Lavadoras maiores têm capacidade menor do que a anunciada

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Lavadoras maiores têm capacidade menor do que a anunciada

Mensagem por Johnny »

E ainda por cima eliminam menos da metade das manchas e ainda gastam bastante energia e água.

Muita roupa para lavar e pouco tempo para gastar: essa é uma combinação freqüente nas famílias modernas, que pode levar ao interesse por uma lavadora grande, em especial nas casas com quatro moradores ou mais. Mas será que uma máquina maior realmente lava mais roupa e poupa tempo, água e energia?
Para responder à questão e verificar se a compra do produto compensa, a PRO TESTE realizou um teste com os quatro modelos de 10,2kg disponíveis no mercado, com carregamento superior (top load), agitador interno (eixo que faz as roupas girarem) e funcionamento exclusivo com água fria.
O resultado mostra que as máquinas ainda têm muito o que melhorar para serem dignas do nome ‘lavadoras”. Como apenas um dos modelos testados movimentou as peças de cima para baixo (e vice-versa) com a carga máxima anunciada, fizemos um novo teste com uma quantidade de roupa menor. Nem assim a eficiência melhorou.

Capacidade menor do que a informada
O teste já começou Mal. Foi verificado no laboratório que nenhuma máquina comportava 10,2kg de roupa tolamente imersos na água. Parte das peças ficou cerca de 10 cm acima do agitador interno e nem sequer foi molhada durante a lavagem. Logo, sua capacidade máxima é menor do que a anunciada; a que chegou mais perto foi a da Eectrolux LF1O, com nove quilos.
A decepção continuou na lavagem. A máquina cheia “bate” menos as peças e não dissolve o sabão todo, prejudicando a limpeza, e pode até quebrar, como aconteceu com a Consul CWL1OA. Uma das amostras da lavadora simplesmente pifou no laboratório ao centrifugar a primeira leva de roupas.

A Electrolux, por sua vez, foi a única realmente capaz de mexer as roupas do topo para baixo, devido ao formato diferente do seu agitador e ao cesto, que pode girar se estiver cheio. Nas demais lavadoras,
as peças não saíram da posição iniciar de carregamento durante todo o processo.

Lavagem tira menos de 5O% das manchas
A eficácia na lavagem ficou muito abaixo do esperado, apesar de não ter havido nenhum dano às roupas durante o teste. Não foram removidos nem 5O0/o das manchas das roupas tanto com a máquina cheia com 10,2kg, a capacidade máxima anunciada, quanto no momento em que colocamos peças apenas até o topo do agitador, o limite real dos aparelhos. A lavadora que deixou menos sujeira na roupa foi a Electrolux, mas não foi considerada sequer “aceitável" no critério de lavagem, o de maior peso do teste.
O teste em laboratório comprovou que a eficiência é maior na parte de baixo, onde há mais contato com o agitador, menor na parte central do cesto e pior em cima. Isso quer dizer que as roupas mais sujas devem ser colocadas primeiro na máquina para um resultado melhor. Por exemplo, as máquinas remove-
ram entre 40 e 55 por cento das manchas de vinho tinto, o que já não é grande coisa.
Mas se a roupa manchada fosse colocada no topo, o resultado seria ainda pior. A remoção das manchas mais comuns, de óleo e fuligem, por sua vez, não chega a 45% em nenhuma posição da máquina. No topo, pode cair a menos de 5%.

Enxágüe também não é completo
Na hora de enxagüar, apenas uma máquina removeu mais de 80% do sabão, a Brastemp BWG10A (B). A Electrolux (D) deixou 65% de resíduos. O motivo é que, em vez de encher a máquina por completo e eliminar a água durante o enxágüe, como fazem as outras, esse modelo borrifa água com o cesto em
centrifugação. Isso economiza o recurso natural, mas é menos eficiente. Na centrifugação, cuja efi-
ciência é determinada pelas rotações por minuto (rpm) da máquina, o desempenho foi “aceitável” (C), com a eliminação de pelo menos 60% da água em todos os modelos.

Mais de duas horas para lavar a roupa Quanto à economia de tempo, o principal atrativo de uma
máquina grande depois da suposta capacidade de lavar mais roupas, não houve nenhum resultado espetacular.
Apenas a Consul recebeu uma boa avaliação por pouco mais de 120 minutos gastos para executar um ciclo completo (lavagem, enxágüe e centrifugação). Já Brastemp e GE ESF102 levaram cerca de 150
minutos. E a Electrolux gastou 162 minutos. Na avaliação do consumo de energia, a GE foi a melhor (B).
Para lavar roupa duas vezes por semana, com dois ciclos completos por dia, essa máquina gastaria 137kWh ao final de um ano. Isso custaria em torno de R$ 40,76 em sua conta de luz. A lavadora Electrolux teve o pior desempenho nesse item (DFE), com a projeção de 193kWh e R$ 57,34 gastos em
12 meses.

Você pode economizar 12 caminhões-pipas
O mesmo perfil foi adotado para calcular quanta água é gasta no ciclo completo. Verificamos que, enquanto a Electrolux (C) consome pouco mais de 160 litros, a GE (E) gasta quase 220 litros. É
uma diferença de cerca de 60 litros. Em um ano não significa muito dinheiro, mas tem grande impacto para o meio ambiente.
Optando por uma máquina de menor consumo de água, você economiza R$ 287 em 10 anos e não desperdiça 117 mil litros de água, o equivalente a cerca de 12 caminhões-pipas.
Entretanto, se você colocar roupa apenas até o topo do agitador da máquina, a verdadeira capacidade máxima do aparelho, vai gastar ainda mais água para lavar menos peças, pois não é possível reduzir o
volume usado pela lavadora.

Como o teste foi feito
Para testar o desempenho das máquinas de lavar, foram verifica dos em laboratório sua capacidade (o peso das roupas que movimentavam), a eficácia de lavagem, enxágüe e centrifugação, mais
o tempo necessário para o processo completo. Durante a lavagem, tanto na etapa técnica quanto no painel, foram colocados 10,2 kg de roupas e foi usado o mesmo sabão em pó em uma concentração igual. No laboratório, repetimos o teste com uma quantidade de peças até o topo do agitador da máquina, que
seria a capacidade máxima real da lavadora.
Lavagem – A capacidade de limpeza foi avaliada com tiras de pano padronizadas com quatro tipos de mancha (óleo e fuligem, sangue, chocolate e vinho tinto), costuradas às roupas colocadas no
topo da máquina, no meio e em baixo. Consumo – Para medir o gasto de energia e de água, conside-
ramos o perfil de uma família com quatro integrantes, que lava roupas duas vezes por semana, dois ciclos completos por dia, conforme estudo realizado junto aos consumidores. Para o cálculo dos gastos, foi adotada a tarifa média nacional de energia da Aneel em janeiro de 2007 (R$ 0,30 por quilowatt-hora) e o preço cobrado pela fornecedora de água no Rio de Janeiro, a Cedae (R$ 2,45 por metro cúbico).

Painel de usuários
Além de opinarem sobre a limpeza, os consumidores observaram o manual, o tamanho do equipamento, como acontece a colocação de roupas, a abertura da tampa, o painel e o dispenser (gaveta interna onde se coloca o sabão em pó, o alvejante e o amaciante). Avaliaram também a dificuldade para limpar a má-
quina e o ruído que a lavadora produz em funcionamento.
Para avaliar a lavagem, foram costuradas tiras com manchas padronizadas nas peças colocadas nas máquinas.

Apesar de o produto ser relativamente caro (encontramos preços entre 968 e 1.789 reais), de existirem máquinas que retiram mais de 50% das manchas das roupas em outros países, as empresas não se
preocupam em fabricá-las aqui com a mesma qualidade e mentem até mesmo sobre o peso máximo que os equipamentos suportam. Diante desse quadro, a PRO TESTE reivindica maior atenção da fiscalização e a criação de uma norma específica para o produto, exigindo parâmetros mínimos de eficiência na lavagem.
Há espaço ainda para redução no consumo de energia, embora os produtos já contem com o selo de eficiência energética do Inmetro, e do gasto de água, dois pontos determinantes no custo do uso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Lavadoras maiores têm capacidade menor do que a anunciada

Mensagem por Fernando Silva »

A minha é uma Brastemp com mais de 25 anos, bem mais robusta que essas máquinas descartáveis de hoje.
Nunca parei para verificar a capacidade real.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:A minha é uma Brastemp com mais de 25 anos, bem mais robusta que essas máquinas descartáveis de hoje.

Pois é! Quando comprei foi por causa disso. Minha sogra tinha uma dessas e minha mãe também (só que um pouco mais nova)

Hoje tem as GE, Westinghouse e Bosh mas só importadas. Cara, acho que já falei algumas vêzes aqui dos produtos linha branca da Bosh quando trabalhei na assistência técnica. Show!
O Forno elétrico era também de microondas e o que girava era a guia de onda no teto. Quando ficava muito sujo de gordura, você acionada a auto-limpeza e o forno acionava um conjunto de quatro travas eletromecânicas (duas em cima e duas em baixo) e o forno ia a 600 graus, transformando a gorduta em pó. Depois bastava puxar a bandeja coletora e jogar o pózinho no lixo. O forno tinha timer digital e controle de temperatura idem. Isso em 1988...

O resto nem falo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:A minha é uma Brastemp com mais de 25 anos, bem mais robusta que essas máquinas descartáveis de hoje.

Meus pais têm uma Brastemp com uns 30 anos. Consome uma quantidade absurda de energia. Imagine se uma Fabricante há 30 anos atrás iria se preocupar com economia de energia elétrica, selos do Inmetro ( que nem existia ), etc

Só que já mandaram concertar a máquina umas 7 ou 8 vezes nesse período.

Bom, juntando todo o dinheiro gasto nas manutenções ( que não foram nada baratos e sem contar a energia gasta, excessivamente nesse período ), já daria para comprar pelos menos umas 2 máquinas novas que consomem bem menos e são mais eficientes do que aquela engenhoca jurássica.

Será que vale a pena manter um aparelho eletrodoméstico por tanto tempo assim?

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:

Meus pais têm uma Brastemp com uns 30 anos. Consome uma quantidade absurda de energia. Imagine se uma Fabricante há 30 anos atrás iria se preocupar com economia de energia elétrica, selos do Inmetro ( que nem existia ), etc

Bom, juntando todo o dinheiro gasto nas manutenções ( que não foram nada baratos e sem contar a energia gasta, excessivamente nesse período ), já daria para comprar pelos menos umas 2 máquinas novas que consomem bem menos e são mais eficientes do que aquela engenhoca jurássica.

Segunto a Pro Teste, absolutamente NÃO!

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Benetton escreveu:

Segunto a Pro Teste, absolutamente NÃO!

Só com a minha própria experiência já entendo que não, pois Eu tinha uma Brastemp que durou 5 anos sem nenhuma manutenção. A partir daí, era um concerto por ano. Na 3ª vez que ela pifou, o concerto ficaria em R$ 320,00. Os outros dois ficaram em torno de R$ 250. Pronto! Com mais um pouquinho Eu compraria uma novinha que duraria mais uns 5 anos sem me preocupar com manutenção, se bem conservada, é claro. E foi o que fiz. Comprei uma Consul novinha e não me arrependo.

Isso vale para qualquer eletrodoméstico. O mesmo aconteceu com uma TV Mitsubishi que Eu tinha. Com 10 anos de uso começou a encher o saco. Era um defeitinho aqui, outro ali, a cada ano. Coincidência : No 3º defeito já não compensava mais arrumar, pois os valores pagos já alcançariam o preço de uma nova. Comprei uma Sharp. Ôpa! Sharp? Sim, explico.

Isso foi há 11 anos atrás. Naquela época, a Sharp era uma excelente marca. E tá durando até hoje. Tá lá, ( velhinha, velhinha, mas funciona ... :emoticon13: ) no quarto do meu filho que a usa para ver seus filminhos e desenhos.

Já estou com essa TV nesse tempo todo e já deu o 1º defeito. No próximo, nem vou esquentar a cabeça. Jogo a dita cuja pela janela e compro uma telinha plana e fina para o menino.

O interessante é que a eletrônica fina vai na contra-mão do mercado. Quanto mais o tempo passa, mais barato e mais sofisticados ficam. E a demanda aumenta, mas os preços só caem.

Lembram da Plasma de 42" quando foi lançada ? Custava uns R$ 8.000. Hoje, por uns R$ 3.000 se compra fácil, fácil.

Meu 1º micro doméstico foi um Compaq Presário, há 8 anos atrás. Tinha 64 MB de RAM, 20 GB de Disco, uma configuração top para a época, mas horrível ( impensável mesmo ) para os dias atuais, e custou R$ 3.400.

Hoje, com essa grana Eu compro um Foguete de micro e ainda sobra muito.

Bem, isso se o dólar parar de subir ... porr...

Editado pela última vez por Benetton em 09 Out 2008, 17:49, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Correção: TV de LCD/PLasma começou custando 60 mil.

Minha TV de tubo 29" Philips tem mais de 12 anos. Até hoje o cosnerto foi na faixa pois foi um amgio que arrumou (eu ajudava ele na oficina e ele devia horas para mim). Meu monitor do PC antigo pifou, mandei arrumar com medo de comprar um novo e gastar 500 reais e acabei gastando 280. Resultado: Quatro meses depóis pifou. Cmo estava tirando férias, fui na loja e comprei um micro novo com montotor LCD, impressora nova e do jeito mais próximo do ideal que eu queria na época. Hoje já me faz falta uns gigas à mais no HD para filmes e seriados (viva o BitComet e a Velox) e talvez uma placa de video que ainda não sei ao certo se é necessário ou se vale a pena.

O negócio é pensar no custo benefício. Exemplo:
Vida util médio de uma máquina nova (Boa)A partir de 6 anos ou mais
Máquina nova (boa): de 800 a 1200 reais.
1200 reais dividido por 6 anos e dividido por 12 mêses = aprox 17 reais por mês
Reparo de uma máquina fica em torno de 200/300 reais por ano: 200 : 12 mêses = 17 reais; 300:12 meses = 25 reais. Se você tiver MUITA SORTE da máquina durar mais de 2 anos depois do primeiro conserto, vale a pena consertar :emoticon19: . Caso contrário, é preferível comprar uma nova guardando 17 reais por mes. o BB já tem uma opção de guardar mensalmente determinada quantia na poupança. Mais fácil que isso...

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Luiz Carlos Querido escreveu:Correção: TV de LCD/PLasma começou custando 60 mil.

Sim ... Mas de quantas polegadas? E há quanto tempo atrás?

Autor Desconhecido.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Correção: TV de LCD/PLasma começou custando 60 mil.

Trinta e poucas polegadas e no máximo uns 4 a 5 anos atrás.

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Quando uma tecnologia é lançada, geralmente o preço está calçado no retorno no investimento em pesquisa e produção inicial. Também lançam primeiro a "novidade" já com os projetos prontos mais desenvolvidos só esperando os primeiros deslumbrados comprarem.

Sempre espero um pouco. Sabe-se que o preço declina e o aprimoramento que se segue transforma o lançameto incial num dinossauro pesado e obsoleto, além de caríssimo.

Foi o que fiz com as TVs de LCD. Enquanto alguns conhecidos têm trambolhos na sala de estar ou no HT, eu já tenho 3 nos ambientes em que mais ficamos. Recentemente os preços deram uma estabilizada, e surgiram algumas promoções. Mas a curva de declínio por enquanto, parece ter cessado. Talvez esteja na hora de alguma outra coisa ( mais do que HD ) entrar no mercado...

Quanto às lavadoras. Lavadoras de lavanderias lavam muito bem porque a roupa fica submersa e o tambor por tombamento é muito melhor do que o por centrifugação. E destroem menos as fibras.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Bem, em minha casa temos uma brastemp a mais de vinte anos. E, embora ela dê um defeitinho ou outro de vez em quando, o gasto não chegou nem perto de uma máquina nova. Aproveitando que ela lava muito bem e não gasta tanto.
As vezes, a gente usa o tanquinho da Dako que comprei a usn 15 anos cujos defeitos foram minimos. Uma troca de correia ou de mangueira. O motor está ótimo e lava muito bem tambem.

Por enquanto estão se mantendo bem. E, a única vez que precisou trocar o tanque da minha Brastemp, ela deu uma excelente churrasqueira.
Adoro aproveitar tudo que tenho. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Benetton escreveu:

Trinta e poucas polegadas e no máximo uns 4 a 5 anos atrás.

Luiz, acho que pode estar havendo algum mal-entendido. Pesquisei e vi que há 5 anos atrás, uma plasma de 42 " estava valendo de 10 a 15 mil reais.

Segundo o site da TecnologiaTerra, um TV de plasma há 5 anos atrás, custava 5 mil dólares. Fazendo a conversão da época, temos R$ 14.500 :

http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... 99,00.html

"A rivalidade entre LCD e plasma tem beneficiado os consumidores. Um televisor de 42 polegadas e tela fina que custava US$ 5 mil no ano passado, agora é vendido por menos de US$ 4 mil, e há modelos de menos de US$ 3 mil, segundo Kim."

OBS.: A matéria é datada de 2005 - Levemos em consideração que estamos quase em 2009 ( o gap de tempo ficaria entre 2004 e 2009 ). Portanto, os 5 anos atrás estão valendo, pois a diferença não é tão relevante assim.

Autor Desconhecido.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Lúcifer escreveu: a gente usa o tanquinho da Dako que comprei a usn 15 anos cujos defeitos foram minimos. Uma troca de correia ou de mangueira. O motor está ótimo e lava muito bem tambem.

Capeta, você também é do time que acha que Dako é bom?

Putz...

Lúcifer escreveu:Por enquanto estão se mantendo bem. E, a única vez que precisou trocar o tanque da minha Brastemp, ela deu uma excelente churrasqueira.

Boa idéia, essa.

Tem um microondas lá em casa que daria uma ótima casa de cachorro... teria até luz elétrica e cama giratória.

Um barato.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Tranca escreveu:
Lúcifer escreveu: a gente usa o tanquinho da Dako que comprei a usn 15 anos cujos defeitos foram minimos. Uma troca de correia ou de mangueira. O motor está ótimo e lava muito bem tambem.

Capeta, você também é do time que acha que Dako é bom?

Putz...

Até agora não me deixou na mão. E lava muito bem. :emoticon16:

Lúcifer escreveu:Por enquanto estão se mantendo bem. E, a única vez que precisou trocar o tanque da minha Brastemp, ela deu uma excelente churrasqueira.

Boa idéia, essa.

Tem um microondas lá em casa que daria uma ótima casa de cachorro... teria até luz elétrica e cama giratória.

Um barato.

E, no dia seguinte, SALTA UM CACHORRO QUENTE NO CAPRICHO!! :emoticon16:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Benetton escreveu:Só que já mandaram concertar a máquina umas 7 ou 8 vezes nesse período.

Só consertei a minha uma única vez: o tambor estava podre porque a dona anterior (é, comprei a máquina baratinho junto com o apartamento...) enchia demais e transbordava.
Eu, pessoalmente, só troquei a válvula de entrada de água uma vez.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Benetton escreveu:Luiz, acho que pode estar havendo algum mal-entendido. Pesquisei e vi que há 5 anos atrás, uma plasma de 42 " estava valendo de 10 a 15 mil reais.

Segundo o site da TecnologiaTerra, um TV de plasma há 5 anos atrás, custava 5 mil dólares. Fazendo a conversão da época, temos R$ 14.500 :

http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... 99,00.html

"A rivalidade entre LCD e plasma tem beneficiado os consumidores. Um televisor de 42 polegadas e tela fina que custava US$ 5 mil no ano passado, agora é vendido por menos de US$ 4 mil, e há modelos de menos de US$ 3 mil, segundo Kim."

OBS.: A matéria é datada de 2005 - Levemos em consideração que estamos quase em 2009 ( o gap de tempo ficaria entre 2004 e 2009 ). Portanto, os 5 anos atrás estão valendo, pois a diferença não é tão relevante assim.

Sei lá, não pesquisei, apenas lembrei de algo sobre o assunto, quando foi lançada a TV. Mas tenho absoluta certeza de que custava mais de 30.
Vamos ver o que eu localizo:

http://www.europanet.com.br/euro2003/in ... g_id=10577

http://64.233.169.104/search?q=cache:gZ ... =firefox-a

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Tranca escreveu:Capeta, você também é do time que acha que Dako é bom?

Putz...

Comprando a briga: Dako já foi sinônimo de fogão.

Tranca escreveu:Boa idéia, essa.

Um barato.

Fico imaginando o tamanho do cachorro. Deve ser Chiuaua... :emoticon12:

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Só que já mandaram concertar a máquina umas 7 ou 8 vezes nesse período.

Só consertei a minha uma única vez: o tambor estava podre porque a dona anterior (é, comprei a máquina baratinho junto com o apartamento...) enchia demais e transbordava.

Mão de vaca...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando Silva escreveu:Só consertei a minha uma única vez: o tambor estava podre porque a dona anterior (é, comprei a máquina baratinho junto com o apartamento...) enchia demais e transbordava.

Mão de vaca...

Não, comedido e racional. Prefiro gastar meu dinheirinho suado em coisas que me dão mais retorno.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Fernando Silva escreveu:Só consertei a minha uma única vez: o tambor estava podre porque a dona anterior (é, comprei a máquina baratinho junto com o apartamento...) enchia demais e transbordava.

Mão de vaca...

Não, comedido e racional. Prefiro gastar meu dinheirinho suado em coisas que me dão mais retorno.

Tem certeza que não estás inserido em algum galho de minha árvore genealógica? :emoticon26:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Mão de vaca...

Tem certeza que não estás inserido em algum galho de minha árvore genealógica? :emoticon26:

Sou bisneto de português, daqueles que sabem o quanto custou ganhar cada centavo. E devo ter alguns cristãos novos entre os antepassados.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Sou bisneto de português, daqueles que sabem o quanto custou ganhar cada centavo. E devo ter alguns cristãos novos entre os antepassados.

Eu sou neto...

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu sou neto...

E eu não tenho nada a ver com portugueses, fora o meu vizinho. :emoticon13: :emoticon13:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Fechou todas, babe.
Imagem

Trancado