Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Wallace
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Wallace »

Apo escreveu:
fausto el dikaios escreveu:Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças.
PHILLlP E. JOHNSON

Falácia boba.

Você nasceu crendo? Ou adquiriu a crença depois de ser lavado cerebralmente ou de se dar conta que não ia conseguir seguir em frente sozinho? Depois, certamente. Então pare de citar frasezinhas bobas de um bobo por aqui.

O Dikaraio é intelectualmente muito simplório!!! Esperar o quê? :emoticon12:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelto, por favor, aprenda a separar o joio do trigo.
Ateus são religiosos que não praticam??
Errado. Ateus não crêem em deus nenhum e não necessitam deles para se viver.
Pessoas que são religiosos que não praticam são cristão não praticantes.
E, sim. As principais guerras foram realizadas por pessoas religiosas e não ateus.
Por favor, estude um pouquinho, tá? Isso não faz mal, só bem.
Abraços.
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

O pior é ele fingir que não leu meu post!!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

fausto el dikaios escreveu:Por outro lado, se Deus não existe, então a conclusão é que a vida de alguém não significa nada. Uma vez que não existe um propósito duradouro para a vida, não existe uma maneira certa ou errada de viver. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó.

A vida, por si só, não significa nada, mas isto não impede que cada um de nós lhe dê um sentido pessoal.
E não faz mal que esse propósito não seja duradouro. Ele pode perfeitamente durar apenas alguns anos (terminar a escola e a universidade) e ser substituído por outro (arranjar emprego). E, mais tarde, por outro (criar os filhos, ter netos, viajar etc.).
No fim, claro, voltamos ao pó. E daí?

Se a sua vida só tem propósito com Deus, então você é um fracassado.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Interprete as escrituras direito e veja que o povo de Deus nunca fez guerra.

Quando os judeus viajaram até Canaã e saíram matando todo mundo, estavam fazendo guerra, e por ordem de Deus, ainda por cima.
Eles poderiam ter ficado no deserto, poderiam ter voltado para o Egito. Em vez disto, invadiram a terra dos outros e mataram todo mundo.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

fausto el dikaios escreveu:copy past

Na verdade, as cinco perguntas mais importantes da vida são:
Origem: De onde viemos?

Os outros eu não sei. Eu vim de minha mãe.

Identidade: Quem somos?

Macacos que pensam que são especiais só porque em um livro idiota, fala que somos feitos a imagem e semelhança de um deus déspota, cruel e sanguinário. Mas, mesmo assim, continuamos sendo apenas....macacos.

Propósito: Por que estamos aqui?

Porque a camisinha furou, a pilula falhou ou foi uma tirada atrasada.

Moralidade: Como devemos viver?

Da melhor forma possivel, respeitando as leis do país onde vivemos e de onde estivermos. Respeitar o próximo para que possamos ser respeitados, ou se você preferir: "Trate o teu irmão como gostaria de ser tratado!"

Destino: Para onde vamos?

Alguns vão pro buraco; outros preferem ser cremados e outros preferem serem jogados no oceano. Aí você escolhe.

As respostas a cada uma dessas perguntas dependem da existência de Deus.
Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Se existe um verdadeiro propósito para sua vida, então existe uma maneira certa e uma maneira errada de viver. As escolhas que fazemos hoje não apenas nos afetam aqui, mas também na eternidade. Por outro lado, se Deus não existe, então a conclusão é que a vida de alguém não significa nada. Uma vez que não existe um propósito duradouro para a vida, não existe uma maneira certa ou errada de viver. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó.

Errado. Nada depende da existência de deus. O meu pai não precisou da assistência de deus pra fazer sexo com minha mãe e eu não precisei da ajuda de deus pra me formar em seu útero. Só precisei do auxilio de MÉDICOS em meu nascimento.

O propósito da vida é nós fazermos o melhor para nós, para a nossa familia e para a sociedade em que vivemos. Nada mais.
Como você pode falar que as escolhas que fazemos não afetam em nada. A vida é um constante jogo de dominó. Todas as nossas ações direta ou indiretamente afetam outra pessoa.
Um médico, ou outro profissional da saúde não afeta a vida de ninguém quando salva uma vida? Um bombeiro não afeta a vida daqueles a quem salva? Um policial que banca o parteiro de urgencia não afeta a vida de ninguém?

Por favor, reflita antes de escrever besteira tá? Nenhuma dessas atividades dependem de um deus cruel para poderem ser realizadas.
Editado pela última vez por Lúcifer em 30 Dez 2008, 12:46, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Wallace escreveu:
Apo escreveu:
fausto el dikaios escreveu:Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças.
PHILLlP E. JOHNSON

Falácia boba.

Você nasceu crendo? Ou adquiriu a crença depois de ser lavado cerebralmente ou de se dar conta que não ia conseguir seguir em frente sozinho? Depois, certamente. Então pare de citar frasezinhas bobas de um bobo por aqui.

O Dikaraio é intelectualmente muito simplório!!! Esperar o quê? :emoticon12:

Bah esta gente tem mente de formiga.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

"Interprete as palavras direito e veja que Gente de Deus nunca fez guerra" foi bom DEMAIS da conta!!!

As guerras estão lá, com todo o sangue derramado, e continuam rolando pelo mundo! Mas eles não veem...
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Wallace escreveu:O pior é ele fingir que não leu meu post!!!!

Desculpe a pergunta idiota, mas.....
Essa gente sabe ler??
Imagem

fausto el dikaios

Mensagem por fausto el dikaios »

Lúcifer escreveu:
fausto el dikaios escreveu:copy past

Na verdade, as cinco perguntas mais importantes da vida são:
Origem: De onde viemos?

Os outros eu não sei. Eu vim de minha mãe.

Identidade: Quem somos?

Macacos que pensam que são especiais só porque em um livro idiota, fala que somos feitos a imagem e semelhança de um deus déspota, cruel e sanguinário. Mas, mesmo assim, continuamos sendo apenas....macacos.

Propósito: Por que estamos aqui?

Porque a camisinha furou, a pilula falhou ou foi uma tirada atrasada.

Moralidade: Como devemos viver?

Da melhor forma possivel, respeitando as leis do país onde vivemos e de onde estivermos. Respeitar o próximo para que possamos ser respeitados, ou se você preferir: "Trate o teu irmão como gostaria de ser tratado!"

Destino: Para onde vamos?

Alguns vão pro buraco; outros preferem ser cremados e outros preferem serem jogados no oceano. Aí você escolhe.

As respostas a cada uma dessas perguntas dependem da existência de Deus.
Se Deus existe, então existe significado e propósito para a vida. Se existe um verdadeiro propósito para sua vida, então existe uma maneira certa e uma maneira errada de viver. As escolhas que fazemos hoje não apenas nos afetam aqui, mas também na eternidade. Por outro lado, se Deus não existe, então a conclusão é que a vida de alguém não significa nada. Uma vez que não existe um propósito duradouro para a vida, não existe uma maneira certa ou errada de viver. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos é o pó.

Errado. Nada depende da existência de deus. O meu pai não precisou da assistência de deus pra fazer sexo com minha mãe e eu não precisei da ajuda de deus pra me formar em seu útero. Só precisei do auxilio de MÉDICOS em meu nascimento.

O propósito da vida é nós fazermos o melhor para nós, para a nossa familia e para a sociedade em que vivemos. Nada mais.
Como você pode falar que as escolhas que fazemos não afetam em nada. A vida é um constante jogo de dominó. Todas as nossas ações direta ou indiretamente afetam outra pessoa.
Um médico, ou outro profissional da saúde não afeta a vida de ninguém quando salva uma vida? Um bombeiro não afeta a vida daqueles a quem salva? Um policial que banca o parteiro de urgencia não afeta a vida de ninguém?

Por favor, reflita antes de escrever besteira tá? Nenhuma dessas atividades dependem de um deus cruel para poderem ser realizadas.

Estou a digitar no teclado frances, pesso perdao pelos erros textuais.

Nunca precisaste de Deus ? esta nessa frase a prova que es BURRO desde o nascimento, mostre o contrario respondendo essa questao ?
Porque existes ?
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Pq existes?

Ora, por que meu pai e minha mãe fornicaram em período fértil ora essas! :emoticon36:

Você precisa de Deus? Faça uma terapia :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Sinceramente não entendo como ateus conseguem acreditar que tudo veio do acaso inteligentemente.
Se não tivéssemos os pés, os dedos das mãos, o joelho e o cotovelo, os ombros etc...com certeza teríamos que criar recursos artificias para podermos sobreviver de uma forma melhor. Nisto poderíamos admitir que nada fazia sentido Deus ter criado o ser humano com tantas deficiências.
Agora me expliquem porque tudo tinha que ser tão organizado assim:
Porque precisávamos de joelhos? Não poderíamos andar sem eles?
Porque precisávamos do cotovelo? Não poderíamos viver sem eles?
Porque precisávamos das mãos flexíveis divididas em 5 dedos?
Não poderíamos sobreviver sem as mãos?
Porque precisávamos de uma inteligência diferente das demais espécies?
Porque tínhamos que que possuir uma flexibilidade no tronco para podermos sentar no vaso e fazer nossas necessidades? Não poderíamos sobreviver sem sentar?
Porque precisávamos dos pés em sentido horizontal para apoir todo o corpo?
Não poderíamos sobreviver sem os pés?
Como a evolução iria saber que se deixasse 2 buracos na parte frontal do cranio ali se encaixariaa visão?
E daí que células se multiplicam? E daí?
A complexidade disto tudo está na forma organizada da estrutura física da espécie.
Se a evolução não teve nenhum propósito pré-inteligente então nada seria tão organizado como vemos.
A ciência teria que inventar vários artifícios para que pudessemos ter uma facilidade melhor para nossa sobrevivencia. Se não tivéssemos as mãos a ciencia criaria uma mão mecânica e assim seria para vários setores do corpo.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:Sinceramente não entendo como ateus conseguem acreditar que tudo veio do acaso inteligentemente.
Se não tivéssemos os pés, os dedos das mãos, o joelho e o cotovelo, os ombros etc...com certeza teríamos que criar recursos artificias para podermos sobreviver de uma forma melhor. Nisto poderíamos admitir que nada fazia sentido Deus ter criado o ser humano com tantas deficiências.
Agora me expliquem porque tudo tinha que ser tão organizado assim:
Porque precisávamos de joelhos? Não poderíamos andar sem eles?
Porque precisávamos do cotovelo? Não poderíamos viver sem eles?
Porque precisávamos das mãos flexíveis divididas em 5 dedos?
Não poderíamos sobreviver sem as mãos?
Porque precisávamos de uma inteligência diferente das demais espécies?
Porque tínhamos que que possuir uma flexibilidade no tronco para podermos sentar no vaso e fazer nossas necessidades? Não poderíamos sobreviver sem sentar?
Porque precisávamos dos pés em sentido horizontal para apoir todo o corpo?
Não poderíamos sobreviver sem os pés?
Como a evolução iria saber que se deixasse 2 buracos na parte frontal do cranio ali se encaixariaa visão?
E daí que células se multiplicam? E daí?
A complexidade disto tudo está na forma organizada da estrutura física da espécie.
Se a evolução não teve nenhum propósito pré-inteligente então nada seria tão organizado como vemos.
A ciência teria que inventar vários artifícios para que pudessemos ter uma facilidade melhor para nossa sobrevivencia. Se não tivéssemos as mãos a ciencia criaria uma mão mecânica e assim seria para vários setores do corpo.

O que me deixa mais perplexo sobre a ignorância dos crentes não é nem a ignorância propriamente dita, já que ninguém nasce sabendo, mas sim como eles não querem conhecer nem entender a ciência antes de vir dizer este tipo de bobagem.

Ele pergunta e recebe as respostas, mas se recusa a entender, lê pela metade, acha que argumentos sobre um assunto que não entende e nem quer entender não fazem sentido. A fé sobrevive transformando em pecado o raciocínio.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:A ciência teria que inventar vários artifícios para que pudessemos ter uma facilidade melhor para nossa sobrevivencia. Se não tivéssemos as mãos a ciencia criaria uma mão mecânica e assim seria para vários setores do corpo.

A ciência inventa continuamente artifícios para melhorar nossa vida.
Somos limitados e nosso corpo é uma bosta, cheio de defeitos.
Se foi algum deus que nos projetou, ou ele é um sádico ou é um incompetente.

Ao nascermos, já passamos por uma seleção natural: grande parte, talvez a maior parte dos óvulos fecundados é eliminada sem que a mulher perceba.
Dos que nascem, grande parte morre nos primeiros anos de vida. Outros sobrevivem, ainda que defeituosos.
Dos que parecem saudáveis, grande parte vai apresentando problemas aos poucos e, às vezes, morrendo ainda jovem.
A partir dos 30, começa a decadência que leva à morte algumas décadas depois, em muitos casos no fim de longo sofrimento.

Resposta crente prevista: éramos saudáveis no Paraíso, mas o pecado original blá-blá-blá ... portanto a culpa é nossa.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Se foi algum deus que nos projetou, ou ele é um sádico ou é um incompetente.
E se foi Deus voce é quem vai fazê-lo mudar de idéia?
Até que ponto voce teria que reconheçer seus limites?
Voce pediu pra nascer? E agora que tem vida quer exigir alguma coisa?
Editado pela última vez por Erivelton em 02 Jan 2009, 08:03, em um total de 1 vez.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:O que me deixa mais perplexo sobre a ignorância dos crentes não é nem a ignorância propriamente dita, já que ninguém nasce sabendo, mas sim como eles não querem conhecer nem entender a ciência antes de vir dizer este tipo de bobagem.
Ele pergunta e recebe as respostas, mas se recusa a entender, lê pela metade, acha que argumentos sobre um assunto que não entende e nem quer entender não fazem sentido. A fé sobrevive transformando em pecado o raciocínio.
A maior ignorância que vejo é que alguns querem a qualquer custo afirmar que a ciência já descobriu a verdade. Se existem doutores na área da ciência que acreditam que um Deus possa existir, então eles tem alguma razão para afirmar tal coisa.
Não me venham querer fazer em mim lavagem cerebral pois não sou marinheiro de primeira viagem.
Já fui ateu e fui pesquisar bastante o lado científico da vida e cheguei a conclusão que Deus existe.
Alguns ateus se recusam a entender e não dão as respostas coerentes de acôrdo com a pergunta feita.
Se temos uma evolução sem nenhuma pré-inteligencia então porque tudo tinha que ter uma explicação coerente?
Se segundo alguns julgamentos o ser humano não foi perfeito então ela é acrescentada e terminada nos milagres.
Já sei que vão me perguntar porque ele não cura........

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

"vc pediu pra nascer?

Isso é papo de adolescente birrento! :emoticon12: :emoticon12:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Suyndara escreveu:"vc pediu pra nascer?
Ateus quando não tem respostas levam tudo na brincadeira e por fim dizem que a vida não tem sentido. Isto é covardia, é fugir as perguntas.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Ateus quando não tem respostas levam tudo na brincadeira e por fim dizem que a vida não tem sentido. Isto é covardia, é fugir as perguntas.

O roto falando do rasgado.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:

Como poso levar a sério um livro que diz que uma jumenta falou com o dono?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton, fazer lavagem cerebral em você? Por que queríamos fazer isso.
E pare com essa história de que já foi ateu. Se você fosse, nunca mais voltaria á religiosidade. Isso quer dizer que você nunca deixou de ser um religioso. Só tinham duvidas, as mesmas que permeiam em todos os religiosos, mas tem medo de se entregar a um mundo de liberdade sem deuses.

Me poupa tá? Da mesma forma que evoluímos para a nossa atual forma, poderíamos muito bem, termos evoluído para outros tipos de formas.

Um exemplo para ser mais claro. Eu tenho uma reportagem meio antiga (preciso achar ela pra postar aqui) dizendo que, se não houvesse tido o cataclismo que exterminou os dinossauros, era muito provável que algumas espécias, mais precisamente espécies do tipo do velociraptor, evoluírem para uma espécie sapiente quase igual à nossa, pois o nível de inteligência desses seres era superior à das outras espécies. E, se isso acontecesse, os mamíferos nunca teriam tido essa explossão evolutiva e nós, seríamos como "cachorrinhos" para essa espécie dominante.

Quando eu encontrar essa matéria, eu posto aqui.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se foi algum deus que nos projetou, ou ele é um sádico ou é um incompetente.
E se foi Deus voce é quem vai fazê-lo mudar de idéia?

Não. Sendo onisciente, ele não muda de idéia.
Erivelton escreveu:Até que ponto voce teria que reconheçer seus limites?

Eu me considero limitado e mortal. Os crentes é que se julgam eternos.
Erivelton escreveu:Voce pediu pra nascer? E agora que tem vida quer exigir alguma coisa?

Eu não pedi para nascer, portanto não posso ser julgado por quem me criou já sabendo que eu seria assim.
E não venha me falar que meus pais me criaram. Eles não sabiam no que ia dar.
Erivelton escreveu:E agora que tem vida quer exigir alguma coisa?

Por que não? Tenho que aceitar calado as arbitrariedades de um deus maluco?

Darkside

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:A maior ignorância que vejo é que alguns querem a qualquer custo afirmar que a ciência já descobriu a verdade.

E o que é a verdade?

Se você estiver se referindo à realidade, a ciência já descobriu muito mais dela do que a religião jamais foi capaz. A religião explica as coisas baseada na fé, a ciência explica as coisas baseada no método científico.

Faça uma comparação entre os princípios das duas pra ver qual é mais apta a revelar qualquer coisa:

Princípio da fé:

Hebreus 11:1
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Método científico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9tod ... %C3%ADfico

Leia e descubra porque você pode ter certeza que a Terra é redonda, que as vacinas evitam doenças, etc.

Erivelton escreveu:Se existem doutores na área da ciência que acreditam que um Deus possa existir, então eles tem alguma razão para afirmar tal coisa.

Este tipo de argumento não faz sentido porque a ciência ignora a existência de deuses, já que não é possível provar que algum deus existe ou não existe. Entretanto, a ciência é muito capaz de testar as evidências apresentadas pelos teístas de que deus existe, e estas são refutadas com facilidade.

Se algum cientista acredita em deus, sua crença está baseada apenas em fé e não em uma pesquisa científica. O cientista é um ser humano como você e pode acreditar no que quiser pelos motivos que quiser, só que esses motivos não serão científicos.

Erivelton escreveu:Não me venham querer fazer em mim lavagem cerebral pois não sou marinheiro de primeira viagem.
Já fui ateu e fui pesquisar bastante o lado científico da vida e cheguei a conclusão que Deus existe.

É impossível que você tenha pesquisado o lado científico da vida e tenha encontrado deus, porque a fé deveria ter sido a primeira coisa que você eliminaria no processo.

Erivelton escreveu:Alguns ateus se recusam a entender e não dão as respostas coerentes de acôrdo com a pergunta feita.

Cabe aqui dizer que ateus não são sacerdotes de uma religião chamada ateísmo. Cada ateu pode ter um motivo diferente pra não acreditar em deuses, mesmo que esse motivo não tenha nada de científico. Se quer respostas sobre a ciência, vá pesquisar ao invés de ficar dependendo da boa vontade de pessoas em fóruns de ateísmo.

Erivelton escreveu:Se temos uma evolução sem nenhuma pré-inteligencia então porque tudo tinha que ter uma explicação coerente?
Se segundo alguns julgamentos o ser humano não foi perfeito então ela é acrescentada e terminada nos milagres.
Já sei que vão me perguntar porque ele não cura........

Custa admitir que você não conhece o evolucionismo? Esse tipo de pergunta é tão básica que deixa claro isso. Dê uma lida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
http://ateus.net/artigos/ciencias/a_evo ... logica.php
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Se algum cientista acredita em deus, sua crença está baseada apenas em fé e não em uma pesquisa científica. O cientista é um ser humano como você e pode acreditar no que quiser pelos motivos que quiser, só que esses motivos não serão científicos.
Ele adquiriu uma fé porque achou algo complexo na ciência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Eu não pedi para nascer, portanto não posso ser julgado por quem me criou já sabendo que eu seria assim.
Se não pediu para nascer o que vai pedir agora que está vivo?
A morte?

Trancado