Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Não que eu saiba o que é o velho ateísmo, mas imagino alguém como Feynman que não se preocupava em obliterar a religião (Talvez por ser de um tempo, quase no fim, onde havia um certo encantamento pela ciência... na cultura pop isso via-se em comics como flash gordon ou dan dare... e toda a ingénua mas otimista sci-fi. Depois os crias ganharam terreno e fuderam tudo).
O novo ateísmo é mais stressado... e parece mais uma resposta emotiva ao fundamentalismo.
A impressão que dá é que o "novo ateísmo" se desfoca de usar a ciência para combater a religião como "fonte da verdade" uma vez que a busca da verdade nunca foi o verdadeiro objetivo da religião.
A religião não busca o conhecimento pelo conhecimento, tal como na ciência, mas sim busca o conhecimento como uma forma de preencher o vazio existencial do indivíduo.
O "novo ateísmo", então, busca preencher esse vazio por meios desvinculados das religiões em geral, fazendo o indivíduo construir uma espiritualidade própria.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola." Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas." Napoleão Bonaparte
m!9 escreveu:Não que eu saiba o que é o velho ateísmo, mas imagino alguém como Feynman que não se preocupava em obliterar a religião (Talvez por ser de um tempo, quase no fim, onde havia um certo encantamento pela ciência... na cultura pop isso via-se em comics como flash gordon ou dan dare... e toda a ingénua mas otimista sci-fi. Depois os crias ganharam terreno e fuderam tudo).
O novo ateísmo é mais stressado... e parece mais uma resposta emotiva ao fundamentalismo.
Niet?
Segundo sua idéia, Ingersol e Betrand Russel são de que "escola"?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Res Cogitans escreveu:Segundo sua idéia, Ingersol e Betrand Russel são de que "escola"?
Ingersoll, pela época e pela sociedade em que viveu, era um dos "estressados", tem um envolvimento emocional. Bertrand Russel nasceu 40 anos depois e já pegou uma época mais livre.