Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não sei. Responda você.
De onde você tira as estatísticas sobre os "salvos" ?
De dentro dos ensinamentos das escrituras. E na prática vemos que isto é verdade.
Naquele dia dirão: Senhor, Senhor nós não profetisamos em teu nome...Afastai-vos de mim pois nunca vos conheci.
Muitos são chamados e poucos escolhidos.

Errado. O tal "dia aquele" ainda não chegou. Só quando - e se - ele chegar, você poderá falar "na prática".
Você não tem estatísticas. Você não sabe quem será salvo. Não sabe nem mesmo se você será salvo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Aprenda você a dizer as coisas com clareza. Acusações genéricas atingem a todos.
Quando você diz "nem todos os ateus são criminosos", está dizendo "a maioria dos ateus é criminosa".
Se você não deu nome aos bois, ofendeu a todos.
Eu disse que a maioria influência na violência e que não que acusei que todos são criminosos.
Não sei aonde voce quer chegar.

"A maioria" significa "todos menos uns poucos".
Como você não deu os nomes desses poucos, todos podem se considerar ofendidos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Templos não quer dizer nada e Jesus não prometeu que vem buscar uma igreja específica. Pelo que sei ele reunirá todos em sua presença: Católicos, cristãos, islâmicos, budistas, espíritas, ateus, etc, etc... e lavará os bons dentre os maus.
Onde está escrito que somente subirá a igreja tal?
Quem então faz parte deste novo reino espiritual e invisível são aqueles que realmente lavaram as suas vestiduras no sangue do cordeiro.

Como ateus, islamitas, hindus, zoroastristas, umbandistas etc. serão salvos se não "lavaram suas vestiduras no sangue do cordeiro"?
Se não acreditam nessa bobajada?
Se rejeitaram essa bobajada?

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:TEORICAMENTE esse mandamento é muito bonito. Reconheço isso.
Agora me diz qual denominação que VERDADEIRAMENTE RESPEITA isso?
Eu não sei quantas denominações religiosas você já frequentou, mas eu já frequentei várias (só não fui hare krishna pois tinha que cortar o cabelo)e a única que vi que tinha um poquinho mais de consideração com pessoas de outras denominações eram os budistas e os kardecistas.
Católicos e evangélicos só tinham amor pelas pessoas de dentro de suas comunidades e, mesmo assim, ainda tinha conversinhas atravessadas lá dentro.
Por experiência própria eu posso falar: católicos e evangélicos são, em sua grande maioria, a raça mais hipócrita que já existiu.
Voce anda muito preocupado com a massa ao invés de olhar para os frutos das árvores. Estes frutos são individuais e fazem parte de um reino espiritual a parte.
Templos não quer dizer nada e Jesus não prometeu que vem buscar uma igreja específica. Pelo que sei ele reunirá todos em sua presença: Católicos, cristãos, islâmicos, budistas, espíritas, ateus, etc, etc... e lavará os bons dentre os maus.
Onde está escrito que somente subirá a igreja tal?
Quem então faz parte deste novo reino espiritual e invisível são aqueles que realmente lavaram as suas vestiduras no sangue do cordeiro.
Se voce for olhar para igreja em sua quantidade só irá encontrar defeitos. O reino de Deus é muito diferente disto que voce está vendo em templos.
Estou saindo para o trabalho e logo mais respondo as outras questões. Tenham todos um bom dia.

Cara, a salvação pode ser individual, mas você dizer que a coletividade não influencia a cabeça dos pobres cristão é muita ingenuidade sua.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Citações de Fernando:
Errado. O tal "dia aquele" ainda não chegou. Só quando - e se - ele chegar, você poderá falar "na prática".
Você não tem estatísticas. Você não sabe quem será salvo. Não sabe nem mesmo se você será salvo.
Seus argumentos jpa estão virando brincadeiras.

"A maioria" significa "todos menos uns poucos".
Como você não deu os nomes desses poucos, todos podem se considerar ofendidos.
Não tenho como mais insistir neste assunto. Se voce acha que eu ofendi então fique com a sua razão.

Como ateus, islamitas, hindus, zoroastristas, umbandistas etc. serão salvos se não "lavaram suas vestiduras no sangue do cordeiro"?
Se não acreditam nessa bobajada?
Se rejeitaram essa bobajada?
Se realmente não lavou terão que pagar pelos seus pecados, mas estou flando daqueles que seguiram a nova lei de Cristo.
Disto depende qualquer religião e em particularidade qualquer ser humano.
Jesus disse: Muitos viram do oriente e do ocidente e se assentarão na mesa celestial ao passo que os filhos do reino serão lançados nas trevas para pagarem seus pecados.
Pode existir bons ateus, islâmicos, espíritas etc...
Quem quer paz, amor constrói uma família espiritual de acordo com o novo mandamento de Jesus. Quem comigo ajunta não espalha.
Vivemos numa sociedade e quem deseja bem ao próximo anda unido para fortalecer os mais fracos.
Se um canta todos cantam com ele e se um está triste todos se preocupem com ele.
Quenm não segue estas regras vai pagar caro.
Note que no mundo antigo não existia Jesus Cristo e a lei da bondade estava gravada na mente humana.
Todos sabem o que é fazer o bem ao próximo.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Cara, a salvação pode ser individual,
Chegamos a um acôrdo.
mas você dizer que a coletividade não influencia a cabeça dos pobres cristão é muita ingenuidade sua.
Aqui voce entrou num assunto totalmente fora do contexto.
O que voce quer dizer com isto?
Saiba que o ser humano sabe escolher entre o fazer o certo e o errado. Alguém só entra numa furada se quiser. Com isto a salvação é individual.
Antigamente Jesus não existia e povos serão julgados de acôrdo com suas vidas.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Cara, a salvação pode ser individual,
Chegamos a um acôrdo.
mas você dizer que a coletividade não influencia a cabeça dos pobres cristão é muita ingenuidade sua.
Aqui voce entrou num assunto totalmente fora do contexto.
O que voce quer dizer com isto?
Saiba que o ser humano sabe escolher entre o fazer o certo e o errado. Alguém só entra numa furada se quiser. Com isto a salvação é individual.
Antigamente Jesus não existia e povos serão julgados de acôrdo com suas vidas.

Novamente você está sendo ingênuo.
É claro que o ser humano, com um pouco de educação e decência sabe diferenciar o certo do errado, mas quando está envolvido em uma coletividade, a pessoa fica tendenciosa a fazer o que a coletividade quer, senão vai ser excluída da coletividade ou então ser vista com maus olhos e ate excluída de alguma coisa que a coletividade faça.

É mais ou menos assim. O cara frequenta uma igreja qualquer e não gosta de confusão. Um dia o padre / pastor fala que a sua comunidade vai fazer uma passeata contra os homossexuais e convoca toda a igreja pra ir. E todo mundo fica alvoroçado pra ir. Menos a pessoa que não gosta de confusão. Mas ela é obrigada a ir psicologicamente senão será excluída daquela igreja. Mesmo que não seja expulsa, todos os irmãos o deixarão de fora, o que abalará a sua pessoa. E não me venha dizer que isso não acontece pois eu já vi acontecer.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Novamente você está sendo ingênuo.
É claro que o ser humano, com um pouco de educação e decência sabe diferenciar o certo do errado, mas quando está envolvido em uma coletividade, a pessoa fica tendenciosa a fazer o que a coletividade quer, senão vai ser excluída da coletividade ou então ser vista com maus olhos e ate excluída de alguma coisa que a coletividade faça.
O que a coletividade dos homens que não posui uma religião são capazes de fazer? Então voce acaba de afirmar que a coletividade influência muito na questão.
O título do tópico é: QUAL SERIA A PROPOSTA DO ATEÍSMO. Esta influência coletiva não pode afastar um fraco na fé de vez da religião?
Responda por favor!
É mais ou menos assim. O cara frequenta uma igreja qualquer e não gosta de confusão. Um dia o padre / pastor fala que a sua comunidade vai fazer uma passeata contra os homossexuais e convoca toda a igreja pra ir. E todo mundo fica alvoroçado pra ir. Menos a pessoa que não gosta de confusão. Mas ela é obrigada a ir psicologicamente senão será excluída daquela igreja. Mesmo que não seja expulsa, todos os irmãos o deixarão de fora, o que abalará a sua pessoa. E não me venha dizer que isso não acontece pois eu já vi acontecer
Eu já disse que o seu problema é olhar pára o defeitos dos outros enquanto não para pra pensar e começar a fazer voce o que é correto.
Se a pessoa não se sente bem numa igreja que vá para uma que se adapte a seu espírito.
Os verdadeiros cristãos fazem parte de um outro mundo que muitos não conseguem enxergar.
Jesus disse claramente meu grande amigo: O MEU REINO NÃO FAZ PARTE DESTE MUNDO.
Paulo diz que temos que sepultar a carne e ressucitar no espírito para vivermos neste reino invisível.
Jesus completa dizendo: É preciso nascer do espírito para um reino espiritual que não faz parte deste mundo.
Só agindo desta maneira voce irá se compreender e compreender aos outros.
Que Deus te abençoe.
Editado pela última vez por Erivelton em 22 Dez 2008, 08:04, em um total de 1 vez.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lú, veja como as coisas são fáceis para se entender e as pessoas complicam:
Antes de Cristo só existia as leis judaicas para o povo hebreu. E quanto aos gentios(povos pagãos), como eles serão julgados se não existiam leis para eles?
A influência para levar o homem ao pecado existe, mas as leis dos homens também existem para serem cumpridas. Quém é louco para não saber fazer o que é correto ou errado?
Influências negativas existem para todo lado, mas é dever nosso por termos uma inteligência arbitrária de lutarmos contra esta negatividade.
Deus disse a caim: O mau está em ti, mas a tí cumpre dominá-lo.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton, a sua observação sobre a influência dos ateus seria mais ou menos correta SE, tivéssemos algum tipo de agremiação que reunisse várias pessoas para discutir sobre o ateísmo, como se fosse uma igreja ou uma rede de igrejas. Mas nós não temos. Nem representantes no Senado nós temos, então a sua suposição cai por terra.

A única coisa que os ateus querem é poderem viver as suas vidas em paz e plenitude, respeitando as leis de nosso ou outro país sem que ninguém encha o saco.

Entenda, ao contrários dos cristãos, não ficamos correndo atrás de ninguém pregando que deus não existe, que isso é tudo besteira, etc. Ateísmo é uma posição individual de cada um, não fazendo parte de nenhuma agremiação ou comunidade FÌSICA só de ateus, como uma igreja, está entendendo? Esse tipo de pensamento aparece na cabeça das pessoas quando elas lêem ou estudam sobre os fatos, não da influência de ninguém.

Então essa sua posição de que os ateus afastam os cristãos de deus é que nem a biblia: uma fabula. O afastamento é dos próprios cristãos por vontade propria e não por influência de ninguém.

Abraços
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Entenda, ao contrários dos cristãos, não ficamos correndo atrás de ninguém pregando que deus não existe, que isso é tudo besteira, etc. Ateísmo é uma posição individual de cada um, não fazendo parte de nenhuma agremiação ou comunidade FÌSICA só de ateus, como uma igreja, está entendendo? Esse tipo de pensamento aparece na cabeça das pessoas quando elas lêem ou estudam sobre os fatos, não da influência de ninguém.

Pois é. Se fôssemos uma igreja, não aceitaríamos escarnecedores como o Erivelton e outros crentes em nosso meio.
Seriam convidados a se retirar do templo.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Acauan escreveu:
Erivelton escreveu:Sim qual seria a melhor proposta em relação a religião?
Aguardo argumentos.

Não existe proposta do ateísmo.
É uma realidade individual.
Ou o indivíduo tem fé religiosa ou não tem.
Se não tem, é ateu.

Só isto.

E o Acauan do Tupis não tem fé?
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Abraços

http://realidade.org/forum/index.php?to ... 8#msg36108

Se você realmente acredita em suas palavras, por que então fica dizendo que os ateus são uma forma de se acabar com a Ordem das sociedades??

Segundo as suas próprias palavras, aquele que for bom e justo estará a salvo. A maioria dos ateus não tá nem aí se tal pessoa é religiosa ou não. Mas os religiosos (diga-se de passagem, os cristãos) insistem em dizer que nós somos filhos do diabo (êta exames de dna que vou ter que mandar fazer), somos os cruéis, etc. E isso, porque esses mesmos cristãos não nos julgam pelas pessoas que nós somos e, sim pela nossa falta de religiosidade. Inclusive você foi uma dessas pessoas. Quem pratica a intolerância e o ódio, na maioria das vezes, não são os ateus e sim os religiosos.

Você tem um belo exemplo aqui no fórum: No tópico que o papa compara o desmatamento das florestas com o homossexualismo e pelo próprio membro denominado famado. Você tem realmente certeza que os ateus é que são o mal do mundo, com esses exemplos todos??
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

docdeoz escreveu:
Acauan escreveu:
Erivelton escreveu:Sim qual seria a melhor proposta em relação a religião?
Aguardo argumentos.

Não existe proposta do ateísmo.
É uma realidade individual.
Ou o indivíduo tem fé religiosa ou não tem.
Se não tem, é ateu.

Só isto.

E o Acauan do Tupis não tem fé?

Credo
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

A Proposta do ateísmo:

1) Caos completo da sociedade comtemporanea.

2) Violência gratuita contra velhos e crianças!

3) Dissolução da família como célula mater da sociedade.

4) Cumunismo ( Comunismo - erro digitação ) Maoísta/Estalinista!

5) Drogas psicotrópicas na água potável!

6) O Número 666 como única centena no jogo do bicho!

Esqueci algo?
Editado pela última vez por Lordakner em 26 Dez 2008, 18:32, em um total de 1 vez.

Nefelibata
Gênero: Feminino
Contato:

Mensagem por Nefelibata »

Eu tenho uma pergunta:

Se Deus nos criou a sua imagem e semelhança, por que nós não temos capacidade para entender o que ele é?

Não sei como existem pessoas que conseguem viver de uma forma e acreditar em algo só porque isso está escrito em um livro. Se fosse esse suposto Deus que o tivesse escrito e jogado do céu em nossas cabeças acho que até poderia dar um pouco mais de crédito a ele. Ao livro, não a Deus, esse estaria muito mais queimado ;p

P.S.: Desculpa se eu estiver sendo muito off-topic :/
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Lordakner escreveu:A Proposta do ateísmo:

1) Caos completo da sociedade comtemporanea.

2) Violência gratuita contra velhos e crianças!

3) Dissolução da família como célula mater da sociedade.

4) Cumunismo Maoísta/Estalinista!

5) Drogas psicotrópicas na água potável!

6) O Número 666 como única centena no jogo do bicho!

Esqueci algo?

Sim, esqueceu... A regra mais básica de todas: Para ser ateu tem que cometer pelo menos um crime por dia. Senão, como vamos manter a violência se todos forem ateus e não existir mais a intolerância religiosa? Fica meio dificil manter a violência sem a religião pra espalhar preconceito, e ódio... :emoticon26:
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Podia acrescentar:

a) Extinção de todos os animais em vias de extinção.
b) Gasolina mais poluente.
c) Fim do descanso remunerado.
d) Filas mais longas.
e) Doenças incuráveis realmente incuráveis!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

4) Cumunismo Maoísta/Estalinista!

Esse poderia ser substituido por:
Fazer com que pessoas que acessam a internet aprendam a escrever corretamente.

Esqueci algo?

Imagem

+

Imagem

+

Imagem
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Darkside

Mensagem por Darkside »

Nefelibata escreveu:Eu tenho uma pergunta:

Se Deus nos criou a sua imagem e semelhança, por que nós não temos capacidade para entender o que ele é?

Não sei como existem pessoas que conseguem viver de uma forma e acreditar em algo só porque isso está escrito em um livro. Se fosse esse suposto Deus que o tivesse escrito e jogado do céu em nossas cabeças acho que até poderia dar um pouco mais de crédito a ele. Ao livro, não a Deus, esse estaria muito mais queimado ;p

P.S.: Desculpa se eu estiver sendo muito off-topic :/

A resposta da religião aos descrentes é "converta-se".

A resposta da religião aos descrentes depois de convertidos é "creia sem duvidar".

Assim fica fácil de "entender" o mundo. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Darkside

Mensagem por Darkside »

Lordakner escreveu:Podia acrescentar:

a) Extinção de todos os animais em vias de extinção.
b) Gasolina mais poluente.
c) Fim do descanso remunerado.
d) Filas mais longas.
e) Doenças incuráveis realmente incuráveis!

Vocês estão dando mau testemunho!

Por favor irmãos ateus, temos que mostrar através de nossa sabedoria e correto proceder aos pobres iludidos seguidores do deus cristão que nossa Deusa Téia é muito mais poderosa que Jesus, e que somente ela pode guiar a humanidade para a verdade plena.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fabi

Mensagem por Fabi »

Estava fazendo uma pesquisa sobre história e acabei achando algo muito interessante pra teoria do erivelton, de que ateus são a causa da violência atualmente, e aconselho o erivelton a dar uma lida na história medieval porque com certeza você vai achar coisas como histórias de milhares de corpos boiando num rio... e etc....numa época onde não havia ateus e não religiosos...

Massacre de Lisboa de 1506
No Massacre de Lisboa de 1506 - também conhecido como Progrom de Lisboa ou Matança da Páscoa de 1506 - uma multidão movida pelo fanatismo religioso perseguiu, violou, torturou e matou centenas de pessoas, acusadas de serem judias. Isto sucedeu antes do início da Inquisição e nove anos depois da conversão forçada dos judeus em Portugal, em 1497, durante o reinado de D. Manuel I.

Cerca de 93 mil judeus se refugiaram em Portugal nos anos que se seguiram à sua expulsão de Espanha, pelos reis católicos, em 1492. D. Manuel I se mostrara mais tolerante para com a comunidade judaica, mas, sob a pressão de Espanha, também em Portugal, a partir de 1497, os judeus foram forçados a converter-se.

A historiografia situa o início da matança no Mosteiro de São Domingos (Santa Justa), no dia 19 de abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que tomavam Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenômeno que, para os católicos presentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias - um milagre.

Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que a luz era apenas o reflexo do sol, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.

A partir daí, os judeus da cidade foram o bode expiatório da seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam, incitados por frades dominicanos que prometiam absolvição dos pecados dos últimos 100 dias para quem matasse os "hereges".

A corte encontrava-se em Abrantes - onde se instalara para fugir à peste - quando o massacre começou. D. Manuel I tinha-se posto a caminho de Beja, para visitar a mãe. Terá sido avisado dos acontecimentos em Avis, logo mandando magistrados para tentar pôr fim ao banho de sangue. Entretanto, mesmo as poucas autoridades presentes foram postas em causa e, em alguns casos, obrigadas a fugir.

Como consequência, homens, mulheres e crianças foram torturados, massacrados, violados e queimados em fogueiras improvisadas no Rossio. Os judeus foram acusados entre outros "males", de deicídio e de serem a causa da profunda seca e da peste que assolava o país. A matança durou três dias - de 19 a 21 de Abril, na Semana Santa de 1506 - e só acabou quando foi morto um cristão-novo que era escudeiro do rei, João Rodrigues Mascarenhas, e as tropas reais afinal chegaram para restaurar a ordem.

D. Manuel I penalizou os envolvidos, confiscando-lhes os bens, e os dominicanos instigadores foram condenados à morte. Há também indícios de que o Convento de S. Domingos (da Baixa) teria sido fechado durante oito anos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Lisboa_de_1506

E isso é só um exemplo de amor cristão...tem o massacre de são bartolomeu, esse sim tem relatos de corpos boiando por meses nos rios, de tanta gente que morreu...
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:[color=#FF0000]Erivelton, a sua observação sobre a influência dos ateus seria mais ou menos correta SE, tivéssemos algum tipo de agremiação que reunisse várias pessoas para discutir sobre o ateísmo, como se fosse uma igreja ou uma rede de igrejas. Mas nós não temos. Nem representantes no Senado nós temos, então a sua suposição cai por terra.
Os fóruns na internet não seria um ponto de encontro?
A única coisa que os ateus querem é poderem viver as suas vidas em paz e plenitude, respeitando as leis de nosso ou outro país sem que ninguém encha o saco.
Ou melhor: Viver em paz sem ouvir falar de Deus.
Ateísmo é uma posição individual de cada um
Então essa sua posição de que os ateus afastam os cristãos de deus é que nem a biblia: uma fabula. O afastamento é dos próprios cristãos por vontade propria e não por influência de ninguém.
A religião sempre irá fazer parte da natureza humana. Se não existisse a religião judaica, não iria também existir o cristianismo, catolicismo romano, islamismo e o evangelho segundo o espiritismo. O mundo seria cercado por religiões mitológicas e o monoteísmo seria aplicado de formas diferentes.

Trancado