user f.k.a. Cabeção escreveu:
Cara, que mania de perseguicao e essa?
Por que esses evangelicos seriam despreziveis?
Existem lideres evangelicos querendo cargos politicos e poder, mas isso nao e culpa do cristianismo, mas da politica. E melhor prestar mais atencao, pois tem um monte de nao-evangelicos fazendo exatamente a mesma coisa, sendo inclusive ainda mais perigosos.
Os personagens dessa reportagem sao apenas jovens que escolheram, segundo eles proprios, viver dentro de uma determinada regra de conduta que na maior parte dos aspectos deve ser considerada unanimemente como saudavel. Sao pessoas que prezam pela honestidade, pela atencao ao proximo, pela realizacao profissional e crescimento pessoal, pelo zelo com a propria saude e dignidade, ainda que eles ser ou parecer radicais em determinadas questoes.
Eu tenho uma amiga brasileira que e evangelica (presbiteriana) e poderia encaixar-se exatamente no perfil descrito ai: ela surfa, tem um namorado cristao e surfista com quem pretende se casar, procura estudar e ter sucesso profissional ao mesmo tempo que almeja ter uma familia. Ela pode nao sair para beber com a galera, mas nem por isso e uma excluida, alias e uma das pessoas mais populares, tanto entre brasileiros como entre franceses.
Ela nao tem nenhuma pretencao proselitista exacerbada, ela apenas escolheu confessar uma religiao que trazia respostas para as questoes que talvez a atormentassem, e lhe apresentava uma filosofia de vida que ela considerava saudavel. Nao acho que ela ou qualquer um dessa reportagem seja uma pessoa desprezivel.
Nao estaria tao certo quanto a perseguição, Cabecao.
Da uma olhada nisso:
http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 76C55&uid=Não gosto nem um pouco do bispo, mas tenho que admitir que ele é empreendedor
e tem muita ambição. Deixando teorias da conspiração de lado, que são tolices, ainda
assim pergunto até onde o homem pode chegar.
No que diz respeito ao "desprezíveis", eu exagerei, como faço de vez em quando em
arroubos de trollismo.
Ignore estas coisas, ou não. Terá feito um favor se evidencia-las a mim e aos demais.
Temos liberdade sim e há que respeitar a dos outros, mas muitas vezes crentes
passam por cima de algumas das nossas liberdades quando tentam fazer uso das
liberdades deles.
Não é o caso desta reportagem, obviamente. Embora eu possa ver certas atitudes
em comum.
Sua amiga pode ser mais exceção do que regra.
Ela provavelmente tem uma mente um pouco mais aberta que um (neo)pentecostal
e não precisa se isolar numa redoma nem ver os outros como se pudesse contamina-la.
Pode ser que seja pelo fato dela ser presbiteriano e há uma boa distancia entre um
presbiteriano e um fiel da igreja quadrangular. Me refiro aos últimos quando penso em
crentes.
E parte deles parecem viver mesmo em uma bolha ou mundo a parte, como o Acauan
descreveu em seu manual. Tem plena liberdade para fazer isso, é lógico.
Longe de mim dizer que não.
Só não me agrada a possibilidade (mesmo que baixa) que possam tentar, num futuro,
me puxar e a outras pessoas para dentro de suas bolhas, contra nossa vontade.
Em meus tempos de faculdade, vi pessoas sendo discriminadas por crentes (inclusive aconteceu
comigo) por não serem crentes.
Coisas assim "não converso com você" ou "não faço um trabalho no grupo em que você esteja
incluído", "nao quero que entre no meu grupo" ou "não jogo no seu time e nem te escolho para o meu".
Pelo que voce disse, não creio ser este o caso de sua amiga, caso contrário sequer seria sua amiga.