O Espiritismo é Cristão ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: O Espiritismo é Cristão ?

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:Não seja cínico....Você bem a diferença entre mandar alguém fazer arroz e cozinhar de verdade. :emoticon3:

E qual é a diferença entre mandar a Deise fazer tricô e tricotar de verdade?

Apo escreveu:Agora você deu também para superproteger foristas apenas porque são da sua doutrininha?

Acho que a Deise deve ser maior de idade e aí ela pode muito bem se defender sozinha. Briga de mulher é emocionante. Já viu aquelas lutas livres de mulher?

Apo escreveu:Mas que coisa mais feia, Bot. Vocês são uma casta que precisa se defender entre si, mesmo sendo indivíduos adultos e estando num forum com este nome aqui?

Bem, eu não defendi a Deise, só lembrei que você a mandou fazer tricô e deu-me a impressão que isso não era em tom elogioso. Suponho que tal ordem tinha por intenção fazer a Deise sair do sério. E eu a mandei fazer o seu arroz, coisa que eu já sabia que a faz sair do sério. Não gostou? Ora, esse fórum tem lá umas regras, mas acho que mandar fazer tricô ou arroz não é infração a elas...

Apo escreveu:O que você tem a ver com as minhas brincadeiras com o cricri e com o fato de termos citado a deise numa brincadeira? E então, condoído, você de novo com o seu machismo raso e limitado? Coisa mais boba...

Ora, entrei na brincadeira a meu modo. Se não gostou... Se acha que é machismo...

Apo escreveu:E por que você não soltou uma piadinha de mau gosto para a deise quando ela me chamou de ignorante por ter feito um tópico sobre perguntas para os espíritas? Quais os seus valores humanistas?
Caridade só para os cumpadres da DE? Faz sentido....

Acho que chamar a alguém de ignorante já não seria tão brincadeira, nem motivo de piadas. Ser ignorante não é desdouro de per si. Eu sou um completo ignorante em Matemática, Física, Sociologia, Pedagogia e outras "gias"... O problema só começa é quando o ignorante quer falar daquilo que não sabe. Aí fica um tanto esquisito. Não sei qual era o tom das suas perguntas, mas o assunto não é da minha conta. Portanto não é caso de caridade entre cumpadres...

Apo escreveu:Tudo bem, mas eu não perguntei apenas para você, a menos que você ache que você respondendo está tudo resolvido. Eu quero saber por que os demais seguidores da DOUTRINA ( todos se acham experts na matéria) dizem que ela é cristã. E por que você não pode ser o que está enganado, visto os disparates que muitas vezes se observam aqui no RV entre os poucos espíritas participantes?

Bem, tanto quanto saiba, eu não estou respondendo por ninguém além de mim. Dei apenas uma OPINIÃO. O que você vai concluir dos disparates e que síntese irá tirar deles, é trabalho seu.

Apo escreveu:Quer saber? Religiões são uma tremneda esculhambação, todo mundo é prepotente e sabe tudo, mas se matam e se revoltam e se dividem e se botam uns no pescoço dos outros por causa de "idéias próprias" a respeito de algo totalmente irrelevante para a vida,o amor, a caridade, a liberdade e - notadamente- a paz ( que sempre está em risco por causa de malucos infiltrados EM TODAS AS RELIGIÕES).

Abraços.

Sabe, Madame Apokalipitika, até hoje não me consta ter lido ou ouvido falar de coisa alguma fundamentada em posições radicais e infalíveis que não fosse uma tremenda esculhambação. Os filósofos, sociólogos, ideólogos e outros ólogos esquerdistas (e direitistas também, para não faltar com a justiça) só falam e só fazem asneiras quando a situação lhes permite. Taí o Pinochet, o Governo Lula, a Marielena Chauí, o Stédile, o Mao, o Stalin, o Pol Pot que não me deixam mentir. E os céticos também não ficam atrás: suas posições contra a pesquisa mediúnica só me deram a impressão de uma tremenda esculhambação. É a prova provada de quão poderoso é o poder da fé. Que mais eu posso concluir de tratados escritos por céticos que fazem os mais elaborados argumentos para por em dúvida a palavra de cientistas que endossaram a coisa e aceitam, SEM A MENOR RESERVA, declarações duvidosas de que "foram amantes, usaram de truques bobos e infantis, o cientista era canalha, etc e tal", tudo baseado apenas numa declaração e mais nada...

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:Não seja cínico....Você bem a diferença entre mandar alguém fazer arroz e cozinhar de verdade. :emoticon3:

E qual é a diferença entre mandar a Deise fazer tricô e tricotar de verdade?

Nenhuma, mas o assunto não era da sua seara. Era uma brincadeira minha com o cricri. Então, não lhe devo explicações.

Apo escreveu:Agora você deu também para superproteger foristas apenas porque são da sua doutrininha?

Acho que a Deise deve ser maior de idade e aí ela pode muito bem se defender sozinha. Briga de mulher é emocionante. Já viu aquelas lutas livres de mulher?

Também acho, por que diabos você se enfiou numa coisa que nem me passou pela cabeça, como briguinha entre mulheres?

Apo escreveu:Mas que coisa mais feia, Bot. Vocês são uma casta que precisa se defender entre si, mesmo sendo indivíduos adultos e estando num forum com este nome aqui?

Bem, eu não defendi a Deise, só lembrei que você a mandou fazer tricô e deu-me a impressão que isso não era em tom elogioso. Suponho que tal ordem tinha por intenção fazer a Deise sair do sério. E eu a mandei fazer o seu arroz, coisa que eu já sabia que a faz sair do sério. Não gostou? Ora, esse fórum tem lá umas regras, mas acho que mandar fazer tricô ou arroz não é infração a elas...

Não, esta suposição está baseada nas coisas que de certo povoam a sua mente, não a minha.
De qualquer forma...ela não saberia se defender se fosse uma ofensa? Você mesmo disse...ela é adulta.

Apo escreveu:O que você tem a ver com as minhas brincadeiras com o cricri e com o fato de termos citado a deise numa brincadeira? E então, condoído, você de novo com o seu machismo raso e limitado? Coisa mais boba...

Ora, entrei na brincadeira a meu modo. Se não gostou... Se acha que é machismo...

Não, o seu tom não foi de brincadeira. Você mesmo admite que quis apoiar a deise, coitadinha....

Apo escreveu:E por que você não soltou uma piadinha de mau gosto para a deise quando ela me chamou de ignorante por ter feito um tópico sobre perguntas para os espíritas? Quais os seus valores humanistas?
Caridade só para os cumpadres da DE? Faz sentido....

Acho que chamar a alguém de ignorante já não seria tão brincadeira, nem motivo de piadas. Ser ignorante não é desdouro de per si. Eu sou um completo ignorante em Matemática, Física, Sociologia, Pedagogia e outras "gias"... O problema só começa é quando o ignorante quer falar daquilo que não sabe. Aí fica um tanto esquisito. Não sei qual era o tom das suas perguntas, mas o assunto não é da minha conta. Portanto não é caso de caridade entre cumpadres...

Ou seja, perguntar aos espíritas sobre a sua doutrina para entender algumas coisas é ignorância por si só. Todo religioso se sente ofendido quando é questionado. Mas o que estamos a fazer aqui no RV?
E que ligação tem a deise me chamar de ignorante ( que é de uma grossura desproporcional à intenção do tópico) com algum ignorante que fala sobre o que não sabe?
E se a pessoa não sabe é normal que ela não seja perfeita no que diz. Por isto, ela pergunta.

Apo escreveu:Tudo bem, mas eu não perguntei apenas para você, a menos que você ache que você respondendo está tudo resolvido. Eu quero saber por que os demais seguidores da DOUTRINA ( todos se acham experts na matéria) dizem que ela é cristã. E por que você não pode ser o que está enganado, visto os disparates que muitas vezes se observam aqui no RV entre os poucos espíritas participantes?

Bem, tanto quanto saiba, eu não estou respondendo por ninguém além de mim. Dei apenas uma OPINIÃO. O que você vai concluir dos disparates e que síntese irá tirar deles, é trabalho seu.

HAHAHA! Saindo fora...Você postou:

E quanto ao tópico, já respondi porque alguns espíritas acham que Espiritismo é Cristianismo (o fazem por falta de informação ou por distorção ou por ser politicamente correto)

Ou seja, acha que como você JÁ RESPONDEU, EU DEVO PARAR DE PERGUNTAR.
E o que os demais espíritas acham é falta de informação ou distorção.
Ora, você também pode estar mal informado ou distorcendo. Provavelmente eles pensam o mesmo de você.

Apo escreveu:Quer saber? Religiões são uma tremneda esculhambação, todo mundo é prepotente e sabe tudo, mas se matam e se revoltam e se dividem e se botam uns no pescoço dos outros por causa de "idéias próprias" a respeito de algo totalmente irrelevante para a vida,o amor, a caridade, a liberdade e - notadamente- a paz ( que sempre está em risco por causa de malucos infiltrados EM TODAS AS RELIGIÕES).

Abraços.

Sabe, Madame Apokalipitika, até hoje não me consta ter lido ou ouvido falar de coisa alguma fundamentada em posições radicais e infalíveis que não fosse uma tremenda esculhambação. Os filósofos, sociólogos, ideólogos e outros ólogos esquerdistas (e direitistas também, para não faltar com a justiça) só falam e só fazem asneiras quando a situação lhes permite. Taí o Pinochet, o Governo Lula, a Marielena Chauí, o Stédile, o Mao, o Stalin, o Pol Pot que não me deixam mentir. E os céticos também não ficam atrás: suas posições contra a pesquisa mediúnica só me deram a impressão de uma tremenda esculhambação. É a prova provada de quão poderoso é o poder da fé. Que mais eu posso concluir de tratados escritos por céticos que fazem os mais elaborados argumentos para por em dúvida a palavra de cientistas que endossaram a coisa e aceitam, SEM A MENOR RESERVA, declarações duvidosas de que "foram amantes, usaram de truques bobos e infantis, o cientista era canalha, etc e tal", tudo baseado apenas numa declaração e mais nada...

O que quer dizer que, em sendo o homem esculhambado, ainda inventar coisas como religião só para esculhambar mais ainda, é uma tremenda burrice ou desejo de ver o circo pegar fogo. Por que não se ocupam com ajuda a colocar ordem? Ah, esqueci que religiosos e crentes acham que sempre foram os escolhidos por deus para colocar cabresto nos que não foram por ele escolhidos.
Desculpa.
Imagem

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Geeennnte, estes dois estão no pega pra capar. O único problema é que meu nome tá rolando solto.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Deise Garcia escreveu:Geeennnte, estes dois estão no pega pra capar. O único problema é que meu nome tá rolando solto.

Se eu fosse você, deisinha, eu ficaria de fora antes que sobre alguma farpa para ti.
Beijos
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

emmmcri escreveu:Responda a pergunta por obséquio.
A reposta mais completa e correta é a do ACAUAN.

Depende o que voce chama de Cristianismo. Se for atrelado a noção que temos de igreja católica onde ser cristão se faz necessário acreditar em dogmas e rezar para santos, não somos. Se for atrelado aos conceitos evangélicos onde existe a máxima "Jesus morreu para nos purificar do pecado " e qualquer estuprador ou homicida merece as glórias de um paraíso eterno desde que somente "aceite a Cristo" antes de morrer, definitivamente não somos tambem.
Agora, se ser Cristão é apenas observar e tentar colocar em sua vida os conceitos de amor , humildade e caridade ensinados por Cristo, certamente somos.
Isso é a minha opinião e respeito o ponto de vista dos companheiros espíritas.
" ...I'm running to stand still... "

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acho que a APO não está nos seus melhores dias... :emoticon33:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Lúcifer escreveu:
RCAdeBH escreveu:Viu meu avatar novo , Apo?
Esse cara era o guitarrista do Pantera. Para mim, o melhor que já existiu. Pena que um fã idiota o matou porque ele saiu do Pantera.

Olha o RCA victor se revelando!
Está saindo da casca.
Parabens, cara pela escolha do avatar.

Referente ao tópico, a Apo já disse o que eu iria dizer, portanto, não diriei mais nada.

<off_topic>
Mataram o cara?? Estou desinformado.
Os musicos do Danzig (ate o 4) eram foda, pena que sairam da banda. Conhecem os caras?
</off_topic>

<on_topic>
Concordo com o Acauan e gostaria de acrescentar que o Espiritismo nao deve ser classificado como heresia, posto que suas bases nao tem nada a ver com a Teologia crista, seja catolica romana, protestante ou ortodoxa, ou seja nao e o caso de diferirem de uma ou outra premissa teologica, como seria no caso dos marcionitas ou nestorianos.

Entao se dissessemos que o Espiritismo e uma heresia crista, pareceria licito dizer o mesmo da igreja messianica mundial, da seicho-no-ie, da umbanda e do candomble e de outros sincretismos.

Para mim o Espiritismo seria uma especie de sincretismo de varias ideias, dentre as quais algumas em comum com o cristianismo, so isto (mas talvez, no fundo, as religioes sejam todas sincreticas em maior ou menor grau).

Uma heresia crista esta mais perto doutrinalmente e teologicamente falando do cristianismo que o espiritismo, seja Kardecista ou nao.
</on_topic>
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Sobre o título do tópico: Não. Espiritismo não e Ciencia.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Acho que a APO não está nos seus melhores dias... :emoticon33:

Eu não ando muito cristã.... :emoticon33: Muito perto do meu aniversário, tem aquelas coisas de inferno astral, sabe?
Editado pela última vez por Apo em 25 Ago 2008, 14:39, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:Sobre o título do tópico: Não. Espiritismo não e Ciencia.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Acho que a APO não está nos seus melhores dias... :emoticon33:

Eu não ando muito cristã.... :emoticon33: Muito perto do meu aniversário, tem aquelas coisas de inferno astral, sabe?

Não, não sei. Minha mulher que tem esta mania...Não sofro disso talvez porque esqueço naõ só a data de aniversário dela, mas o dia do meu, dos pais...(eu)...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:

Não, não sei. Minha mulher que tem esta mania...Não sofro disso talvez porque esqueço naõ só a data de aniversário dela, mas o dia do meu, dos pais...(eu)...

Quando a gente anda meio de corno virado, tem sempre uma desculpa. Ou é TPM, ou é inferno astral, ou está com fome, ou com sono, ou dormiu mal, ou a empregada pediu as contas, ou atrasou o salário, ou o cônjuge deixou de comparecer... :emoticon12:

Tudo tem explicação.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Apo escreveu:

Quando a gente anda meio de corno virado, tem sempre uma desculpa. Ou é TPM, ou é inferno astral, ou está com fome, ou com sono, ou dormiu mal, ou a empregada pediu as contas, ou atrasou o salário, ou o cônjuge deixou de comparecer... :emoticon12:

Tudo tem explicação.

Olha APO. Não acho isso desculpa não. Sei que isso não cabe ao tópico, mas nós homens não conseguirmos valorizar as mulheres por tudo o que passam, tanto em saúde quanto ao trabalho que possuem, é a maior cruz que carregamos. Eu gostaria de ser mais romântico, mas prestativo, mais "pró-ativo" até. Mas tenho minhas limitações naturais além destas.

Acho mesmo que as mulheres deveriam ser mais amadas e valorizadas...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:
Apo escreveu:

Tudo tem explicação.

Olha APO. Não acho isso desculpa não. Sei que isso não cabe ao tópico, mas nós homens não conseguirmos valorizar as mulheres por tudo o que passam, tanto em saúde quanto ao trabalho que possuem, é a maior cruz que carregamos. Eu gostaria de ser mais romântico, mas prestativo, mais "pró-ativo" até. Mas tenho minhas limitações naturais além destas.

Acho mesmo que as mulheres deveriam ser mais amadas e valorizadas...

Vou te falar. Hoje em dia, o segredo de um bom relacionamento, é encontrar uma mulher que também valorize e apóie a carga que os homens carregam e um homem que se sinta apoiado e que também veja na mulher tudo que ela agüenta pela história da humanidade.
Veja quem está em guerra e quem ensina nossos bebês a carregarem armas: homens que mantêm as mães destes inocentes longe deles. Mas quando eles crescerem vão matar mãe, irmã e qualquer mulher que cruzar a frente deles. Mas isto é outro papo.
Em civilizações livres como a nossa, escolher um homem que entenda que a sobrevivência e paz depende do respeito mútuo é tudo. Mas tem quem goste de "adrenalina", daí a cumplicidade barraqueira começa.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

:emoticon45: :emoticon14:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Importando de outo tópico:

Luiz Carlos Querido escreveu:Na verdade APO, tirando os outros livros da doutrina que se presta a "explicar" sobre o mundo espiritual, o ESE seria um manual de tradução dos ensinamentos do Cristo. Isso leva lógicamente ao mesmo tipo de questão do livro das TJ, antes que digam primeiro...

Eu acho que o correto seria usá-la mesmo pois faria com que as pessoas vissem e confrontassem as diferentes traduções e interpretações...

Putz, então a DE estuda, explica, aplica e se importa com o que Cristo teria dito ou não?
Depois quando falam que os espíritas não se entendem...
E pior quando acusam quem pergunta de ignorante ( só por perguntar) ou não saber nada de espiritismo.

O Doutrina Espírita é Cristã ou não?

Eu só quero otimizar a minha ignorância a respeito...
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Doutrina Espírita é Cristã ou não?

A definição religiosa da doutrina espírita consta do Evangelho Segundo o Espiritismo, que nega a divindade de Jesus de Nazaré e o apresenta como médium capaz de se comunicar com as esferas superiores do mundo espiritual.

Apenas estes dois pontos deixam claro que o espiritismo não se apresenta como doutrina cristã e sim apresenta o cristianismo como doutrina pré-espírita.

Um dos fundamentos do espiritismo é a tese da revelação progressiva, segundo a qual o testemunho dos espíritos só foi dado à humanidade na época em que estava pronta para entendê-lo, donde se conclui que a teologia e filosofia cristãs eram para Kardec simplificações e simbolismos destinados a gente que estava aquém dos ensinamentos dos quais se fez arauto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Doutrina Espírita é Cristã ou não?

A definição religiosa da doutrina espírita consta do Evangelho Segundo o Espiritismo, que nega a divindade de Jesus de Nazaré e o apresenta como médium capaz de se comunicar com as esferas superiores do mundo espiritual.

Apenas estes dois pontos deixam claro que o espiritismo não se apresenta como doutrina cristã e sim apresenta o cristianismo como doutrina pré-espírita.

Um dos fundamentos do espiritismo é a tese da revelação progressiva, segundo a qual o testemunho dos espíritos só foi dado à humanidade na época em que estava pronta para entendê-lo, donde se conclui que a teologia e filosofia cristãs eram para Kardec simplificações e simbolismos destinados a gente que estava aquém dos ensinamentos dos quais se fez arauto.

Acauan, você já fez outro post a respeito e eu entendi muito bem.
Mas por que cargas d'água os espíritas não têm clareza acerca disto, usam a Bíblia ( conforme disse o Querido ainda a pouco), alguns médiuns da DE psicografam textos e poesias onde Jesus é citado e outras demosntrações que fazem algum tipo de alusão à Jesus?
A deise disse há uns dias algo mais ou menos assim:
" Desde quando o Acauan entende de espiritismo? ".
Na boa, quem é que afinal entende de espiritismo?
Às vezes me parece que nem a Macumba é tão inconsistente em seus fundamentos...
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Acauan, você já fez outro post a respeito e eu entendi muito bem.
Mas por que cargas d'água os espíritas não têm clareza acerca disto, usam a Bíblia ( conforme disse o Querido ainda a pouco), alguns médiuns da DE psicografam textos e poesias onde Jesus é citado e outras demosntrações que fazem algum tipo de alusão à Jesus?

Como não existe uma autoridade espírita central que dê a última palavra sobre a doutrina, então cada adepto a interpreta como quer, principalmente considerando que, ao contrário dos evangélicos que por mais dispersos que sejam têm que se manter fiéis à Bíblia e aos fundamentos cristãos, os espíritas não tem que, necessariamente, manter-se fiéis às obras de Kardec, uma vez que estas não são empossadas de autoridade divina e, portanto, podem ser complementadas por novas revelações espirituais colhidas por médiuns pelo mundo e tempos afora.
Como médium recebendo mensagem é o que não falta, novas vertentes espíritas surgem todo dia.

O melhor modo de entender o espiritismo é analisando seu processo histórico - como, quando e onde surgiu e como, quando e onde se propagou, identificando o que é original e autêntico e o que não é.
E, claro, por religiões comparadas, confrontando dialeticamente as premissas da doutrina espírita com de outras religiões e filosofias, cada qual dentro de seu processo histórico.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Acauan, você já fez outro post a respeito e eu entendi muito bem.

Como não existe uma autoridade espírita central que dê a última palavra sobre a doutrina, então cada adepto a interpreta como quer, principalmente considerando que, ao contrário dos evangélicos que por mais dispersos que sejam têm que se manter fiéis à Bíblia e aos fundamentos cristãos, os espíritas não tem que, necessariamente, manter-se fiéis às obras de Kardec, uma vez que estas não são empossadas de autoridade divina e, portanto, podem ser complementadas por novas revelações espirituais colhidas por médiuns pelo mundo e tempos afora.
Como médium recebendo mensagem é o que não falta, novas vertentes espíritas surgem todo dia.

O melhor modo de entender o espiritismo é analisando seu processo histórico - como, quando e onde surgiu e como, quando e onde se propagou, identificando o que é original e autêntico e o que não é.
E, claro, por religiões comparadas, confrontando dialeticamente as premissas da doutrina espírita com de outras religiões e filosofias, cada qual dentro de seu processo histórico.

Eu também observo desta forma o espiritismo, mesmo que leigamente. É assim que parece que os espíritas "funcionam" e posso eu também, a partir de uma experiência me considerar como tendo afinidades com algumas idéias, mas penso que neste caso, naquela linha denominada como "espiritualista", que não segue a doutrina conforme Kardec.
Desta forma, me parece muito justo não aceitar a afirmação de que fulano ou sicrano não entende nada de espiritismo.
Aliás, a primeira vez que ouvi isto de forma assim tão categórica foi aqui no RV. Os espíritas não costumam ser assim tão consensuais, têm umas interpretações muito variadas de acordo com o centro de que freqüentam, com aquilo em que acreditam através de experiências pessoais e migram vez por outra entre vertentes variadas.

E a respeito do tópico, muitos se consideram cristãos, sim.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Os espíritas têm pouca base para dizer que outros não entendem sua doutrina porque os próprios a apresentam como plenamente racional, logo, compreensível a qualquer um que a analise.

Nisto se diferem de outras religiões que postulam que seu pleno entendimento requer algum tipo de interação mística, intelectualmente inalcançável, daí a máxima cristã de que a sabedoria de Deus é loucura para os homens.
Estas religiões também se explicam subjetivamente, no compartilhamento coletivo de emoções e estados de espíritos, a que chamam de comunhão, obviamente fora do alcance do observador externo.

No espiritismo não ocorre isto.
Mesmo em suas reuniões mais discretas e internas, como as sessões de desobsessão, o exorcismo deles, não existe nada parecido com o êxtase religioso, a iluminação explicativa existente no cristianismo, Islã, budismo e outras.
Tudo em um centro espírita é rigorosamente cerebral e, portanto, facilmente compreensível a qualquer um que tome contato e não seja muito burro.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Johnny

Mensagem por Johnny »

APO: O que eu disse de absurdo? O ESE significa O Evangelho Segundo o Espiritismo. Baixe e leia. Possui os ensinamentos morais de Jesus mastigados segundo o que deveria ser entendido (segundo a doutrina...)

Se o palestrante já conhece o "sistema" ou o significado das passagens do Cristo, então pode dispensar o livro. Qual o problema nisso?

PS: Acho que o Acauan montou um centro espirita... :emoticon16:

...ou pretende montar... :emoticon34:

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Luiz Carlos Querido escreveu:PS: Acho que o Acauan montou um centro espirita... :emoticon16:

Ô mizifio..., Índio Véio só vira caboclo depois que morre...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:APO: O que eu disse de absurdo? O ESE significa O Evangelho Segundo o Espiritismo. Baixe e leia. Possui os ensinamentos morais de Jesus mastigados segundo o que deveria ser entendido (segundo a doutrina...)

Se o palestrante já conhece o "sistema" ou o significado das passagens do Cristo, então pode dispensar o livro. Qual o problema nisso?

PS: Acho que o Acauan montou um centro espirita... :emoticon16:

Nada de absurdo, primo.
Mas que os espiritas divergem quanto a se considerarem cristãos ou não...diferem.

O Acauan montou um Centro numa oca coletiva. Mas ele prefere não divulgar.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Os espíritas têm pouca base para dizer que outros não entendem sua doutrina porque os próprios a apresentam como plenamente racional, logo, compreensível a qualquer um que a analise.

Nisto se diferem de outras religiões que postulam que seu pleno entendimento requer algum tipo de interação mística, intelectualmente inalcançável, daí a máxima cristã de que a sabedoria de Deus é loucura para os homens.
Estas religiões também se explicam subjetivamente, no compartilhamento coletivo de emoções e estados de espíritos, a que chamam de comunhão, obviamente fora do alcance do observador externo.

No espiritismo não ocorre isto.
Mesmo em suas reuniões mais discretas e internas, como as sessões de desobsessão, o exorcismo deles, não existe nada parecido com o êxtase religioso, a iluminação explicativa existente no cristianismo, Islã, budismo e outras.
Tudo em um centro espírita é rigorosamente cerebral e, portanto, facilmente compreensível a qualquer um que tome contato e não seja muito burro.

Não entendi o sentido de cerebral aqui...pode se estender ao êxtase de um momento de passe, por exemplo?
Imagem

Trancado