Faith: The Root of All Evil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: Faith: The Root of All Evil

Mensagem por salgueiro »

Insane_Boy escreveu:
salgueiro escreveu:
Insane_Boy escreveu:
salgueiro escreveu:

Quando vc busca as origens vai sempre encontrar sentimentos e a forma como cada indivíduo lida com eles.

Miguel, a fé não torna pessoas boas em bestas, elas tem "lados" bestas. Ninguém é algo por completo, somos facetados

Bjs

Eu tenho um remédio x, ele supostamente tem benefícios, ele o cura e imuniza contra várias doenças, porém tem uma desvantagem ele mata 10% dos pacientes. Você tomaria este remédio?

Só tomaria um remédio desses se estivesse condenada à morte

Bjs

Eu também. Por isso que eu não possuo esta fé cega. Se corre o risco que o meu lado bestial surja, que eu me torne um fanático, porque "cargas d'água" eu me tornaria um?

Eu também não possuo esse tipo de fé, qualquer sentimento "cego" já diz tudo, sua base é irracional

Bjs

“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Acho que a confusão com o significado de fé é comum.

Não adianta tentar simplificar demais a questão, pois existe uma grande variedade de formas de lidar e entender fé, seja ela religiosa ou não.
Religiões como Budismo e Hinduísmo ensinam tanto a importância da fé quanto do ceticismo, por exemplo.

É crença comum de que a fé religiosa seria a crença irracional comummente vista em alguns membros de certas denominações religiosas, mas isso está longe de cobrir a questão.
Existe um pedido de fé no interlocutor, para que o leitor pratique o que é dito e assim possa observar pessoalmente o que as palavras tentam mostrar, é esse pedido de fé que é interpretado como necessidade de crença cega nas escrituras, mas isso é um grande equivoco. As escrituras não são a verdade, são um dedo apontado para ela e servem unicamente de guia, para que através do texto, a pessoa possa olhar e comprovar pessoalmente aquilo sobre o qual os textos falam... quem comprova não necessita ter fé em palavras.

Para se ter fé no que chamam de a palavra de Deus é preciso entendimento e, mesmo segundo o cristianismo, isso requer estudo das escrituras e conhecimento fruto da pratica, além de ser preciso tomar cuidado com "as mentiras do diabo".
Como saber se temos realmente fé na palavra de Deus e não em uma doutrina humana travestida de doutrina de Deus? Como saber se depositamos fé no que dizem os profetas, ou se temos fé em nossas próprias interpretações loucas que distorcem a "palavra de Deus".

A religião no entanto vai além desse pedido de confiança de que estão dizendo a verdade e por isso devem praticar o que ensinam.
Eles também falam sobre outro tipo de fé.
A fé que pode e deve ser entendida como "confiança" em Deus, como ausência de medo fruto das duvidas, ausência de medo das possibilidades infalciáveis de quem tenta perscrutar os mistérios de Deus.
Quando uma pessoa entende que não sabemos nada da loucura que é a vida e também entende que TUDO é possível, o máximo que pode fazer é observar as possibilidades infinitas, muitas delas ruins e é aqui que a fé se faz necessária.
Não a fé em uma das "possibilidades" como sendo a verdade, mas a fé com base em nossa própria realidade de que, seja lá qual das possibilidades for a verdadeira, tudo vai ficar bem, ao menos tudo pode ficar bem e não faz sentido temer possibilidades que não sabemos se fazem parte da realidade ou não, restando apenas confiar sem provas de que magicamente tudo ficará bem... A vida nos oferece coisas boas o suficiente para que se tenha fé nisso, fé de que Deus sabe o que está fazendo e que devemos confiar nele, pois no fim tudo vai ficar "perfeito" como deve ser.

Essa fé é necessária para que se possa acalmar nossa mente inquieta pelas duvidas e pelos medos que dela surgem.
Ela também surge como um temporário abandono da razão, para acalmar a curiosidade, os desejos e tudo mais, de forma que possamos controlar nossa mente o máximo que podemos, incluindo a razão que atualmente "fala" descontroladamente sem parar um minuto, tirando assim nossa concentração.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo

Mensagem por Apo »

Essa fé é necessária para que se possa acalmar nossa mente inquieta pelas duvidas e pelos medos que dela surgem.

Não. Não é. Mas há quem não resista ao medo e apele para tal mecanismo.

E deus? Que deus?
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

E quando a fé na própria salvação só é possível mediante a consideração coletiva; um "religioso" poderia se limitar a suas crenças pessoais, mas elas só possuem efeito para ele, se forem impostas aos demais, uma negligência nesse caso seria a perdição, ainda assim fé. O que leva que definitivamente a religião é a origem de todo mal. Quanto a fé em si, não creio que ela seja muito aplicável no cotidiano senão em assuntos espirituais e religiosos. Nossas ações diárias, ao menos as minhas, são baseadas todas elas na razão, mesmo que não estejam precisamente certas, metafisicamente falando. :P

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:

E deus? Que deus?

Ai que viagem Apo... então há quem não resista o medo da eternidade e apele ao ateísmo...
O problema é que você pensa que religião só serve para dar consolo pra gente fraca através de ilusões, mas na realidade a pratica religiosa exige é força e serve para tornar as pessoas mais forte.

Eu estou falando sobre a necessidade de controlar a mente da forma mais completa que nos é possível, afastando todo tipo de duvida e medo, sendo que por medo, estão incluídas as inseguranças que temos em diversas situações da vida, nossas ansiedades e preocupações.
Ou vai me dizer que você não tem nenhum tipo de medo e insegurança?

Nossas fraquezas e erros são em sua maioria fruto do desejo e do medo. Como quando, por exemplo, vemos alguém fazendo algo errado que nos afeta indiretamente, mas preferirmos nos omitir para "evitar" confusão, então dizemos: "deixa pra lá". Ou quando agimos como os outros esperam de nós, ao invés de fazermos aquilo que julgamos o correto. Todo mundo faz isso vez ou outra e isso faz parte do que chamo de "medo". Vai dizer que é imune a isso?

Para controlar isso é preciso estar com a mente quieta, livre de duvidas e com confiança completa, ou seja, em plena fé.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:E quando a fé na própria salvação só é possível mediante a consideração coletiva; um "religioso" poderia se limitar a suas crenças pessoais, mas elas só possuem efeito para ele, se forem impostas aos demais, uma negligência nesse caso seria a perdição, ainda assim fé. O que leva que definitivamente a religião é a origem de todo mal.

Mas esse não é o caso de toda fé, nem é a religião algo que deva ser imposto aos demais e nem sempre ela exige esse tipo de coisa.

A religião pode ser bem usada, como também pode ser mau usada e compreendida, sendo que todo tipo de comportamento pernicioso no qual religiosos se envolvem, também ocorre com pessoas baseadas em ideologias não religiosas, o que demonstra que é o tipo de comportamento em si e não a religião a causa do problema.
É o fanatismo, a irracionalidade, o apego a ideias, a falta de humildade e a crença de ser conhecedor da realidade, a causa dessas coisas.
Fedidovisk escreveu:Quanto a fé em si, não creio que ela seja muito aplicável no cotidiano senão em assuntos espirituais e religiosos. Nossas ações diárias, ao menos as minhas, são baseadas todas elas na razão, mesmo que não estejam precisamente certas, metafisicamente falando. :P

A fé é necessária na vida e como já expliquei não é oposta a razão.
Não há que se fazer esse tipo de oposição de que, ou nos pautamos pela fé ou pela razão.
Algumas coisas não são falseáveis, de fato, pouca coisa na vida podemos ter por certo, temos que confiar mesmo assim e seguir em frente.

Temos fé o tempo todo, temos fé de que as pessoas a nossa volta são reais, nos baseamos normalmente é no relato de cientistas de que certas coisas funcionam, etc...
Quem aqui foi estudar astronomia e observar as estrelas, para saber se realmente é a terra que gira em torno do Sol? Mesmo assim temos fé nisso.
Pode ser uma fé racional, com significado de confiança, confiamos nos cientistas pois eles tem apresentado bons resultados, mesmo que a explicação deles sobre as coisas também não seja 100% a prova de falhas.

Apenas volto a lembrar que a fé, nem sempre significa acreditar em uma explicação, como ter fé que a terra gira, ou ter fé de que a vida é eterna. A fé também representa confiança em algo ou alguém, como confiança na vida, em Deus ou em si próprio, além de também representar o controle da mente e mais especificamente da razão, afastando as duvidas sobre aquilo que não podemos falsear, afastando os medos, etc...

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:

E deus? Que deus?

Ai que viagem Apo... então há quem não resista o medo da eternidade e apele ao ateísmo...

E precisa apelar para a mentira, só porque está com medo? É como dizer-se o tempo todo: vc está com medo, faça de conta de não!Eu é que viajo? Tá bom...
Está com medo e pronto!

O problema é que você pensa que religião só serve para dar consolo pra gente fraca através de ilusões, mas na realidade a pratica religiosa exige é força e serve para tornar as pessoas mais forte.

Papo furado. Serve para muitas coisas ( na maioria para enganar e auto-enganar).

Eu estou falando sobre a necessidade de controlar a mente da forma mais completa que nos é possível, afastando todo tipo de duvida e medo, sendo que por medo, estão incluídas as inseguranças que temos em diversas situações da vida, nossas ansiedades e preocupações.

Nem vem com estas coisas de controle da mente. Você controla a mente até para mudar de sexo.
Cada um elabora medos, fraquezas, inseguranças, assim como alegrias, otimismo e esperança através de processos psíquicos, que não incluem - necessariamente religiosidade. Muito difícil de entender este processo? Lamento.
Ou vai me dizer que você não tem nenhum tipo de medo e insegurança?

O que as minhas inseguranças e medos humanos tem a ver com a sua religiosidade? NADA. Não há ligação vital entre estas duas coisas, você consiga ou não entender. Se você precisa disto, não diga que é viagem não precisar. Eu não preciso. Pode acreditar na minha palavra? Se não, é porque você foi lavado religiosamente e acha que todo ser humano é igual a você. E não é. Aceite ou não.

Nossas fraquezas e erros são em sua maioria fruto do desejo e do medo. Como quando, por exemplo, vemos alguém fazendo algo errado que nos afeta indiretamente, mas preferirmos nos omitir para "evitar" confusão, então dizemos: "deixa pra lá". Ou quando agimos como os outros esperam de nós, ao invés de fazermos aquilo que julgamos o correto. Todo mundo faz isso vez ou outra e isso faz parte do que chamo de "medo". Vai dizer que é imune a isso?

Que coisa profunda, NadaSei. Esta aula de psico-misticismo me abalou profundamente. O pior é que isto aí está raso...cabe conversar com algum sobrinho de 12 anos.

Para controlar isso é preciso estar com a mente quieta, livre de duvidas e com confiança completa, ou seja, em plena fé.

Mente quieta é fé?
As dúvidas e a desconfiança vão embora por mágica. Basta estar em "plena fé"?
Ou seja, entre num barato qualquer mental e fuja da realidade ( que continua lá fora, vc queira ou não e vai voltar assim que você sair da "fé").

Ridículo.

Beijos.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:E precisa apelar para a mentira, só porque está com medo? É como dizer-se o tempo todo: vc está com medo, faça de conta de não!Eu é que viajo? Tá bom...
Está com medo e pronto!

Isso pode ser verdade pra quem tem a crença falsa de que tudo ali se trata de mentira...
Apo escreveu:Nem vem com estas coisas de controle da mente. Você controla a mente até para mudar de sexo.
Cada um elabora medos, fraquezas, inseguranças, assim como alegrias, otimismo e esperança através de processos psíquicos, que não incluem - necessariamente religiosidade. Muito difícil de entender este processo? Lamento.

São fruto da mente e essa é justamente a questão, são coisas que podem e devem ser controladas.
Apo escreveu:O que as minhas inseguranças e medos humanos tem a ver com a sua religiosidade? NADA. Não há ligação vital entre estas duas coisas, você consiga ou não entender. Se você precisa disto, não diga que é viagem não precisar. Eu não preciso. Pode acreditar na minha palavra? Se não, é porque você foi lavado religiosamente e acha que todo ser humano é igual a você. E não é. Aceite ou não.

Você está enganada em sua crença, só isso.

Primeiro que não se trata propriamente do que você entende por "religiosidade", eu falei especificamente da fé e como ela se encaixa na questão do controle mental.

Quando uma pessoa fica nervosa, por exemplo, em uma ocasião social, isso é fruto de processos mentais, normalmente em casos de grande ansiedade a mente borbulha com medos fruto de experiências ruins anteriores, muitas vezes fruto de condicionamento, ou por desejo devido a existência de algo ou alguém ali que considere importante, etc... Ou seja, são vários os motivos que podem ocasionar isso, sendo que tudo varia de pessoa pra pessoa.

Mas uma coisa permanece igual, essa ansiedade perturba a mente que começa a "pensar", então a pessoa pensa o tempo todo, por vezes se recrimina, por outras pensa no que dizer para parecer "legal", etc... Mais uma vez isso varia de pessoa pra pessoa, mas sempre a mente racional está ali pensando, trabalhando e reagindo as ansiedades e desejos.
Controlando a razão e mantendo a mente quieta, elimina-se esse mecanismo todo, inclusive a ansiedade e desejo.

É um ato de fé, confiança pura que não exige questionamentos sobre o que dizer ou fazer, silencio mental completo.

Se você desconhece isso não posso fazer nada, nem te peço para acreditar em mim... mas é um fato que não deveria tentar negar apenas por desconhecer.
Apo escreveu:Que coisa profunda, NadaSei. Esta aula de psico-misticismo me abalou profundamente. O pior é que isto aí está raso...cabe conversar com algum sobrinho de 12 anos.

Que pena que mesmo sendo raso você não tenha sido capaz de entender algo tão básico. :emoticon8:
Apo escreveu:Mente quieta é fé?

Sim, mente quieta é fé, pois ela não pensa, não questiona e, por isso, não se abala, confia plenamente.

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:E precisa apelar para a mentira, só porque está com medo? É como dizer-se o tempo todo: vc está com medo, faça de conta de não!Eu é que viajo? Tá bom...
Está com medo e pronto!

Isso pode ser verdade pra quem tem a crença falsa de que tudo ali se trata de mentira...

Não. O medo é real. Para que fugir para outra realidade em vez de elaborar o medo?
E mais: por que a religião ou o misticismo são a única saída?
Apo escreveu:Nem vem com estas coisas de controle da mente. Você controla a mente até para mudar de sexo.

São fruto da mente e essa é justamente a questão, são coisas que podem e devem ser controladas.

Por que podem e devem ser controladas através de religião? Por que não através de outras coisas mais saudáveis?
Apo escreveu:O que as minhas inseguranças e medos humanos tem a ver com a sua religiosidade? NADA. Não há ligação vital entre estas duas coisas, você consiga ou não entender. Se você precisa disto, não diga que é viagem não precisar. Eu não preciso. Pode acreditar na minha palavra? Se não, é porque você foi lavado religiosamente e acha que todo ser humano é igual a você. E não é. Aceite ou não.

Você está enganada em sua crença, só isso.

E você na sua. Que bom né?

Primeiro que não se trata propriamente do que você entende por "religiosidade", eu falei especificamente da fé e como ela se encaixa na questão do controle mental

Por quê? Fé no quê? Tente curar uma doença mental com fé e veja no que dá.

Quando uma pessoa fica nervosa, por exemplo, em uma ocasião social, isso é fruto de processos mentais, normalmente em casos de grande ansiedade a mente borbulha com medos fruto de experiências ruins anteriores, muitas vezes fruto de condicionamento, ou por desejo devido a existência de algo ou alguém ali que considere importante, etc... Ou seja, são vários os motivos que podem ocasionar isso, sendo que tudo varia de pessoa pra pessoa.

De novo, dando uma expert no assunto. Tá de sacanagem né? Só pode...

Mas uma coisa permanece igual, essa ansiedade perturba a mente que começa a "pensar", então a pessoa pensa o tempo todo, por vezes se recrimina, por outras pensa no que dizer para parecer "legal", etc... Mais uma vez isso varia de pessoa pra pessoa, mas sempre a mente racional está ali pensando, trabalhando e reagindo as ansiedades e desejos.

Sim, feijão com arroz.
Controlando a razão e mantendo a mente quieta, elimina-se esse mecanismo todo, inclusive a ansiedade e desejo.

Mentira. Algumas pessoas elaboram de um jeito, outras de outro. Algumas ficando quietas e outras procurando aumentar a adrenalina, descarregando, fazendo algo bem agitado, usando a mente de forma produtiva.
Se você precisa ficar como um monge sentado no chão, ótimo. Mas não imagine que com todo mundo é igual. Porque não é.

É um ato de fé, confiança pura que não exige questionamentos sobre o que dizer ou fazer, silencio mental completo.

Que imagem patética.

Se você desconhece isso não posso fazer nada, nem te peço para acreditar em mim... mas é um fato que não deveria tentar negar apenas por desconhecer.

HAHAHAHAHA...eles nao cansam sempre dos mesmos clichês. Como pode???
Quem lhe disse que já não experimentei tudo isto? Que coisa mais boba, NadaSei! Para com isto, meu filho. É mico.

Apo escreveu:Que coisa profunda, NadaSei. Esta aula de psico-misticismo me abalou profundamente. O pior é que isto aí está raso...cabe conversar com algum sobrinho de 12 anos.

Que pena que mesmo sendo raso você não tenha sido capaz de entender algo tão básico. :emoticon8:

Dãh!!!
Apo escreveu:Mente quieta é fé?

Sim, mente quieta é fé, pois ela não pensa, não questiona e, por isso, não se abala, confia plenamente.

Realmente. Fé é não pensar, não questionar, não querer saber, esquecer, renegar. Nada mais que isto. Pelo aqui concordamos.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Não. O medo é real. Para que fugir para outra realidade em vez de elaborar o medo?
E mais: por que a religião ou o misticismo são a única saída?

E quem disse que a religião é fuga da realidade?
Tenham certeza de que foge da realidade quem pensa isso...

Depende do que entendo por religião e misticismo, existem coisas como a Yoga, algo não propriamente religioso que ensina o mesmo e é tido como um tipo de filosofia espiritualista.

A questão é existir um meio que ensine as mesmas praticas, como jejuns, meditação, etc...
De fato, parte da pratica, uma vida ascética, é recomendada e elogiada por alguns filósofos e artistas, fica faltando então uma forma de meditação, algo que pode ser conseguido em algumas artes, como a dança, por exemplo.

Ou seja, a necessidade real consiste apenas em um meio de informação para que se possa dar inicio a pratica, e, esse meio de informação, atualmente só encontrei na religião ou na yoga... mas não é preciso nenhuma igreja se é isso que pergunta.
Apo escreveu:Por que podem e devem ser controladas através de religião? Por que não através de outras coisas mais saudáveis?

O controle se da através de praticas ensinadas nas religiões, não através "da religião".
E são ensinamentos bastante saldáveis.
Se conhece outro meio que proporcione os mesmos resultados... me avise... do contrario, por enquanto só teremos mesmo essas fontes de conhecimento ensinando isso.
Apo escreveu:Por quê? Fé no quê? Tente curar uma doença mental com fé e veja no que dá.

A fé não precisa curar uma doença mental, para permitir o controle dos medos e desejos em uma pessoa normal.
Seria como eu dizer que a aspirina curador de cabeça e você me mandar tomar uma para curar doenças mentais... eu disse que ela serve para uma coisa, não para a outra.
Apo escreveu:De novo, dando uma expert no assunto. Tá de sacanagem né? Só pode...
Sim, feijão com arroz.

E você continua não entendendo e negando o feijão com arroz...
Apo escreveu:

Mentira. Algumas pessoas elaboram de um jeito, outras de outro. Algumas ficando quietas e outras procurando aumentar a adrenalina, descarregando, fazendo algo bem agitado, usando a mente de forma produtiva.
Se você precisa ficar como um monge sentado no chão, ótimo. Mas não imagine que com todo mundo é igual. Porque não é.

Você apontou formas de "lidar" com isso, não de controlar essas coisas.
Reagir a isso tudo, você pode fazer de varias formas, controlar a mente, necessita inevitavelmente de fé.
Apo escreveu:HAHAHAHAHA...eles nao cansam sempre dos mesmos clichês. Como pode???
Quem lhe disse que já não experimentei tudo isto? Que coisa mais boba, NadaSei! Para com isto, meu filho. É mico.

Se conhece-se isso, não estaria agindo dessa forma e tentando negar o fato.
Apo escreveu:Realmente. Fé é não pensar, não questionar, não querer saber, esquecer, renegar. Nada mais que isto. Pelo aqui concordamos.

Realmente é óbvio que não da forma como você coloca.

Alias, muito pelo contrario, as pessoas dizem erroneamente que quando alguém faz uma besteira, ou não tem muita racionalidade, então não pensa... isso é um engano, as pessoas pensam o tempo todo, mas pensam em coisas sem importância, ou caem em erros de raciocínio, negam o que desconhecem, tiram conclusões de coisas que não temos como "concluir"... mas todas pensam.
Só que pra "pensar" direito, é preciso controle mental, controle da razão, algo que sem a fé não se pode controlar ao máximo.

Trancado