user f.k.a. Cabeção escreveu:
O petista é uma espécie de fanático religioso disposto a enxergar a mesma doença em todo mundo.
Ele idolatra a figura de Lula. Por essa razão, quando alguém expõe argumentos sólidos sobre porquê as medidas que estão ou estavam ajudando o país a se desenvolver não foram as besteiras que Lula falou ontem, mas aquelas implementadas durante os regimes precedentes, que os petistas se opuseram mas em seguida mantiveram, e que agora estão, ou estavam, maturando, o petista passa a crer que seu adversário devota o mesmo amor incondicional a FHC que cultiva pelo petralha mor.
- Então você me excluiu da categoria de fanático religioso, pois sei que Lula adotou medidas vindas de regimes precedentes, inclusive os programas sociais, que tantos atribuem autoria a ele para defenestrá-lo.
- Procure melhor e você verá defesas de FHC e nenhum amor vindo alguém que você classifica como PTista.
Pelo menos no meu caso não poderia estar mais longe da verdade. FHC não me parece mais do que um esquerdista minimamente sensato, cujas medidas na maior parte foram inócuas e contra-producentes, incluindo todos os programas sociais que mais tarde Lula usaria como peça fundamental da sua propaganda política e o aumento extorsivo dos gastos públicos. Mas na medida em que ele permitiu o prosseguimento das privatizações e esteve associado à introdução e consolidação da primeira moeda minimamente estável em muitas décadas, muito mais do que qualquer fanfarão subsequente foi ele o presidente que mais contribuiu para o crescimento (quase nada notável, diga-se) que o país vinha experimentando. A explicação é óbvia para todos que saibam que economia é algo além de metáforas futebolísticas e discursos vulgares.
- E FHC usou como peça fundamental de sua propaganda o "Real" (de Itamar) e a "Abertura Econômica" (de Collor).
- FHC foi o presidente que mais aumentou gastos públicos na história deste país, Lula permaneceu aumentando, mas não na mesma proporção.
- FHC contribuiu mais para o crescimento que Lula? - Baseado em que números você afirma isto?
- Veja só como você próprio se mostra um defensor ardoroso de FHC enxergando apenas o que quer onde quer.
Isso não torna FHC um bom presidente. Diferente de petistas deslumbrados com regalias que obtém ao integrar um serviço público caro e incompetente (um pleonasmo que o Brasil honra mais do que ninguém), qualquer pessoa sabe que o período de crescimento do investimento estrangeiro estimulado pela inflação americana que acaba de terminar nessa crise não foi lucrativo só para o Brasil. O Brasil dessa vez conseguiu comer as migalhas que em outras fases de crescimento (natural e/ou estimulado) do ciclo econômico global lhes foram negadas porque não tinha setor privado e possuia moeda manteiga. E a única participação do Lula nisso foi a de receptor pouco humilde dos créditos excessivos dedicados a um trabalho medíocre realizado por terceiros, a saber, FHC e sua equipe de governo. Algo que aliás é bastante compatível com o caráter que o cefalópode sindicalista demonstrou ter ao longo de sua trajetória de arruaceiro.
- Olha lá!!! - Atribuindo os louros unicamente a FHC de novo, contenha-se meu caro, seu PSDBismo está prá fora das calças.
Se FHC tivesse sido um bom presidente, tivesse cortado gastos e privatizado mais, tivesse se ocupado de desregulamentar e desburocratizar a economia e de tentar ordenar o setor judiciário altamente ineficaz desse país, pode ter certeza que o Brasil teria experimentado um verdadeiro espetáculo de crescimento. E muito provavelmente, Lula seria venerado ainda mais pela midia, intelectualidade e massa ignóbil.
- Isso é política, assim como Lula se declara pai do bolsa-família que é do FHC, FHC se declara pai do Real que é do Itamar e pai da privatização que é do Collor.
Abraços,