O Espiritismo é Cristão ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: O Espiritismo é Cristão ?

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Não entendi o sentido de cerebral aqui...pode se estender ao êxtase de um momento de passe, por exemplo?

Pelo contrário, para os espíritas o passe é um procedimento de limpeza energética, vibratória ou magnética conforme o jargão da vertente, um processo físico, como se observa no gesto do aplicador que imita o remover e lançar fora uma sujeira. O oposto do êxtase, portanto, no qual se tem uma experiência de sublimação espiritual para além dos sentidos e da inteligência.

Os espíritas não vivenciam tal sublimação nem no ato da incorporação mediúnica, que entendem apenas como canalização de frequências, portanto algo sensorial e inteligível.
Neste sentido é que tudo é cerebral e por isto que alguns espíritas defendem a tese de que a glândula pineal é um espécie de antena biológica para as vibrações de outros planos.

O espiritismo inventou uma espiritualidade sem transcendência, o que é estranho, mas não necessariamente contraditório.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Não entendi o sentido de cerebral aqui...pode se estender ao êxtase de um momento de passe, por exemplo?

Pelo contrário, para os espíritas o passe é um procedimento de limpeza energética, vibratória ou magnética conforme o jargão da vertente, um processo físico, como se observa no gesto do aplicador que imita o remover e lançar fora uma sujeira. O oposto do êxtase, portanto, no qual se tem uma experiência de sublimação espiritual para além dos sentidos e da inteligência.

Os espíritas não vivenciam tal sublimação nem no ato da incorporação mediúnica, que entendem apenas como canalização de frequências, portanto algo sensorial e inteligível.
Neste sentido é que tudo é cerebral e por isto que alguns espíritas defendem a tese de que a glândula pineal é um espécie de antena biológica para as vibrações de outros planos.

O espiritismo inventou uma espiritualidade sem transcendência, o que é estranho, mas não necessariamente contraditório.

Entendi, embora seja estranho.
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Como já disse anteriormente o Acauan analisa e explica as religiões como um cientista observando uma comunidade de macacos em seu habitat natural de cima de uma árvore. Garanto que se tentar descer da árvore vai poder sentir mais do que apenas supor ou presumir.
" ...I'm running to stand still... "

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Uma condiçãozinha básica para uma religião ser considerada cristã é tomar a figura de Jesus Cristo como um deus, simples assim, se considera JC deus é cristã, se não considera não é.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

As pessoas tem mania de confundir conceitos morais e humanistas com cristianismo, como se o sermão da montanha (o cerne do "ensinamento" de cristo) fosse uma grande novidade, exclusiva. Só que não é.

O que torna uma religião cristã não é fato de pregar a paz e a caridade e sim à idolatria à cristo. Os espíritas costumam citar cristo como um mestre, um espírito evoluído, mas nem ao menos ele está no topo da tal evolução :emoticon26: Não acho que eles sejam cristãos de fato.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:Ou seja, perguntar aos espíritas sobre a sua doutrina para entender algumas coisas é ignorância por si só. Todo religioso se sente ofendido quando é questionado. Mas o que estamos a fazer aqui no RV?

Perguntar... Bem, não vou me dar ao trabalho de procurar os seus posts, mas você já perguntou mais de uma vez uma mesma coisa? Não tirou ainda nenhuma síntese das respostas? E este religioso que vos fala não se sente ofendido quando questionado, viu? (Aliás não sou do tipo que se ofende facilmente...).

Apo escreveu:HAHAHA! Saindo fora...Você postou:

E quanto ao tópico, já respondi porque alguns espíritas acham que Espiritismo é Cristianismo (o fazem por falta de informação ou por distorção ou por ser politicamente correto)

Ou seja, acha que como você JÁ RESPONDEU, EU DEVO PARAR DE PERGUNTAR.
E o que os demais espíritas acham é falta de informação ou distorção.
Ora, você também pode estar mal informado ou distorcendo. Provavelmente eles pensam o mesmo de você.

Olha, eu respondi por mim. Na MINHA OPINIÃO, dizer que Espiritismo é Cristianismo é um erro. E quando eu analiso os ARGUMENTOS postados por espíritas que afirmam ser Cristianismo, eu encontro-as embasadas nessas posições que citei acima. Mas se não lhe responderam aqui além de mim, então é só colocar no buscador "Espiritismo"+"Cristianismo" e ver o que aparece. Aí, além dos espíritas, você encontrará os argumentos dos cristãos para dizer que o Espiritismo não é Cristianismo. Isso tudo vai dar umas boas basculadas na sua ignorância.

Apo escreveu:O que quer dizer que, em sendo o homem esculhambado, ainda inventar coisas como religião só para esculhambar mais ainda, é uma tremenda burrice ou desejo de ver o circo pegar fogo.

Acho que é uma outra manifestação de ignorância dizer que o homem, esculhambado ou não, INVENTOU religião. Religião é um SENTIMENTO íntimo. O que se pode inventar são as elucubrações religiosas. Não creio que quem as inventou ou as transcreveu depois de conversar com o Divino, pretendesse alguma esculhambação. O negócio é que cada cabeça tem um tamanho e este tamanho pode ser adequado para a elucubração x, mas não para a elucubração y. Não creio que o Pedir Mais Cedo houvesse inventado a sua igreja com o objetivo de tomar a grana do povão e ficar bilhonário com ela, mas quando a coisa foi nessa direção, então era só deixar o barco correr... Allan Kardec ao montar o seu trabalho de codificação, acreditou estar de posse de uma coisa tão lógica e racional, que faria muitos seguidores. Quebrou a cara, mas não porque a coisa fosse ao contrário do que dizia, mas porque o sentimento religioso não admitia isso.
No Mais! do outro domingo apareceu uma reportagem sobre a religião nos EUA. Eu vi a cara do Kardec num infeliz pastor que não aceitou essa idéia de que Deus fosse mau, a ponto de deixar o Demo bagunçar o coreto e mandar para o Inferno crianças só porque não foram batizadas ou seguiram outras crenças. Ah! Pra que! Sua igreja, que tinha antes de ele assumir essa posição uns 3000 fiéis, em poucos meses ficou com menos de 200. E ele viu que seus antigos fiéis foram para as igrejas onde Deus e o Demo atuavam harmonicamente... Onde ele concluiu que embora as pessoas rezem para Deus, elas necessitam ainda mais do Diabo. Uma pena.

Apo escreveu:Por que não se ocupam com ajuda a colocar ordem?

Faça (desculpe: IMAGINE; se bem que eu acho que você não faria besteira alguma se eu mandasse. Melhor não falar do arroz outra vez...) um teste:
Pendure um cartaz em seu pescoço, dizendo que um orfanato tal está precisando de ajuda para um mutirão de limpeza. Veja quantos se apresentam.
Depois, saia xingando os balconistas de uma loja, espere juntar um grupelho e aí jogue um tijolo na vitrina. E veja então quanta gente aparece para participar da depredação.
E aí verá que "ajudar a colocar ordem" é coisa para polícia que sai descendo porrada.

Apo escreveu:Ah, esqueci que religiosos e crentes acham que sempre foram os escolhidos por deus para colocar cabresto nos que não foram por ele escolhidos.
Desculpa.

Bem, para quem falou em ajudar a colocar ordem... Acha que ordem aparece por osmose? Kardec faz um exercício elucubrativo ao argumentar que um Deus bonzinho era coisa que o povão de 4000 anos atrás simplesmente não entenderia. Só era capaz de entender um deus cruel, durão, espelhado no rei que os governava. Bem, o tal de Jesus nos apresentou um deus papaizinho. Mas ainda assim vieram os seus seguidores para dizer que se não comportarem e não obedecerem direitinho aos clérigos, aí vão fazer curso de churrasco no Inferno.
E vem agora o Espiritismo dizer que "o problema é seu cara! Se pisar na bola, vai ter de se entender com que prejudicou e consigo mesmo. O Deus lá só nos dá os meios para nos acertarmos.

É isso.
Editado pela última vez por Botanico em 26 Ago 2008, 10:32, em um total de 1 vez.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:As pessoas tem mania de confundir conceitos morais e humanistas com cristianismo, como se o sermão da montanha (o cerne do "ensinamento" de cristo) fosse uma grande novidade, exclusiva. Só que não é.

O que torna uma religião cristã não é fato de pregar a paz e a caridade e sim à idolatria à cristo. Os espíritas costumam citar cristo como um mestre, um espírito evoluído, mas nem ao menos ele está no topo da tal evolução :emoticon26: Não acho que eles sejam cristãos de fato.

Certinho, Sra Apodman

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bem, depois destas colocações do Marcos, acabo de me tornar não cristão...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Luiz Carlos Querido escreveu:Bem, depois destas colocações do Marcos, acabo de me tornar não cristão...

- Bem vindo ao clube, mande uma MP prá eu te mandar a conta onde depositar o dízimo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Marcos? :emoticon41:

Eu num vi esse não...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Mas é isso mesmo, se for confundir a idéia de cristianismo com preceitos morais então eu seria mais cristã que um padre :emoticon12: :emoticon12:

Aliás, justamente por confundirem isso que as pessoas acham que um ateu é necessariamente um "animal", alguém frio e cruel :emoticon44:

Apo

Mensagem por Apo »

RCAdeBH escreveu:Como já disse anteriormente o Acauan analisa e explica as religiões como um cientista observando uma comunidade de macacos em seu habitat natural de cima de uma árvore. Garanto que se tentar descer da árvore vai poder sentir mais do que apenas supor ou presumir.

E quem é que analisa corretamente, se os que descem da árvore também dizem ter certeza, mas apenas pensam cada qual da sua forma?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quero deixar registrado meu post de desistência.

Isto não muda em nada a minha vida a não ser continuar achando a DE um atraso.

Abraços aos que ficam.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Abmael escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Bem, depois destas colocações do Marcos, acabo de me tornar não cristão...

- Bem vindo ao clube, mande uma MP prá eu te mandar a conta onde depositar o dízimo.

Abraços,

Clube dos Espiritas Não Cristãos, AB? :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Quero deixar registrado meu post de desistência.

Abraços aos que ficam.

Hey! Isso não quer dizer que eu vá tirar a urucubaca de você não. Agora está feito!!! :emoticon22:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Quero deixar registrado meu post de desistência.

Abraços aos que ficam.

Hey! Isso não quer dizer que eu vá tirar a urucubaca de você não. Agora está feito!!! :emoticon22:

Nã tem importânsia!

Ops. Peste! :emoticon17:
Imagem

Trancado