Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por DIG »

O que o Famado ainda não notou, é que a forma como ele coloca o ateismo como religião soa bem assim:
"Tão vendo! Vocês ateus são tão idiotas quanto eu!"




Foi mal, Fumado.
Mas não somos não :emoticon16: :emoticon4: .

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Botanico »

Desculpe a demora, mas é que eu tinha muito serviço para fazer e por alguma razão fiquei sem conexão em casa por alguns dias.

Botanico escreveu: No máximo dos máximos você encontrará estudos feitos em cima de fenômenos mediúnicos, feitos por cientistas sérios, mas que a comunidade cética nada pode fazer além de lançar deboche sobre eles. Até agora NUNCA encontrei um só desmentido bem fundamentado contra essas pesquisas. Descobri assim, para minha tristeza e decepção, que os céticos são pessoas cheias de muita fé.

Nem me atrevo a citar as obras quevedianas sobre o assunto, inclusive porque segundo o Quevedo, o Diabo está atualmente aposentado no INSS do além. E com ele os demos inclusive. Aliás, ele tomou uma dura da sua própria Igreja, quando Herculano Pires (de acordo com um conhecido meu) habilmente o fez enveredar numa discussão, onde ele até negou a existência do Diabo e dos demônios...



famado escreveu:Mas é justamente issso que estou falando. Eu quero explicações para o fenômeno da incorporação. Demônio, como digo eu, ou fulaninho que morreu, como diz vc, não vem ao caso, eu quero é a explicação para o fenômeno.
Será que eu não estou sendo claro?

Acho que não foi claro no início. Se tivesse dito isso bem claramente, acho que teria economizado muito dedo em teclado.
Quanto a EXPLICAÇÃO, bem... Para a descrição do fenômeno em si, NÃO HÁ NADA DE CIENTÍFICO. Posso no máximo lhe passar o que os espíritos nos dizem. Mas se tiver coragem bastante para ler o Livro dos Médiuns, ficará adequadamente informado e então eu não precisarei me esforçar por aqui.

De científico, se é que este termo é cabível, no máximo podemos avaliar o que diz o espírito e tirar ilações sobre quem ele seria. Carlos Imbassahy em seu livro À Margem do Espiritismo, relata a fala de sua avó através de um médium 30 anos depois da morte dela. Tudo que foi dito batera com o que alguns sabiam, com o que só ele sabia e com coisas que nem ele, nem ninguém sabia e teve de checar depois, confirmando-se tudo ponto por ponto. Ele tece uns comentários, mas em vista de ter sido escrito nos anos 1930 e de lá para cá algumas coisas mudaram, eu vou me permitir parafraseá-la:

Os homens da ciência, da pseudociência e da fé tentam me convencer.
Os da ciência dizem que tais coisas não existem e que o médium apenas obteve informações por métodos normais, fingindo dramatizar uma comunicação. E eu pergunto: por que o médium teria tanto trabalho? Ainda mais que eu já era convicto do Espiritismo. E como o médium obteria informações que só eu e outras que nem eu, nem ninguém mais sabia e tiveram de ser verificadas posteriormente?
Veja então que os homens da Ciência não são capazes de responder a isso claramente. Apenas exigem que se CREIA. Se você está procurando paralelos de credulidade dos céticos em relação aos crentes, vá por aqui, pois lhe garanto que com coisas assim, os céticos são as pessoas mais crédulas que já vi.

Os da pseudociência dizem que há uma certa Força PSI ou então um Inconsciente que tem o poder de saber o Mundo e o Fundo e assim o médium teria posto tais coisas para funcionar e obtido todas as informações necessárias. O problema com tais coisas é que parecem funcionar bem... quando funcionam, em casos mediúnicos. Mas para outras coisas mais mundanas aí a porca torce o rabo. Falei a um católico quevediano que seria maravilhoso se nas delegacias houvesse paranormais para tratar com os interrogados. Assim como o médium "sabe tudo", o paranormal saberia se o suspeito era só um que entrou de gaiato no navio ou se era culpado. E neste caso poderia localizar as provas, saber as contas bancárias, suas senhas, etc e tal. Já pensou como ficaria o Daniel Dantas se o paranormal revelasse as senhas dos arquivos criptografados, as contas no exterior etc e tal e a polícia deixasse o cara "limpo", sem recursos nem para pagar o seu advogado?
Mas o católico disse que isso nada tinha de maravilhoso e sim que era nazismo e que jamais um juiz no Brasil admitiria tamanha invasão de privacidade... E no caso do defensor da Força PSI, este me disse que a margem de acerto sobre a condição controle é só 2%...

E finalmente os homens da Fé vêm nos dizer que tais coisas são obra de Satã.
E pergunto então: por que é que o seu Deus permite ao Demo compurscar o que temos de mais caro e sagrado? Por que foi dado ele o monopólio de nos trazer as provas da nossa continuidade espiritual após a morte, quando as igrejas cristãs, que deveriam elas nos apresentar essas provas, neste ponto são da mais lamentável indigência?

Bem vemos que essas figuras acima não são capazes de nos responder. Verei então se você tem mais sorte...


Sua resposta em nada me satisfez por evasiva que é. Só indo muito além do texto e acrescentando muita interpretação em cima é que se chega nela. O texto bíblico em questão é CURTO E GROSSO: Eles chegaram lá impondo autoridade EM NOME DE JESUS, mas o espírito mau limitou-se a dizer: Jesus EU CONHEÇO e sem quem é Paulo, MAS QUEM SÃO VOCÊS?
Nada de humilhação, nada de vida íntima, nada de nada. A autoridade do santo nome de Jesus NADA ADIANTOU NESTE CASO. Sinto muito, mas sua argumentação não convence.


famado escreveu:Companheiro, a explicação é essa aí, quer vc goste ou não. veja os versículos de 15 a 17

15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

Uma coisa nada tem a ver com a outra... Você me lembra bem uma prima minha testemunha de jeová. Mostrei a ela uma um texto bíblico onde é relatado um sacrifício humano feito ao seu Deus (o caso do juiz Jefet e sua filha). Quando mostrei a ela o texto, ela ficou confusa e disse:
_ Isso aqui vou ter de perguntar lá no Salão (é como eles chamam os templos regionais deles).
Depois de perguntado e respondido, ela me disse que NÃO HAVIA NADA DE SACRIFÍCIO HUMANO NO TEXTO e que estava CLARÍSSIMO que tudo o que se passou foi que a filha do Jefet foi simplesmente dedicada ao tabernáculo em serviço perpétuo. Ora, se estava CLARÍSSIMO isso, por que ela não me disse? Por que teve de ir perguntar lá no Salão?
Que coisa mais doida! NADA NO TEXTO FALA DE TABERNÁCULO, NEM DE SERVIÇO PERPÉTUO, ABSOLUTAMENTE NADA. O desespero dos cristãos diante de uma coisa tão absurda, que é um juiz oferecer sua filha em sacrifício a Deus é tanto, que inventaram essa estorinha absurda de serviço perpétuo no tabernáculo. Mostrei a ela que só podiam trabalhar no tabernáculo HOMENS entre 30 e 50 anos, sendo TODOS eles da tribo de Levi e cada grupo familiar estava escalado para executar determinadas tarefas específicas. Logo uma mulher não poderia prestar serviços no tabernáculo.

Mas a verdadeira fé cristã...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Você me lembra bem uma prima minha testemunha de jeová. Mostrei a ela uma um texto bíblico onde é relatado um sacrifício humano feito ao seu Deus (o caso do juiz Jefté e sua filha).

O trecho está em Juízes 11:
30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.
32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.
33 mapa E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
34 mapa Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.
36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.


Encontrei esta "justificativa" num site cristão:
Mas ao mesmo tempo em que devemos confrontar o incrédulo, devemos confrontar a nossa própria incredulidade. Devemos crer na Escritura porque ela é a Palavra de Deus, e não apenas quando ela parece compreensível ao nosso intelecto. A fé é o que move o intelecto, e também as nossas emoções. Mas a fé em Deus Pai, e em seu Filho e nosso Salvador Jesus Cristo.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Você me lembra bem uma prima minha testemunha de jeová. Mostrei a ela uma um texto bíblico onde é relatado um sacrifício humano feito ao seu Deus (o caso do juiz Jefté e sua filha).

O trecho está em Juízes 11:
30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do SENHOR, e o oferecerei em holocausto.
32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.
33 mapa E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
34 mapa Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não tornarei atrás.
36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim conforme o que prometeste; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.


Encontrei esta "justificativa" num site cristão:
Mas ao mesmo tempo em que devemos confrontar o incrédulo, devemos confrontar a nossa própria incredulidade. Devemos crer na Escritura porque ela é a Palavra de Deus, e não apenas quando ela parece compreensível ao nosso intelecto. A fé é o que move o intelecto, e também as nossas emoções. Mas a fé em Deus Pai, e em seu Filho e nosso Salvador Jesus Cristo.


Algum cristão aqui do fórum poderia fazer o favor de me explicar o que essa justificativa justifica?

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Botânico

Fiz uma pergunta aos materialistas sobre se haveria pesquisas científicas explicando as incorporações. Sua resposta não vale, pois vc é um crédulo como eu (apesar de professarmos religiões diferentes). Veja, eu creio em incorporações, apesar de achar que a pessoa que incorpora é outra diferente do que vc acha. Eu queria saber se eles sabem de alguma pesquisa.

Com relação à passagem de Jefté, ele sacrificou sua filha sim. Há outros exemplos de sacrifícios humanos no livro de Números. Contudo a lei mosaica condenava tal prática. Mas que houve, houve. No caso de Jefté, creio que foi por ignorância em relação à lei. O Livro de Juízes fala toda hora que Israel fazia o que lhe parecia bem aos olhos, pois não havia rei naquela época. Com relação aos relatos de números, não tenho uma explicação.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Aranha »

famado escreveu:Com relação à passagem de Jefté, ele sacrificou sua filha sim. Há outros exemplos de sacrifícios humanos no livro de Números.


- Não creio que haja, por favor, poste os versículos.

famado escreveu:Contudo a lei mosaica condenava tal prática. Mas que houve, houve. No caso de Jefté, creio que foi por ignorância em relação à lei. O Livro de Juízes fala toda hora que Israel fazia o que lhe parecia bem aos olhos, pois não havia rei naquela época.


- Pois é, não há nenhuma condenação explícita a Jefté no livro, as implícitas ficam por conta de contorcionismo interpretativo prá lá de forçado, isto é bem típico, já se sabe a qual conclusão se quer chegar, então é só achar versículos convenientes para embasá-la, mesmo que não tenham absolutamente nada a ver com o assunto, desse jeito se explica tudo não concorda famado?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

famado escreveu:Suyndara, vc já respondeu minhas questões? Veja, espero muito de vc professora. Não me decepcione, por favor.


Aulas online? E de graça? :emoticon30:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Botanico »

famado escreveu:Botânico

Fiz uma pergunta aos materialistas sobre se haveria pesquisas científicas explicando as incorporações. Sua resposta não vale, pois vc é um crédulo como eu (apesar de professarmos religiões diferentes). Veja, eu creio em incorporações, apesar de achar que a pessoa que incorpora é outra diferente do que vc acha. Eu queria saber se eles sabem de alguma pesquisa.

Mas meu caro Famado!
Você deve perguntar, CASO DESEJE SE ESCLARECER, a quem aparentemente tenha as melhores condições de responder. Kardec já dizia isso no seu tempo! Ele perguntou a seu entrevistador: _ Se deseja construir uma casa, consultará um músico? Ou se está doente, submeter-se-á a uma operação por um arquiteto? Se está com pendência legal, irá consultar um dançarino? Não. Todos esses profissionais têm a sua especialidade. E finalmente por que em questões de teologia, vamos consultar um matemático ou astrônomo?
Entendeu? Os materialistas NÃO FAZEM PESQUISAS PARA SABER DE INCORPORAÇÃO, pois já têm convicção formada de que tudo não passa de balela ou mistificação. Acaso não sabia disso?

O máximo que posso lhe dizer é que esses materialistas, céticos e ateus têm um comportamento idêntico ao de vocês cristãos quando têm de questionar o que não acreditam. Eu já li mais de 50 livros cristãos anti-espíritas e TODOS eles são hábeis em usar informações falsas, duvidosas, etc para desacreditar o Espiritismo. E quanto aos céticos, sei de uns artigos onde esse pessoal cético faz EXATAMENTE a mesma coisa. O melhor de todos foi um escrito de Massimo Polidoro, falando de uma mentalista que teria feito o cientistas William Crookes de trouxa. O cético safado aí simplesmente escondeu tudo o que não lhe convinha mostrar e apresentou o caso como se o cientista tivesse sido mesmo facilmente enganado e ainda colocou em dúvida a idoneidade dele. Exatamente como eu tenho visto nos livros de autores cristãos.

Agora se suas perguntas não têm propósito de buscar respostas esclarecedoras e sim apenas de "encher o saco" ou supostamente provocar alguma reflexão (tipo: se a Evolução está errada, então a Criação deve ser verdadeira), então fale logo.


famado escreveu:Com relação à passagem de Jefté, ele sacrificou sua filha sim. Há outros exemplos de sacrifícios humanos no livro de Números. Contudo a lei mosaica condenava tal prática. Mas que houve, houve. No caso de Jefté, creio que foi por ignorância em relação à lei. O Livro de Juízes fala toda hora que Israel fazia o que lhe parecia bem aos olhos, pois não havia rei naquela época. Com relação aos relatos de números, não tenho uma explicação.

Bem... um JUIZ que não conhece a Lei e faz um voto ILEGAL, certamente é um juiz muito sem juízo. Mas se reconhece que houve sim um sacrifício humano ao seu Deus, já é algo bem revolucionário...

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Botanico escreveu: Mas meu caro Famado!
Você deve perguntar, ...provocar alguma reflexão (tipo: se a Evolução está errada, então a Criação deve ser verdadeira), então fale logo.


Apenas gostaria de seber se eles teriam algo que lhes desse base e não simplesmente a mentalidade "não creio porque não creio e pronto".

Bem... um JUIZ que não conhece a Lei e faz um voto ILEGAL, certamente é um juiz muito sem juízo. Mas se reconhece que houve sim um sacrifício humano ao seu Deus, já é algo bem revolucionário...


Os juízes do livro de Juízes não eram juízes sapientes. Eram guerreiros na maioria dos casos. Dominavam pela força. Veja que o livro, no cap 11, fala que Jefté era bastardo, filho de uma prostituta e se juntava com marginais. Como era ruim de aturar no braço (era valentão), conseguiu ganhar os amonitas e livrar Israel. Assim, passou a liderar o povo. Mas ele era meio casca grossa e guerreou internamente contra a tribo de Efraim. Veja que era destemperado. Não tinha conhecimento da lei e nem considerava que Israel deveria permanecer coeso. Fazia o que lhe parecia correto aos próprios olhos.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:No caso de Jefté, creio que foi por ignorância em relação à lei. O Livro de Juízes fala toda hora que Israel fazia o que lhe parecia bem aos olhos, pois não havia rei naquela época.

A Bíblia conta a história de Jefté, mas não faz nenhum julgamento de valor.
Se o autor considerasse seu ato como uma coisa errada, por que deixaria de condená-lo?
Da mesma forma, Lot entrega suas filhas para serem estupradas e a Bíblia diz que ele é "um justo".

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:No caso de Jefté, creio que foi por ignorância em relação à lei. O Livro de Juízes fala toda hora que Israel fazia o que lhe parecia bem aos olhos, pois não havia rei naquela época.

A Bíblia conta a história de Jefté, mas não faz nenhum julgamento de valor.
Se o autor considerasse seu ato como uma coisa errada, por que deixaria de condená-lo?
Da mesma forma, Lot entrega suas filhas para serem estupradas e a Bíblia diz que ele é "um justo".


De fato a bíblia não faz julgamento de valor em relação a estes dois fatos. Inclusive no final do livro de juízes, um cara faz o mesmo com sua concubina. Deve ser porque a mulher era considerada apenas um bem material. Não lhes era dado valor.

Aí vamos cair naquela velha conversa de que "deus é cruel, sanguinário, carniceiro, genocida, etc" e eu vou responder que a análise dever ser feita de maneira aculturada, porque nossa moral e ética atuais são diferentes daquelas daquele tampo e blá blá blá... e voltamos à antiga discussão. :emoticon30:
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Aí vamos cair naquela velha conversa de que "deus é cruel, sanguinário, carniceiro, genocida, etc" e eu vou responder que a análise dever ser feita de maneira aculturada, porque nossa moral e ética atuais são diferentes daquelas daquele tampo e blá blá blá... e voltamos à antiga discussão. :emoticon30:

E Deus respeitava aquela moral e não fazia nada para mudá-la, antes a legitimava participando das barbaridades ou castigando inocentes no lugar dos culpados.

E aí os crentes justificam o genocídio dos cananeus dizendo que eles tinham que morrer "porque eram muito maus e poderiam corromper os judeus".
Quem corrompeu quem, eu me pergunto...

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:Aí vamos cair naquela velha conversa de que "deus é cruel, sanguinário, carniceiro, genocida, etc" e eu vou responder que a análise dever ser feita de maneira aculturada, porque nossa moral e ética atuais são diferentes daquelas daquele tampo e blá blá blá... e voltamos à antiga discussão. :emoticon30:

E Deus respeitava aquela moral e não fazia nada para mudá-la, antes a legitimava participando das barbaridades ou castigando inocentes no lugar dos culpados.


Deus é o Senhor da história. Ele o permitia, mas sabia que mudaria isso mais adiante. Em Jeremias ele fala que formaria um outro Israel (sua igueja) e que escreveria sua lei em seus corações. Assim mandou Jesus, que fundou sua igreja baseada em mandamentos de tolerância e amor.

Jr 31:33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Aranha »

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:Aí vamos cair naquela velha conversa de que "deus é cruel, sanguinário, carniceiro, genocida, etc" e eu vou responder que a análise dever ser feita de maneira aculturada, porque nossa moral e ética atuais são diferentes daquelas daquele tampo e blá blá blá... e voltamos à antiga discussão. :emoticon30:

E Deus respeitava aquela moral e não fazia nada para mudá-la, antes a legitimava participando das barbaridades ou castigando inocentes no lugar dos culpados.


Deus é o Senhor da história. Ele o permitia, mas sabia que mudaria isso mais adiante.



- Um policial assiste a um assassinato e pensa: "Vou deixar passar esse, evitarei outro mais adiante..."

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Deus é uma pessoa livre, incontrolável, inescrutável, Senhor da história. Absolutamente livre das amarras que nossos conceitos possam querer colocar. Nào dá para formatá-lo.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

Aonde você for, eu irei até me responder:
COMO PODEM EXISTIR BRANCOS, NEGROS, AMARELOS, ETC, SE NÃO FOR PELA EVOLUÇÃO??
SE VIRA NOS TRINTA!!
RESPONDA!!
Pergunta de numero quatro.
Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Aranha »

famado escreveu:Deus é uma pessoa livre, incontrolável, inescrutável, Senhor da história. Absolutamente livre das amarras que nossos conceitos possam querer colocar. Nào dá para formatá-lo.


- Veja só, você primeiro tenta justificar Deus, quando dá com os burros n'água vem com essa conversa-mole que ele é inescrutável, não brinco mais com você bobo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Tranca »

famado escreveu:Deus é uma pessoa livre, incontrolável, inescrutável, Senhor da história. Absolutamente livre das amarras que nossos conceitos possam querer colocar. Nào dá para formatá-lo.


Além disso, seus principais atributos parecem ser os de ser, parecer e permanecer inexistente, mesmo ante a gritaria, choradeira e pidonchice daqueles que nele crêem.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Deus é uma pessoa livre, incontrolável, inescrutável, Senhor da história. Absolutamente livre das amarras que nossos conceitos possam querer colocar. Nào dá para formatá-lo.



É, não dá! E por que evangélicos e crentes em geral insistem em formatá-lo tanto????
Vocês são bem hereges, ein? Além de petulantes. Merecem uma penitência!
Imagem

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Não não queremos, os outros é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Não não queremos, os outros é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana.



E a sua lógica é o quê, cará-pálida? Divina?
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu: Mas meu caro Famado!
Você deve perguntar, ...provocar alguma reflexão (tipo: se a Evolução está errada, então a Criação deve ser verdadeira), então fale logo.


famado escreveu:Apenas gostaria de seber se eles teriam algo que lhes desse base e não simplesmente a mentalidade "não creio porque não creio e pronto".

Mas eles têm! Nem precisamos de muita mirabolância. A simples estratigrafia liquida a questão. Por meio dela podemos notar uma SUCESSÃO de formas de vida ao longo do tempo geológico. Em alguns casos é possível se notar parentescos sucessionais entre grupos. Daí então o FATO EVOLUTIVO. Agora por quais processos se deu esse fato evolutivo, aí já é outra história. Temos teorias que nos permite tentar interpretar o dito fato.

Já o oposto é muito problemático. A Criação... já começa com um problema: só a criação dentro dos moldes bíblicos é válida. Outras lendas criativas (mitos ontológicos) dos outros povos não valem. Bem, a Bíblia diz que o seu Deus criou o Universo em seis dias há 6000 anos. Então, se esta é a verdade, então ela deveria estar refletida na estratigrafia... só que NÃO ESTÁ. O que se esperaria neste caso é que TODAS as formas de vidas aparecessem simultaneamente e fossem desaparecendo com o tempo. Mas não é isso o que se observa.

Em Ciência tem-se este princípio do Método Científico: se os fatos ou resultados experimentais contrariam o previsto pela teoria (ou hipótese) esta é REJEITADA. Se os fatos ou resultados não desmentem a teoria (ou hipótese) NÃO HÁ MOTIVO PARA REJEITÁ-LA. Veja bem na postura científica a hipótese NÃO É ACEITA: ela apenas NÃO É REJEITADA. Não temos certeza absoluta das coisas para se ACEITAR UMA HIPÓTESE OU TEORIA. Não é o caso de vocês crentes da Bíblia, que a ACEITAM como uma verdade absoluta e indiscutível.
Certo?


Bem... um JUIZ que não conhece a Lei e faz um voto ILEGAL, certamente é um juiz muito sem juízo. Mas se reconhece que houve sim um sacrifício humano ao seu Deus, já é algo bem revolucionário...


famado escreveu:Os juízes do livro de Juízes não eram juízes sapientes. Eram guerreiros na maioria dos casos. Dominavam pela força. Veja que o livro, no cap 11, fala que Jefté era bastardo, filho de uma prostituta e se juntava com marginais. Como era ruim de aturar no braço (era valentão), conseguiu ganhar os amonitas e livrar Israel. Assim, passou a liderar o povo. Mas ele era meio casca grossa e guerreou internamente contra a tribo de Efraim. Veja que era destemperado. Não tinha conhecimento da lei e nem considerava que Israel deveria permanecer coeso. Fazia o que lhe parecia correto aos próprios olhos.

Escuta, o seu Deus ESCOLHEU este povo, SEPAROU-O dos outros e ditou uma série de leis malucas e sem sentido, por meio das quais ele se mostraria um povo dedicado de forma exclusiva ao seu Deus. Mas se neste povo há tantas coisas ruins iguais aos outros, até os seus líderes foram gente imprestável, e até se tornaram idólatras às vezes, é de se pensar se no fim das contas será que esse Deus, esse Moisés, essas leis, etc e tal, não passam de uma balela, um monte de lendas bobas que só servem para vender uma história de origem de Israel?
Sei lá quando o Lucifer aí estudou de História, mas duvido que um historiador acreditasse que uma sociedade poderia surgir da forma como é contada nas lendas bíblicas...

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Apo escreveu:
famado escreveu:Não não queremos, os outros é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana.



E a sua lógica é o quê, cará-pálida? Divina?


A minha lógica é humana, ma a de Deus não é. E não me pergunte qual é a lógica de Deus porque eu não sei. Deus não tem uma mente newtoniana, como a minha e a sua. Afinal, Einsten tb não tinha, que mal há nisso não é mesmo?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:
Apo escreveu:
famado escreveu:Não não queremos, os outros é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana.



E a sua lógica é o quê, cará-pálida? Divina?


A minha lógica é humana, ma a de Deus não é. E não me pergunte qual é a lógica de Deus porque eu não sei. Deus não tem uma mente newtoniana, como a minha e a sua. Afinal, Einsten tb não tinha, que mal há nisso não é mesmo?


Espera, você disse "Nós ( crentes) não queremos...os outros ( não-crentes) é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana".

Responda: Qual a lógica de vocês ( crentes ) e qual a lógica dos "outros" ( não-crentes) que faz este entendimento sobre deus ser tão diverso? Não há lógica na fé, se é fé. O entendimento sobre este seu deus
está totalmente inscrito nos limites da fé. Portanto, se auto-racionaliza. Deus é o que esta lógica da fé determina e não o que um deus provável seria na realidade.

Ou seja, a lógica dos crentes é humana, tanto quanto a dos não crentes. Ela parte da mente crente e é projetada neste deus. Se existe um deus, ele ou tem uma lógica caótica e não-humana ou sua lógica é totalmente irrelevante para nós, humanos.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

Estou esperando a reesposta para a minha pergunta.
Como o seu "elegante" modelo matemático explica a diferença dos narizes das pessoas de pigmentação "branca", negra e "amarela", já que ela não presta mesmo pra explicar a diferença de pigmentação das pessoas.
Já que você afirmou que não existe evolução, explique as diferenças de cada (prefiro usar a palavra) etnia da raça humana.
Eu só vcou parar te encher o saco, na hora que você assumir que houve evolução na raça humana e onde e como ela ocorreu, senhor bonzão!
Pergunta de numero 10!!
Imagem

Trancado