O velho testamento

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: O velho testamento

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:
Dragão Invisível escreveu:MATAI, POIS, TODOS OS VARÕES, MESMO OS DE TENRA IDADE, E DEGOLAI AS MULHERES QUE TIVERAM COMÉRCIO COM HOMENS; MAS RESERVAI PARA VÓS AS DONZELAS E TODAS MULHERES VIRGENS Números 31: 17,18
Mas por que ele matou todos os meninos, virgens ou não, e só poupou as meninas virgens?
Por que as pessoas sempre dão um jeito de justificar suas perversidades por meio da religião?
Se Moisés gostasse de garotinhos, teria mandado matar as menininhas e poupar os garotos.

Fernando vamos interpretar o texto de acôrdo com a bondade de Deus:
Moises perguntou aos militares do povo: DEIXAI VIVER TODAS AS MULHERES?
Que mulheres eram estas: As prostitutas.
Num sentido mais amplo moisés talvez teria pensado que alguns do povo teriam trazido as prostitutas para se fornicarem. Isto na verdade não era o que moisés pensava.
Foi então dada a ordem: Matai todas as crianças de sexo masculino.
Estas crianças seriam os filhos das mulheres prostitutas na qual Moises estaria dando uma ordem. Isto foi uma ordenaça para acabar com a prostituiçaõ entre o povo. Como não havia mulheres prostitutas a matança não foi ralizada. A bíblia não diz quantas mulheres e crianças foram mortas.
Por fim ele disse: Deixai as virgens e as jovens.
Aqui mostra que a intenção de moisés era acabar com a prostituição e não com a intenção de matar crianças.
Deus é amor e a interpretação precisa ser de acôrdo com a bondade de Deus.
Faça isto fernando e vai entender toda a escritura sagrada.
A lei diz: NÃO MATARÁS
Que Deus te abençoe.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Estude as entrelinhas.
Lúcifer as suas questões já estão em ritmo de desespero.
Seus argumentos estão acabando e começa inventar coisas que acha que está certo.
Eu conheço o judaísmo e o cristianismo e nada vai conseguir distorecer o verdadeiro sentido teológico. Suas inversões contrárias só vai favorecer seu ateísmo.

Eu não estou inventando nada. Está lá!
Abraão amava Isaque.
Deus mandou sacrificar Isaque.
Mesmo amando o seu filho, por temor a deus, Abraão ia saceificar Isaque.
Se deus não tivesse intervido, Abraão teria passado a faca em Isaque.
Em nenhuma dessas passangens está escrito que Abraão teria certeza que deus iria ressucitar Isaque, pois se fosse da vontade do senhor, ele estaria morto e enterrado.
Qual o sentido teológico disso??

Aproveitando, se deus aparecesse para você e mandasse você matar o seu filho de colo você o faria??
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Essa repressão foi tão grande que Lilith também foi considerada carta fora do baralho, levando-se em conta que ela foi criada nos mesmos moldes que Adão. Novamente, para que as mulheres não tivessem direito a nada, Lilith desapareceu dos livros sagrados dando lugar à Eva, uma mulher que "nasceu" da costela de Adão, tornando-a assim, um exemplo de escravidão e servidão ao homem.
Voce está estudando muito a cabala judaica. Enfim voce quer descobrir como surgiu a mitologia judaica. Não? :emoticon13:

Eu somente sou um curioso a respeito das várias mitologias, e a mitologia judaica é interessante, especialmente como eles criam um deus para justificar o seu patriarcado e suas barbáries.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:O que não se consegue explicar é porque não existe explicação. Somente uma inteligência superior poderia nos explicar os fatos.

:emoticon266: Me desculpe, mas mostrei isso aqui pra todo mundo, to rindo até agora! Você tem 40 anos e ainda está desse jeito?! Cara, se não fossem os cientistas que pensavam exatamente ao contrário de você estariamos arrancando dente sem anestesia até hoje!

Erivelton escreveu:O dono da vida disse nas escrituras: A CIÊNCIA E O SABER SE MULTIPLICARÁ

Primeiro, deus não é o dono de bosta nenhuma.
Segundo, ele não disse nada, escreveram isso na bíblia e atribuiram a ele, até que se prove o contrário.

Erivelton escreveu: Implantar leis não quer dizer que eles perderam seu livre arbítrio. Todos os que obedecem possuem liberdade para tudo.

Claro, é o que ditadores fizeram e ainda fazem até hoje:
"Faça o que quiser, mas não fale mal do governo."
Ou:
"Você pode fazer o que bem entender de sua vida, caso concordar em ficar preso neste quarto de 3X3 metros e sem janela.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Minha interpretação da bíblia:
Judas, porque voce resolveu se tornar tão incrédulo em relação a bíbia a ponto de se comportar como vemos?

Porque comecei a pensar.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Foi então dada a ordem: Matai todas as crianças de sexo masculino.
Estas crianças seriam os filhos das mulheres prostitutas na qual Moises estaria dando uma ordem. Isto foi uma ordenaça para acabar com a prostituiçaõ entre o povo.

A que ponto lamentável chega um crente para justificar o injustificável, como a matança de civis indefesos, como o genocídio, os estupros coletivos e a tortura.

Quer dizer, matando os filhos das putas (no sentido literal) não haveria mais prostituição?

Qual o sentido de matar todas as crianças do sexo masculino para acabar com a prostituição, se esta era exercido por mulheres, suas mães?

Sua resposta somente teria sentido (embora continuasse a mesma bosta) se fosse dada a ordem de matar as filhas da putas...

Como não havia mulheres prostitutas a matança não foi ralizada. A bíblia não diz quantas mulheres e crianças foram mortas.

Até que ponto chega a capacidade de uma pessoa de se auto-iludir...

Por fim ele disse: Deixai as virgens e as jovens.
Aqui mostra que a intenção de moisés era acabar com a prostituição e não com a intenção de matar crianças.

Não.

Mostra exatamente o contrário.

Mostra que as virgens e a jovens seriam reservadas como parte do butim aos soldados (ou seja, seriam tomadas à força, em estupros coletivos, algo muito pior que a prostituição, que ao menos em tese, é consentida).

Já o resto, deveria ser exterminado, já que a ordem dada foi bem clara: Deixai as virgens e as jovens...

Somente alguém muito tapado não vê que isso é bem claro.

Deus é amor e a interpretação precisa ser de acôrdo com a bondade de Deus.

Na falta de algum argumento que preste, a fim de manter a fé de que o que foi ensinado na escolinha dominical, pelo pastor ou pelo padre, qualquer merda serve para justificar tal ato injustificável, digno dos piores tiranos da história:

MATAI, POIS, TODOS OS VARÕES, MESMO OS DE TENRA IDADE, E DEGOLAI AS MULHERES QUE TIVERAM COMÉRCIO COM HOMENS; MAS RESERVAI PARA VÓS AS DONZELAS E TODAS MULHERES VIRGENS Números 31: 17,18
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Eu apenas querodeixar algo interessante para questionamento:
Quem escreveu a mitologia judaica teve alguns interesses próprios ao contar tantas mentiras. O que realmente moisés ou alguém estava querendo?
O autor mentiu sôbre o ato da criação, criação do homem e da mulher, seprente no paraíso, inventou duas descendência de Adão e Caim, Arca de noé(dilúvio), inventou uma linhagem dos descendes dos filhos de noé na qual nunca existiu, os descendentes de sem, chamada de Abraão, histórias de Isaque, Jacó e jose, estadia do povo hebreu no Egito, saida do povo comandada por moisés, as leis mosaicas, divisão das tribos e escancaradamente por fim ainda inventou um Deus monoteísta que ajudou o povo em toda a sua caminhada.
Eu penso: Qual seria a razão para tanta mentira num só livro?
Existe alguma explicação?
É esta mitologia inacabada que não teve fim no livro de moises. Alguém posteriormente veio como Josué e acabou contando com o povo conquistou a terra.
O que me encuca é porque o moisés ou quem escreveu os 5 livros não conseguiu elucidar a conquista da terra se uma mitologia inventada con tantas mentiras não deu fim a história do povo pela conquista da terra???
A manhã volto. Fui!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu apenas querodeixar algo interessante para questionamento:
Quem escreveu a mitologia judaica teve alguns interesses próprios ao contar tantas mentiras. O que realmente moisés ou alguém estava querendo?

Podemos usar este mesmo raciocínio para todas as outras religiões, inclusive as seitas demoníacas:
O que seus inventores estavam querendo?
O autor mentiu sôbre o ato da criação, criação do homem e da mulher, seprente no paraíso, inventou duas descendência de Adão e Caim, Arca de noé(dilúvio), inventou uma linhagem dos descendes dos filhos de noé na qual nunca existiu, os descendentes de sem, chamada de Abraão, histórias de Isaque, Jacó e jose, estadia do povo hebreu no Egito, saida do povo comandada por moisés, as leis mosaicas, divisão das tribos e escancaradamente por fim ainda inventou um Deus monoteísta que ajudou o povo em toda a sua caminhada.
Eu penso: Qual seria a razão para tanta mentira num só livro?

Que tal "Controlar o povo através do medo do castigo e da esperança em uma recompensa" ?
Que tal "tentativa de inventar lendas que expliquem o universo" ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Eu conheço o judaísmo e o cristianismo e nada vai conseguir distorecer o verdadeiro sentido teológico. Suas inversões contrárias só vai favorecer seu ateísmo.

"Inversão contrária", na cabeça do Erivelton, significa "tudo o que contraria aquilo que o Erivelton pensa".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Deus é amor e a interpretação precisa ser de acôrdo com a bondade de Deus.
Faça isto fernando e vai entender toda a escritura sagrada.

Errado. Não podemos partir do princípio de que Deus é amor e então tentar torcer os fatos para que se adaptem à nossa crença.
O racional é analisar os fatos e só então chegar a uma conclusão.
Se esta conclusão for a de que Deus é um monstro, então temos que aceitá-la.
É você que inverte as coisas, não nós.
Erivelton escreveu:A lei diz: NÃO MATARÁS

A não ser quando Deus manda matar.
Moisés diz "matem seu irmão, seu amigo e seu vizinho"
Moisés manda os levitas matarem seu próprio povo apenas porque adoraram um bezerro de ouro

Êxodo
32:26. Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: "Quem estiver do lado de Javé, venha até mim". E todos os filhos de Levi se reuniram em torno dele.
32:27. Moisés então lhes disse: "Assim diz Javé, o Deus de Israel: 'Cada um coloque a espada na cintura. Passem e repassem o acampamento, de porta em porta, matando até mesmo o seu irmão, companheiro e parente'."
32:28. Os filhos de Levi fizeram o que Moisés havia mandado. E nesse dia morreram uns três mil homens do povo.
32:29. Então Moisés disse: "Hoje vocês se consagraram a Javé, à custa do filho ou do irmão, a fim de que ele hoje conceda a bênção a vocês".

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Engraçado. lei diz: Não matarás.
Mas o que aconteceu quando Moisés desceu do monte e viu todo aquele zé-povinho adorando um bezerro de ourou?
Acho que ninguém que estava adorando o bezerro escapou vivo pra contar a história, né? Nem tiveram tempo de pedir perdão.
Eita deus justo, sô.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Gostaria de saber o que é "favorecer o atéísmo".

Favorecer é um verbinho bem tendencioso.

Ateus não têm necessidade destes deuses criados pelos homens através de sua existência aqui no planeta Terra. Em outros mundos, não há consciência destes deuses. Logo...lá eles não existem, pois existência demanda consciência.

Além do mais, muito maior é o número de apelos ao favorecimento ao teísmo. Se há apelo tão forte, é porque não existe uma pré-existência de crença unânime e necessária, é preciso doutrinar, relembrar, reafirmar, incutir, assustar, oferecer algo que conduza a um beco sem saída aqueles mais fracos: ou você crê e obedece ou...

Ninguém me convenceu a não crer, a não precisar, a não temer...foi minha consciência e lógica e sentimentos que foram se desprendendo das amarras ( estas sim, impostas por quem nasceu antes de mim e já estava com a armadilha bem arranjada).

Passar bem.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Erivelton escreveu:Eu apenas querodeixar algo interessante para questionamento:

Quem escreveu qualquer dos livros da bíblia estava interessado em escrever parte da história ou da mitologia judaica, a fim de levar adiante fatos, crenças e costumes.

Crentes acreditam que tudo foi escrito com o propósito de transmitir o testamento divino.

As coletâneas de histórias, códigos de costumes e práticas religiosas, através dos séculos foram amalgamadas em um único livro, cujo teor é tido como sagrado por judeus e cristãos.

Erivelton escreveu:O autor mentiu sôbre o ato da criação, criação do homem e da mulher, seprente no paraíso, inventou duas descendência de Adão e Caim, Arca de noé(dilúvio), inventou uma linhagem dos descendes dos filhos de noé na qual nunca existiu, os descendentes de sem, chamada de Abraão, histórias de Isaque, Jacó e jose, estadia do povo hebreu no Egito, saida do povo comandada por moisés, as leis mosaicas, divisão das tribos e escancaradamente por fim ainda inventou um Deus monoteísta que ajudou o povo em toda a sua caminhada.

Os autores da bíblia transmitiram sua visão de mundo, seus costumes e as histórias passadas em geração em geração, tanto em relação à cosmogênese e à criação do homem quanto a história mais recente de seu povo.

Qualquer pessoa que estudou um mínimo que seja sabe que os povos antigos não tinham qualquer compromisso com a transcrição exata dos fatos em relação a eventos históricos quando transmitidos aos seus descendentes.

Assim, quando a tradição oral passou a ser tradição escrita, as histórias estavam por demais deturpadas e mesmo os fatos descritos por autores contemporâneos a eles sofreram alterações, enxertos ou alterações de personagens, etc, por interesse ou por "licença poética".

No mais, na falta de uma explicação razoável para a origem de tudo, a mitologia serve para suprir tais explicações por meio de seu simbolismo. O mito da criação judaico-cristão é somente mais um.

Erivelton escreveu:Eu penso:

Jura?

Mas neste post teve dificuldades de concatenar seus pensamentos...

Erivelton escreveu:Qual seria a razão para tanta mentira num só livro?

Está explicado acima.

Interesses dos governantes, suprimento de lacunas, já que a linha entre fato e mito nunca foi clara para os povos antigos, etc.

Erivelton escreveu:É esta mitologia inacabada que não teve fim no livro de moises. Alguém posteriormente veio como Josué e acabou contando com o povo conquistou a terra.
O que me encuca é porque o moisés ou quem escreveu os 5 livros não conseguiu elucidar a conquista da terra se uma mitologia inventada con tantas mentiras não deu fim a história do povo pela conquista da terra???

E o que diabos tem isso?

Erivelton escreveu:A manhã volto. Fui!

Foi.
Editado pela última vez por Tranca em 16 Dez 2008, 12:57, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Minha interpretação da bíblia:
Judas, porque voce resolveu se tornar tão incrédulo em relação a bíbia a ponto de se comportar como vemos?

Porque comecei a pensar.

É, ora poix!

Tão fácil.

Adorei o "se comportar como vemos" :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Só porque eu disse que deus é um desgraçado, filho da puta e punheteiro?
Mas o Acauan disse que aqui pode xingar deus à vontade, só não vale xingar a mãe!
Bom, então, infligindo as regras:
AVE MARIA CHEIA DE DESGRAÇA!!! HUAHUAHUAHUAHUAHUAU

Judas

Mensagem por Judas »

Viu ae Erivelton, xinguei a mãe de deus, manda ele se cadastrar aqui pra poder me dar um cartão azul.

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:Só porque eu disse que deus é um desgraçado, filho da puta e punheteiro?
Mas o Acauan disse que aqui pode xingar deus à vontade, só não vale xingar a mãe!

Tinha uns tópicos onde a gente podia blasfemar por aqui...cadê?

Ps: infringindo ok
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Erivelton escreveu:
Aranha escreveu:Caro Erivelton,
- Agora entendo o que quer dizer, mas... e daí?,

Acho que não entendeu não, pois deu uma resposta totalmente fora de contexto.

- Pode ser, mas você também não tem sido um bom comunicador, daria para se esforçar para ser mais claro?

Erivelton escreveu:
Aranha escreveu:
- O Budismo continuou depois de Buda, o Confucionismo continuou depois de Confúcio, o Islamismo continuou depois de Maomé, o Mormonismo continuou depois de Joseph Smith, o Espiritismo continuou depois de Alan Kardec e o Mickey Mouse continuou depois de Walt Disney.

Qual destas tiveram seus livros mitológicos não terminados igual ao livro de Moisés?

- Não existe livro de Moisés.

- Se está se referindo ao Pentateuco (que não foi escrito por Moisés), ele terminou sim.

- O que você quer dizer com livro-mitológico-não-terminado?

Erivelton escreveu:
Aranha escreveu:
- Poderia citar vários outros exemplos, sua alegação não quer dizer absolutamente nada
Abraços,

Voce está confundindo uma coisa com outra.
Exemplos de mitologias existentes existem várias, mas escritos mitológicos terminados todos eles possuem.

- O Alcorão é terminado?

- O Livro de Mórmom é terminado?

- Se são, diga porquê prá ver se entendo o que quer dizer.

Erivelton escreveu:Ao passo que a mitologia de moisés não terminou.
Veja se agora voce entendeu.

- Vamos supor que não terminou, aí pergunto novamente, e daí? - O confucionismo não terminou, o Budismo não terminou, o Brahmanismo não terminou, o Shintoísmo não terminou, a Macumba não terminou, o Espiritismo não terminou (e esse tem livro mitológico que não acaba mais).

- Explique melhor o que é esse "terminado" e "não-terminado" seu, prá que eu entendo seu argumento.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:
Judas escreveu:Só porque eu disse que deus é um desgraçado, filho da puta e punheteiro?

Valeu gaúcha! Vira e mexe cometo uma atrocidades, mas gosto de ser corrigido :emoticon1:
Mas você deve estar sofrendo é com o Falso né?! Até dói quando eu leio umas coisas dele :emoticon41:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Judas escreveu:
Apo escreveu:

Valeu gaúcha! Vira e mexe cometo uma atrocidades, mas gosto de ser corrigido :emoticon1:
Mas você deve estar sofrendo é com o Falso né?! Até dói quando eu leio umas coisas dele :emoticon41:

O engraçado foi uma vez ele querendo me corrigir no português.
Ainda bem que ele comete tanto espancamento no coitado do seu Manoel da padaria que eu pude dar o troco.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Ninguém aqui respondeu. Notem que falar é fácil, mas esclarecer alguns pontos é díficil.
Se a mitologia de moisés veio con tantas mentiras, porque a o autor não terminou de falar da ultima mentira que seria a conquista da terra por moisés. Porque?
Se começou mentindo devia terminar a mentira. Isto não aconteceu.

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Apo escreveu:

Bah nem me fale!!! :emoticon22:

E o padreco Eriveltu aí é outro!

O cara tá no tempo do acento diferencial ainda, Fora as asneiras que ele profere. Nem perderei meu rico tempo e latim respondendo a uma criatura que até deus chamaria de fundamentalista. É o tipo de fundamentalista enrolador ainda! :emoticon12:

Fico aqui lendo as respostas dele e perguntando como vive com tanta heresia lógica na cabeça....HAJA ESTÔMAGO e SANGUE DE BARATA.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Ninguém aqui respondeu. Notem que falar é fácil, mas esclarecer alguns pontos é díficil.
Se a mitologia de moisés veio con tantas mentiras, porque a o autor não terminou de falar da ultima mentira que seria a conquista da terra por moisés. Porque?
Se começou mentindo devia terminar a mentira. Isto não aconteceu.

E você lá vai mudar de idéia se alguém explicar alguma coisa? Olha as explicações "racionais" que você dá para questões primariamente incoerentes do VT...

Cara de Pau.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Ninguém aqui respondeu. Notem que falar é fácil, mas esclarecer alguns pontos é díficil.

Errado. Houve várias respostas e você fingiu que não as viu.
O difícil é você admitir a possibilidade de que a Bíblia esteja errada.
Erivelton escreveu:Se a mitologia de moisés veio con tantas mentiras, porque a o autor não terminou de falar da ultima mentira que seria a conquista da terra por moisés. Porque?

Porque ele pensou numa história diferente, onde Moisés morria e Josué continuava em frente.
É direito de quem inventa a história.
Erivelton escreveu:Se começou mentindo devia terminar a mentira. Isto não aconteceu.

Ele terminou, só que não com Moisés. Qual o problema em se inventarem novos personagens?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Fico aqui lendo as respostas dele e perguntando como vive com tanta heresia lógica na cabeça....HAJA ESTÔMAGO e SANGUE DE BARATA.

Eu acho que a religião é o Prozac dele. Sem ela, ele entra em desespero.

Trancado