Apo escreveu:Tarcísio escreveu:Apo escreveu:Não, mas é assim estatisticamente tão importante a ponto de ser considerada positivo o custo-benefício isolamento-em-oração/feitos-práticos para a história da humanidade?
Acho que largarei minha profissão e me recolherei em oração para ser importante para a humanidade...

Acho que está faltando um pouco de seriedade nas suas perguntas.
Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas. Avaliar a "utilidade" da vida alheia não é coisa que eu faça nem me sentiria confortável na posição contrária.
Isto é problema de julgamento seu. Irrelevante. Quero saber o que estas tais pessoas fizeram. Tipo: quantos se internaram inutilmente a rezar, comer, beber e morrer. Destes, quantos trouxeram algo de proveitoso à humanidade.
Não vejo como problema de julgamento, mas um problema moral, e dizê-lo irrelevante é projetar um conjunto de valores e fundamentos que me amedronta. Faço votos que nem reconheça a eles, pecando pela ingenuidade e não pela mal-querência alheia.
Apo escreveu:Tarcísio escreveu:Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas.
O que elas dizem? Onde posso averiguar? Você que disse que era precoce afirmar que elas foram inúteis rezando apenas. Quero saber qual o seu embasamento para levantar tal questão.
Era precoce chamá-las de inutéis por não sabermos o que é útil ou não, e inclusive em que nível.
Agora, soma-se a isso você demonstrar não ter qualquer conhecimento sobre a matéria.
Apo escreveu:Tarcísio escreveu:No entanto, se formos vê-los apenas enquanto zeladores do conhecimento nos primeiros séculos, e isso não é nem um vinte avos de sua importância pra sociedade, acho que seu trabalho já teria sido inestimável.
EIN? Que superioridade existe de um pensador que só pensa e reza sobre aqueles com empenho e capacidade de trazer desenvolvimento real e produtivo ( filosófico, artístico, engenhoso, social) em contato direto com a civilização?
Nenhuma.
E defina "zelador do conhecimento". E também por que é preciso rezar para zelar ( seja lá que importância tem isto). Prá mim
quem zela por conhecimento é quem produz.
Veja, você me pede demais, definições demais. Por favor priorize o dicionário, o google. Não pretendo justificar vírgulas ou alegações que você mesma faça. Entenda, não é má vontade, mas por exemplo, não falei quanto superioridade de um pensador com relação a outro. Já não sei se fui mesmo claro como acreditava.
Apo escreveu:Quanto aquilo de "um vinte-avos de sua importância para a sociedade"....não entendi a relevância.
Compreendo sua incapacidade em compreender, tanto quanto entender anteriormente que a questão moral era problema meu. Não há como explicá-la, infelizmente.
Apo escreveu:Tarcísio escreveu:Posso citar sim, mas não é difícil acharem papers dos últimos dois anos falando dos serviços desses homens e mulheres. Aconselho que procure você mesma.
Se é tão fácil. Não custa nada trazer os papers aqui à discussão
Não disse que era fácil, tão pouco me custaria nada. Custaria bem mais que sempre arrumar suas citações por exemplo, mas da mesma forma que você se preocupa com isso, eu me preocupo com a instrução de alguém que alega coisas sem estudo.
Suyndara escreveu:Nunca lhe ocorreu em certos momentos que ser ateu em horas difíceis é complicado?
Ter esperança de encontrar alguém querido depois da morte seria bem reconfortante, não acha?
Mas julgar a nível de maturidade? Não sei.
Suyndara escreveu:Ah sim, desta vez não comi muito, mas a festa foi ótima

Espero que as suas tenham sido bem proveitosas também.
No mesmo pé, hahaha.
Fernando Silva escreveu:Tarcísio escreveu:Você se pergunta, mas já procurou saber estudos de como esses homens já foram importantes em várias passagens?
Você citou os monges copistas da Idade Média, mas este não pode não ser um bom exemplo porque é um caso particular e específico de uma época e de uma cultura. Talvez ser monge fosse uma boa opção naqueles tempos. Era uma das poucas chances de se conseguir estudar e adquirir cultura, além de se ter casa e comida garantidas.
Por ser um caso específico já não contradiz a alegação de abertura do tópico? O que ser particular e específico o prejudica? Ser um polo atrativo para indivíduos como os que você enuncia era para resultar orgulho, e posteriormente agradecimento, por que isso desmereceria as pessoas?