Apo escreveu:Não canso de dizer: maniqueísmo é como ver jogo de ping-pong. Um tédio mesmo.
A senhora é um caso tão perdido que eu me abstenho de comentar.
Apo escreveu:Não canso de dizer: maniqueísmo é como ver jogo de ping-pong. Um tédio mesmo.
Apáte escreveu:Abmael escreveu:- Ápate, o rei do maniqueísmo ultra babaca, volta a atacar, que tédio...
Sinto muito, mas quando vejo alguém criticando a simples existência de uma bancada evangélica já penso logo que esse alguém quer a cassação de qualquer político religioso, principalmente cristão.
Abmael, eu já fui ateu muito tempo e qualquer tipo de perseguição religosa que você advogue que tenha sofrido eu sei muito bem que é mentira. Admita que não senta ao lado de evangélicos no ônibus, vamos admita! E pronto.
Apo escreveu:Confesso que aqui não entendi. Pareceu contraditório...
user f.k.a. Cabeção escreveu:Apo escreveu:Confesso que aqui não entendi. Pareceu contraditório...
Eu quis dizer que religiosos nao fanaticos em geral se aproximam do principio que eu mesmo adoto. Eles creem numa verdade absoluta, mas nao se consideram donos dela, nem aptos a compreende-la e descreve-la completamente a ponto de nao aceitar qualquer objecao racional dirigida contra ela. Apenas buscam aproxima-la atraves da reflexao racional, dos sentimentos morais e do conforto espiritual que elas proporcionam e transmiti-la como sabedoria para as proximas geracoes nao repetirem erros passados.
Usuário deletado escreveu:São relativamente bons guias morais para aqueles que não conseguem se guiar sozinhos.
mighty escreveu:Usuário deletado escreveu:São relativamente bons guias morais para aqueles que não conseguem se guiar sozinhos.
há quem diga que a religião é moral para dummies...
Apo escreveu:Esqueceu daquele ar blasè de quem é superior
Apáte escreveu:Apo escreveu:Não canso de dizer: maniqueísmo é como ver jogo de ping-pong. Um tédio mesmo.
A senhora é um caso tão perdido que eu me abstenho de comentar.
user f.k.a. Cabeção escreveu:mighty escreveu:Usuário deletado escreveu:São relativamente bons guias morais para aqueles que não conseguem se guiar sozinhos.
há quem diga que a religião é moral para dummies...Apo escreveu:Esqueceu daquele ar blasè de quem é superior
user f.k.a. Cabeção escreveu:mighty escreveu:Usuário deletado escreveu:São relativamente bons guias morais para aqueles que não conseguem se guiar sozinhos.
há quem diga que a religião é moral para dummies...Apo escreveu:Esqueceu daquele ar blasè de quem é superior
Turner escreveu:A moral é social e cultural. Porém não é possivel determinar com precisão se ela possue vantangens na evolução. Os cães (assim como tantos outros animais) por exemplo praticam sexo (cruzam) entre sí em todos os níveis de parentesco, o que para a maioria esmagadora dos humanos seria de uma imoralidade tremenda (inclusive entre céticos e ateus). Porém o esquimó do Alaska rotineiramente oferece a esposa ao visitante para que ela faça favores sexuais. E por aí vai.
Turner escreveu:Evangélicos modernos simplesmente usam o rótulo da "moral" histórica religiosa e se fartam de auto-convencimento achando que são de fato moralistas. Só não possuem consciencia, devido a fé cega, de que a moral que estão exercendo para sí próprios não tem origem em ser celestial algum, mas tão somente numa das tantas culturas.
Turner escreveu:Enfim, a moral é uma das coisas mais discutíveis que existe, tanto entre os cegos como entre os que enxergam.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Apo,
acredito que nesse caso que voce relatou a pessoa mais fanatica foi voce. Voce disse que a avo cometia um crime, quando o que ela transmitia era uma educacao tradicional, provavelmente dentro da qual ela tambem teria sido educada, que ensinava que a meninas cabe um comportamento diferente de meninos.
Voce tem todo o direito de discordar e de criar suas filhas sem atentar para essas convencoes. Mas o mesmo principio basico de que os pais sabem o que e melhor para os proprios filhos vale para voce como vale para aquela senhora. O seu direito de discordar do modo como ela age nao te autoriza a chama-la de criminosa fanatica, acusacoes que costumam anteceder atos tutelares abusivos do Estado.
Considerar essa educacao tradicional como antiquada e inadequada e completamente diferente de achar-se no direito de interferir na forma como outros pais educam seus proprios filhos. Alem e claro da manifesta inconsequencia de acusar de fanatico alguem que simplesmente faz o que a maioria das pessoas sempre fez: educar as meninas com uma atencao mais especial. O fato da maioria sempre ter feito nao endossa nem incrimina, mas com certeza nao permite chamar de fanatismo irracional, ja que nesse caso estariamos chamando o mundo inteiro de fanaticos irracionais, exceto a nos mesmos.
Luiz Carlos Querido escreveu:Mas Homens são fundamentalmente machistas. Os que não são, normalmente (salvo exceções como eu ...) são gays..
user f.k.a. Cabeção escreveu:O pior cego e aquele que acha que e o unico que ve.
user f.k.a. Cabeção escreveu:[color=#0080FF][b]Apo,
Perceba que nao fiz julgamento de valor sobre como deveria ser criada uma crianca, logo, voce nao pode me acusar de absolutamente nada.
A unica coisa que eu afirmei e que se deve sempre sair do principio de que pais desejam o melhor para os proprios filhos, e que sao eles que devem cuidar da criacao e educacao em primeiro lugar. Existem excecoes, como pais violentos e perigosos. O problema e que o panico criado por essas lamentaveis excecoes acaba fazendo as pessoas autorizarem o Estado a tomar medidas tutelares absurdas, a titulo de preservar o bem-estar das criancas. Uma delas seria a que voce tenta defender.
O fato de voce discordar de uma determinada forma de criacao nao permite impor a todos a forma que voce acha mais adequada. Voce fala de danos, baseando-se na sua propria regua moral. Para voce, uma crianca educada no metodo tradicional ja e uma crianca "danificada", logo, voce esta sendo tautologica.
Contudo, o dano que o Estado produz interferindo na forma como as familias conduzem a educacao de suas criancas nao e relativo. Pais separados ou de alguma forma impedidos de ensinar algo aos filhos sofrem de fato, assim como as criancas.
O Estado nao tem nenhum criterio para decidir o metodo correto ou "cientifico" de educar criancas.
Todas as pessoas acharao que o metodo correto e o metodo que empregam.
Voce pode tentar convencer amigos e conhecidos, clientes, alunos ou leitores de algum livro que voce venha a escrever sobre educacao infantil, dos meritos de uma educacao liberal e identica a meninas e meninos.
O que voce nao pode e acender tochas e incentivar turbas enfurecidas para perseguir aqueles "fanaticos" que nao pensam como voce. Isso e fanatismo.
Apáte escreveu:Quanta abobrinha tem que se ler por aqui ultimamente.
Minha mãe, minhas tias, minhas avós, minhas tiavós foram todas criadas de maneira 100% diferente do meu pai, dos meus tios, do meu avõs, dos meus tiavõs e estão bem mais realizadas financeira e pessoalmente do que qualquer mulher-macho que eu conheça; com diplomas em federais e total independência financeira de machos. Minha tiavó, que morreu há pouco tempo inclusive, foi o maior exemplo de mulher que já vi, com 86 anos tinha curso superior, sempre se mateve sozinha (não se casou para cuidar da família e da profissão), cuidou da minha bisa e de uma irmã doente a vida inteira e sempre abominou (muito mais do que eu pra dizer a verdade) esses movimentos de emancipação feminina.
Fernando Silva escreveu:O feminismo visava ajudar a maioria de mulheres que não tinham essa chance e nem achavam que deveriam ter.