Vender empresas sim, licitação não?
Vender empresas sim, licitação não?
Arquitetos questionam Serra sobre contratação de suíços
Ter, 11 Nov, 10h00
Arquitetos de São Paulo se uniram para pressionar o governador José Serra (PSDB) e o secretário Estadual de Cultura, João Sayad, a explicar por que escolheram um escritório estrangeiro para construir, sem licitação, o Teatro de Dança e de Ópera, que também será sede da São Paulo Companhia de Dança e do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no centro.
PUBLICIDADE
Os autores do projeto serão os arquitetos Pierre de Meuron e Jacques Herzog, que assinam o Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, e são do escritório suíço Herzog & De Meuron. A obra, que deve custar R$ 300 milhões, está prevista para ser entregue em 2010. Por nota, o governo argumentou que o princípio que guiou a escolha - e a dispensa de concorrência pública - foi o da "notória especialização" do escritório, com base na lei federal 8.663/93.
É nesse ponto que os arquitetos mais se apegam. Eles fazem dois questionamentos: como um escritório estrangeiro tem conhecimento suficiente da cultura brasileira para traduzir essa experiência na arquitetura; por que o Estado afirma que só eles têm "notória especialização", se nenhum outro arquiteto brasileiro foi consultado?
Ontem, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) disparou nota para a imprensa dizendo que a decisão de Serra trata-se de "xenofobia às avessas e ilegalidade". Isso porque, além dos suíços, participaram de uma consulta informal outros dois escritórios estrangeiros. "Há muitos escritórios brasileiros que têm, sim, notória especialização em projetos de complexos culturais e, especialmente, na cultura brasileira", disse o diretor de Urbanismo do Sinaenco, Cesar Bergstrom. As informações são do Jornal da Tarde.
Ter, 11 Nov, 10h00
Arquitetos de São Paulo se uniram para pressionar o governador José Serra (PSDB) e o secretário Estadual de Cultura, João Sayad, a explicar por que escolheram um escritório estrangeiro para construir, sem licitação, o Teatro de Dança e de Ópera, que também será sede da São Paulo Companhia de Dança e do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no centro.
PUBLICIDADE
Os autores do projeto serão os arquitetos Pierre de Meuron e Jacques Herzog, que assinam o Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, e são do escritório suíço Herzog & De Meuron. A obra, que deve custar R$ 300 milhões, está prevista para ser entregue em 2010. Por nota, o governo argumentou que o princípio que guiou a escolha - e a dispensa de concorrência pública - foi o da "notória especialização" do escritório, com base na lei federal 8.663/93.
É nesse ponto que os arquitetos mais se apegam. Eles fazem dois questionamentos: como um escritório estrangeiro tem conhecimento suficiente da cultura brasileira para traduzir essa experiência na arquitetura; por que o Estado afirma que só eles têm "notória especialização", se nenhum outro arquiteto brasileiro foi consultado?
Ontem, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) disparou nota para a imprensa dizendo que a decisão de Serra trata-se de "xenofobia às avessas e ilegalidade". Isso porque, além dos suíços, participaram de uma consulta informal outros dois escritórios estrangeiros. "Há muitos escritórios brasileiros que têm, sim, notória especialização em projetos de complexos culturais e, especialmente, na cultura brasileira", disse o diretor de Urbanismo do Sinaenco, Cesar Bergstrom. As informações são do Jornal da Tarde.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Re: Vender empresas sim, licitação não?
Se tivessem entregue a obra para a mumia do Niemeyer, ou qualquer outro profissional brasileiro superestimado e sindicalizado, os babacas do Sinaenco teriam ficado quietos.
Por que o teatro deve simbolizar os aspectos da cultura brasileira valorizados pelos cretinos do Sinaenco? A cultura brasileira e algo com existencia propria, capaz apenas de ser decifrada pelos arquitetos sindicalizados, ou e algo em transformacao e capaz de interagir e assimilar com elementos externos e assim se definir?
Esse argumento e muito ruim, pois levado ao extremo, a unica arquitetura que deveria ser admissivel nessas terras e a indigena, pois todo o resto foi de alguma forma introduzida a partir de culturas alienigenas. Tudo deveria ser feito de palha e barro, para se enquadrar nos valores originais dessa terra.
A questao de fazer ou nao uma licitacao para obras desse porte e discutivel. Ja alegar que apenas os arquitetos sindicalizados pelo Sinaenco sao representantes dignos da nossa cultura e uma piada.
Por que o teatro deve simbolizar os aspectos da cultura brasileira valorizados pelos cretinos do Sinaenco? A cultura brasileira e algo com existencia propria, capaz apenas de ser decifrada pelos arquitetos sindicalizados, ou e algo em transformacao e capaz de interagir e assimilar com elementos externos e assim se definir?
Esse argumento e muito ruim, pois levado ao extremo, a unica arquitetura que deveria ser admissivel nessas terras e a indigena, pois todo o resto foi de alguma forma introduzida a partir de culturas alienigenas. Tudo deveria ser feito de palha e barro, para se enquadrar nos valores originais dessa terra.
A questao de fazer ou nao uma licitacao para obras desse porte e discutivel. Ja alegar que apenas os arquitetos sindicalizados pelo Sinaenco sao representantes dignos da nossa cultura e uma piada.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Apo
- Gênero: Feminino
Bom, espero que não entreguem ao comuna-rico-mör-bababo-pela-midia-nacional-ufanista Niemy.
Mas tipo...talvez por que a Suíça tenha algum banco que interesse ao Serra abrir uma conta corrente?
Mas tipo...talvez por que a Suíça tenha algum banco que interesse ao Serra abrir uma conta corrente?

user f.k.a. Cabeção escreveu:Se tivessem entregue a obra para a mumia do Niemeyer, ou qualquer outro profissional brasileiro ...
Não, se fôsse o Lula que tivesse feito EXATAMENTE A MESMA COISA, já tinham até mudado o macaquinho do RV e colocado um Out-door como faz a Globo quando o pastel é do sabor que ela gosta.
Não tem nada a ver com sindicato nem protecionismo. É para ter licitação e ponto final, sem chorumelas!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Apo escreveu:Bom, espero que não entreguem ao comuna-rico-mör-bababo-pela-midia-nacional-ufanista Niemy.
Foi exatamente o que eu imaginei.
Serra- Oi, estou querendo abrir uma conta aí, tem jeito?
Sueco- Olha, até tem, mas você vai ter que molhar a mão do pessoal daqui, sabe com é né?
Serra- Ah tá, e como seria isso?
Sueco- Bem, sei lá, inventa uma coisa criativa, compra um relógio suiço de 577 bilhões e diz que é porque é o mais preciso do mundo...

- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Se tivessem entregue a obra para a mumia do Niemeyer, ou qualquer outro profissional brasileiro ...
Não, se fôsse o Lula que tivesse feito EXATAMENTE A MESMA COISA, já tinham até mudado o macaquinho do RV e colocado um Out-door como faz a Globo quando o pastel é do sabor que ela gosta.
Não tem nada a ver com sindicato nem protecionismo. É para ter licitação e ponto final, sem chorumelas!
Licitacao e so um metodo para tomar a decisao, que pode ser mais custoso dependendo do caso.
O que deve ser avaliado nao e o metodo empregado para escolher a empresa, mas se houve ou nao algum tipo de favorecimento corrupto ou interesse. E uma licitacao nao impede nada disso.
Alias, nem e esse o argumento do sindicato, que bate exclusivamente na tecla da "cultura brasileira", ou seja tem tudo a ver com protecionismo. O cara nao encontrou nada de errado exceto a nacionalidade da empresa contratada, e acha que isso e material para fazer qualquer acusacao.
Se o cara quer provar que era necessaria a licitacao, ele deve mostrar porque nessa decisao especifica lancar uma licitacao teria sido a melhor escolha. Muitas decisoes precisam ser tomadas e nem todas podem ser feitas mediante licitacoes, simplesmente alegar que num caso especifico que lhe interessa nao houve licitacao nao quer dizer absolutamente nada.
Voce jamais me vera atacando o Lula em nome dessa coisa que resolveram chamar de cultura brasileira. Eu ataco suas ideias ruins, boa parte delas ligadas a essas besteiras nacionalistas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Apo
Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Bom, espero que não entreguem ao comuna-rico-mör-bababo-pela-midia-nacional-ufanista Niemy.
Foi exatamente o que eu imaginei.
Sueco- Olha, até tem, mas você vai ter que molhar a mão do pessoal daqui, sabe com é né?
Sueco- Bem, sei lá, inventa uma coisa criativa, compra um relógio suiço de 577 bilhões e diz que é porque é o mais preciso do mundo...
É deve ter rolado um papinho assim.

- Apo
Não sei qual o argumento pior: se a tal "cultura brasileira" ou se é para fazer licitação porque assim evitaria corrupção. As duas são de doer...

- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:Foi exatamente o que eu imaginei.
Você é sempre tão ruim com adjetivos pátrios?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Lúcifer
- Contato:
Não importa se a empresa é nacional ou não. Deveria ter sido feita sim, a licitação.
O único motivo para que se se faça uma contrtação sem a licitação, deveria ser a de emergência com risco de morte ou ferimentos graves, não para isso.
Com certeza o Serrote levou alguma nisso,com certeza. Ninguém do PSDB / DEM faz nada sem levar lucro na história.
O único motivo para que se se faça uma contrtação sem a licitação, deveria ser a de emergência com risco de morte ou ferimentos graves, não para isso.
Com certeza o Serrote levou alguma nisso,com certeza. Ninguém do PSDB / DEM faz nada sem levar lucro na história.

Apáte escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Foi exatamente o que eu imaginei.
Nem lembrei de suíço APO...nem lembrei. Mas sou muito melhor em informática...

- Apo
Luiz Carlos Querido escreveu:Apáte escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Foi exatamente o que eu imaginei.
APO? Putz, não sou bogus do Apate...

- Apáte
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:Apáte escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Foi exatamente o que eu imaginei.
Você é pior ainda com nomes. Cruz credo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Apáte escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apáte escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Foi exatamente o que eu imaginei.
Você é pior ainda com nomes. Cruz credo.
Desculpa aí Trancão

Cara, fazer as coisas com pressa não dá tesão...

Apo escreveu:APO? Putz, não sou bogus do Apate...
Gato escaldado...

- Apo
Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:APO? Putz, não sou bogus do Apate...
Gato escaldado...
Mas pelo menos ache uns parezinhos semelhantes...joguinho de memória, lembra?

Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:APO? Putz, não sou bogus do Apate...
Gato escaldado...
Ap-o
Ap-ate
Ap-*¨#*%¨*

- Lúcifer
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:APO? Putz, não sou bogus do Apate...
Gato escaldado...
Ap-o
Ap-ate
Ap-*¨#*%¨*