3. A Jumenta abre a boca apenas para reclamar do dono, para que o Deus faria uma jumenta falar apenas para bater um papo descontraído como o dono? – O falatório da Jumenta está completamente fora de contexto.

4. Balaão reage com extrema normalidade a uma jumenta falante.

- Para explicar cada um destes pontos, vamos contextualizar, Balaque estava angustiado pelo cerco de Israel, conforme se verifica abaixo:

Números 22:1,4
“DEPOIS partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó.
Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus,
Moabe temeu muito diante deste povo, porque era numeroso; e Moabe andava angustiado por causa dos filhos de Israel.
Por isso Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora lamberá esta congregação tudo quanto houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Naquele tempo Balaque, filho de Zipor, era rei dos moabitas. “

- Então Balaque armou um plano engenhoso, inventou a história da Jumenta juntamente com Balaão e a contou ao povo de Israel, logicamente Balaão enfiou toda aquela lorota de conversas com o SENHOR, mula falante, ofertas de honra e ouro e anjo para impressionar os inimigos e demonstrar a eles sua intimidade com Jeová, os Israelitas caíram como patinhos, tanto que Balaque foi poupado, conforme pode-se verificar em Juízes e Josué:

Juízes 11:25
“Agora, pois, és tu ainda melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas? Porventura contendeu ele em algum tempo com Israel, ou pelejou alguma vez contra ele?”

Josué 24:9,10
“Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. Porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou grandemente e eu vos livrei da sua mão.”

- O povo de Israel então se misturou aos moabitas e viveram felizes durante algum tempo, a estória inventada por Balaque e Balaão foi sendo contada de boca em boca e acabou fazendo parte da cultura popular, Balaão ganhou grande notoriedade e o povo de Israel começou a segui-lo, adotando inclusive algumas tradições moabitas, então Moisés, vendo seu monopólio de contato com Deus ameaçado, determinou novas leis familiares, leis estas que jogavam Balaão direto na fogueira da inquisição, aí Balaão dançou bonito:

Números 31
“E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão.
E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.
Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens.
E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos.”

- Mas vejam que Balaque foi poupado, afinal ele ficou na dele e não entrou numas de trazer gente de Israel pra sua religião, afinal religião era com o ganancioso do Balaão que quis ser esperto demais e mandar mais que o chefe, só que Moisés não era bobo, além de não ser bobo era sanguinário pra cacete.

- Taí a história de verdade, agora, quem quiser acreditar na jumenta falante que acredite.

Coipado antigo ForumNow por Vitão. Autor: Abmael
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Tranca
Gênero: Masculino

Re.: Breve análise definitiva da estória de Balaão e sua Jum

Mensagem por Tranca »

Olha só! Elder Abmael fazendo prosélitos aqui no RV.

Mas de fato, os textos do Ballão e sua Jumenta falante, o do Noé e sobre a Ellen G. White são muito bons.

Que Moroni continue o inspirando.

Abraços
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Breve análise definitiva da estória de Balaão e sua Jumenta.

Mensagem por Fernando Silva »

Encontrei duas tentativas de refutação ao texto do Abmael:
A primeira mostra apenas que a Bíblia é incoerente.
Curi,

Meu, discordo q Balaão Sevia o mesmo Deus de Israel.

Veja o que diz este texto de Apoc.

A citação sobre Balaão no novo testamento é em Apocalipse capítulo 2 no versículo 14

“entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.”

A segunda, que está aqui:
http://rodrigogospel.blogspot.com/2008/ ... menta.html
Apela para versões da Bíblia com textos diferentes, ou para o fato de que não foi a jumenta que falou e sim Deus que falou através dela ou que, se o autor diz que é tudo uma fábula, é apenas a opinião dele.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:Encontrei duas tentativas de refutação ao texto do Abmael:
Curi,

A citação sobre Balaão no novo testamento é em Apocalipse capítulo 2 no versículo 14

“entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.”

Apela para versões da Bíblia com textos diferentes, ou para o fato de que não foi a jumenta que falou e sim Deus que falou através dela ou que, se o autor diz que é tudo uma fábula, é apenas a opinião dele.

- Será que respondo? - Achei a refutação do cara muito questionável, como o próprio Fernando cita, ele usa contradições e interpretações diversas da bíblia, comprovando assim que a mesma é um saco de gatos.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Judas

Mensagem por Judas »

Abmael escreveu:
Fernando Silva escreveu:Encontrei duas tentativas de refutação ao texto do Abmael:
Curi,

- Será que respondo? - Achei a refutação do cara muito questionável, como o próprio Fernando cita, ele usa contradições e interpretações diversas da bíblia, comprovando assim que a mesma é um saco de gatos.

Abraços,

Se responder não esqueça de postar aqui! E parabens pelo texto "cumpanheiro" ele e muito bom! :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Se Deus é que tivesse falado através da jumenta, ele teria falado como Deus e não como uma jumenta se queixando do dono.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:Se Deus é que tivesse falado através da jumenta, ele teria falado como Deus e não como uma jumenta se queixando do dono.

Pois é! A jumenta não diz nada de mais, não deixa nenhum recado de deus, nenhum aviso, ordem a ser seguida. Parace que deus queria se divertir assustando Balaão e se deu mal, ele nem ligou, conversou com o bichinho numa nice :emoticon1:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

A analise do outro cara que teve o link postado não é tão ruim assim, apesar de não concordar com certas coisas, ele obviamente tem algumas razões.

Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?

Foi o SENHOR quem abriu a boca da jumenta e o objetivo não foi puramente o de reclamar, faz parte do contexto geral da estórinha.

30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
32 Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:
33 Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.

O texto mostra algumas coisas.
O poder de Deus abrindo a boca da jumenta e depois os olhos de Balaão, o que indica que esses "dons" vem de Deus, ou seja, não são natos, não são características pertencentes a Jumenta ou a Balaão.
Mostra Balaão encrencado com a jumenta que, no entanto, estava apenas poupando Balaão e fazendo aquilo que era a vontade de Deus.

Os problemas de "se" ou "já" de diferentes traduções, parecem apontar para o "se", pois a estória segue o curso lógico, a vontade de Deus é cumprida independente de Balaão ter sido precipitado ao ir com os homens.

34 Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.

Veja que Balaão não percebeu o erro, e admite que seu "pecado" foi fruto dessa ignorância, mas que como bom servo, voltará se assim for a vontade dele.
Então a estória continua mostrando a vontade de Balaão em fazer o que é correto (ou seja, o que é da vontade de Deus).
Ela também segue o rumo previsível e já anunciado anteriormente

35 E disse o anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.

Ou seja, Balaão deve ir e falar somente segundo o SENHOR.

A moral da estória é que Balaão ao invés de amaldiçoar os israelitas, como tinha sido convocado a fazer em troca de riquezas, abençoa por três vezes o povo segundo as instruções de Deus.

===================================

O resto é besteira, a velha ladainha sobre o "sobrenatural"... o que é bobagem irrelevante para o conteúdo da estória.
Quem quer interpretar como fábula (como eu interpreto), que o faça, quem quer interpretar como fato que o faça, contanto que entenda a estórinha, sem se apegar a discussões tolas sobre se jumentas podem ou não falar.
"Possivel" tudo é, mesmo que pareça "improvável" e essa é uma discussão na qual nenhum dos dois pontos de vista pode ser provado. (O que torna desnecessário falar sobre cachorros e hospício)

Sendo uma fábula, em nada muda a mensagem da estória, o que elimina ideias tolas de que, por se tratar de uma fábula, não tem nenhuma importância, ou conteúdo, ou conhecimento e de que pra nada isso serve.
O que importa é a mensagem e ela pode ser contada por fábulas, o recurso de usar "contos" e estórias fictícias é um recurso do qual até mesmo filósofos ocidentais utilizam e, dado o contexto e época em qual surgiu a estória, o uso de uma fábula é a escolha perfeita.

Contradições entre autores também não representam nenhum problema, são diferentes interpretações de pessoas vivendo em espaços de até mil anos de diferença e que, não precisam concordar entre si.
Nós mesmos estamos aqui discutindo diferentes interpretações da estória, é óbvio que os diferentes autores também tem suas divergências e cita-los nem refuta nem apoia essa ou aquela interpretação, serve no máximo para trazer mais assunto e mais pontos de vista pra questão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se Deus é que tivesse falado através da jumenta, ele teria falado como Deus e não como uma jumenta se queixando do dono.

Pois é! A jumenta não diz nada de mais, não deixa nenhum recado de deus, nenhum aviso, ordem a ser seguida. Parace que deus queria se divertir assustando Balaão e se deu mal, ele nem ligou, conversou com o bichinho numa nice :emoticon1:

Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?

Ele não se queixa apenas, essa parte da estória ilustra como a jumenta continua protegendo Balaão, sendo uma "boa serva" dele e mostra que sua atitude foi fruto do conhecimento da presença do anjo do senhor, e serve de link para que então Balaão também se de conta da presença do anjo.

Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR,

Quanto a ele não ter se espantado... qual o problema?
Ele fala com Deus, com anjos e sabe que tudo é possível, nada é incomum aos olhos dele.
Se vocês acham isso espantoso, o problema é de vocês, não da estorinha que segue no caminho correto da narrativa empregada até então.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Tranca

Mensagem por Tranca »

Esse Balaão só deve ter conversado com a jumenta porque era um baita burro. Ponto.

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:Esse Balaão só deve ter conversado com a jumenta porque era um baita burro. Ponto.

:emoticon12:
Mas ele também falava com deus, o que o NadaSei disse faz sentido. Logo eu acho que ele era doido de pedra mesmo! Falar com deuses, jumentas! Credo! Êita livro escroto essa biblia.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Judas escreveu:
Tranca escreveu:Esse Balaão só deve ter conversado com a jumenta porque era um baita burro. Ponto.

Mas ele também falava com deus, o que o NadaSei disse faz sentido. Logo eu acho que ele era doido de pedra mesmo! Falar com deuses, jumentas! Credo! Êita livro escroto essa biblia.

Falar com Deus é café pequeno.

Quando eu passo da conta na bebida eu falo até com o saci e a cuca.

E eles respondem...

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:
Judas escreveu:

Falar com Deus é café pequeno.

Quando eu passo da conta na bebida eu falo até com o saci e a cuca.

E eles respondem...

Quando era mais novo conseguia resultados ótimos com Benflogin+cerveja! Quando usei Quetamina cheguei a falar com Raul Seixas por telepatia! Esse povo da bíblia é meio caretão.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Quetamina! Oh God!

Esse negócio deve fazer você escoicear até hoje!

Eu paro no Velho-Barreiro com limão e na boa e velha Absolut...

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:Quetamina! Oh God!

Usei uma vez quando trabalhei em um hospital veterinário, esquenei na colher e cheirei (tinha 18 anos), lembro que fiquei tão louco e passei tão mal que ficava repetindo em voz alta "Nossa, passa rapido!"

Judas

Mensagem por Judas »

Judas escreveu:

Usei uma vez quando trabalhei em um hospital veterinário, esquenei na colher e cheirei (tinha 18 anos), lembro que fiquei tão louco e passei tão mal que ficava repetindo em voz alta "Nossa, passa rapido!"

Atualmente as únicas drogas que mexo são as músicas que toco quando faço trabalho de free-lancer
Zezé di Camargo
Axé
Latino
PQP...!!!

Tranca

Mensagem por Tranca »

Judas escreveu:
Judas escreveu:

Atualmente as únicas drogas que mexo são as músicas que toco quando faço trabalho de free-lancer
Zezé di Camargo
Axé
Latino
PQP...!!!

Essas são as mais perigosas. Podem dilacerar desde o seu sistema nervoso central até o aparelho digestivo.

Note que os viciados nestas drogas quase não possuem chance de reabilitação. Na maioria dos casos o efeito zé-mané dura por todo o resto da existência do vivente...

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:
Judas escreveu:
Judas escreveu:

Zezé di Camargo
Axé
Latino
PQP...!!!

Essas são as mais perigosas. Podem dilacerar desde o seu sistema nervoso central até o aparelho digestivo.

Note que os viciados nestas drogas quase não possuem chance de reabilitação. Na maioria dos casos o efeito zé-mané dura por todo o resto da existência do vivente...

Quem vende, não usa! :emoticon12:

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:
Podem dilacerar desde o seu sistema nervoso central até o aparelho digestivo.

Ja ouvi relatos de indivíduos que escutam som EMO, que foram parar em hospitáis com objetos cilíndricos engastalhados no reto.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Judas escreveu:
Tranca escreveu:

Ja ouvi relatos de indivíduos que escutam som EMO, que foram parar em hospitáis com objetos cilíndricos engastalhados no reto.

Pois é, quando vemos um emo chorando ou é por isto ou é síndrome de abstinência (falta disto). :emoticon12:

Entendeu?

Entendeu?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Tranca escreveu:
Judas escreveu:
Tranca escreveu:

Pois é, quando vemos um emo chorando ou é por isto ou é síndrome de abstinência (falta disto). :emoticon12:

Entendeu?

Entendeu?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:Quem quer interpretar como fábula (como eu interpreto), que o faça, quem quer interpretar como fato que o faça, contanto que entenda a estórinha, sem se apegar a discussões tolas sobre se jumentas podem ou não falar.

- O texto é dirigido àqueles que NÃO interpretam como fábula (cristãos fundamentalistas literalistas bíblicos prá ser mais exato).

- Entende agora?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Quem quer interpretar como fábula (como eu interpreto), que o faça, quem quer interpretar como fato que o faça, contanto que entenda a estórinha, sem se apegar a discussões tolas sobre se jumentas podem ou não falar.

Resta saber se há alguma lição de moral a se tirar desta bobajada ou se é apenas mais uma história maluca entre as muitas que há na Bíblia.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:

Resta saber se há alguma lição de moral a se tirar desta bobajada ou se é apenas mais uma história maluca entre as muitas que há na Bíblia.

Deve haver muita coisa boa nessa estória para aproveitar, nós pobres ceticos é que não entendemos a religião como ela realmente é. Uma jumenta falando! NOSSA! Quanta revelação! Quanta criatividade! Deus seja louvado!

Judas

Mensagem por Judas »

Trancado