Os 10 Mandamentos...Deus teria mesmo escrito ou ditado?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Os 10 Mandamentos...Deus teria mesmo escrito ou ditado?

Mensagem por Johnny »

Os dois primeiros mandamentos dizem:

1- Eu sou YHWH, teu Deus [Elo.hím], que te fiz sair da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].

Neste ponto os Católicos e Espiritas possuem outros deuses, os espiritas (maioria que eu conheço) assumindo que Jesus é o gerente supremo do planeta terra e todas as orações e pedidos são feitas diretamente à ele e os católicos criaram centenas de pequenos deuses com um deus Jesus e uma deusa Maria. Alguns espiritas (muitos) adotam maria como mãe (???)

2- Não farás imagem esculpida [em hebraico péshel], referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adora-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.

Aqui os católicos se superam fazendo EXATAMENTE o contrário, criando imagens, santos e etc...
Dizem as "boas" linguas que são apenas homenagens, mas todo mundo sabe que não, que idolatram peças de barro, madeira, cera, e etc...

Johnny By Night
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Tranca

Re: Os 10 Mandamentos...Deus teria mesmo escrito ou ditado?

Mensagem por Tranca »

por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.

Taí um cara gente boa...

Ciumento, possessivo, vingativo e que não vive sem um bando de puxa-sacos que o adulem.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Citação: "Aqui os católicos se superam fazendo EXATAMENTE o contrário, criando imagens, santos e etc...
Dizem as "boas" linguas que são apenas homenagens, mas todo mundo sabe que não, que idolatram peças de barro, madeira, cera, e etc..."

Eles acreditam, pelo menos uma parte dos fieis, que as imagens são como telefones pra falar com Jesus e este pra falar com o Pai. Uma espécie de motoboys espirituais.

É quase a mesma coisa que a entidade Exu para os umbandistas.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Qual das listas está valendo, a primeira, que Moisés quebrou num ataque de pelanca?
Ou a segunda, que deveria ser igual à primeira, mas não é?

Este site compara as várias listas de 10 mandamentos derivadas das supostas tábuas que Moisés teria recebido:
http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

Ou baixe aqui, se o site acima der problema:
http://media.vodka-pomme.net/whichcom.pdf

O interessante é que Hamurabi também recebeu seu código de leis diretamente das mão do deus Sol...
E isto foi muito antes de Moisés.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Qual das listas está valendo, a primeira, que Moisés quebrou num ataque de pelanca?
Ou a segunda, que deveria ser igual à primeira, mas não é?

Este site compara as várias listas de 10 mandamentos derivadas das supostas tábuas que Moisés teria recebido:
http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

Ou baixe aqui, se o site acima der problema:
http://media.vodka-pomme.net/whichcom.pdf

O interessante é que Hamurabi também recebeu seu código de leis diretamente das mão do deus Sol...
E isto foi muito antes de Moisés.

Alguém que tenha um tempinho ou saiba um site que tenha em português para colocar aqui traduzido. Não para mim, mas para os pobres coitados que só entendem português porque precisam saber preencher cheques para os templos...

Johnny By Night :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado