Quero SER ateu ! help-me com respotas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Quero SER ateu ! help-me com respotas

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:Sabe, eu fico aqui pensando....
Como uma pessoa não consegue entender conceitos tão simples.
O Fernando explicou tão bem que até a minha sobrinha de onze anos entenderia e daria aula disso.

Pois é, sua sobrinha deve ser atéa. Só entende conceitos simples.
Crentes só entendem conceitos "sofisticados".

:emoticon12:
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Quem é o disléxico aí? :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

André

Mensagem por André »

fausto el dikaios escreveu:
Não foi criada, sempre existiu é uma resposta. O Nada absoluto, que vc presume, é que nunca existiu. Em outras palavras, algo, do ponto de vista físico, mesmo que seja energia em potencial, sempre existiu.

Concegues provar que Sempre existiu ?
O Fernando Silva respondeu muito bem suas perguntas.

Sim sei disendo AINDA NAO ENTENDEMOS BEM, quem nao entendeu no meu VER fica calado
1- Quem e' Deus para voces ?
Uma criação humana, normalmente serve para atender a necessidade que algumas pessoas tem de uma resposta mais simples, com inicio-meio-fim, sobre os grandes "mistérios"(alguns desses não tão misteriosos quanto já foram como a vida, cuja a teoria de evolução é bem competente para explicar, como a física clássica e quântica explica a existência perpetua do Universo...) . Deuses tendem a refletir as aspirações dos seres humanos que os criaram.

Se a humanidade criou, entao existe ? Ou consegues criar o inexistente que mesmo sendo criado permanece inexistente, consegues ?
3 Quem e' o homem para voces ?
Mais uma espécie nesse planeta Terra, entre tantas outras. Um mamífero, como muitos outros.

De onde veio e para onde VAI ?
4- O que e' a VIDA para voces ?
É o tempo entre nascimento e morte. De qualquer espécie.

Entao, sem a vida nao ha especie e sem especie nao ha vida, entao quem fez a vida ?
5- O que e' a morte para voces ?
O momento em que o ser vivo cessa funcionamento de forma definitiva.

Entre a morte e a vida quem surgiu primeiro ? sem vida nao ha morte e sem morte nao ha vida MAS QUEM surgiu primeiro ? vida ou morte ?
6- O que e' Bliblia para Voces ?
Um livro com várias estórias mitológicas, como tantos outros.

Um ateu e' o resultado de um ex-crente com dificuldade de interpretassao Biblica.... Essa e' a verdade
Sabias que antes de Nicolau Copernico afirmar que a terra e' um esfera Jo' ja tinha conhecimento disso... Pois a biblia e' diferente, quem sabe o Nicolau tinha UMA.rsrsrsrsrr
7- O que feitisso ou a magia para voces ?
Mágica, como Deuses, e tudo mais sobrenatural, não são reais.

Mas acontece, FILHO sabes perfeitamente. E de onde vem TAL PODER ?
10- Qual e' a origem da sabedoria ?
A razão e cognição que a mente humana é capaz de realizar.

Apenas os humanos tenhem sabedoria ?
12- Como podemos provar que NOS somos existente ?
Quem não acredita ser existente, é um caso de distúrbio mental.

E deixa de ser existente ?

14- Ser ateu e' discordar da possivel existencia de um Deus ou Insulta-lo a si e as seus seguidores ?

Ser ateu é não acreditar no sobrenatural.

Apenas existe o natural ? tens prova disso ?

Fique na Paz e no Amor

1-A física quântica indica isso. Experiências e pesquisas indicam, e evidenciam, que no vácuo, existe energia em potencial

... é portanto uma hipótese melhor que foi criado do nada, já que nada consegue ser criado do nada absoluto. E mesmo o nada absoluto não existe.

1.1- Existe apenas na mente humana. Único lugar que Deus, diabo, superstições, existem, é na mente humana, sendo capaz de gerar ações. Como as Cruzadas, como a KKK, como homens bomba, como apedrejamentos.

3- Veio do processo de evolução que o antecede. Para onde vai? O futuro é incerto, e essa pergunta engendra questões de dever ser, e tb pode ser interpretada como futurologia biológica, mas tb social, política, e o que poderia oferecer, tendo em vista que o futuro é incerto, seriam apenas suposições. Além disso, a pergunta não vem ao caso.

Se vc quer dizer que Deus dá sentido, eu te digo que cada ser humano dá sentido, ou não dá, a sua maneira, a sua vida, dentro das suas possibilidades.

4- Ninguém fez, é um processo natural sem intenção consciente. Sua incapacidade de compreender esse simples fato, que o processo natural independe de consciência, não tem um propósito preestabelecido, bloqueia tudo mais.

5- O ovo ou a galinha? hehehe. A vida surgiu primeiro, obviamente, tudo leva a crer na água, a bilhões de anos no passado. Pesquise sobre Origem da vida.

6- Eu nunca fui crente. Minha família teve o bom senso de não forçar idéia alguma e a me apresentar a diferentes interpretações, sem pressão, e eu que cheguei as minhas conclusões. E vc está finalmente mostrando sua cara, começou o tópico dizendo que queria ser ateu, e agora prova que isso era uma mentira. Sugiro reler os mandamentos, pq tem um sobre falso testemunho que vc, não eu, precisa entender e saber interpretar.

7- Sei perfeitamente bulhufas. Não existem evidencias, submetidas à comunidade cientifica, disso que resista a crítica, é terreno de charlatões, e tal poder, é uma mera suposição, na cadeia de suposições, de pessoas que sentem a necessidade de acreditar em algo sobrenatural.

10- Aqui na Terra sim. A sabedoria, se for entendida como uma profunda compreensão dos elementos que constituem a realidade, aqui na Terra, apenas o ser humano desenvolveu inteligibilidade para essa compreensão. O ser humano vai além do instinto, e do raciocínio especifico, chegando a formulações de teorias, como evolução, como gravitação universal, o desenvolvimento do conhecimento humano, que é singular na Terra, atesta isso. Mas nada impede que outra espécie, de outro planeta, tb desenvolva, ou mesmo outra espécie que evolua aqui na Terra. Porém evolução leva muito, muito tempo, vida na Terra existe a bilhões de anos.

12- Lógico que não. As pessoas existem independente de acreditarem ou não nisso. Existência é algo materialmente e energeticamente mensurável.

14-Inversão do ônus da prova. Quem tem que provar que o sobrenatural existe é quem afirma que ele existe.

Mas mesmo assim vamos, que o Sol existe, que as espécies existem, que evolução existe, que a natureza existe, eu tenho evidencias de sobra, e vc tb, já sobre o sobrenatural há apenas a fé. Que é acreditar na ausência de evidencias. Afinal se houvessem evidências tão fortes, vc não diria "Tenho fé em Deus" vc diria "Eu sei que Deus existe e aqui porque". Tem alguns que chegam a esse ponto, esses não tem mais fé, eles se convenceram que Deus existe, e em suas mentes, e apenas ai, ele de fato existe.

Nesse caso é como lidar com além que acredita em gnomos, vampiros, ou lobisomem, a pessoa diz que acredita, diz até que viu, e para ela foi real, pois a mente é poderosa ao ponto de chegar a construir essa ilusão. Mas é real apenas para ela, submeta a analise, a critérios rigorosos, e a busca por evidencias, que todos recuam a uma posição que simplesmente não resiste a crítica.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

fausto el dikaios
Gênero: Masculino

Mensagem por fausto el dikaios »

Oi,não encontrei nenhuma resposta certa, embora foram feita ao nível da vossa sabedoria..

O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ... Querer estar onde ninguém esta, torcer pela equipe de futebol que ninguém apoia, escolher a religião que ninguém vai... Eu fui atelho por essa mesma doença. Mas achei a cura para tal E possuo o antídoto .

Meu Deus não tem nenhum erro, Deus fez MILAGRE. Aleluia !!!!

Termino esse tópico porque abri outro para responder as vossas perguntas...
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

fausto el dikaios escreveu:Oi,não encontrei nenhuma resposta certa, embora foram feita ao nível da vossa sabedoria..

O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ... Querer estar onde ninguém esta, torcer pela equipe de futebol que ninguém apoia, escolher a religião que ninguém vai... Eu fui atelho por essa mesma doença. Mas achei a cura para tal E possuo o antídoto .

Quanto você pagou?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

fausto el dikaios escreveu:Oi,não encontrei nenhuma resposta certa, embora foram feita ao nível da vossa sabedoria..

Tradução:
Não demos as respostas que ele pensou que daríamos e que lhe permitiriam nos sacanear, portanto ele as ignorou e manteve suas idéias preconcebidas

Judas

Mensagem por Judas »

fausto el dikaios escreveu: O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ... Querer estar onde ninguém esta, torcer pela equipe de futebol que ninguém apoia, escolher a religião que ninguém vai... Eu fui atelho por essa mesma doença.

Nunca lí algo tão imbecil. O ateismo é um conjunto de pessoas que pensam por sí mesmas, no meu caso, é uma consequência do meu ceticismo. É normal que existam mais pessoas que acompanhem o comportamento de rebanho. É mais confortável, embora devam existir mais razões para isso. Quando eu era criança acreditava em papai Noel, cresci e não acredito mais, apesar de me lembrar com saudade daqueles tempos. Mas o mesmo não acontece com minha fé. Hoje, livre dela, me sinto aliviado, e com a sensação de que minha cabeça é usada para o que ela se presta, PENSAR.

fausto el dikaios escreveu: Mas achei a cura para tal E possuo o antídoto .

Como disse antes, uso minha cabeça para pensar, não me sinto doente. Se eu passar a rezar para as paredes de novo, começar a acender velas, fazer pedidos a seres imaginários antes de dormir etc... vou procurar tratamento.

fausto el dikaios escreveu: Meu Deus não tem nenhum erro, Deus fez MILAGRE. Aleluia !!!!

Claro que não! Como disse o Encosto
"Quem aí nunca matou uma criancinha de colo?!"

Com a pouca experiência que tenho, prefiro acreditar que você é um bogus querendo sacanear.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

fausto el dikaios escreveu: O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ... Querer estar onde ninguém esta, torcer pela equipe de futebol que ninguém apoia, escolher a religião que ninguém vai... Eu fui atelho por essa mesma doença. Mas achei a cura para tal E possuo o antídoto .

Este é um tipo de ateu: o "ateu revoltadinho". Ser ateu foi a forma que ele escolheu de ser diferente. Poderia ter pintado o cabelo de verde, adotado um corte "moicano", enfiado uma argola no nariz, mas não, percebeu que provocaria escândalo se dizendo ateu e o fez.

Como esta opção não se baseia em uma reflexão interna, quando a adolescência acaba, a revolta acaba e o "revoltadinho" se enquadra no sistema e na religião do grupo ao qual pertence.

Talvez tenha sido o seu caso, mas não o meu.
Eu apenas descobri que tinha virado ateu. Nunca planejei isto.
fausto el dikaios escreveu: Meu Deus não tem nenhum erro, Deus fez MILAGRE. Aleluia !!!!

Qual deus, qual milagre?
Se você é angolano, talvez o milagre seja o de não ter pisado em alguma mina ainda.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:[Qual deus, qual milagre?
Se você é angolano, talvez o milagre seja o de não ter pisado em alguma mina ainda.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Judas escreveu:
Fernando Silva escreveu:[Qual deus, qual milagre?

Sacanagem...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Judas

Mensagem por Judas »

Walace, esse seu avatar é demais!

"Amanha eu vou mostrar uma matéria aqui, do traficante que vendia cocaína na porta de uma delegacia de policia...É..É...ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!

http://br.youtube.com/watch?v=YEjdjIPnWF0

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO:
O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ...

Assim como o homossexualismo, você quer dizer??
É, somente evangélicos ainda acreditam que homossexualismo é uma doença a ser tratada.

CITAÇÃO:
Mas achei a cura para tal E possuo o antídoto

Imagem
Editado pela última vez por Lúcifer em 15 Nov 2008, 17:39, em um total de 1 vez.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

:emoticon266:

"Você é um cocô, você é uma doença, e eu sou a cura!"

:emoticon266:

Adoro esse diálogo, ele é logo no inicio do filme!

DIG

Mensagem por DIG »

O que resumo e' seguinte: Ateísmo e' um conjunto de pessoas acostumada com a minoria, Isso e' uma doença de infância ...

Vá a merda :emoticon1: .

fausto el dikaios

Mensagem por fausto el dikaios »

Não posso mais voltar no ateísmo, rsrsrsrsrsrsrsrsrss

Nao estou mais atento a esse topico, mas por gentilesa alguem poderia me explicar o que e' um bugs ?
Eu não sei mesmo e nem faço ideia
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

André

Mensagem por André »

Oh figura vê se entende pq não to a fim de repetir.

Não acreditar em Deus é para mim uma questão de honestidade. Eu pensei sobre isso, e não acredito. Dizer que acredito, seria mentir para mim mesmo, e para outros. Não importa se a maioria pensa assim, sendo que a existência de diversas religiões mostra que religião é muito mais como cada povo lida com as duvidas fundamentais (qual origem do universo, qual sentido da vida....) do que qualquer outra coisa. Sendo que é perfeitamente possível, dar respostas para essas questões, sem religião, como demonstrei.

Agora honestidade, não mentir, é algo que talvez vc tenha que retornar aos mandamentos do livro que tanto elogia. Pois existe um sobre falso testemunho.

Se minha consciência e minha conclusão é que não posso afirmar existência de qualquer coisa sobrenatural, o faço por ser honesto. Não faço para ser diferente coisa alguma, não é uma escolha utilitária, uma escolha utilitária seria justamente dizer que penso como a maioria, evitaria diversos constrangimentos e o preconceito/intolerância dos outros. Porém, para mim, ser honesto, dizer o que realmente penso, é mais importante. Se vc é incapaz de entender isso, e preferia que as pessoas mentissem, ai é com vc. Vc começou esse tópico mentindo, talvez isso explique.

Sendo que crentes não estão mentindo, por acreditarem, e to dizendo logo isso pq do jeito que vc interpreta é bem capaz de deduzir erradamente que estou insinuando isso. Os crentes simplesmente chegam a diferentes conclusões (ou foram convencidos desde crianças), e por isso sinceramente acreditam. Assim como eu, e muitos outros, sinceramente não acreditam no sobrenatural.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

h u l k

Mensagem por h u l k »

Eu sou ateu porque acho o teísmo, deus infinito no tempo e espaço que escuta as orações, uma ideia parva. Não foi revolta. A ansia arrogante do fausto de por todos os ateus no mesmo saco fez ricochete e acertou nele.

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu::emoticon12:

Tô prá ver crente se entendendo com a língua.

Parecem ser mutuamente excludentes. :emoticon39:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Pois e' o assunto diz tudo, quero ser ATEU, mas preciso de algumas respostas e espero que ELAS sejam BEM CLARAS no sentido de clarear a minha MENTE... OK

A pergunta nao faz sentido relativamente a nos, ja que Ateus assumem Deus como nao-existente.

Ja relativamente aos teistas, julgamos que o Deus deles nao passa de uma antropomorfizacao de um monte de coisas:
um pai ou autoridade melidrosa, vaidosa, tiranica e colerica, o bem, a bondade ou a justica, tudo o que escapa a compreensao de quem cre, etc.
So que e claramente nonsense pensar que uma antropomorfizacao, sendo um constructo da mente de alguem ou de um grupo/cultura, pode criar o universo e recompensar ou castigar seres humanos

2- Quem e' o diabo para voces ?

Uma antropomorfizacao do mal, em outras palavras, outra entidade imaginaria.
Nao e mais real que o Jason do Sexta-feira 13. So que ninguem em sa consciencia acreditaria em Jason...

Uma forma de vida entre um monte de outras formas de vida vivendo no terceiro planeta de uma estrela mediana localizada na periferia de uma galaxia em espiral.

Dificil responder, ja que podemos pensar em vida como se opondo a nao-vida.
Mas a transicao entre uma e outra nao e clara, como bem sabem aqueles que estudam microbiologia.

Como um sono pesado, sem sonhos.
Virar adubo.

Mais uma das muitas cosmogonias/teogonias/mitologias que existem por ai
Mas e uma particularmente perigosa e influente (no sentido negativo da coisa), infelizmente

Mais uma das muitas cosmogonias/teogonias/mitologias que existem por ai
Nem de longe perigosa quanto a do item acima.

8- Qual e' a definicao do TEMPO para voces ?

9- O que signfica AC/DC para voces ?

Referancial convencional de datas para o mundo ocidental cristao
Rock n' roll. Tenho alguns discos dos caras.

Lugar? o cerebro e o sistema nervoso quando usados frequentemente e de forma correta

11- Qual e' a hora certa ?

????
De que? de morrer?
Impossivel saber, ou melhor, da para se ter uma ideia no caso de individuos que sao relapsos com sua saude/seguranca

Nao podemos e isto e totalmente irrelevante

Quais sao as diferensas de SER e nao SER ateu. ja' que Deus nao existe ?

Compare estas respostas e a de outros foristas com o que um nao-ateu responderia as mesmas perguntas

Obs : Ser ateu e' discordar da possivel existencia de um Deus ou Insulta-lo a si e as seus seguidores ?

Dentre outras coisas, argumentar contra a existencia de um Deus,
por a desnudo sempre que o mesmo for produto de um raciocinio pueril ou quando sua existencia implicar em certas
ideias e tendencia perigosas.
E sim, insultar quando pede para ser insultado e sempre que nao mereca outra coisa alem de ser insultado.

Fiquem na Paz e no Amor
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Dick

Mensagem por Dick »

Minha versão...

Pois e' o assunto diz tudo, quero ser ATEU, mas preciso de algumas respostas e espero que ELAS sejam BEM CLARAS no sentido de clarear a minha MENTE... OK

Ninguém. Não existe.

2- Quem e' o diabo para voces ?
Ninguém. Não existe.

A espécie? Se é, então... uma espécie.

No geral, uma estrutura dissipativa autopoiética. Com inúmeras variáveis caracterizando cada fenótipo.

O fim da estrutura acima.

Livro sobre mitologia.

Conceitos folclóricos. Não existem.

8- Qual e' a definicao do TEMPO para voces ?
Impossível precisar sem definir o âmbito: ontológico-subjetivo ou físico? No primeiro caso, ler Kant. No segundo, relatividade einsteniana antes, e Prigogine depois.

9- O que signfica AC/DC para voces ?
Thunder... Thunderstruck!!!!!!!

Cérebro. Depois de análises e meta-análises do meio exterior, é claro.

11- Qual e' a hora certa ?
A minha.

Não podemos.

Quais sao as diferensas de SER e nao SER ateu. ja' que Deus nao existe ?
Primeiro, devemos começar pela competência em se escrever corretamente...

[size=150]Obs : Ser ateu e' discordar da possivel existencia de um Deus ou Insulta-lo a si e as seus seguidores ?

Ateu não acredita em deus ou deuses. Só isso. O resto são idiossincrasias de cada um.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Trancado