famado escreveu:É a última coisa que falo aqui sobre demônios. Eu tinha esperança que algum ateu me desse alguma explicação científica sobre o fenômeno, mas não. Eles têm apenas a opinião que é charlatanismo ou auto-sugestão e nós teístas (crentes ou reencarnacionistas) sabemos que não e só isso.
Mas vamos aos comentários.
Seu Famado, deveria saber que NÃO HÁ ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE DEMÔNIOS. Imagine só a vergonha que sentiria um cientista entre os seus pares se dissesse que estava investigando fenômenos diabólicos e pesquisando cientificamente o Demo... No máximo dos máximos você encontrará estudos feitos em cima de fenômenos mediúnicos, feitos por cientistas sérios, mas que a comunidade cética nada pode fazer além de lançar deboche sobre eles. Até agora NUNCA encontrei um só desmentido bem fundamentado contra essas pesquisas. Descobri assim, para minha tristeza e decepção, que os céticos são pessoas cheias de muita fé.
Nem me atrevo a citar as obras quevedianas sobre o assunto, inclusive porque segundo o Quevedo, o Diabo está atualmente aposentado no INSS do além. E com ele os demos inclusive. Aliás, ele tomou uma dura da sua própria Igreja, quando Herculano Pires (de acordo com um conhecido meu) habilmente o fez enveredar numa discussão, onde ele até negou a existência do Diabo e dos demônios...
famado escreveu:Sr. Botânico
Eu quero dizer que admiro muito o trabalho social e mesmo a sede espiritual dos espíritas, embora discorde diametralmente de sua doutrina. Tem um camarada aqui no meu trabalho que é um grande ser humano e é espírita.
Quanto à passagem que citou, na nossa interpretação, os demônios blefam e tentam se impor. Se o exorcista ceder, ele o humilhará, lançará verdades da vida íntima em sua cara, o agredirá, enfim, fará um monte de estripulias. Foi o que acontecer com aqueles homens. Contudo, se o exorcista tiver consciência disso, dará a ordem invocando a autoridade do "Santo Nome" e tudo se resolverá.
Sua resposta em nada me satisfez por evasiva que é. Só indo muito além do texto e acrescentando muita interpretação em cima é que se chega nela. O texto bíblico em questão é CURTO E GROSSO: Eles chegaram lá impondo autoridade EM NOME DE JESUS, mas o espírito mau limitou-se a dizer: Jesus EU CONHEÇO e sem quem é Paulo, MAS QUEM SÃO VOCÊS?
Nada de humilhação, nada de vida íntima, nada de nada. A autoridade do santo nome de Jesus NADA ADIANTOU NESTE CASO. Sinto muito, mas sua argumentação não convence.