O sentido da vida SEM DEUS

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
docdeoz

"""

Mensagem por docdeoz »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida.

Parei aqui.

Você não gostou porque isto é dizer o óbvio ou porque discorda?

Eu não parei ai, mas discordo.
A vida não tem sentido, as pessoas podem tentar dar um sentido próprio a ela e se iludir com ele... mas eu acho que isso é bem diferente de se dizer que a vida "tem" sentido.

Acho que ela passa a ter um sentido quando lhe damos um, nem que ele exista apenas na nossa cabeça.

O sentido deve ser explicação. Sem Deus a vida não tem sentido e isso é óbvio.

Quando Carl Sagan diz em "Cosmos" é tudo o que existe, existiu ou existirá, eu queria saber saber para onde os gravitons vão quando saem do "Universo" ou para onde o Universo se expande?

Para o Nada? De onde o Universo saiu? Do nada?

Conversa!- essa Consciência que existiu antes do Cosmos e para onde o Cosmos se expande poderia ser tranqüilamente Deus. Atemporal, Imaterial, Intocável aos Sentidos, só pode ser percebido pela mente ou cérebro humano.

Com certeza é uma explicação melhor do que o Universo veio do Nada, se expande para o Nada e se auto-organiza no sentido da maior complexidade...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Apo
Gênero: Feminino

Re: """

Mensagem por Apo »

docdeoz escreveu:
Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Através de uma argumentação sólida e inteligente, o leitor descobre que cabe a cada um construir o sentido de sua própria vida.

Parei aqui.

Você não gostou porque isto é dizer o óbvio ou porque discorda?

Eu não parei ai, mas discordo.
A vida não tem sentido, as pessoas podem tentar dar um sentido próprio a ela e se iludir com ele... mas eu acho que isso é bem diferente de se dizer que a vida "tem" sentido.

Acho que ela passa a ter um sentido quando lhe damos um, nem que ele exista apenas na nossa cabeça.

Não há explicação a não ser aquela que cada um precisa dar para se sentir confortável perante determinada situação perturbadora ou de conflito existencial.
E o seu Deus não é o único na face das milhares de mentes imaginativas e angustiadas que já passaram pelo planeta.
Algo que não é nem de longe consenso, não pode ser tida como óbvia nem em existência e muito menos como sentido para alguma coisa muito mais completa do que um deusinho limitado e capenga.

Quando Carl Sagan diz em "Cosmos" é tudo o que existe, existiu ou existirá, eu queria saber saber para onde os gravitons vão quando saem do "Universo" ou para onde o Universo se expande?

Vai para o intestino de Deus, o Todo Poderoso! É como se fosse um sistema digestivo, onde tudo que entra tem que sair. Quando sái, é a revisitação do Big Bang.

Conversa!- essa Consciência que existiu antes do Cosmos e para onde o Cosmos se expande poderia ser tranqüilamente Deus. Atemporal, Imaterial, Intocável aos Sentidos, só pode ser percebido pela mente ou cérebro humano.

Pode ser o que se quiser. Basta dar um nome e inventar coisas em cima. Como o ser humano é limitassímo ( mas se acha sabedor da sua única e irrefutável verdade ), escolhe um versão, morre e mata por ela. Mas ninguém sabe o motivo de coisa alguma. Nem eu, nem você e nem mente alguma. Talvez as baratas saibam, mas não contam ou não querem pagar mico.

Com certeza é uma explicação melhor do que o Universo veio do Nada, se expande para o Nada e se auto-organiza no sentido da maior complexidade...

Bela conclusão baseada apenas numa exclusão.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acho que ela passa a ter um sentido quando lhe damos um, nem que ele exista apenas na nossa cabeça.

A minha tem sentido e não preciso de um deus para isto, ainda por cima um deus que eu não sei se existe nem como é. Se a sua não tem, agarre-se ao deus que você inventou para suprir suas carências.
Cada um é que sabe de suas necessidades.
docdeoz escreveu:Quando Carl Sagan diz em "Cosmos" é tudo o que existe, existiu ou existirá, eu queria saber saber para onde os gravitons vão quando saem do "Universo" ou para onde o Universo se expande?

Você aceitaria numa boa a resposta "não sei" ?
docdeoz escreveu:Para o Nada? De onde o Universo saiu? Do nada?

Faz diferença se você souber?
docdeoz escreveu:Conversa!- essa Consciência que existiu antes do Cosmos e para onde o Cosmos se expande poderia ser tranqüilamente Deus. Atemporal, Imaterial, Intocável aos Sentidos, só pode ser percebido pela mente ou cérebro humano.

Eu não sei se há uma "Consciência que existiu antes do cosmos".
docdeoz escreveu:Com certeza é uma explicação melhor do que o Universo veio do Nada, se expande para o Nada e se auto-organiza no sentido da maior complexidade...

É uma explicação que exige que se aceite a existência de uma entidade que até hoje ninguém, comprovadamente, viu.

Mas ... e se existir essa tal de Consciência? O que muda na minha vida? E na sua?
O que eu deveria fazer a respeito?

Suyndara

Re: O sentido da vida SEM DEUS

Mensagem por Suyndara »

E qual o sentido da vida COM Deus? :emoticon5:

Estar preso à fé, a esperança e ao medo? :emoticon5:

Por incrível que pareça minha vida tem um sentido muito maior agora, que me destitui de qualquer crença do que antes :emoticon45:

O sentido da vida está no que se pretende fazer dela, e cada um sabe das necessidades e dos seus sonhos...E claro, da sua capacidade de alcançá-los :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Com Deus, as coisas são do jeito que ele quer, mesmo que não façam sentido para nós.
Sem Deus, nós é que damos sentido a nossa vida.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Vivo honestamente, decentemente, nao roubo, nao peco dinheiro, nao dependo dos outros, nao "como criancinhas", busco ajudar aos outros quando posso (ja paguei cesta basica para alguns parentes por um bom tempo, crio um filho que nao é meu, nem da minha esposa e que ninguem na familia se dispos a criar), nao sonego informacoes aos colegas de trabalho por medo de perder o emprego, etc, etc. E, no mais das vezes, tenho culhões para reconhecer quando estou errado.
( o maximo que faco e escrever umas trolagens e umas bravatas de quando em quando na net).

Faco tudo isto SEM deus, sem orar, sem ler nenhuma baboseira espiritual, sem frequentar nenhum templo qualquer que seja, sem culto, sem religiao.

Nao tem nada demais nisso, nao me considero um santo e creio que muitos dos colegas foristas ateus e agnosticos do RV tambem sao honestos, decentes e etc e tal.

É realmente curioso que algumas pessoas de indole religiosa teimem em questionar a moral daqueles que, como eu, nao precisam de um deus e uma crença religiosa para tocar as suas vidas.

Simplesmente demonizam seus antagonistas, sejam eles quem forem, como base unicamente na sua descrenca no divino, no espiritual e coisas similares.
Os nazistas tambem usavam desta estratégia (demonizar os antagonistas) em sua propaganda.

Por causa destas coisas, acreditem, ja duvidaram do meu carater em outro forum.
Consegui conter os impulsos-ogro que teimavam em vir a tona (estava de bom humor na ocasiao) e pus o forista no lugar dele dando uma resposta semelhante as primeiras linhas que coloquei aqui.

Ele mudou de assunto rapidinho.
Era daqueles que gostavam de citar passagens da biblia a cada 5 linhas que escreviam.

E o curioso é que o fórum não era de céticos, nem de ateístas, agnósticos, crentes ou religiosos e o mané apareceu por lá para encher o saco com sua pregação mesmo assim.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

docdeoz escreveu:O sentido deve ser explicação. Sem Deus a vida não tem sentido e isso é óbvio.

Óbvio para você, óbvio que nem é óbvio para os cientologistas que Xenu era um ditador intergaláctico.

Diga por favor para onde eles vão

O universo deve ter "saído" do mesmo lugar que você pensa que seu deus de estimação saiu.

Pronto! igualou deus à espacialidade... queria somente saber como foi que esta coisa ditou suas regras para os judeus do VT

É, com certeza, é uma explicação melhor que a da ciência atéia (brrr...), melhor no mesmo nível que é melhor a opinião de um cientologista a respeito da dianética e de outras tolices pregadas por L. Ron Hubbard e seus coleguinhas semi-retardados

"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Fernando Silva escreveu:Com Deus, as coisas são do jeito que ele quer, mesmo que não façam sentido para nós.
Sem Deus, nós é que damos sentido a nossa vida.

Exatamente :emoticon45:

E nem todos teriam a coragem de se responsabilizar pela própria felicidade... :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Trancado