Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
mighty escreveu:A questão da fé religiosa e crença noutras coisas é uma questão de demarcação. Sobre isso é ler Popper...
Quem dera fosse simples assim. Se fosse por Russel, Popper, e cia., a religião já estaria há muito relegada a livros de mitologia. Popper coloca a religião em seu devido lugar de metafísica subjetiva, e de modo algum refutável (portanto completamente a-científica), além de fazer o mesmo com Freud e Adler (em seu A Sociedade Aberta e Seus Inimigos). Mas isto não muda o fato de haver quem professe a psicanálise como profissão merecedora de respeito científico, e religiosos que afirmam que fé e a razão não são imcompatíveis. Claro. Para estes, Popper é mais um infiel que não sabe o que está falando.
É bom lembrar que Popper não era positivista e por isso não via a metafisica como má. Por vezes até era o fermento das ideas cientificas. E Popper sempre se recusou a Filosofar sobre Deus...
Fedidovisk escreveu:A religião é essencialmente "irracional", no sentido aqui da palavra, a ciência não possue uma bíblia por exemplo
Concordo que essencialmente a religião é irracional, porém, o que estou questionando é que a FÉ não é algo exclusivo dela.
Fedidovisk escreveu:... a princípio esse papo de extremista... é meio baboseira, pois teoricamente haveria só uma interpretação das escrituras divinas em seu todo... na religião você cria o equilibrio.
Não deve-se chamar um homem-bomba de extremista, quando seu "manual" diz isso claramente, qualquer procedimento fora dessa linha de pensamento é uma distorção da palavra.
Não entedi seu questionamento.
Acontece o seguinte, a palavra "extremista" é utilizado no sentido de radical. Ou seja, ele segue o que de fato ordena a sua corrente ideológica/religiosa, como você mesmo disse. PORÉM, esta diferenciação é NECESSÁRIA pois, sempre são criadas versões palatáveis/moderninhas da original, então é necessário a utilização disto para diferenciá-los.
Fedidovisk escreveu:Embora agora, até eu estou radicalizando as coisas... :/
Aparentemente está sim.
A fé científica é científica, basicamente isso... não é imutável e assume várias "vertentes" o que não ocorre com a religião, não em seu pensamento, a não ser que veja diferenças essenciais entre protestantes, católicos...
Este não é o ponto. Não estou defendendo a ciência ou a religião. Estou questionando que a idéia difundida por Dawkins e apoiada pela grande maioria dos ateus está equivocada. A religião não é o veneno, a origem, a raiz de todo o mal é a Fé cega/irracional. Isto não quer dizer que eu não ache que a religião seja uma #!($#$$, mas que ela de fato não é a origem, isto ela não é.
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.
Apo escreveu:Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Tenho fé no poder econômico porque estamos imersos de fato nele e define limites vitais e fúteis nesta realidade e contexto que vivemos. SE existir, por exemplo um mundo espiritual, talvez ter fé no poder econômico não faça sentido algum.
Tenho fé em coisas constatáveis. Minha fé pode ser alterada por mudanças nestas premissas. Por exemplo: há quem diga que tem fé no ser humano. Eu já tive muito mais do que tenho hoje. Com tudo que acontece na história da humanidade generalizar fé no ser humano é reducionismo.
Ter fé em algo que se cria apenas para conforto próprio é uma questão que vale apenas para aquele que quer, precisa ou consegue conforto naquilo. Para os demais, pode não querer dizer nada. Prova de que fé mística é algo inerente à necessidade íntima e pessoal de cada ser. Há muitos objetos em que se depositar fé. Alguns são concretos, como uma imagem, um patuá, um pet. Fé aqui é sentir lealdade e segurança. E há os imaginários, criados de acordo ou para servir a determinados interesses pessoais ou coletivos. Portanto, servem bem de apoio para a fuga da realidade, pois são intangíveis e não admitem confrontação. Preenchem uma lacuna e isto se basta.
O que acontece, é que em alguns contextos até o veneno é um remédio, ou é ineficaz como tal. Os exemplos que você deu, obviamente não se encaixam no que centrei o tópico, estou restringindo a situações comuns da manifestação da fé irracional fora da religiosidade, para provar que esta não é exclusivdade dela. Só porque um dado animal não contrai HIV não quer dizer que este é inofensivo, ou é?
Um exemplo recente da fé irracional foi o medo do fim do mundo que ainda toma alguns, isto não tem ligação alguma com a religião. Ou tem? Desde quando a destruição por stranglets é inerente a uma religião? Tenho amigos ateus, que acreditaram nisso. A ignorância é uma desgraça que alimenta este mal.
Mas você está falando de fé apenas ( que pode ser um medo ou uma esperança ou alguma sensação de algo existe, mesmo sem precisar de confirmação- aceitando confrontações e adaptações), de fé religiosa ( com uma instituição por trás, com regras e dogmas e personagens adaptados a seus preceitos) ou em fé apenas ( seja ela maléfica ou benéfica para aquele indivíduo ou grupo )? O que seria fé racional? Apenas aquelas constatáveis por meios racionais. As demais podem ser irracionais e assim servem a quem servir.
Insane_Boy escreveu:Aos que não entenderam: Sem Fé não existiria religião. Mas, sem religião existiria fé. Logo, quem origina quem?
Bom, se é isto, então você já respondeu. A fé cria a necessidade de alguns em insticionalizá-la ( seja lá com que interesses, bons ou maus ou inconseqüentes). Quem tem religião acredita, concorda e aceita o que esta contido nela ( e a base é sempre fé como promessa de algo de que se necessita). Quem não necessita "organizar" sua fé ou sensação de algo, não precisa de religião.
Não é este ainda o ponto? Ou estou a "viajar" ou não consigo me expressar...
Fedidovisk escreveu:Eu não acho apropriado chamar de fé a crença que a gravidade continuará a fazer seu trabalho nos próximos segundos...
Quanto a fé cega, essa é encontrada especialmente nas religiões, nem acho lá isso muito discutível.
Ok então parece haver consenso a respeito. Se a fé é apenas uma questão mística, com religião ou não, a maioria de nós "viaja" em alguma coisa que não sabemos o que é, pois foge de nossa compreensão. Mas esta sensação não pode ser considerada "cega". É que porque não temos mesmo os tais "olhos" necessários para saber.
Apo escreveu:Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Tenho fé no poder econômico porque estamos imersos de fato nele e define limites vitais e fúteis nesta realidade e contexto que vivemos. SE existir, por exemplo um mundo espiritual, talvez ter fé no poder econômico não faça sentido algum.
Tenho fé em coisas constatáveis. Minha fé pode ser alterada por mudanças nestas premissas. Por exemplo: há quem diga que tem fé no ser humano. Eu já tive muito mais do que tenho hoje. Com tudo que acontece na história da humanidade generalizar fé no ser humano é reducionismo.
Ter fé em algo que se cria apenas para conforto próprio é uma questão que vale apenas para aquele que quer, precisa ou consegue conforto naquilo. Para os demais, pode não querer dizer nada. Prova de que fé mística é algo inerente à necessidade íntima e pessoal de cada ser. Há muitos objetos em que se depositar fé. Alguns são concretos, como uma imagem, um patuá, um pet. Fé aqui é sentir lealdade e segurança. E há os imaginários, criados de acordo ou para servir a determinados interesses pessoais ou coletivos. Portanto, servem bem de apoio para a fuga da realidade, pois são intangíveis e não admitem confrontação. Preenchem uma lacuna e isto se basta.
O que acontece, é que em alguns contextos até o veneno é um remédio, ou é ineficaz como tal. Os exemplos que você deu, obviamente não se encaixam no que centrei o tópico, estou restringindo a situações comuns da manifestação da fé irracional fora da religiosidade, para provar que esta não é exclusivdade dela. Só porque um dado animal não contrai HIV não quer dizer que este é inofensivo, ou é?
Um exemplo recente da fé irracional foi o medo do fim do mundo que ainda toma alguns, isto não tem ligação alguma com a religião. Ou tem? Desde quando a destruição por stranglets é inerente a uma religião? Tenho amigos ateus, que acreditaram nisso. A ignorância é uma desgraça que alimenta este mal.
Mas você está falando de fé apenas ( que pode ser um medo ou uma esperança ou alguma sensação de algo existe, mesmo sem precisar de confirmação- aceitando confrontações e adaptações), de fé religiosa ( com uma instituição por trás, com regras e dogmas e personagens adaptados a seus preceitos) ou em fé apenas ( seja ela maléfica ou benéfica para aquele indivíduo ou grupo )? O que seria fé racional? Apenas aquelas constatáveis por meios racionais. As demais podem ser irracionais e assim servem a quem servir.
Eu acho que já havia respondido isto pro Fernando Silva. Mas, entrentanto... Eu acho que não fui claro o suficiente. Eu estou dizendo que a fé puramente irracional, aquela de fato não possui provas, evidências, nada. Ela leva ao fanatismo. Não importa a esfera, se é religiosa, ideológica, ou o que for. Se ela for puramente irracional levará ao fanatismo. Não estou falando de individuo, que isto é uma regra geral, mas que de modo geral independente da esfera, existem pessoas com fé irracional em algo, e que no meio destas existem fanáticos. Não interprete como: SE você tem fé, você é fanático. O correto é: Se existe um grupo de pessoas com fé, entre ela existirão fanáticos. Toda crença no infundado, seja reconfortante ou não, levará ao fanatismo. Não é necessária a existência de instituições, ou qualquer outra coisa, precisa-se apenas de fé, irracional é claro. Não estou falando de algo que possui evidências, como eu expliquei pro Fernando. Fui claro?
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.
Fedidovisk escreveu:Eu não acho apropriado chamar de fé a crença que a gravidade continuará a fazer seu trabalho nos próximos segundos...
Concordo.
Fedidovisk escreveu:Quanto a fé cega, essa é encontrada especialmente nas religiões, nem acho lá isso muito discutível.
Sim, a questão é que ela é encontrada especialmente nas religiões. Mas, pode ser encontrada em qualquer lugar. Logo, é perda de tempo considerar a religião um mal a ser exterminado, sendo que o problema não está nela, e sim na existência da fé. Este é o ponto.
Eu acho que seria bem claro com o título do tópico, que estou utilizando a idéia de que a fé não é algo inerente apenas a religião. Ou seja, estou atacando o pensamento dos seguidores de Dawkins. A fé e não a religião é um mal que deve ser exterminado, mas isto é algo que depende de cada um de nós, é uma escolha puramente pessoal abandonar a Fé irracional e ascender ao reino da razão. Pessoal, quer dizer que não adianta "chorar, gritar, postar": I hate religion. Que isto não vai mudar o mundo, o problema está na irracionalidade da fé. E isto é algo tão comum quanto respirar, e desligar-se disto, depende de você.
Com religião ou não...fé cega é aquela em que o indivíduo ( pois se centra no cérebro e suas sensações através da neuroquímica )afirma a existência de algo que ele tem para si como verdade. Um esquizofrênico ouve mesmo vozes e não há como dizer a ele que não. Estas vozes existem dentro do cérebro dele.
O problema é que alguns indivíduos querem fazer que os demais também tenham a mesma experiência e que esta seja verdadeira para todos. É o que faz a fé cega e as religiões costumam atalhar, facilitar este processo. Por isto é danosa. Ou não...
Percepções a cerca da realidade e do ambiente não são iguais nos seres humanos. Embora algumas se aproximem, jamais saberemos se é sequer comparável, pois ela se trata de uma projeção apenas. Como somos semelhantes, podemos compartilhar coisas às quais nossa linguagem deu nomes comuns.
Quando vc busca as origens vai sempre encontrar sentimentos e a forma como cada indivíduo lida com eles.
Miguel, a fé não torna pessoas boas em bestas, elas tem "lados" bestas. Ninguém é algo por completo, somos facetados
Bjs
A fé pode fazer com que se caia em conversas de gente mal-intencionada. Este é o ponto. Se o cara acredita e guarda esta fé apenas para ele, nada temos a ver com isto. Mas levar isto a ferro e a fogo, aproveitando-se das carêcias e fraquezas dos demais é que deve ser combatido. Ou não, para quem não se preocupa com o que está a volta. Eu não preocupo se não me afetar. Do contrário, fugirei. Se não puder, lutarei.
Apo escreveu:Com religião ou não...fé cega é aquela em que o indivíduo ( pois se centra no cérebro e suas sensações através da neuroquímica )afirma a existência de algo que ele tem para si como verdade. Um esquizofrênico ouve mesmo vozes e não há como dizer a ele que não. Estas vozes existem dentro do cérebro dele.
O problema é que alguns indivíduos querem fazer que os demais também tenham a mesma experiência e que esta seja verdadeira para todos. É o que faz a fé cega e as religiões costumam atalhar, facilitar este processo. Por isto é danosa. Ou não...
Percepções a cerca da realidade e do ambiente não são iguais nos seres humanos. Embora algumas se aproximem, jamais saberemos se é sequer comparável, pois ela se trata de uma projeção apenas. Como somos semelhantes, podemos compartilhar coisas às quais nossa linguagem deu nomes comuns.
Exato, este é o ponto. Esta é a grande questão e origem dos meu questionamento. A fé cega é o mal. Apenas ela, a religião é apenas um subproduto da sua existência.
Quando vc busca as origens vai sempre encontrar sentimentos e a forma como cada indivíduo lida com eles.
Miguel, a fé não torna pessoas boas em bestas, elas tem "lados" bestas. Ninguém é algo por completo, somos facetados
Bjs
A fé pode fazer com que se caia em conversas de gente mal-intencionada. Este é o ponto. Se o cara acredita e guarda esta fé apenas para ele, nada temos a ver com isto. Mas levar isto a ferro e a fogo, aproveitando-se das carêcias e fraquezas dos demais é que deve ser combatido. Ou não, para quem não se preocupa com o que está a volta. Eu não preocupo se não me afetar. Do contrário, fugirei. Se não puder, lutarei.
[color=#008040
Ingenuidade é o que faz com que se caia em engodos
Bjs
][/color]
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Apo escreveu:Com religião ou não...fé cega é aquela em que o indivíduo ( pois se centra no cérebro e suas sensações através da neuroquímica )afirma a existência de algo que ele tem para si como verdade. Um esquizofrênico ouve mesmo vozes e não há como dizer a ele que não. Estas vozes existem dentro do cérebro dele.
Exato, este é o ponto. Esta é a grande questão e origem dos meu questionamento. A fé cega é o mal. Apenas ela, a religião é apenas um subproduto da sua existência.
A questão é que este "subproduto" toma a frente de forma covarde, usando a fé como instrumento de lavagem cerebral, pois óbvio que uma fé pode demandar uma certa concretização. Assim ela passa do irreal ao real, o que é reconfortante dentro de uma certa lógica e compreensão. O ser humano se sente no vazio quando não há confirmação. Ele tanto encontra sentido na religião que ela passa a ser a lógica em si. Pois a repetição e mais a criação de uma paisagem servem muito bem a certas desconfianças que permanecem perturbadoras para a maioria de nós. No caso dos céticos, agnósticos e ateus, não nos dobramos assim facilmente a tais paisagens criadas. E isto não nos faz cegos, apenas abertos a infinitas possibilidades. Se são infinitas, porque seriam uma única? Não faz sentido.
Bjs
Eu tenho um remédio x, ele supostamente tem benefícios, ele o cura e imuniza contra várias doenças, porém tem uma desvantagem ele mata 10% dos pacientes. Você tomaria este remédio?
Bjs
Bjs
Sim, e fraqueza, desespero, solidão, inocência, necessidade de afirmar como verdade certas desconfianças. É muito fácil cair. Imagine quando se faz proselitismo na tenra idade....
A questão é que este "subproduto" toma a frente de forma covarde, usando a fé como instrumento de lavagem cerebral, pois óbvio que uma fé pode demandar uma certa concretização. Assim ela passa do irreal ao real, o que é reconfortante dentro de uma certa lógica e compreensão. O ser humano se sente no vazio quando não há confirmação. Ele tanto encontra sentido na religião que ela passa a ser a lógica em si. Pois a repetição e mais a criação de uma paisagem servem muito bem a certas desconfianças que permanecem perturbadoras para a maioria de nós. No caso dos céticos, agnósticos e ateus, não nos dobramos assim facilmente a tais paisagens criadas. E isto não nos faz cegos, apenas abertos a infinitas possibilidades. Se são infinitas, porque seriam uma única? Não faz sentido.
Concordo, a religião é um potencializador e canalisador dos males da fé. Porém, não é a raiz do problema. Se estas pessoas tivessem se imunes: "Agnósticas, céticas e ateus". Elas não teriam infectado com o mal da fé. A questão é: "Como imunizá-las?". Como diria a minha vó: "Deve-se cortar o mal pela raiz". Mas como? Não ter fé é uma atitude individual, propaganda, livro, nada pode torná-los "imunes" ao virus. Então, porque pregar a descrença?
Bjs
Bjs
Sim, e fraqueza, desespero, solidão, inocência, necessidade de afirmar como verdade certas desconfianças. É muito fácil cair. Imagine quando se faz proselitismo na tenra idade....
Realmente, isto deveria ser tipificado como crime. Existe liberdade religiosa, quando crianças são puxadas para uma igreja?
Bjs
Eu tenho um remédio x, ele supostamente tem benefícios, ele o cura e imuniza contra várias doenças, porém tem uma desvantagem ele mata 10% dos pacientes. Você tomaria este remédio?
Só tomaria um remédio desses se estivesse condenada à morte
Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Bjs
Só tomaria um remédio desses se estivesse condenada à morte
Bjs
Eu também. Por isso que eu não possuo esta fé cega. Se corre o risco que o meu lado bestial surja, que eu me torne um fanático, porque "cargas d'água" eu me tornaria um?
Insane, o que vc deseja é impossível de conseguir porque requer que todos os indivíduos sejam equilibrados. No momento, vc está enfocando a fé, mas pode extrapolar para toda as áreas onde o bicho-homem interage
Bjs
Insane, o que vc deseja é impossível de conseguir porque requer que todos os indivíduos sejam equilibrados. No momento, vc está enfocando a fé, mas pode extrapolar para toda as áreas onde o bicho-homem interage
Bjs
De fato. Porém, todavia, no entanto. Esta área é mais arriscada.
Bom, encerro aqui os comentários sobre isto, esto fugindo da idéia original do tópico, hehehehe.