Cientistas decifram genoma do mamute e vão 'ressuscitá-lo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Suyndara
Gênero: Feminino

Cientistas decifram genoma do mamute e vão 'ressuscitá-lo!

Mensagem por Suyndara »

Grupo estima ter lido 70% das 'letras' que compõem DNA do bicho.
Equipe acredita que seria possível reverter a extinção dessas criaturas.

Os mamutes estão voltando, e o maior passo já dado para ressuscitar esses animais extintos durante a Era do Gelo foi comunicado nesta quarta-feira (19) por um grupo internacional de cientistas. A equipe conseguiu decifrar 70% do genoma do bicho -- as letrinhas que compõem a receita genética para recriá-lo.

O feito só pôde ser obtido graças a avanços recentes nas técnicas de leitura de DNA, que ao longo dos últimos 15 anos transformaram a decifração de genomas de missão hercúlea e bilionária a procedimento quase banal de processamento de dados.

Os resultados dão a medida exata do avanço tecnológico: as amostras de DNA de mamute estavam fortemente degradadas, tiradas do pêlo de indivíduos que morreram cerca de 20 mil anos atrás e foram preservados no gelo.

"Não havia cromossomos intactos na amostra de mamute", revelou ao G1 Stephan Schuster, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, pesquisador que liderou o estudo, publicado na edição desta semana da revista científica britânica "Nature". "Todos os pedaços de DNA tinham apenas 100 a 150 pares de base cada um."

De grão em grão, no entanto, o mamute enche o papo. Juntando todos os pedacinhos, os cientistas "leram" mais de 4,1 bilhões de letras de DNA. Mas entraram aí também pedaços de genes que não pertenciam ao mamute, mas a contaminações de bactérias. Depois de um esforço de análise, constataram que 3,3 bilhões de letras de fato pertenciam ao genoma do mamute.

Restava colocar essas letrinhas na ordem correta. E os cientistas fizeram isso tomando por base o genoma do elefante africano, um parente próximo do animal extinto. No final, concluíram a tarefa constatando que possuíam cerca de 70% do genoma completo do mamute.

Não é batatinha. Até outro dia, ninguém acreditava que isso fosse possível. E mais: os pesquisadores vão continuar trabalhando, para atingir a meta dos 100%.

Conclusões

Os resultados mostram algumas curiosidades sobre a evolução dos mamutes. Aparentemente, seu genoma é muito, muito parecido com o do elefante africano -- uma diferença de apenas 0,6%. É apenas metade da diferença encontrada entre o genoma humano e o do chimpanzé.

Apesar disso, os pesquisadores acreditam que a época em que viveu o ancestral comum do elefante moderno e do mamute foi mais ou menos a mesma em que viveu o "elo perdido" entre chimpanzés e humanos. Isso, na prática, quer dizer que o ritmo de mutações do genoma da família dos elefantes é bem menor do que o dos primatas.

Imagem
Ilustração da extração do genoma do mamute a partir de animal congelado (Foto: Divulgação)

Para estabelecer essas comparações, os pesquisadores colocaram lado a lado os segmentos obtidos do genoma do mamute com o genoma seqüenciado de James Watson -- o polêmico cientista americano que foi co-descobridor da estrutura do DNA, na década de 1950. "Ambos indivíduos parecem ter grandes personalidades", brinca Schuster.

Outra coisa interessante antevista pelos cientistas é a possibilidade de estudar diferenças genéticas entre dois mamutes. No atual estudo, eles trabalharam com amostras de dois animais diferentes. O grupo especula que será possível investigar até mesmo possíveis sinais genéticos que expliquem a extinção dessas criaturas.

Revertendo a extinção

A perspectiva mais empolgante, entretanto, é a de no fim das contas usar a informação genômica obtida para promover a "ressurreição" dos mamutes.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de fazer isso, Schuster se mostra otimista. "Sim, é possível, porque com nossos dados alguém pode fazer engenharia reversa num genoma de elefante, introduzindo as mudanças características do mamute. Isso depois seria introduzido num embrião, que seria implantado numa elefoa, que serviria de barriga de aluguel", afirma o cientista.

Por ora, entretanto, o grupo está focado em extrair mais informações genômicas de outros animais extintos. "Nós já provamos que isso funciona para muitas espécies", afirma Schuster. "Logo publicaremos esses novos trabalhos."

Fonte: G1 Notícias
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Gênero: Masculino

Re: Cientistas decifram genoma do mamute e vão 'ressuscitá-lo!

Mensagem por famado »

Super maneiro. Tomara que seja realmente possível. Adoraria ver um mamute. Aliás, qual a diferença de um mamute para um mastodonte?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Judas

Mensagem por Judas »

Eu lí algo parecido há muito tempo atrás, algo como daqui a muitas geracões o filhote seria 70% igual ao "original".

Mas veja só que coisa né?! (como diria o Quintão)
O texto fala em um esforço enorme, 4,3 bilhões de letras, mas depois o número cai para 3 bilhões...
Pra vir um desonesto que não entende porcaria nenhuma do assunto e dizer que temos fé.
O Bicho viveu há 20 MIL anós atrás (estimativa) e temos como provar.
Há 2000 anos atrás um fantasma engravidou uma virgem, o filho morreu , renasceu, saiu voando e nunguém deixa nada escrito a respeito.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu:Super maneiro. Tomara que seja realmente possível. Adoraria ver um mamute. Aliás, qual a diferença de um mamute para um mastodonte?

Pergunti pru deus, foi eli ki feiz os bichinhu, as prantinha e tudo mais bunito nesse mundão!!!11
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Só não imagino se encontrariam um habitat pra eles :emoticon5:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

famado

Mensagem por famado »

Vc é um manezão mesmo. Eu tô falando sério. Minha dúvida não é legítima? Se é que vc tem algum conhecimento sobre o assunto, poderia tentar me responder. Ao menos aqui, acho que não vou precisar discordar das loucuras que vcs andam pregando por aí.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu:Vc é um manezão mesmo. Eu tô falando sério. Minha dúvida não é legítima? Se é que vc tem algum conhecimento sobre o assunto, poderia tentar me responder. Ao menos aqui, acho que não vou precisar discordar das loucuras que vcs andam pregando por aí.

Eu também estou falando sério. Pergunte ao seu deus, já que para você a evolução é uma religião e ele não aceita concorrência, não vejo outra opção para você, a menos que deseje ira para o inferno.

famado

Mensagem por famado »

Dããããã!

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Mastodontes viveram na América (especial no Sul, mas algumas no Norte também). Os Mamutes viveram na Europa e Ásia (Alguns na América do Norte).

São do mesmo gênero, mas são espécies diferentes. As trombas e os dentes de marfim são diferentes :emoticon4:

Mastondonte: Imagem

Mamute: Imagem

Veja que o mamute tem o dente maior e uma "testa" proeminente :emoticon4:

[]s

famado

Mensagem por famado »

Legal, embora não consiga abrir a figura do mastodonte. Mas obrigado. Eu achava que eram a mesma criatura com nomes diferentes. Taí, muito legal. Eles foram extintos pelo homem ou por outro motivo?

Tranca

Mensagem por Tranca »

famado escreveu:Legal, embora não consiga abrir a figura do mastodonte. Mas obrigado. Eu achava que eram a mesma criatura com nomes diferentes. Taí, muito legal. Eles foram extintos pelo homem ou por outro motivo?

Foram extintos pelo dilúvio, assim como os dinossauros.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

famado

Mensagem por famado »

Dãããããã!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Sei que não vai adiantar nada mostrar pra ele, mas aqui vai.

Imagem
Mamute

Imagem
Mamute Anão

Imagem
Mamute Columbino
Imagem
Imagem
Mamute Imperial

Imagem
Imagem
Mamute Lanudo

Imagem
Mamute Meridional

Imagem
Imagem
Mastodonte Americano

Imagem
Mastodonte da Planicie

Eu poderia colocar os outros, mas o senhor ia dizer que não dá pra provar pois não tem "elo" perdido entre eles.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Esqueceu de um, Lúcifer:

Mamute Enlatado:
Imagem

É incrível que não tenha sido extinto, apesar de seu estranhíssimo modo de reprodução sexual, visto que costuma copular com formiguinhas:
Imagem

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

famado

Mensagem por famado »

Lucifer

Por que eu não creria que os mamutes e os mastodontes existiram? Aliás, agora consegui ver o mastodonte. Maneiríssimo. Não há nenhum mastodonte congelado por aí não? Tipo o mamute da Sibéria?

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu:Lucifer

Por que eu não creria que os mamutes e os mastodontes existiram? Aliás, agora consegui ver o mastodonte. Maneiríssimo. Não há nenhum mastodonte congelado por aí não? Tipo o mamute da Sibéria?

E até engraçado essa sua cara-de-pau, se finginho de interessado no assunto :emoticon5:
Vai assistir "A Era do Gelo", pro seu nível de informação sobre a evolução seria um bom começo.

famado

Mensagem por famado »

Quem disse que eu não creio que os animais extintos existiram? Eu acho muito legal ver os fósseis. Fico me perguntando porque tantos animais de grande porte se extinguiram. Eu somente não creio em cadeias evolutivas. Isso realmente é de lascar.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Lucifer

Não sei. Vai ver porque o senhor teima que não existe evolução adaptativa.
Se eu colocasse os outros espécimes aqui, seria isso o que senhor iria dizer.

Respondendo a sua pergunta, não, pois ao contrário de seus primos mamutes, o mastodonte vivia em terras mais quentes, como a Africa e Asia, no caso do Paleomastodente, América do Norde no caso do Mastodonte Americano e na America do Sul (sim aqui na América do Sul {não falei Brasil especificamente}) no caso do Masdotonde de Planície.

Como o senhor deve ter notado, além das diferenças físicas obvias, como os mamutes, especialmente os lanudos, viviam em locais mais frios, criou-se aquela capa de pêlos tão caracterísiticos que todo mundo conhece devido à adaptação evolutiva.
No caso, o mamute que foi encontrado cujo DNA está sendo estudado, se não me engano é dessa espécie.
Espero ter respondido as suas questões a contendo.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Realmente. Os animais extintos não deixaram descendentes os quais evoluíram. Isso é de lascar.

Inclusive nas mesmas camadas geológicas devem estar sepultados os homens que pereceram no dilúvio e alguns tigres dentes-de-sabre, mamutes, tiranossaurus rex e pterodactilos.

Deus só não explicou sua implicância para com estes bichões, para não lhes conceder bilhetes de embarque (em parzinho) para a Arca de Noé. Vai ver afundariam o barco com seu peso, sei lá...

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer, você acaba de tirar o "brilho e a magia" do Mastodonte e do Mamute para o Famado, até então ele acreditava que deus tinha feito eles desse jeito, e vem você com essa estória de "capa de pêlos" e adaptação evolutiva.
Seu garoto malvado! Que graça você acha em dizer ao Linu que a grande abóbora não existe!

http://www.youtube.com/watch?v=LNAK8J0J6vY

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Quem disse que eu não creio que os animais extintos existiram? Eu acho muito legal ver os fósseis. Fico me perguntando porque tantos animais de grande porte se extinguiram.

Vários fatores podem ter ocorrido a extinção das espécies.
Alguma mudança climática repentina; falta de alimento por esse motivo, predadores, não se esqueça, que os predadores daquela época eram maiores do que os que existem hoje. O tigre dentes de sabre, por exemplo, era quase do tamanho de um urso atual.
E até a ação do homem primitivo pode ter ajudado a extinção.

E, antes que o senhor me pergunte como essas especies chegaram em locais tão diferentes, lembre-se que todo os continentes eram ligados. A única ponte natural que restou foi a que fica justamente no canal do Panamá. Se o senhor quiser provas do que eu digo, pegue um mapa mundi e recorte ele e tente encaixá-lo como se fosse um quebra-cabeça e o senhor entenderá melhor como as diversas especies de animais foram parar el locais tão distantes uma das outras formando "novas" espécies graças à adaptação evolutiva.
Imagem

famado

Mensagem por famado »

Judas escreveu:Lúcifer, você acaba de tirar o "brilho e a magia" do Mastodonte e do Mamute para o Famado, até então ele acreditava que deus tinha feito eles desse jeito, e vem você com essa estória de "capa de pêlos" e adaptação evolutiva.
Seu garoto malvado! Que graça você acha em dizer ao Linu que a grande abóbora não existe!

Dãããããã!

Se eles foram feitos de outra maneira e depois criaram pelos ou passaram por outras mutações comparáveis à mudança de cor dos seres humanos, eu não sei, mas que eles não são descendentes do organismo unicelular inicial, isso eu tenho certeza absoluta.

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu:
Judas escreveu:Lúcifer, você acaba de tirar o "brilho e a magia" do Mastodonte e do Mamute para o Famado, até então ele acreditava que deus tinha feito eles desse jeito, e vem você com essa estória de "capa de pêlos" e adaptação evolutiva.

Dãããããã!

, mas que eles não são descendentes do organismo unicelular inicial, isso eu tenho certeza absoluta.

De uma vez por todas, PROVE ESTA AFIRMAÇÃO!

famado

Mensagem por famado »

Mais? Mais do que eu tenho postado? Vc é algum tipo de idiota que não entende o que os outros escrevem?

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Imagem
Realmente. Eu fui um menino muito mal, não fui??
Imagem

Trancado