Direitos dos animais
Re: Direitos dos animais
Procedure escreveu:Uma questão que eu gostaria de propor aos defensores da idéia de direitos dos animais: um rato de laboratório deve, segundo seus princípios, ser morto da forma mais "ética" possível, e isso após todas as tentativas de realizar o experimento sem a necessidade de matar o animal. Já um rato doméstico, feio, nauseante e imundo como costuma ser, passeando e urinando sobre a dispensa, não teria esse "direito" de morrer de forma ética. O mais adequado seria vassourá-lo sem piedade.
No entanto, pode-se dizer que o rato doméstico "merece tanto" ser morto quanto o rato bonitinho e higienizado do laboratório. O rato doméstico tem tanto direito de andar por aí em liberdade e de não ser agredido quanto o rato de laboratório, independenete de quanto ele perturba as pessoas à sua volta. O mesmo valeria para animais peçonhentos e outros potenciais transmissores de doenças.
Da mesma forma, quem se opõe a touradas e eventos similares não deveria sequer comer carne ou defender a morte de animais sob qualquer circunstância. Afinal, se o animal é um fim em si próprio e dotado de direitos (tal como seres humanos) isso seria equivalente a admitir que, sob certas circunstâncias, escravizar pessoas é certo (de acordo com a lógica dos defensores dos animais de comparar a exploração animal à escravidão). Faz alguma diferença PARA O ANIMAL ser morto para servir de alimento, ser morto para ter sua pele e óleo extraídos, ou ser morto em eventos como touradas?
A não ser que se assuma, de uma vez por todas, que os direitos dos animais variam de acordo com o senso estético e com o grau de perturbação sofrido por aqueles que concedem os direitos. Coelhos têm direitos, jararacas não. Cachorros têm direitos, mas gambás imundos, nem tantos. Borboletas têm direitos, aranhas não, etc. Um tanto arbitrário, convenhamos.
Procedure ciência envolve ética, moral, estética e filosofia, ainda bem! Se assim não fosse poderíamos fazer o que bem entendessemos contanto que respondessemos a uma questão interessante ou mesmo muito importante. Enfim, de qualquer forma as atividades de um cientísta são pagas por cofres públicos, doações, etc, e portanto temos uma repsosta a dar ao mundo, fora isso estamos no limite das grandes questões que para serem resolvidas envolvem dor e sacrifício.
Claramente devemos, e mais, TEMOS obrigação moral de prestar contas junto a comunidade jurídica, comitê de ética e a população de nosso país, e mais ainda a comunidade científica sobre aquilo que fazemos. Nossa obrigação é, além disso, de sermos honestos, justos, ponderados e éticos, sempre pelo menos se esforçar pra isso). Se há cobrança pelo que é produzido em nossas publicações, sou a favor, e acho óbvio, bem mais óbvio do que cobrar atitudes éticas das donas e donos de casa em suas cozinhas com os invasores.
É obvio que a questão de direito animal é abrangente e muito mais ampla e complexa do que aqui exposto, basta participar de uma reunião do comitê, ou vagar pelos textos acadêmicos envolvendo a qeustão, ou mesmo textos sobre evolução biológica que entram mais neste escopo. O que o comitê de ética científica exige hoje é uso de métodos menos dolosos, minimizando o uso de cobaias e de sacrifício em campo, e que limitem ou excluam sofrimento. Está correto. Quando vamos ao campo temos que usar anestésico antes de sacrificar os animais que têm a vida retirada, é nobre, e justo. E ninguém vai conseguir publicar nada se não fizer uso disso, nem mesmo vai conseguir uma licença do IBAMA. Nós concordamos. Abaixo a velharia e a síndrome de superioridade arrogante e fria que nos torna menos humanos e nobres do que somos. Não vivemos mais no paleolítico, é hora de assumir as posturas e o custo do saber.
Editado pela última vez por Anna em 03 Out 2008, 01:23, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Apo escreveu:Diana é a deusa da caça e protetora dos animais ao mesmo tempo?![]()
![]()
Assim como o homem caçador tinha na caça a figura de um Deus. Somos seres duais por natureza, confusos que só. Taí a baleza da coisa.

Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
A nocao de direitos dos animais e completamente desprovida de sentido.
hum...
O que chamam de direito dos animais e na verdade um direito alegado por algumas pessoas de impedir outras de usarem seus animais da forma que bem entendem.
certo.
A questão é, isto faz sentido?
Se não, porquÊ?
Um animal nao e um ser moral capaz de reclamar direitos e observar normas que estipulam seus deveres para com outros.
Certo. Tal como alguns humanos e crianças.
As questões são:
-Ter direitos implica a capacidade de lutar por eles? - ou seja, se eu não tenho capacidade de lutar por certos direitos, eles devem ser-me vedados?
-Alguns direitos estão indiscutivelmente associados a deverers, a minha questão é se isto é verdade para TODOS os direitos.
Eu nao sou favoravel a tortura de animais, acho que qualquer um que faz algo do tipo e um canalha. Mas nao quero parar de comer carne ou pagar mais caro apenas porque um bando de hipocritas e alguns burocratas safados resolveram que animais tem direitos tambem.
A questão é:
- Abandonar um cão
- Espancar um cão até à morte
- Envenenar o gato da vizinha
- Queimar um gato vivo
Isto deve ser permitido por lei, ou aceitas que pessoas com este tipo de comportamento devem ser castigadas?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
clara campos escreveu:A questão é:
- Abandonar um cão
- Espancar um cão até à morte
- Envenenar o gato da vizinha
- Queimar um gato vivo
Isto deve ser permitido por lei, ou aceitas que pessoas com este tipo de comportamento devem ser castigadas?
Isto é violência gratuita e não deveria ser permitida.
Por outro lado, criar animais para comer - animais que não existiriam na natureza se não os criássemos - não é crime.
Quem sabe um dia viveremos de pílulas (aaargh...), mas este dia ainda não chegou.
- Apo
- Gênero: Feminino
Anna escreveu:Apo escreveu:Diana é a deusa da caça e protetora dos animais ao mesmo tempo?![]()
![]()
Assim como o homem caçador tinha na caça a figura de um Deus. Somos seres duais por natureza, confusos que só. Taí a baleza da coisa.
Pois é. Acho que só isto já encerra minha participação aqui neste tópico.
Demonstra o bem "dualismo" cara-de-pau quanto ao assunto.

Fernando Silva, Anna, Nigthstalker, Lúcifer, Sickboy, Apo, vocês estão todos convidados a vir em mihha casa quando passarem por MG, para comermos um bom churrasco(se a Apo vier será à moda gaúcha), gosto de me cercar de pessoas de boa índole e com discernimento o suficiente pra não jogar meu cachoro na churrasqueira so pra vê-lo queimar , já que nenhum de vocês é chinês eu acho.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
O pessoal sádico e escroto aí torce e retorce pra arrumar um jeito de justificar tortura de animais...que nojo.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- Apo
Usuário deletado escreveu:Menino invade zôo e alimenta crocodilo com animais raros
Garoto de sete anos matou brutalmente 13 animais durante 30 minutos.
Um garoto de sete anos invadiu um zoológico na Austrália, matou diversos animais e alimentou com animais vivos um crocodilo durante uma conturbada série de matanças capturada pelas câmeras de segurança do zôo.
O ataque aconteceu durante o dia, por volta das oito da manhã de quarta-feira, horário local.
Durante 35 minutos, o menino matou brutalmente pelo menos 13 animais no centro de répteis da cidade australiana de Alice Springs. Em um dos casos, ele bateu em um lagarto diversas vezes com uma pedra até o animal não resistir mais.
Além disso, o garoto ainda alimentou um crocodilo com diversos animais vivos que jogava na jaula do réptil de três metros, chamado Terry.
As imagens do circuito interno de televisão do centro mostram o garoto sorrindo enquanto assistia o crocodilo atacar um lagarto de língua azul.
Controle
Apesar de ter sido levado à polícia, o menino não pode ser preso pois é menor de idade. Mas o diretor do centro, Rex Neindorf, quer processar os pais do garoto, que, segundo ele, deveriam estar controlando o filho naquele momento.
"Estou desolado pela idade do menino, pelos estragos que ele fez e por ninguém querer se responsabilizar", disse Neindorf à imprensa local.
"Se fosse na minha época de criança, ele levaria um bom chute no traseiro, afirmou o diretor" inconformado.
Neindorf disse que dez répteis, uma tartaruga, quatro lagartos de língua azul, dois dragões-barbudos, dois diabos-espinhosos e um iguana de 20 anos e de 1,8 metro foram jogados para Terry, o crocodilo de 200 quilos.
Além disso, mais três lagartos foram encontrados mortos em seus viveiros.
"Será difícil substituí-los. Muitos eram raros e maduros", lamenta o diretor.
O menino foi interrogado pela polícia, mas se manteve calado. Os policiais afirmaram que não têm a menor idéia do que pode ter motivado o ataque.
Fonte
[adultos inocentes e cegos] Que anjinho puro inocente!
Uma criança normal de 6 anos jamais se dará conta de que matar animais assim não é apenas brincadeira! Crianças ADORAM bichinhos!!!
Qualquer criança, se pudesse, faria o mesmo! [/adultos inocentes e cegos]

30 minutos sem um adulto por perto, solto num zoológico, fazendo o que bem entende e não sentindo medo e nem remorso! Só prazer!!! O filho do demo!!!

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Judas escreveu:Fernando Silva, Anna, Nigthstalker, Lúcifer, Sickboy, Apo, vocês estão todos convidados a vir em mihha casa quando passarem por MG, para comermos um bom churrasco(se a Apo vier será à moda gaúcha), gosto de me cercar de pessoas de boa índole e com discernimento o suficiente pra não jogar meu cachoro na churrasqueira so pra vê-lo queimar , já que nenhum de vocês é chinês eu acho.
Não como carne vermelha desde os 15 anos e estou feliz por ter feito isto. Estou cercado de gente com pedras nos rins e outros problemas decorrentes do ácido úrico.
Entretanto, se tiver peixe ou frango, tô dentro!
- Apo
Judas escreveu:Fernando Silva, Anna, Nigthstalker, Lúcifer, Sickboy, Apo, vocês estão todos convidados a vir em mihha casa quando passarem por MG, para comermos um bom churrasco(se a Apo vier será à moda gaúcha), gosto de me cercar de pessoas de boa índole e com discernimento o suficiente pra não jogar meu cachoro na churrasqueira so pra vê-lo queimar , já que nenhum de vocês é chinês eu acho.
Sinto-me lisonjeada. Sou parceira de modos civilizados. E como pouquíssima carne vermelha, prefiro frango. Mas se for picanha, precisa ser ao ponto, carne torrada não é comigo.
Peixinho vai muito bem!
Saladas, please...

Fernando Silva escreveu:Judas escreveu:Fernando Silva, Anna, Nigthstalker, Lúcifer, Sickboy, Apo, vocês estão todos convidados a vir em mihha casa quando passarem por MG, para comermos um bom churrasco(se a Apo vier será à moda gaúcha), gosto de me cercar de pessoas de boa índole e com discernimento o suficiente pra não jogar meu cachoro na churrasqueira so pra vê-lo queimar , já que nenhum de vocês é chinês eu acho.
Não como carne vermelha desde os 15 anos e estou feliz por ter feito isto. Estou cercado de gente com pedras nos rins e outros problemas decorrentes do ácido úrico.
Entretanto, se tiver peixe ou frango, tô dentro!
Particularmente eu tambem não gosto muito de churrasco, mas como se tiver. Prefiro pegar um provolone temperar com orégano e esquentar junto com a carne. Mas não seja por isso, compro um quilo de asinha pra você

Apo escreveu:Asinha?![]()
Pro Fernando Apo, ele não come carne vermelha! Eu devo estar fudido é pra arrumar carne boa como as do sul, aqui na terra do pão-de-queijo!
Que peixe fica bem em churrasco? Ou grelhado? (se é assim que se diz)
[Apo/Encosto on]
Heresia!!! queimem o Judas!!
[Apo/Encosto off]
rsrsrsrs
[Apo/Encosto on]
[Apo/Encosto off]
rsrsrsrs
- Apo
Judas escreveu:Apo escreveu:Asinha?![]()
Pro Fernando Apo, ele não come carne vermelha! Eu devo estar fudido é pra arrumar carne boa como as do sul, aqui na terra do pão-de-queijo!
Deve ter frango caipira aí, não?

Deve ter carne boa aí. Basta pesquisar. Mas posso levar na mala.

Quanta bobagem...hehehe

- Apo
Judas escreveu:Que peixe fica bem em churrasco? Ou grelhado? (se é assim que se diz)
[Apo/Encosto on]
[Apo/Encosto off]
rsrsrsrs
Eu não...peixe não vai no espeto, mas vai bem na grelha. Isto na praia é tuuuuudo de bom.
Epa, Minas não tem praia...

Apo escreveu:Judas escreveu:Que peixe fica bem em churrasco? Ou grelhado? (se é assim que se diz)
[Apo/Encosto on]
[Apo/Encosto off]
rsrsrsrs
Eu não...peixe não vai no espeto, mas vai bem na grelha. Isto na praia é tuuuuudo de bom.
Tem sim, fica no Espirito Santo

Judas escreveu:Apo escreveu:Judas escreveu:Que peixe fica bem em churrasco? Ou grelhado? (se é assim que se diz)
[Apo/Encosto on]
[Apo/Encosto off]
rsrsrsrs
Tem sim, fica no Espirito Santo
Off-topic
Espirio Santo, isso lá é nome de dar para um lugar? Que merda.
Usuário deletado escreveu:A questão se isso são "direitos" ou não é meramente semântica, mas o importante é criminalizar essas condutas que não agregam nada à sociedade, pelo contrário.
O que é "agregar à sociedade"?
Não é uma boa idéia julgar as condutas individuais de acordo com o que elas "agregam à sociedade". Isso é algo coletivista, não acha?
- Apo
Procedure escreveu:Usuário deletado escreveu:A questão se isso são "direitos" ou não é meramente semântica, mas o importante é criminalizar essas condutas que não agregam nada à sociedade, pelo contrário.
O que é "agregar à sociedade"?
Não é uma boa idéia julgar as condutas individuais de acordo com o que elas "agregam à sociedade". Isso é algo coletivista, não acha?
Tratar bem e zelar pelo bem estar de nossas crianças não é coletivismo também?
O mesmo se pode aplicar à não tratar mal só porque algum indivíduo assim o quer.

E eu estou certo de que os animaizinhos que vocês irão comer estavam felicíssimos a caminho do abatedouro. Pois eles certamente estavam dispostos a privar-se de suas liberdades animais e de suas vidas para atender ao "nobre ideal" da fome dos defensores dos direitos dos animais de boa índole.

Ele está dizendo: "Em breve estarei em suas nobres mesas saciando sua nobre fome, ó, meus nobres defensores"!
- Apo
Procedure escreveu:Judas escreveu:Fernando Silva, Anna, Nigthstalker, Lúcifer, Sickboy, Apo, vocês estão todos convidados a vir em mihha casa quando passarem por MG, para comermos um bom churrasco(se a Apo vier será à moda gaúcha), gosto de me cercar de pessoas de boa índole e com discernimento o suficiente pra não jogar meu cachoro na churrasqueira so pra vê-lo queimar , já que nenhum de vocês é chinês eu acho.
E eu estou certo de que os animaizinhos que vocês irão comer estavam felicíssimos a caminho do abatedouro. Pois eles certamente estavam dispostos a privar-se de suas liberdades animais e de suas vidas para atender ao "nobre ideal" da fome dos defensores dos direitos dos animais de boa índole.
Ele está dizendo: "Em breve estarei em suas nobres mesas saciando sua nobre fome, ó, meus nobres defensores"!
E o que isto tem a ver com touradas, farra do boi e galos de rinha, entre outras coisas estúpidas?
Eu não gosto de abatedouros. Nâo tenho prazer algum em pagar ou apostar para ver as entranhas de bicho algum agonizando...