Zeitgeist Addendum x Sistema Monetário

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Edson Jr
Gênero: Masculino

Re: Zietgeist Addendum x Sistema Monetário

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Por que você continua acreditando que fazemos alguma diferença.

Porque faz bem pensar assim...

Bem melhor do que sustentar um pessimismo paralisante...

Apo escreveu:SE o sistema "transcender", "mudar" a ponto de nos beneficiar, será por burrice de alguém no comando. Aqui não existe ganha-ganha. Difícil entender isto? Acho que não.

Acho que quem está tendo dificuldades de entender o ganha-ganha é você. E porque seria?! Não é porque a maioria pensa e age assim que devo obedientemente abaixar a cabeça e dizer amém. Para mim, se alguma coisa é nitidamente injusta e, pior, uma injustiça desnecessária, obviamente irei contra isso...

É óbvio que acredito no ganha-ganha. Essa história de que para um ganhar o outro precisa perder não é necessariamente verdadeira. Ainda mais quando estamos falando sobre o melhor aproveitamento dos recursos naturais...

Para um ganhar o outro precisa perder só é interessante em atividades esportivas, mas não quando se trata da nutrição e do necessário para uma vida digna.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Re: Zeitgeist Addendum x Sistema Monetário

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Edson vi os filmes, interessantes, embora algumas afirmações não se sustentam e funcionariam melhor como perguntas e duvidas. Especialmente a que se refere ao 11 de setembro.

Vejo Edson, claramente, que vc está procurando uma bandeira para defender, um horizonte para onde olhar, mesmo que esteja distante, e seja improvável. Te entendo perfeitamente, o que defendo, e acredito ser melhor, tenho plena consciência que é altamente improvável.

Olá Andre...

Amanhã responderei sua mensagem. Já está tarde e preciso respondê-la com calma.

Ok?!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Discernimento

Mensagem por Discernimento »

Imagino a maneira de atuação dos caras:

Tão lá os presidente e talz conversando num desses congresso de líder que ocorre na Suíça daí chega um presidente e fala pro otro:

- Ow, seguinte agora tem que seguir a cartilha do nosso deus-general senão a casa vai caí pro teu lado, tá ligado mano?

Daí responde o presidente que mesmo contaminado com idéia do deus-general-minerador traz dentro de si a chama do deus-marxista:

- Meu caro amigo, eu acredito num mundo onde as pessoas são livres.

- Ce tá de gozação ca minha cara? Que comédia é essa rapá? Vamos matar você e sua família. Você não sabe que a gente tem um exército de zero-zero-setes?

- Ainda sim vou contar a verdade e eu e minha família seremos mártires contra a sua opressão.

- Ah é? Comedião do caralho! Vai ser mártir porra nenhuma! Vamos matar todo seu povo então! Até parece que num tá ligado no MAQUINÁRIO DO TERROR do nosso deus-minerador-general.

Nisso entra na sala o copeiro caqueles carrinho de comida, embaixo tem um macaco dentro de uma jaula, que é descoberto por um acessor enquanto o outro tira uma spray do bolso e borrifa no macaco que em 15 minutos teve um terço do seu corpo tranformado em bosta de bactéria pelas bactérias carnívoras contidas no spray.

- Ah! Beleza! Onde eu compro essa cartilha mesmo?

- 1º: Anunciar que o nosso banco sediado na Suíça e é dono do banco central estadunidense, é o único que pode pagar e avalisar qualquer dívida.

- 2º: Liberar os depósitos para Suíça, principalmente os dos criminosos.

- 3º: Anunciar que nossas igrejas são a verdade em busca espiritual.

- 4º: Anunciar que nossa propaganda é obra de arte e exibi-lá à exaustão.

- 5º: Nossa empresa de comida sediada na Suíça, a Nestlé, ditará a tendência alimentar adequada ao seu povo, vendendo enlatados gostosos e feitos de sei-lá-o-que.

- 6º: Jamais deverão estabelecer mecanismos e instituições que controlem e/ou estudem com rigor científico a materialidade da nossa produção intelectual.

- 7º: Jamais deverão estabelecer mecanismos e instituições que controlem e/ou estudem com rigor científico a intelectualidade da nossa produção material.

A mecânica básica da cartilha é a nossa sociedade, há uma grande divisão das pessoas em:
CRENTELHOS DA MÍDIA CRISTÃ e CRENTELHOS DA MÍDIA DIABA.
Isso é resultado da DISTINÇÃO MORTAL das intenções e crenças das pessoas em um spectro muito íntimo e espiritual, no spectro material há união, uma vez que TODOS trabalham em favor do banco do deus-minerador-general-banqueiro-cozinheiro, portanto TODA MATERIALIDADE depende dele.
Isso é a SEMENTE DA DISCÓRDIA.

UTOPIA SERIA SE TODO MUNDO FOSSE SÓCIO DO BANCO DOS BANCOS! Aí sim hein! :emoticon45:.

Mas...O deus-minerador-general (e a agora também banqueiro e cozinheiro) ensina os cara fazer maldade e fala que só alguns tem direito de ser sócio do banco :emoticon45: .

Ah! Se esse deus-minerador-general-banqueiro-cozinheiro aparece na minha frente eu ia falar umas verdades pra ele viu. Onde já se viu fazer isso!!? Cara mais chato, meu! Esse cara é o capeta.
Editado pela última vez por Discernimento em 04 Nov 2008, 22:38, em um total de 7 vezes.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

O que faz o ácido....
Imagem

Discernimento

Apo,

Na quarta série ensinam interpretação de texto.

E POR FAVOR diminua sua assinatura, ela vai contra o direito sagrado que deus-marxista nos deu de nos COMUNICARMOS COM CLAREZA E OBJETIVIDADE.

Apo

Mensagem por Apo »

Discernimento escreveu:Apo,

Na quarta série ensinam interpretação de texto.

E POR FAVOR diminua sua assinatura, ela vai contra o direito sagrado que deus-marxista nos deu de nos COMUNICARMOS COM CLAREZA E OBJETIVIDADE.

HAHAHA
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Discernimento escreveu:A propriedade privada dos meios de produção e da Terra é 1º conceito da RETÓRICA DA ALIENAÇÃO a ser abolido.

TODO MUNDO VAI TER QUE TRABALHAR SEJA QUAL FOR O SISTEMA, a maçã tem que ser "mordida" e cuidada, e se todos trabalharem numa só empresa onde todos são acionistas, isso mesmo, do mesmo jeito que é uma grande empresa hoje, CERTAMENTE vai sobrar mais tempo pra CURTIR A VIDA.

O erro da sua idéia é supor que todos sejam iguais e tenham a mesma capacidade física e intelectual, a mesma moralidade e a mesma disposição para o trabalho.
Além disto, alguns não esperam muito da vida: contentam-se com uma cervejinha, um futebol no fim de semana, assistir ao Faustão nos domingos.
Outros querem mais. Querem ter mais, querem saber mais, querem realizar mais, querem ser mais.

Quando você diz "todo mundo vai ter que trabalhar", já está pressupondo que todos trabalharão igual e produzirão igual. Não é verdade. Ao se juntarem os desiguais, o nivelamento costuma ser por baixo.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:
- Eu mesmo já propus inovação na empresa e ninguém nem ficou sabendo que fui eu, foi uma proposta da gerência tal e pronto.

Você só teve a chance de dar a sua contribuição porque a firma já existia. Não foi você que a criou.
Se você for embora, entra outro em seu lugar, mas arranjar outro cara como o que fundou a firma vai ser mais difícil.

- Nada, veja as grandes corporações que trocam de executivo da mesma forma que time troca de técnico, as atividades empresariais estão cada vez mais profissionalizadas, esse empreendedorismo cowboy está com os dias contados.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Abmael,

grandes corporacoes com capital aberto, com milhares de acionistas e comissoes diretoras nao surgem da noite para o dia. Em algum momento no passado algum empreendedor teve de dar inicio a empresa start up que mais tarde daria origem a ela.

O fato desse modelo ser o mais adequado para a gerencia das grandes empresas nao significa a morte do empreendedorismo individual. E a fonte da inovacao ainda esta no individualismo empreendedor, tanto o e que a empresa mais badalada do momento, o Google, surgiu de uma ideia de dois estudantes de ciencia da computacao, quase sem nenhum capital ou experiencia. Rapidamente a empresa ja controlava um capital maior do que o de diversas corporacoes tradicionais.

Alem disso, os quadros de executivos e os acionistas pulverizados fazem exatamente a mesma coisa que os empreendedores individuais: observam as informacoes do mercado e investem segundo elas. Ainda que exista nos empreendedores individuais um sentimento mais forte para suas proprias empresas, a unica funcao social que ele cumpre e a de investir seu capital em atividades cuja demanda justifica tal investimento. Se ele nao cumpri-la, levara prejuizo e logo saira de cena.

Voce esta apenas selecionando um de dois fenomenos que se complementam e dizendo que um esta levando vantagem. As corporacoes e sociedades anonimas nao existiriam sem o empreendedorismo individual, e mesmo os executivos e acionistas que as controlam agem como empreendedores tambem. O que o modelo profissional de empresa substituiu foi o antigo modelo de dinastias empresariais, onde as grandes empresas eram transferidas como heranca para descendentes nem sempre suficientemente competentes para administra-las.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Discernimento

CHUPA ESSA MANGA

Vocês perceberam que boa parte do mundo já é uma só empresa?

O dinheiro que a gente usa é lastreado em dólar.

O sinal do dólar também é usado por uma sociedade secreta famosa.

Essa sociedade é a maçonaria - os pedreiros-livres.

O sinal é a pirâmide.

O maior de todos os pedreiros construiu as pirâmides do egito.

Daí diz o livro dos mineradores:

José quando foi vendido pelos seus irmãos ao egito, mas caiu nas graças do faraó e recebeu poder igual ao do próprio. (uh! o faraó sabe construir pirâmides)

Moisés quando saiu do egito havia recebido todo o conhecimento do faraó. (ou ele também era faraó? seu ancestral josé havia recebido poder igual ao do faraó, e quase sempre na história do egito havia mais de um rei)

Agora veremos os principais descendentes de Moisés que é a linhagem principal de seu povo:
Davi -> Salomão ->...-> Cristo
Sendo os descendentes importantes do faraó, eram eles então FARAÓS e portanto detentores dos segredos que o faraó conhecia entre eles o de construir PIRÂMIDES usando mão de obra pós rupestre.

Como a família banqueira mais poderosa usa como símbolo a estrela do faraó DAVI, e o dinheiro que eles imprimem através do banco central americano (que é propriedade particular deles) é cheio das simbologia maçônica (o chefe é o maior pedreiro de todos, ergueu as pirâmides), concluimos então que são detentores do trono do faraó de todo egito.

Simples assim.

Yes! Agora tem explicação a riqueza e poder inabalável dos caras.

CRENTELHOS DO DIABO e CRENTELHOS DE JESUS apesar de estarem dividos prestam suas energias à mesma instituição: O TRONO DO FARAÓ DE TODO O EGITO.

Mais uma profissão pra ele: deus-minerador-general-cozinheiro-banqueiro e agora também O MAIOR MAÇOM DE TODOS OS TEMPOS.
Editado pela última vez por Discernimento em 05 Nov 2008, 17:28, em um total de 1 vez.

Discernimento

Fernando Silva escreveu:O erro da sua idéia é supor que todos sejam iguais e tenham a mesma capacidade física e intelectual, a mesma moralidade e a mesma disposição para o trabalho.
Além disto, alguns não esperam muito da vida: contentam-se com uma cervejinha, um futebol no fim de semana, assistir ao Faustão nos domingos.
Outros querem mais. Querem ter mais, querem saber mais, querem realizar mais, querem ser mais.

Quando você diz "todo mundo vai ter que trabalhar", já está pressupondo que todos trabalharão igual e produzirão igual. Não é verdade. Ao se juntarem os desiguais, o nivelamento costuma ser por baixo.

De onde surgiu a idéia que os seres Humanos mais capazes tem o direito de se apropriar da terra e dos meios de produção?

Apo

Mensagem por Apo »

Discernimento escreveu:
Fernando Silva escreveu:O erro da sua idéia é supor que todos sejam iguais e tenham a mesma capacidade física e intelectual, a mesma moralidade e a mesma disposição para o trabalho.

De onde surgiu a idéia que os seres Humanos mais capazes tem o direito de se apropriar da terra e dos meios de produção?

De acordo com uma lógica que premia os mais capazes, quem mais trabalha e mais produz, mais recebe.
Quem mais se esforça, mais merece.

E de onde você tirou que quem é vagabundo tem o mesmo direito que o que faz por merecer?
E os vagabundos que querem se apropriar da terra e dos meios de produção, podem?
Imagem

Discernimento

Apo,

Então o que você está fazendo aqui nesse fórum de debates sobre religião?
Os chefes religiosos conseguem seguidores porque são mais capazes, mais bem informados e trabalham árduamente para mantê-los, então segundo sua lógica, merecem prêmio por isso.

Se você acredita que a maior capacidade de um ser Humano dá a ele o direito de subjugar outro, você sempre será a vaca de presépio de alguém, a não ser que você seja o ser Humano mais capaz de todos.
Editado pela última vez por Discernimento em 05 Nov 2008, 17:40, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Estou falando de TRABALHADORES.

E os mais capazes não alcançam posições de mais responsabilidade, recebendo por tal preparo, mais dinheiro? Esta é a lógica.

Vou perguntar de novo: um trabalhador que estudou poucos anos ou que não dá conta de algumas responsabilidades por alguma característica individual dele ( logo, não sai do mesmo patamar, ou não tem ambições neste sentido), deve perceber a mesma quantia que o outro?

Você quer dizer que TODOS devem receber o mesmo salário ou benefícios, desde que demonstrem que trabalham ( seja lá em padrão e complexidade laboral)?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Então o que você está fazendo aqui nesse fórum de debates sobre religião?
Os chefes religiosos conseguem seguidores porque são mais capazes, mais bem informados e trabalham árduamente para mantê-los, então segundo sua lógica, merecem prêmio por isso.

Se você acredita que a maior capacidade de um ser Humano dá a ele o direito de subjugar outro, você sempre será a vaca de presépio de alguém.

E você vai comparar ovelhas que obedecem ao pastor ( portanto néscios a procura de algum mantenedor para todos os efeitos) com trabalhadores que produzem para gerar riqueza e evolução?

E o que leva você a pensar que a minha formação é inferior? Talvez você seja a vaca do meu presépio ( e de muitos presépios aqui).
Prepotente bobo!

Chefes religiosos conseguem seguidores por procuram seguidores ignorantes e incapazes de se segurar nas suas calças! São todos mau-caráter e salafrários! Merecem é cadeia! E cadeira cativa no Inferno.
Imagem

Discernimento

Apo,

Um bom médico será um bom médico existindo ou não o dinheiro.
A escassez acaba quando acaba a propriedade privada. Não lhe faltará nada, pois não precisará de dinheiro pra aceder as coisas necessárias à vida.

Será que ser detentor de maior conhecimento e maior capacidade de realização não elevam o status social de um ser Humano com ou sem dinheiro?

Apo

Mensagem por Apo »

Um bom médico será um bom médico existindo ou não o dinheiro.

Descontextualizado e invertido.
O dinheiro existe e é usado como pagamento. Se quiser, troque por batatas. Ele merece receber alguma coisa por seu trabalho.

A escassez acaba quando acaba a propriedade privada. Não lhe faltará nada, pois não precisará de dinheiro pra aceder as coisas necessárias à vida.

E voltaremos a comer em árvores e negar até o escambo mais básico. Papo comunista fundamentalísta é um nojo.

Será que ser detentor de maior conhecimento e maior capacidade de realização não elevam o status social de um ser Humano com ou sem dinheiro?

Que status? Aumenta o ego? Faz você ficar popular? E serve para quê se não for para evoluir e poder viver com mais conforto e segurança. Você está falando de abolir o dinheiro?

Papo furado e raso para um doutor em ...engenharia de quê?
Imagem

Discernimento

Apo escreveu:E o que leva você a pensar que a minha formação é inferior? Talvez você seja a vaca do meu presépio ( e de muitos presépios aqui).
Prepotente bobo!
R: Mas segundo a sua lógica você está subordinado a alguem (não estou falando da organização técnica no seu trabalho) e em nenhum momento afirmei que a sua informação é inferior, aonde você leu isso?
E você vai comparar ovelhas que obedecem ao pastor ( portanto néscios a procura de algum mantenedor para todos os efeitos) com trabalhadores que produzem para gerar riqueza e evolução?
Chefes religiosos conseguem seguidores por procuram seguidores ignorantes e incapazes de se segurar nas suas calças! São todos mau-caráter e salafrários! Merecem é cadeia! E cadeira cativa no Inferno.
R: Mas foi exatamente isso que você falou:
E os mais capazes (menos néscios) não alcançam posições de mais responsabilidade, recebendo por tal preparo, mais dinheiro? Esta é a lógica.

Discernimento

Leia isso aqui, viewtopic.php?f=1&t=17891&st=0&sk=t&sd=a&start=75#p357406 é uma parte da sua história,

Dinheiro é a carteira de identidade do felá.
Editado pela última vez por Discernimento em 05 Nov 2008, 18:01, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Discernimento escreveu:
Apo escreveu:E o que leva você a pensar que a minha formação é inferior? Talvez você seja a vaca do meu presépio ( e de muitos presépios aqui).
Prepotente bobo!
R: Mas segundo a sua lógica você está subordinado a alguem (não estou falando da organização técnica no seu trabalho) e em nenhum momento afirmei que a sua informação é inferior, aonde você leu isso?
R: Mas foi exatamente isso que você falou:
E os mais capazes (menos néscios) não alcançam posições de mais responsabilidade, recebendo por tal preparo, mais dinheiro? Esta é a lógica.

Se você entrou neste tópico para misturar religião ( e gente que se aproveita dos menos capazes para aumentar seu ganho usando a palavra de Deus como ordem e fim ) com trabalho e suas relações no processo produtivo, esqueça.
Não vou perder meu tempo com raciocínios bisonhos e falaciosos.

Abraços.
Imagem

Discernimento

Apo,

Aí no seu estado as aulas de história do PRIMÁRIO não abordavam a relação religião-sociedade-produção do egito e de outras épocas e lugares?
Aqui no Paraná me ensinaram isso há uns 20 anos na 7ª série.

Se você não quer debater, tudo bem, NÃO POSTE MAIS. Fácil.
Editado pela última vez por Discernimento em 05 Nov 2008, 18:08, em um total de 1 vez.

Discernimento

Apo,
Esse seu post viewtopic.php?f=1&t=17891&p=357420#p357419 mostra a sua baixa capacidade de argumentação e produção literária, apesar da sua SUPERIOR FORMAÇÃO EM GANHAR DINHEIRO.

Apo

Mensagem por Apo »

Discernimento escreveu:Aí no seu estado as aulas de história do PRIMÁRIO não abordavam a relação religião-sociedade-produção do egito e de outras épocas e lugares?
Aqui no Paraná me ensinaram isso há uns 20 anos na 7ª série.

Se você não quer debater, tudo bem, NÃO POSTE MAIS. Fácil.

Então seu estado está atrasado. 7ª série não é mais primário.

E não tenho culpa se a conclusão que você chegou ( ou que levaram você a chegar) tenha resultado errônea.

Abraços.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Edson Jr escreveu:Como isso poderia ser feito?

Quero dizer...como acabar com o monopólio central sobre a moeda se é a própria elite que tem o controle sobre o sistema monetário...direta ou indiretamente?

Todo monopolio e controlado por elites, e todos eles quebram por um motivo simples: eles sao ineficientes.

Ainda que o monopolio estatal do dinheiro nao esteja diretamente ameacado, acredito que diversas solucoes podem ser desenvolvidas para dribla-lo, sobretudo com os recursos disponiveis em informatica e comunicacao via internet. Diversas sao as possibilidades de substitutos de moeda privados que podem ser desenvolvidos e que poderiam ganhar uso comum. Eu tenho um palpite de que alguma moeda eletronica surgira atraves do comercio de ativos e direitos de uso na internet, mas outras coisas podem se passar tambem. Ainda que hoje ja existam exemplos de coisas do tipo, fazer previsoes seria um exercicio pouco confiavel de futurologia, nao de economia.

Edson Jr escreveu:Se eu dissesse que não somente o governo, mas também os bancos e as grandes corporações?! Meu raciocínio estaria correto?!

O seu raciocinio nao estava errado, eu apenas atentei para o emprego inadequado do termo lucro no sentido de ganho as custas dos outros. Quis dizer que lucro nao e isso.

Alem disso, e a relacao dos banqueiros com a inflacao e bastante complicada, e varia bastante segundo o modelo de banco central de cada pais. Mas o fato e que em geral eles sao subordinados das politicas monetarias ditadas pelos burocratas, e se tem ganhos excessivos, num mercado aberto isso atrariria mais capital concorrente, o que diminuiria essa margem. Mas o mercado bancario nao e de livre entrada, assim como na maioria dos modelos de banco central, os banqueiros lancam mao de dispositivos para ter maior influencia nas decisoes monetarias, pois isso lhes interessa diretamente. O sistema de banco central passa a ser entao um complexo cartel oficial de banqueiros, que impedem concorrentes e determinam questoes como oferta de moeda e credito de maneira a ter ganhos monopolisticos.

Num mercado livre bancario isso seria simplesmente impraticavel, pois moedas concorrentes teriam incentivos para nao dilurierem a confianca dos clientes na sua estabilidade e na solvencia dos bancos que as emitem.

Edson Jr escreveu:Suas explicações são muito boas Cabeção. Estou aprendendo bastante com você. Valeu!

Poxa, obrigado. Eu fico bastante feliz de estar sendo util para alguem com esses textos longos, chatos e azuis.

Se voce tiver interesse no assunto eu posso te recomendar uns livros sobre teoria dos Ciclos Economicos da perspectiva austriaca.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Discernimento

[Menos. Considere esta a sua primeira e ultima advertencia.

A moderacao.]

Trancado