O sentido da vida SEM DEUS

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

O sentido da vida SEM DEUS

Mensagem por Res Cogitans »

PARA QUE SERVE TUDO ISSO?: A FILOSOFIA E O SENTIDO DA VIDA, DE PLATAO A MONTY PYTHON
Julian Baggini

http://www.zahar.com.br/doc/t1022.pdf

RESENHA

Qual o sentido da vida? A pergunta, que inspirou filósofos, guias espirituais e inúmeras publicações, parece continuar sem resposta. Mas, para Julian Baggini, isso não significa que a razão da existência está fora de nosso alcance. Muito pelo contrário. O autor desmistifica a questão e defende que esta é bem mais simples do que podemos imaginar.

Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida. Para mostrar isso, este livro reúne idéias de grandes filósofos – Aristóteles, Sartre, Kierkegaard e Hume, entre outros –, situações cotidianas e ícones da cultura pop como Madonna, Funkadelic e Monty Python. E, com isso, desbanca supostos detentores da verdade – como seitas e religiões, gurus e receitas de auto-ajuda.

“Baggini tem credenciais impecáveis para a tarefa de tornar idéias complexas acessíveis ao grande público, e sabe conquistar os leitores sem subestimá-los nem diluir conceitos. Neste livro, consegue ser informativo, provocador e divertido a um só tempo.” New Humanist

Li o primeiro capítulo do livro, a linguagem é para leigos mas os temas são bem trabalhados. Se você quer uma boa contra-argumentação para o fulano que pergunta "Mas se Deus não existe qual o sentido da vida?", leia o livro.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apo
Gênero: Feminino

Re: O sentido da vida SEM DEUS

Mensagem por Apo »

Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida.

Parei aqui.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:
Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida.

Parei aqui.

Você não gostou porque isto é dizer o óbvio ou porque discorda?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:

Parei aqui.

Eu não parei ai, mas discordo.
A vida não tem sentido, as pessoas podem tentar dar um sentido próprio a ela e se iludir com ele... mas eu acho que isso é bem diferente de se dizer que a vida "tem" sentido.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:

Parei aqui.

A vida não tem sentido, as pessoas podem tentar dar um sentido próprio a ela e se iludir com ele... mas eu acho que isso é bem diferente de se dizer que a vida "tem" sentido.

Correto e mais do que isto. É obvio que cada um dá sentido através da própria escolha de algumas metas e objetivos. Mas não é este clichê conversa de botequim que está a se debater aqui. É o sentido da existência.

O cara assassinou de forma abrupta a discussão filosófica.

E a existência como um todo extra-consciência ou vontade própria. E um bebê, que não tem arbítrio algum?

A partir deste foco é que partiria a vida sem a necessidade de deuses.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:

Parei aqui.

Acho que ela passa a ter um sentido quando lhe damos um, nem que ele exista apenas na nossa cabeça.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:A vida não tem sentido...

- Com que autoridade você faz uma afirmação destas?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:

Parei aqui.

Acho que ela passa a ter um sentido quando lhe damos um, nem que ele exista apenas na nossa cabeça.

Mas isto é reducionista, Fernando. Então a vida do ser humano enquento ele ainda não despertou para questões filosóficas não tem sentido algum, a não ser o biológico, no mais, o antropológico. Mas este está condicionado ao corpo e não à evolução da mente pensante. E o tal do penso, logo, existo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:

Abraços,

:emoticon22: De um niilista.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:PARA QUE SERVE TUDO ISSO?: A FILOSOFIA E O SENTIDO DA VIDA, DE PLATAO A MONTY PYTHON
Julian Baggini

http://www.zahar.com.br/doc/t1022.pdf

RESENHA

Qual o sentido da vida? A pergunta, que inspirou filósofos, guias espirituais e inúmeras publicações, parece continuar sem resposta. Mas, para Julian Baggini, isso não significa que a razão da existência está fora de nosso alcance. Muito pelo contrário. O autor desmistifica a questão e defende que esta é bem mais simples do que podemos imaginar.

Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida. Para mostrar isso, este livro reúne idéias de grandes filósofos – Aristóteles, Sartre, Kierkegaard e Hume, entre outros –, situações cotidianas e ícones da cultura pop como Madonna, Funkadelic e Monty Python. E, com isso, desbanca supostos detentores da verdade – como seitas e religiões, gurus e receitas de auto-ajuda.

“Baggini tem credenciais impecáveis para a tarefa de tornar idéias complexas acessíveis ao grande público, e sabe conquistar os leitores sem subestimá-los nem diluir conceitos. Neste livro, consegue ser informativo, provocador e divertido a um só tempo.” New Humanist

Li o primeiro capítulo do livro, a linguagem é para leigos mas os temas são bem trabalhados. Se você quer uma boa contra-argumentação para o fulano que pergunta "Mas se Deus não existe qual o sentido da vida?", leia o livro.

Vou comprar!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Apo

Mensagem por Apo »

"Mas se Deus não existe qual o sentido da vida?"

Primeiro...de qual dos deuses estão falando?

Segundo...EU pergunto: para que se perguntar qual o sentido da vida se ela foi inventada por um tal Deus ( mas há outros...cada um inventou de um jeito ) que nos colocou presos dentro de um maldito fio da meada, no qual estamos sempre nos enroscando, e ainda pagando se não conseguirmos nos desvencilhar? Não perguntem a mim, perguntem ao criador desta mass toda.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:

Abraços,

É a minha opinião, se essa é a verdade eu não sei, mas é o que me parece.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Se cada um decide qual é o sentido da vida, como você pode dizer para um crente que o sentido da vida não é acreditar em Deus?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Se cada um decide qual é o sentido da vida, como você pode dizer para um crente que o sentido da vida não é acreditar em Deus?

Para ele, é. É o sentido que ele escolheu.
Se é uma escolha idiota ou não, não vem ao caso.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Eu acho que a vida não faz qualquer sentido. Por isso, na minha opinião, não vale a pena ficar pensando nisso. A resposta que eu irei encontrar não será valida para todas as outras pessoas.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:Eu acho que a vida não faz qualquer sentido. Por isso, na minha opinião, não vale a pena ficar pensando nisso. A resposta que eu irei encontrar não será valida para todas as outras pessoas.

Em suma é isto. Mas tal raciocínio é inviável para alguns. Por isto, buscam doentiamente alguma resposta e se convencem dela rapidamente. Com argumentos e tudo.
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

O ENCOSTO escreveu:Se cada um decide qual é o sentido da vida, como você pode dizer para um crente que o sentido da vida não é acreditar em Deus?

A relatividade é útil para explicar que existe diferença. Este parece-me ser o ponto: ambas as visões são válidas. O sentido da vida pode ser deus, ou outro qualquer, incluindo "nenhum".

Este é o ponto central de muita da argumentação que temos sobre a existencia de deus. Muitos crentes parecem não acreditar na descrença em deus, numa atitude semelhante à do presidente do irão ao afirmar "no irão não existem gays". Assim, combater esta negação da não crença implica fazê-los perceber que a descrença é real, existe e é legitima.

Ou seja, o sentido da vida pode ser deus. Mas também, para os que vêm um sentido na vida, não crendo em deus, o sentido existe. E não me parece que seja bem uma decisão, não pelo menos na medida em que uma decisão é consciente ou calculada. O sentido que damos à vida pode ser visto como uma espécie de tecido de desejos e expectativas e formas de se lidar com estes.

Sei lá.

Por cada um decidir qual o sentido da sua vida é que para um crente pode ser deus. Mas o mesmo princípio legitima que não seja, ou até que não exista. Parece-me verosímel.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

O ENCOSTO escreveu:Eu acho que a vida não faz qualquer sentido. Por isso, na minha opinião, não vale a pena ficar pensando nisso. A resposta que eu irei encontrar não será valida para todas as outras pessoas.

Tens razão.
Mas pode ser um exercício interessante. Principalmente se estivermos interessados em perceber as outras pessoas.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Res Cogitans

O sentido da vida pode ser trabalhado em dois aspectos: um amplo e um restrito. Uma coisa é o sentido da vida humana e outro é o sentido de uma vida humana em particular, mesmo os religiosos trabalham de certa forma com esta distinção. A palavra ‘missão’ é comumente empregada para o sentido particular entre os teístas. Ex: “minha missão é ajudar nossa comunidade”. Donde é pressuposto que identificaram algum objetivo previamente definido por Deus.

Um dos pontos é se um objetivo dado de baixo para cima é melhor que um objetivo dado cima para baixo.
Trabalhando a o ponto acima, podemos trabalhar melhor as seguintes questões:
A existência de vida após é necessária para que a vida tenha sentido?
A existência de Deus é necessária para que a vida tenha sentido?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Úm objetivo dado de cima para baixo faria mais sentido. Mesmo sendo algo pequeno.

Vejamos: Se as pessoas foram inventadas por um ser superior, ele deve ter feito isso porque tinha alguma aplicação para isso. O sentido de nossa existencia pode ser, por exemplo, oque esta escrito no Alcorão.

Assim funciona com as coisas que os humanos criam: o sentido da existencia dessas coisas é aquela que nós definimos.
O ENCOSTO

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Oras, muito simples!
O sentido da vida é nascer, crescer, procriar e morrer. E fazer isso tudo com o máximo prazer e o mínimo esforço.
Se somos somente macacos um pouco mais inteligentes que os originais e não existe essa coisa de espiritualidade ou Deus ou Karma, será que isso não está bastante óbvio?
" ...I'm running to stand still... "

Res Cogitans

O ENCOSTO escreveu:Úm objetivo dado de cima para baixo faria mais sentido. Mesmo sendo algo pequeno.

Vejamos: Se as pessoas foram inventadas por um ser superior, ele deve ter feito isso porque tinha alguma aplicação para isso. O sentido de nossa existencia pode ser, por exemplo, oque esta escrito no Alcorão.

Assim funciona com as coisas que os humanos criam: o sentido da existencia dessas coisas é aquela que nós definimos.

Um propósito criado a priori não é necessariamente melhor que um criado a posteriori, muitos crentes consideram que o propósito de sua existência é servir a Deus, particularmente, ser um baba-ovo eterno do criador não me parece um propósito muito interessante.
Já usando seu exemplo de criações humanas, o propósito com que criamos alguma coisa pode não ser o melhor para esta coisa, deste modo o propósito orginal de determinada criação é abandonado e segue-se outro rumo. O post-it foi criado com objetivos diferentes do seu uso atual, só depois de 6 anos que alguém teve o insight de usá-lo como lembrete adesivo.
Em suma: mesmo que Deus tivesse um propósito para nossa existência nada garante que este propósito seria melhor que um que nós mesmos criássemos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

RCAdeBH escreveu:Oras, muito simples!
O sentido da vida é nascer, crescer, procriar e morrer. E fazer isso tudo com o máximo prazer e o mínimo esforço.
Se somos somente macacos um pouco mais inteligentes que os originais e não existe essa coisa de espiritualidade ou Deus ou Karma, será que isso não está bastante óbvio?

Isto não é um sentido, é apenas o modo como as coisas funcionam.
O sentido das coisas largadas no ar é cair?
O sentido do gelo é derreter?

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Sabe-se lá se o contexto em que se estabeleram pelas leis da Física vigentes ( no caso da vida, também biológicas e no caso humano, antropológicas + químicas + psíquicas ) não é por si o sentido dentro do qual apenas nos adaptamos. A partir deste "sentido/contexto" é que ficamos criando formas de transcender ou até modificar. Por isto vivemos em conflito.
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Fernando Silva escreveu:

Certo, mas o que estou querendo dizer é que não existe "sentido" para a vida. O que mencionei é a mecânica das coisas quando nos julgamos animais desenvolvidos. Me julgando assim, (o que não é meu caso) não vou me permitir sofrer de forma alguma, nem assumir responsabilidades que possa protelar ou me omitir, ou tentar enxergar as necessidades dos outros que possam afetar a obtenção dos meus desejos e das minhas vontades.
E não posso ser tachado de egoísta porque dentro dessa linha de raciocínio, estou absolutamente correto.
:emoticon5:
" ...I'm running to stand still... "

Trancado