Um Deus que não tem o que fazer
Postado originalmente em 15/1/2004 23:10:52
Por Acauan
A julgar pelos testemunhos dos fundamentalistas cristãos, ou Deus não tem o que fazer ou tem uma péssima escala de prioridades.
Toda vez que se levanta a questão do por que Deus permite coisas como crianças esmagadas sob os escombros de um terremoto ou nascendo com doenças congênitas que as destinarão a uma vida de dor e sofrimento, os fundamentalistas traçam eloqüentes recitações sobre o grande plano de Deus para a Humanidade. Nunca entendi onde as crianças com paralisia cerebral se encaixam neste grande plano, mas isto fica para depois.
Bom, o curioso é que o mesmo fundamentalista cristão que acha mil e uma explicações de porque Deus não se manifesta nestas situações, vai para sua igreja e escuta entusiasmado o testemunho dos irmãos que contam como Deus lhe arranjou uma promoção no emprego, fez chover na sua horta ou matou os cupins do seu guarda-roupa.
Nada contra um Deus que mata os cupins do guarda roupa, se o meu estivesse infestado eu finalmente teria um motivo para me converter.
A dúvida é porque este Deus está sempre pronto e disponível para atender a estes pedidos fúteis, com os quais os fundamentalistas estão constantemente lhe enchendo o divino saco (imagem e semelhança do homem, lembram...) enquanto o extremo e imerecido sofrimento de inocentes é relegado com indiferença para debaixo do tapete do tal grande plano.
Deve ser o que os fundamentalistas cristãos chamam de justiça divina. Aquela que lhes garante o Paraíso após a morte, não importa o que tenham sido ou feito em vida, enquanto o Mahatma Gandhi (hindu e portanto não salvo) vai queimar no inferno eterno.
Postado originalmente em 15/1/2004 23:10:52
Por Acauan
A julgar pelos testemunhos dos fundamentalistas cristãos, ou Deus não tem o que fazer ou tem uma péssima escala de prioridades.
Toda vez que se levanta a questão do por que Deus permite coisas como crianças esmagadas sob os escombros de um terremoto ou nascendo com doenças congênitas que as destinarão a uma vida de dor e sofrimento, os fundamentalistas traçam eloqüentes recitações sobre o grande plano de Deus para a Humanidade. Nunca entendi onde as crianças com paralisia cerebral se encaixam neste grande plano, mas isto fica para depois.
Bom, o curioso é que o mesmo fundamentalista cristão que acha mil e uma explicações de porque Deus não se manifesta nestas situações, vai para sua igreja e escuta entusiasmado o testemunho dos irmãos que contam como Deus lhe arranjou uma promoção no emprego, fez chover na sua horta ou matou os cupins do seu guarda-roupa.
Nada contra um Deus que mata os cupins do guarda roupa, se o meu estivesse infestado eu finalmente teria um motivo para me converter.
A dúvida é porque este Deus está sempre pronto e disponível para atender a estes pedidos fúteis, com os quais os fundamentalistas estão constantemente lhe enchendo o divino saco (imagem e semelhança do homem, lembram...) enquanto o extremo e imerecido sofrimento de inocentes é relegado com indiferença para debaixo do tapete do tal grande plano.
Deve ser o que os fundamentalistas cristãos chamam de justiça divina. Aquela que lhes garante o Paraíso após a morte, não importa o que tenham sido ou feito em vida, enquanto o Mahatma Gandhi (hindu e portanto não salvo) vai queimar no inferno eterno.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Re: Um Deus que não tem o que fazer
Me lembro até hoje do meu primeiro contato com uma fé cega, um fundamentalismo...
Minha avó era crente da assembléia de deus e ouvindo uma bela canção do padre zezinho (sim, já fui cristã um dia
) ela simplesmente disse:
- Puxa, ele é um homem tão bom, tão inspirado, pena que irá para o inferno!
Eu, com meus pobres 4 anos de idade arregalei os olhos e perguntei: - Por quê?
E ela com um sorriso cruel: - Ele não vai ser salvo, nem você será...
Por isso não permito que falem de religião para o meu filho, é muita crueldade incutir medo em crianças
Minha avó era crente da assembléia de deus e ouvindo uma bela canção do padre zezinho (sim, já fui cristã um dia

Por isso não permito que falem de religião para o meu filho, é muita crueldade incutir medo em crianças

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
Suyndara escreveu:Me lembro até hoje do meu primeiro contato com uma fé cega, um fundamentalismo...
Minha avó era crente da assembléia de deus e ouvindo uma bela canção do padre zezinho (sim, já fui cristã um dia) ela simplesmente disse:
![]()
![]()
Ah... Entendi a Syndara é atéia porque ela tem trauma de infância!!!!

- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Suyndara escreveu:Por isso não permito que falem de religião para o meu filho, é muita crueldade incutir medo em crianças
Na sociedade que vivemos isso é uma missão impossível.
Na escola, no clube, na vizinhança... Em todo lugar tem um pentelho religioso pra empurrar loucuras religiosas nas crianças.
O melhor não seria falar para o guri sobre o assunto e mostrar o quão estúpido é esse fundamentalismo em vez de esconder dele?
- francioalmeida
- Contato:
Procedure escreveu:O melhor não seria falar para o guri sobre o assunto e mostrar o quão estúpido é esse fundamentalismo em vez de esconder dele?
Exatamente o que eu procuro fazer com meu filho, mas não é uma coisa fácil.
A criança, pelo menos na idade que meu filho tem, não consegue discernir apelos a falácia como: "todo mundo acredita, por isso ele existe".
francioalmeida escreveu:Procedure escreveu:O melhor não seria falar para o guri sobre o assunto e mostrar o quão estúpido é esse fundamentalismo em vez de esconder dele?
Exatamente o que eu procuro fazer com meu filho, mas não é uma coisa fácil.
A criança, pelo menos na idade que meu filho tem, não consegue discernir apelos a falácia como: "todo mundo acredita, por isso ele existe".
Exatamente a questão.
Ele só tem 3 anos, não dá para explicar coisas tão complexas por agora...
Por enquanto prefiro evitar que enfiem muita lorota na cabeça dele, para ficar mais fácil de explicar depois

Até que funciona, ele não sabe de nada por enquanto

Mas a escola será um problema eterno...rs
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Pior é que não traumatizei, fui católica durante muitos anos...
- fausto el dikaios
Pensei que esse forum TIVESSE algo PARA SER DEBATIDO, me enganei !
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
fausto el dikaios escreveu:Pensei que esse forum TIVESSE algo PARA SER DEBATIDO, me enganei !
Então vá com o seu deus, seja ele qual for.
Vá para um site onde todos concordem com você.
fausto el dikaios escreveu:Pensei que esse forum TIVESSE algo PARA SER DEBATIDO, me enganei !
Sua assinatura já demonstra que vc não está interessado em debater

- Lúcifer
- Contato:
Se você acha que algo deva, e mereça, ser debatido, eu posso lhe aconselhar a abrir um tópico com algum assunto interessante.
Só uma pergunta....Será que a assinatura do fausto, na visão do famado, não é considerado ofensivo não, né?