Teístas são um fardo para a humanidade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Teístas são um fardo para a humanidade!

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Não carrego ninguém. Parente ou não parente. Basta-me eu de fardo.

Na verdade, mesmo tendo que conviver às vezes com certas situações estranhas, eu até não considero a minha família um fardo... me divirto com certas coisas inclusive. Eles não tem coragem de pregar pra mim, por exemplo. Só quando é algo em conjunto igual no natal, mas ninguém se atreve a vir falar de Jesus pra mim individualmente, já que eu puxo eles pra realidade nesse caso e eles não gostam disso. :emoticon22:

Se eu for parar para sentir plenamente a pena que tenho ( tive, pois é mais parte do meu passado, antes de tomar meu rumo na vida )de alguns parentes que vivem dentro de uma dimensão inviolável e instransponível, vou sentir-me meio desgarrada ( que é o que na verdade sempre fui, de qualquer forma), meio só no mundo ( pelo menos dentro do contexto tido como bom : o de compartilhar certas coisas com os familiares, sangue do mesmo sangue, a malfadada célula onde tudo acontece, de bem e de mal ).
O problema desta "pena" é constatar que a proteção oferecida pela família pode ser uma armadilha de onde é difícil escapar sem seqüelas para toda a vida. Mas há que se resistir para crescer como indivíduo, e criar ( a partir de nossa unidade como ser ) uma outra célula, com outras formas de procriar o bem segundo novos parâmetros. E é imensamente compensador. Nada é de graça, enfim.
Imagem

Darkside
Gênero: Masculino

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:
Apo escreveu:Não carrego ninguém. Parente ou não parente. Basta-me eu de fardo.

Na verdade, mesmo tendo que conviver às vezes com certas situações estranhas, eu até não considero a minha família um fardo... me divirto com certas coisas inclusive. Eles não tem coragem de pregar pra mim, por exemplo. Só quando é algo em conjunto igual no natal, mas ninguém se atreve a vir falar de Jesus pra mim individualmente, já que eu puxo eles pra realidade nesse caso e eles não gostam disso. :emoticon22:

Se eu for parar para sentir plenamente a pena que tenho ( tive, pois é mais parte do meu passado, antes de tomar meu rumo na vida )de alguns parentes que vivem dentro de uma dimensão inviolável e instransponível, vou sentir-me meio desgarrada ( que é o que na verdade sempre fui, de qualquer forma), meio só no mundo ( pelo menos dentro do contexto tido como bom : o de compartilhar certas coisas com os familiares, sangue do mesmo sangue, a malfadada célula onde tudo acontece, de bem e de mal ).
O problema desta "pena" é constatar que a proteção oferecida pela família pode ser uma armadilha de onde é difícil escapar sem seqüelas para toda a vida. Mas há que se resistir para crescer como indivíduo, e criar ( a partir de nossa unidade como ser ) uma outra célula, com outras formas de procriar o bem segundo novos parâmetros. E é imensamente compensador. Nada é de graça, enfim.

Caracterizar família como um fardo dificilmente é totalmente certo e errado ao mesmo tempo. Sempre existem coisas positivas e negativas em todas as famílias, das quais as pessoas geralmente sentem saudade quando não tem mais contato com elas, se acontecer de se afastarem, os parentes morrerem, etc.

Mas sobre o tópico, levando em consideração que a maioria do mundo é teísta, a humanidade seria um fardo à si mesma. A religião ser um fardo, no sentido de atrasar o progresso, seria um ponto de vista mais coerente na minha opinião.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Wallace

Mensagem por Wallace »

Lordakner escreveu:
Galileu que o diga!

Ele e o restante da Congregação para Doutrina da Fé, vulgo inquisição, que, já naquela época, tinha a ciência como conhecimento intectual, reconhecendo nas afirmações de Gallileu uma verdade que abalaria a fé de muitos e de certo, colocaria em risco a autoridade da ICAR.

Evidentemente se a ciência não estivesse divulgada, pelo menos nas mais altas classes sociais, como foi o caso do clério, poderiam simplesmente ignora-lo como um louco, simplesmente escomungando-o ou fazendo o que a inquisição fazia de melhor, prendendo-o até que se esquecessem do assunto ou queimando-o em praça pública. Não foi esse o caso!

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Fernando Silva escreveu:Eu me pergunto o que ganhou a humanidade com milhares, talvez milhões de religiosos que se trancaram em conventos e passaram o resto da vida em oração.

Você se pergunta, mas já procurou saber estudos de como esses homens já foram importantes em várias passagens?

Apo

Mensagem por Apo »

Tarcísio escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu me pergunto o que ganhou a humanidade com milhares, talvez milhões de religiosos que se trancaram em conventos e passaram o resto da vida em oração.

Você se pergunta, mas já procurou saber estudos de como esses homens já foram importantes em várias passagens?

Não, mas é assim estatisticamente tão importante a ponto de ser considerada positivo o custo-benefício isolamento-em-oração/feitos-práticos para a história da humanidade?

Pode citar tais passagens e quais os grandes feitos destes rezadores?

Acho que largarei minha profissão e me recolherei em oração para ser importante para a humanidade... :emoticon45:

Ah sim, o retiro espiritual de Natal naquele resort estava ótimo: comi demais ( a gula, a maldita gula!), tomei sol na medida certa, observei iates de luxo em excesso e vi gente bonita mais do que aguenta minha inveja humana. Aquele marzão só pode ser coisa do demo. Deus não teria tanto senso artístico.
Editado pela última vez por Apo em 29 Dez 2008, 11:49, em um total de 1 vez.
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Devo estar no meu momento "samaritano", talvez por conta das festas de fim de ano :emoticon26:

Mas sinceramente, esses dias eu fiquei pensando sobre a importância da religião. A verdade é que nem todas as pessoas tem maturidade suficiente para enfrentar os problemas da vida, muitas precisam de "esperança" para sobreviver :emoticon4:

O que não acho certo é a pessoa anular sua vida e seus sonhos por carolice (e isso já vi aos bocados :emoticon44: ).

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Devo estar no meu momento "samaritano", talvez por conta das festas de fim de ano :emoticon26:

Mas sinceramente, esses dias eu fiquei pensando sobre a importância da religião. A verdade é que nem todas as pessoas tem maturidade suficiente para enfrentar os problemas da vida, muitas precisam de "esperança" para sobreviver :emoticon4:

O que não acho certo é a pessoa anular sua vida e seus sonhos por carolice (e isso já vi aos bocados :emoticon44: ).

[]s

Não anulam. Apenas fingem que anulam. Sabe que ficar reprimindo energias e pulsões da natureza humana dá em coisa não-boa....
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Suyndara escreveu:Devo estar no meu momento "samaritano", talvez por conta das festas de fim de ano :emoticon26:
[]s

A "falta de maturidade" é mais um ônus do cristianismo, que ensina a postura PIDONA desde a infância.
A Mitologia Nórdica pregava o Culto ao Herói. Nunca vi Viking pidão.
Religião de escravos Judeus dá nisso:
Todo mundo EMO! :emoticon13:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:

Não, mas é assim estatisticamente tão importante a ponto de ser considerada positivo o custo-benefício isolamento-em-oração/feitos-práticos para a história da humanidade?

Acho que largarei minha profissão e me recolherei em oração para ser importante para a humanidade... :emoticon45:

Acho que está faltando um pouco de seriedade nas suas perguntas. Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas. Avaliar a "utilidade" da vida alheia não é coisa que eu faça nem me sentiria confortável na posição contrária.

No entanto, se formos vê-los apenas enquanto zeladores do conhecimento nos primeiros séculos, e isso não é nem um vinte avos de sua importância pra sociedade, acho que seu trabalho já teria sido inestimável.

Posso citar sim, mas não é difícil acharem papers dos últimos dois anos falando dos serviços desses homens e mulheres. Aconselho que procure você mesma.
Suyndara escreveu:Mas sinceramente, esses dias eu fiquei pensando sobre a importância da religião. A verdade é que nem todas as pessoas tem maturidade suficiente para enfrentar os problemas da vida, muitas precisam de "esperança" para sobreviver :emoticon4:

Suyndara, tudo bem?
Feliz festas

Sobre o seu post, acha mesmo que é bacana se julgar tão superior assim?

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Superior? :emoticon5: Eu não disse isso.

Mas de fato, certas pessoas não suportam o menor fracasso e infelizmente pra mim, apesar da pouca idade eu já sou um tanto calejada pela vida... Mas não considero isso uma questão de superioridade e sim de vivência mesmo.

Nunca lhe ocorreu em certos momentos que ser ateu em horas difíceis é complicado? :emoticon36:
Ter esperança de encontrar alguém querido depois da morte seria bem reconfortante, não acha?

Ah sim, desta vez não comi muito, mas a festa foi ótima :emoticon13: Espero que as suas tenham sido bem proveitosas também.

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Padre, já que faz voto de pobreza, deveria fazer voto de escravidão também.
Deveria, por exemplo, varrer as ruas da paróquia, pintar os muros da vizinhança, passear com os cachorros dos vizinhos, ajudar as pessoas idosas a tomar banho, cozinhar para as donas-de-casa que também trabalham fora.
Mas nada de ficar perto das criança, porque senão já viu!!!
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Apo

Mensagem por Apo »

Tarcísio escreveu:
Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:

Acho que está faltando um pouco de seriedade nas suas perguntas.

Isto é problema de julgamento seu. Irrelevante. Quero saber o que estas tais pessoas fizeram. Tipo: quantos se internaram inutilmente a rezar, comer, beber e morrer. Destes, quantos trouxeram algo de proveitoso à humanidade.

Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas.

O que elas dizem? Onde posso averiguar? Você que disse que era precoce afirmar que elas foram inúteis rezando apenas. Quero saber qual o seu embasamento para levantar tal questão.

Avaliar a "utilidade" da vida alheia não é coisa que eu faça nem me sentiria confortável na posição contrária.

Então, por que questionou a afirmação do Fernando? Pensei que sabia sobre tais feitos.

No entanto, se formos vê-los apenas enquanto zeladores do conhecimento nos primeiros séculos, e isso não é nem um vinte avos de sua importância pra sociedade, acho que seu trabalho já teria sido inestimável.

EIN? Que superioridade existe de um pensador que só pensa e reza sobre aqueles com empenho e capacidade de trazer desenvolvimento real e produtivo ( filosófico, artístico, engenhoso, social) em contato direto com a civilização?
Nenhuma.
E defina "zelador do conhecimento". E também por que é preciso rezar para zelar ( seja lá que importância tem isto). Prá mim quem zela por conhecimento é quem produz.

Quanto aquilo de "um vinte-avos de sua importância para a sociedade"....não entendi a relevância.

Posso citar sim, mas não é difícil acharem papers dos últimos dois anos falando dos serviços desses homens e mulheres. Aconselho que procure você mesma.

Devo procurar por "zeladores do conhecimento que se dedicaram ao retiro da oração"?

Faça-me o favor...Se é tão fácil ( e você que afirmou que tais pessoas existem), não custa nada trazer os papers aqui à discussão.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Superior? :emoticon5: Eu não disse isso.

Mas de fato, certas pessoas não suportam o menor fracasso e infelizmente pra mim, apesar da pouca idade eu já sou um tanto calejada pela vida... Mas não considero isso uma questão de superioridade e sim de vivência mesmo.

Nunca lhe ocorreu em certos momentos que ser ateu em horas difíceis é complicado? :emoticon36:
Ter esperança de encontrar alguém querido depois da morte seria bem reconfortante, não acha?

Ah sim, desta vez não comi muito, mas a festa foi ótima :emoticon13: Espero que as suas tenham sido bem proveitosas também.

[]s

Eu comi mundanamente. :emoticon12:

Provei umas 8 receitas de salmão, umas 15 de camarão e trezentas sobremesas!

Sou uma pecadora confessa. A balança que o diga. :emoticon36:
Imagem

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Lordakner escreveu:Baseado simplesmente no desperdício de homens-hora, orando e dedicando suas vidas a tentar entender um único livro!
Além disso, o ranço que apresentam contra a ciência e o racionalismo.
Nem toco na questão da violência religiosa, por ser óbvia demais.
Atenho-me mais ao sentimento de culpa que toda esta baboseira já incutiu na humanidade.
Basta uma olhadela nas páginas dos depoimentos teístas e é possível avaliar o estrago psicológico que é feito em mentes de jovens e adolescentes!
Podre!

Então você está a favor dos comunistas que abateram a ferro-e-fogo os tibetanos e o dalai-lama? :emoticon44:

E os teístas é que são fanáticos?

Sabia que foi pela leitura da Bíblia que a Alemanha começou a questionar os valores da monarquia?
É claro que não...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Tarcísio escreveu:

Você citou os monges copistas da Idade Média, mas este não pode não ser um bom exemplo porque é um caso particular e específico de uma época e de uma cultura. Talvez ser monge fosse uma boa opção naqueles tempos. Era uma das poucas chances de se conseguir estudar e adquirir cultura, além de se ter casa e comida garantidas.

Mesmo já no século 18 e 19, algumas mulheres escolhiam o convento porque lhes era permitido estudar - e tinham lá maior liberdade que se casassem. E rapazes pobres, porque também queriam estudar.

Por outro lado, num mundo como o de hoje, onde há opções, o que ganha o mundo com uma pessoa que se enterra viva num convento, às vezes cortando todos os laços com a humanidade e até com a família?
Pode ser ótimo para ela, o que já justifica a escolha, mas a pergunta é: o que ganha a humanidade com isto?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

docdeoz escreveu:Então você está a favor dos comunistas que abateram a ferro-e-fogo os tibetanos e o dalai-lama? :emoticon44:

Não misture as coisas. Os chineses não estão perseguindo os tibetanos por causa da religião e sim por uma disputa de territórios. E acontece que o dalai-lama é também o líder político.
docdeoz escreveu:Sabia que foi pela leitura da Bíblia que a Alemanha começou a questionar os valores da monarquia?
É claro que não...

Como assim, "claro que não" ?
http://dantas.editme.com/files/aurelio/canon.htm
A rejeição de 1 Macabeus e Judite também foi influenciada pela política mundana. Ambos os livros citados colocam a rebelião armada, contra um opressor, como sagrada e abençoada por Deus. No século XVIII, as nações protestantes queriam seus povos dominados quietos. É notório que na luta pela independência americana, os católicos tiveram uma participação na luta, muito maior que a sua participação na população americana. As sucessivas rebeliões na Irlanda tinham sempre católicos, que diziam seguir o dito nos livros 1 e 2 Macabeus. Tanto uma necessidade de ter uma sanção dos judeus, como necessidades políticas mundanas levaram ao fato das bíblias protestantes, desde a segunda metade do século XVIII terem 66 livros.

"Do mesmo modo, devemos nos submeter à autoridade do príncipe. Se ele
abusa ou faz mal uso dela, não devemos odiá-lo, buscar vingança ou punição.
A obediência é devida em nome de Deus, pois a autoridade é o representante
de Deus. Por mais que eles tributem e exijam, devemos obedecer e suportar
com paciência" (Martinho Lutero, sermão "Tributo a César")

"Quanto aos plebeus, ...é preciso ser duro com eles e cuidar para que façam seu
trabalho; que, sob ameaça da espada e da lei, eles cumpram com seus deveres
religiosos, assim como você acorrenta os animais selvagens" (Martinho Lutero)

"Se os camponeses se rebelam abertamente, eles estão agindo contra a lei de
Deus. Todos os que puderem devem espancá-los, derrubá-los e matá-los ...
pois não há nada mais venenoso ou prejudicial ou demoníaco que um rebelde.
É exatamente como matar um cachorro louco" (M. Lutero)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Wallace escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu me pergunto o que ganhou a humanidade com milhares, talvez milhões de religiosos que se trancaram em conventos e passaram o resto da vida em oração. Ou "santos homens" na Índia que levaram a vida toda em lugares isolados, meditando e fazendo jejum em busca de uma iluminação que, se veio, não causou nenhum efeito.

É direito dessa gente, mas fica a pergunta: será que não teriam sido mais úteis se tivessem vivido uma vida normal em vez de apenas se preparar para a próxima?

Me admiro muito uma pessoa inteligente e esclarecida como você cair no engodo do Troll. É impossível negar que religião,filosofia e ciências um dia andaram juntas. E ai da humanidade se não fosse essa busca pelo invisível, pelo inexplicavel. Logo dizer que a religião é um desperdício de tempo e antiproducente a humanidade é negar uma face da mesma moeda. E isso sem falar em arte de forma geral.

:emoticon5:

O quanto da contribuição desses religiosos se deveu especificamente ao fato de serem religiosos?
E o quanto a religião atrapalhou a ciência ao exigir que não contrariasse pressupostos religiosos?

As catedrais e outras obras de arte foram criadas por causa da religião ou ela foi um pretexto? Será que grande parte não é devida à vaidade humana de se destacar por suas obras, sempre maiores e mais vistosas?

Os cientistas medievais foram cientistas porque eram religiosos ou foram cientistas apesar de serem religiosos?

A ciência também avançou muito entre chineses, gregos e árabes. No caso dos outros povos, a religião também foi o fator determinante?

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Tarcísio escreveu:
Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:No entanto, se formos vê-los apenas enquanto zeladores do conhecimento nos primeiros séculos, e isso não é nem um vinte avos de sua importância pra sociedade, acho que seu trabalho já teria sido inestimável.

Entendo "Zelador" por alguém que guarda com cuidado algo que lhe foi confiado. Entendo por "malucos psicóticos" aqueles que achavam que a humanidade não estava preparada para o conhecimento e deviam, eles os ungidos, protegê-la do mesmo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Apo

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Tarcísio escreveu:
Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:No entanto, se formos vê-los apenas enquanto zeladores do conhecimento nos primeiros séculos, e isso não é nem um vinte avos de sua importância pra sociedade, acho que seu trabalho já teria sido inestimável.

Entendo "Zelador" por alguém que guarda com cuidado algo que lhe foi confiado. Entendo por "malucos psicóticos" aqueles que achavam que a humanidade não estava preparada para o conhecimento e deviam, eles os ungidos, protegê-la do mesmo!

Pois é. É mais ou menos aí que iria chegar um dos ramos da minha argumentação. Quem tinha o poder de deter a informação, a usava em contextos convenientes. O resto era devidamente "engavetado".
A questão é: a reza aqui é irrelevante. Servia de fachada e de meio de sobrevivência.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Grande parte do conhecimento do mundo antigo se perdeu porque era considerado herético pelos monges.
Eles guardaram muita coisa, é certo, mas só a parte que lhes interessava.
Tal conhecimento só retornou à Europa séculos depois, através dos árabes, que eram muito mais esclarecidos na época.

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Chamar a Igreja de "Zeladora" do conhecimento durante a Idade Média foi pegar pesado demais!

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:
Apo escreveu:Não, mas é assim estatisticamente tão importante a ponto de ser considerada positivo o custo-benefício isolamento-em-oração/feitos-práticos para a história da humanidade?

Acho que está faltando um pouco de seriedade nas suas perguntas.Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas. Avaliar a "utilidade" da vida alheia não é coisa que eu faça nem me sentiria confortável na posição contrária.

Isto é problema de julgamento seu. Irrelevante. Quero saber o que estas tais pessoas fizeram. Tipo: quantos se internaram inutilmente a rezar, comer, beber e morrer. Destes, quantos trouxeram algo de proveitoso à humanidade.

Não vejo como problema de julgamento, mas um problema moral, e dizê-lo irrelevante é projetar um conjunto de valores e fundamentos que me amedronta. Faço votos que nem reconheça a eles, pecando pela ingenuidade e não pela mal-querência alheia.

Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:Primeiramente deveriamos ouvir o que dizem essas pessoas.

O que elas dizem? Onde posso averiguar? Você que disse que era precoce afirmar que elas foram inúteis rezando apenas. Quero saber qual o seu embasamento para levantar tal questão.

Era precoce chamá-las de inutéis por não sabermos o que é útil ou não, e inclusive em que nível.

Agora, soma-se a isso você demonstrar não ter qualquer conhecimento sobre a matéria.

Apo escreveu:

EIN? Que superioridade existe de um pensador que só pensa e reza sobre aqueles com empenho e capacidade de trazer desenvolvimento real e produtivo ( filosófico, artístico, engenhoso, social) em contato direto com a civilização?
Nenhuma.
E defina "zelador do conhecimento". E também por que é preciso rezar para zelar ( seja lá que importância tem isto). Prá mim quem zela por conhecimento é quem produz.

Veja, você me pede demais, definições demais. Por favor priorize o dicionário, o google. Não pretendo justificar vírgulas ou alegações que você mesma faça. Entenda, não é má vontade, mas por exemplo, não falei quanto superioridade de um pensador com relação a outro. Já não sei se fui mesmo claro como acreditava.

Apo escreveu:Quanto aquilo de "um vinte-avos de sua importância para a sociedade"....não entendi a relevância.

Compreendo sua incapacidade em compreender, tanto quanto entender anteriormente que a questão moral era problema meu. Não há como explicá-la, infelizmente.

Apo escreveu:
Tarcísio escreveu:Posso citar sim, mas não é difícil acharem papers dos últimos dois anos falando dos serviços desses homens e mulheres. Aconselho que procure você mesma.

Se é tão fácil. Não custa nada trazer os papers aqui à discussão

Não disse que era fácil, tão pouco me custaria nada. Custaria bem mais que sempre arrumar suas citações por exemplo, mas da mesma forma que você se preocupa com isso, eu me preocupo com a instrução de alguém que alega coisas sem estudo.

Suyndara escreveu:Nunca lhe ocorreu em certos momentos que ser ateu em horas difíceis é complicado? :emoticon36:

Mas julgar a nível de maturidade? Não sei.

Suyndara escreveu:Ah sim, desta vez não comi muito, mas a festa foi ótima :emoticon13: Espero que as suas tenham sido bem proveitosas também.

No mesmo pé, hahaha.

Fernando Silva escreveu:
Tarcísio escreveu:Você se pergunta, mas já procurou saber estudos de como esses homens já foram importantes em várias passagens?

Você citou os monges copistas da Idade Média, mas este não pode não ser um bom exemplo porque é um caso particular e específico de uma época e de uma cultura. Talvez ser monge fosse uma boa opção naqueles tempos. Era uma das poucas chances de se conseguir estudar e adquirir cultura, além de se ter casa e comida garantidas.

Por ser um caso específico já não contradiz a alegação de abertura do tópico? O que ser particular e específico o prejudica? Ser um polo atrativo para indivíduos como os que você enuncia era para resultar orgulho, e posteriormente agradecimento, por que isso desmereceria as pessoas?

Exies

Mensagem por Exies »

Tarcísio escreveu:
Exies escreveu:
Tarcísio escreveu:O "ranço" é humano, não teísta. Ele está presente em muitas relações humanas, mais fortemente onde existem hierarquias. Aqui por exemplo no fórum Religião é Veneno presumiu-se um conjunto de valores que permitem a você a criação de um tópico com esse título rançoso.

Não entendi muito bem sua colocação.
Você fala que esse "ranço"(preconceito,negação,implicância...algo do tipo)está presente em todas as relações hierárquicas

Eu não disse isso. Disse estar presente em muitas não em todas, o resto da alegação você entendeu bem, pelo que parece.

Exies escreveu:o fato é que as ciências já mostraram por a+b certas coisas,e a religião continua a negar

Acho que poderiamos reduzir o texto a essa proposição.
1)De que religião falamos?
2)O que a ciência mostra por a+b que a religião nega?
3)Qual a relação entre a resposta anterior e a teistas serem um fardo?

As proposições, mesmo sistematizadas por mim, são de vocês. Peço que respondam.

1)Realmente me exaltei,me refiro só a católica,protestante...desculpe
2)Células tronco,o "ranço" que eles possuem com a idéia de seu uso.E todos sabemos que a concepção de uma vida é algo muito subjetivo para se opor a uma coisa certa
3)A partir de um momento em que eles negam uma idéia comprovadamente benéfico,dificultando-a,para mim,é um fardo ENORME

Desculpe minha escrita,as vezes me "empolgo" e sai tudo embolado :emoticon45:
Ninguém mais morre devido a verdades fatais hoje em dia;existe antídotos em demasia

"Read between the lines..."

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Então, no caso deles o ranço é o reflexo de uma agressão fortíssima que sentem na idéia de dignidade humana, quando dizem ser a concepção de uma vida algo muito subjetivo.

Não pode ser subjetivo e pra eles não é. Reconhecem isso como um trincar num dique que represa as águas do preconceito, egocentrismo, eutanásia, eugenia, genocídio, e por ai vai.

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

docdeoz escreveu:
Então você está a favor dos comunistas que abateram a ferro-e-fogo os tibetanos e o dalai-lama? :emoticon44:

Sabia que foi pela leitura da Bíblia que a Alemanha começou a questionar os valores da monarquia?
É claro que não...

Não sei por que todo crente tem a certeza inabalável de que todo ateu é comunista! :emoticon38:
Mas quanto ao dalai LAMA minha resposta pessoal é SIM.
Ele e os monges malucos que mantinham o tibet na idade do bronze deviam ser obrigados a trabalhar 25 horas por dia na lavoura, pra descontar o tempo que ficaram comendo à farta, pelo suor do povo tibetano!

Trancado