Cientistas estão brincando de ser Deus!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dick

Re: Cientistas estão brincando de ser Deus!

Mensagem por Dick »

Fenrir escreveu:Fayman, Let,

Pedi a algumas pessoas em outro forum que me indicassem um material de fisica para estudar
Fiz fisica 1 ano mas abandonei - quero voltar a estudar, porem de forma autodidata.
No momento estou revendo o calculo.

Eles me sugeriram este material:

Granville - Elements of Diferential Calculus
Boldrini - Álgebra Linear
Calculus I & II - Apostol
Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno - Boyce e DiPrima
Cálculo com Variáveis Complexas - Churchill

Marion e Thornton - Classical Dynamics of Particles and Systems;
Goldstein - Classical Dynamics
Física Matemática - Butkov

Eletromagnetismo - Annita Macedo
Classical Electrodynamics - Jackson

Optics - Hech

Introduction to Quantum Mechanics - Griffiths
Modern Quantum Mechanics - JJ Sakurai

Essential Relativity - Rindler
Introducing Einstein's Relativity - D'Inverno

De fisica basica: Nussensveig ou entao Landau/Lifshitz

Estao de acordo?
Voces teriam algumas outras sugestoes?

É por aí... mas... cara, vais estudar tudo isto sozinho? Moysés Nussenzveig é muito bom, mas tem o braço um pouco pesado também. Sofri ao passar por ele! Ele consegue fazer a cinemática ficar difícil!!!! Imagine o eletromagnetismo! Mas, quando se gosta, a diversão é garantida...
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fayman escreveu:Espero que este texto, que foi apresentado de modo o mais didático possível, esclareça alguns pontos quanto a seriedade do Modelo Big Bang, e dos pontos polêmicos, e mesmo, de que físicos não “inventam” coisas descabidas e depois, ficam torcendo para que dê certo e se confirmem!

O argumento da maior parte dos crentes é:

"E você acha que um universo maravilhoso e organizado como o nosso iria surgir de uma explosão?
Seria como se as obras completas de Shakespeare surgissem da explosão de uma gráfica".

Eles não se preocupam com argumentos baseados em fatos ou em teorias científicas e sim em "achismos" influenciados por sua premissa de que algum deus criou o universo deste jeito.

Eles rejeitam o Big Bang simplesmente porque não querem que tenha sido assim e não por terem alguma evidência em contrário.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Anna escreveu:
Fayman escreveu:Olá, Pessoal!

Por que será que pessoas não se informam um mínimo, antes de levantar bandeiras e arriscarem a falarem e defenderem certas colocações que não têm qualquer sentidoê Taí algo que dificilmente vou compreender.

Não sei Fay. Só sei que venho falando isso repetidamente neste fórum nos últimos anos. Reforço que é extremamente desanimador e cansativo constatar que a maioria das pessoas prefere ficar com qualquer afirmativa dita em revista ou site de internet descompromissado, sem consultar fontes confiáveis e pessoas relacionadas seriamente aos temas. Incrível! Incrível!! :emoticon11:

O Carl Sagan cita isto quando fala do motorista de táxi no início de "O mundo assombrado por demônios".

Dick

Mensagem por Dick »

Apo escreveu:Ninguém aqui seria tão infantil a ponto de pensar o contrário, simplificar, reduzir e rejeitar algo que não deve ser fruto de uma aventura inconseqüente.

Eu não apostaria muito alto nisto, Apo.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Let me escreveu:É por aí... mas... cara, vais estudar tudo isto sozinho? Moysés Nussenzveig é muito bom, mas tem o braço um pouco pesado também. Sofri ao passar por ele! Ele consegue fazer a cinemática ficar difícil!!!! Imagine o eletromagnetismo! Mas, quando se gosta, a diversão é garantida...

Let,
Sim, porque nao?

Nao estando numa faculdade posso demorar uns 10 anos ou mais estudando este material sem correr o risco de ser jubilado!

É um plano a longo prazo mesmo! E estou fazendo a mesma coisa com a filosofia.

Já fazem alguns meses que destino parte do meu tempo livre para ler Platao, re-estudar o Cálculo, ler uma introdução a lógica e aprender o grego antigo. É o meu Quadrivium!!

Pretendo iniciar a Fisica somente quando terminar com o Calculo I

Difícil vai ser nao deixar a peteca cair ao longo de tanto tempo.

Talvez, quando completar meio-século (espero estar vivo ate lá) eu possa dizer com orgulho que conheço de física e filosofia razoavelmente bem!
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Dick

Mensagem por Dick »

Louvável. Isto é que é Hobby! :emoticon19:
Quando era um recém adolescente estes eram meus ideais... ser um físico e filósofo. A filosofia acadêmica acabou não me apetecendo, além de que as questões filosóficas mais pertinentes, para mim, eram oriundas de pensadores de dentro da ciência (que surgiu com a filosofia, todos sabemos, mas assumiu a dianteira rapidinho). A física também foi até certo ponto... gosto muito mais de discutir sobre a validade da "metodologia" científica e as justificações do cientista, do que apenas conhecer os constructos teóricos. O natural: acabei me especializando em filosofia da ciência...

Fenrir escreveu:Nao estando numa faculdade posso demorar uns 10 anos ou mais estudando este material sem correr o risco de ser jubilado!

:emoticon12:
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Judas

Mensagem por Judas »

NadaSei escreveu:
Judas escreveu:Correto, e a religião surge ai como segundo fator, na ordem que você postou, não sei se seria o segundo, terceiro ou até o primeiro nescessáriamente, mas é quase que indispensável que o cara acredite cegamente que a vida continua no paraíso pra poder entrar numa destas. E não foi nescessáriamente uma analogia e sim um comentário isolado sobre a resposta da Salgueiro, note que ela estava debatendo com a Apo e eu apenas cortei o post da Salgueiro.

Sim, um dos fatores em meio a outros e, certamente um dos fatores determinantes.
A questão aqui é a diferença entre o caso desses terroristas e o caso da menina citado na discussão entre a Apo e a Sal.

No caso em questão, existe apenas um garota que se matou por um medo irracional, não um grupo que exerce pressão, nenhum motivador politico, nem mesmo um motivador religioso de luta contra os "incrédulos".

Ou seja, só uma garota perturbada que se matou após noticias divulgadas sabe-se lá de que forma pela midia local.
No caso da garota vale muito mais é querer saber que tipo de personalidade ela tinha, que tipo de criação e educação recebeu, se tinha algum distúrbio mental, se recebeu algum apoio emocional da família e até mesmo como a noticia foi divulgada lá.
Dizer que é uma "crente" (e vocês usam a palavra de forma errada) que se matou devido a crenças religiosas não precede.

PS. quanto aos terroristas, acho sim que a religião seja o segundo fator e não o primeiro.
O primeiro fator é provavelmente politico/nacionalista, do contrario os alvos seriam igrejas cristãs e o vaticano, não embaixadas americanas e o EUA.

Aqui vamos concordar em 100% , já que eu nem mesmo toquei no assunto da menina e acho até que a notícia é muito rasa pra concluir que ela se matou porque ERA crente.
Quanto a eu generalizar crentes, não acho que seja justo afirmar isso sobe mim, basta ver o tratamento que dou ao Bennetom e Luiz Carlos e o outro que dou ao Docdeoz e afins...
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Let me escreveu:
Apo escreveu:Ninguém aqui seria tão infantil a ponto de pensar o contrário, simplificar, reduzir e rejeitar algo que não deve ser fruto de uma aventura inconseqüente.

Eu não apostaria muito alto nisto, Apo.

Imagem

Freud

Mensagem por Freud »

Cientistas com o pintinho pequeno é que se interessam por estas investigações milaborantes.
Freud explica.
Sigmund Freud a reencarnação.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Freud escreveu:Cientistas com o pintinho pequeno é que se interessam por estas investigações milaborantes.
Freud explica.

Freud explica o trollismo compulsivo?
É o pintinho pequeno também? :emoticon5:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Freud

Mensagem por Freud »

Márcio escreveu:
Freud escreveu:Cientistas com o pintinho pequeno é que se interessam por estas investigações milaborantes.
Freud explica.

Os trollistas são explicados por peitinhos da mamãe a falta.
Sigmund Freud a reencarnação.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Freud escreveu:
Márcio escreveu:
Freud explica.

Os trollistas são explicados por peitinhos da mamãe a falta.

Pois, pois! Mamadeira em vez dos peitos, até a adolescência. :emoticon16:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

APODman

Mensagem por APODman »

Let me escreveu:Mas se não encontramos nada, significará que passamos os últimos 35 anos falando bobagens diz o físico John Ellis, do Cern.

...
E, lembrando, muitos importantes avanços são dados com os experimentos negativos, como foi o caso de Michaelson e Morley no final do século dezenove. Somente um programa de pesquisa compromissado com a experimentação pode levar um experimento negativo a se converter em bônus para a ciência, ao apontar direções de pesquisa mais promissoras. Assim, ainda que a MQ fosse inteiramente substituída (algo incrivelmente improvável e, em muitos sentidos, sem sentido), a seria por indicativos obtidos com ela, o que, por si só, já justificaria as "décadas de bobagens".

A propósito:

Higgs e Hawking criam polêmica sobre experimentos do LHC

Dois dos mais importantes cientistas discordam sobre a existência de partículas buscadas pelo acelerador
Efe

LONDRES - Peter Higgs e Stephen Hawking, dois dos mais famosos cientistas do mundo, estão envolvidos em uma polêmica em torno dos grande acelerador de partículas (LHC, na sigla em inglês), que busca desvendar os últimos mistérios da origem do universo.

O LHC poderia tornar realidade o grande sonho de Higgs, de ver confirmada sua teoria sobre a partícula que leva seu nome, o chamado bóson de Higgs. A existência do bóson de Higgs faz parte das bases da física de partículas, mesmo que até agora não se tenha demonstrado experimentalmente sua existência.

Caso a teoria de Higgs seja confirmada, o físico inglês de 79 anos deve ser premiado com o Prêmio Nobel; a ausência da partícula poderia reforçar a visão de Hawking sobre a interação entre teoria quântica e gravidade, e levar o prêmio para ele. Em certa ocasião, Hawking chegou a apostar 100 libras na previsão de que o bóson não será descoberto pelo LHC.

Em declarações á imprensa em Edimburgo, na Escócia, Higgs disse que não leu um trabalho recente de Hawking, em que o físico tenta demonstrar que o bóson de Higgs não será descoberto, mas disse conhecer um artigo anterior que, acredita, serve de base para os cálculos mais recentes.

Higgs disse que não acreditava que fosse um bom trabalho, e criticou o colega por juntar teorias sobre a gravidade e a física quântica de um modo que qualquer físico de partículas desaprovaria imediatamente.

"Do ponto de vista da física de partículas, da perspectiva da física quântica, é preciso incluir algo além da gravidade na teoria, e não acho que Stephen tenha feito isso. Tenho grandes dúvidas quanto a seus cálculos", explicou.

De acordo com a versão publicada no jornal britânico The Times, outros membros do painel, durante a entrevista coletiva concedida na Escócia, cortaram a discussão, dando a entender que Higgs havia tirado de contexto a fala de Hawking, para quem o LHC pode provar a existência de outras partículas hoje apenas teóricas, mas não do bóson de Higgs.

Nesta semana, hawking deu uma entrevsita afirmando que seria "mais interessante" se o bóson de Higgs não fosse descoberto, porque isso levaria a uma revisão profunda da física.

Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira, 10, quando começaram os trabalhos do LHC, Higgs fez pouco caso dos temores sobre a formação de um buraco negro durante os trabalhos do acelerador de partículas. Algumas pessoas chegaram a afirmar que o LHC poderia formar buracos negros e levar ao fim do mundo.

"Isso tudo é besteira. Acredito que algumas dessas pessoas que tentaram impedir as experiências com mandados judiciais deveriam ser mais sensatas. Sabemos que os buracos negros são pontos colossais na galáxia, mas neste caso se trata de um buraco negro minúsculo, que pode sumir rapidamente", afirmou Higgs.

fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid239854,0.htm

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Acho muito estranho que as pessoas, em geral, não achem isto maravilhoso. É fascinante. Nenhuma ficção consegue ser tão elegante quanto as reais idiossincrasias das bases da natureza. É a mais fantástica novela humana.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Lembrando: Existe a possibilidade de se criar um buraco negro ou a matéria suja ou sei lá o que...

Qual a probabilidade? 1/1000? 1/10.000.000?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Luiz Carlos Querido escreveu:matéria suja

A matéria escura, embora ainda não tenha sido encontrada, é uma necessidade teórica do "modelo inflacionário lambda de matéria escura fria", mais comumente conhecido por Big Bang. Sabemos de sua (muito provável) existência devido aos seus efeitos gravitacionais na dinâmica de rotação das galáxias. O LHC pretende não exatamente produzir matéria escura, mas, ao menos, tentar descobrir pistas mais concretas de sua existência. Quanto aos buracos negros, o que pode surgir são pontos de singularidade que podemos associar com buracos negros, mas eles serão tão diminutos e instáveis que estarão muito distantes de uma ameaça.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Let me escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:matéria suja

A matéria escura, embora ainda não tenha sido encontrada, é uma necessidade teórica do "modelo inflacionário lambda de matéria escura fria", mais comumente conhecido por Big Bang. Sabemos de sua (muito provável) existência devido aos seus efeitos gravitacionais na dinâmica de rotação das galáxias. O LHC pretende não exatamente produzir matéria escura, mas, ao menos, tentar descobrir pistas mais concretas de sua existência. Quanto aos buracos negros, o que pode surgir são pontos de singularidade que podemos associar com buracos negros, mas eles serão tão diminutos e instáveis que estarão muito distantes de uma ameaça.

Distante "quanto"?

Quanto aà matéria que falei, assisti no National Geographics que é uma matéria que contaminaria a matéria como conhecemos. Esta é a tal matéria escura?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Distante o suficiente para tocarem o projeto! :emoticon12: Não tenho os números. Sobre a matéria escura "contaminar" a matéria ordinária, nunca ouvi falar. Acho muito estranho uma afirmação como esta, uma vez que nem sequer sabemos o que é matéria escura... é um contrasenso.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Let me escreveu:Distante o suficiente para tocarem o projeto! :emoticon12: Não tenho os números. Sobre a matéria escura "contaminar" a matéria ordinária, nunca ouvi falar. Acho muito estranho uma afirmação como esta, uma vez que nem sequer sabemos o que é matéria escura... é um contrasenso.

Nãããommm LEt...foi o seguinte. O que foi dito foi que o experimento poderia gerar uma matéria (não lembro o termo no momento e vou tentar encontrar algo antes de terminar este post...) que contaminaria a matéria como conhecemos e isso seria feito em cascata, destruindo a matéria como conhecemos em nosso planeta.

Pronto, o termo é Matéria Estranha

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Quanto à ser distante o suficiente, bem, então não é impossível, e não sendo impossível, é plausivel e sendo plausível, corre-se o risco.

Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Sim. :emoticon19:

Imagem

“Precisamos liga-lo! Sim! Imediatamente!

Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar!"

docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Let me escreveu:Sim. :emoticon19:

Imagem

“Precisamos liga-lo! Sim! Imediatamente!

Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar!"

Imagem

Imagem

Discernimento

Mensagem por Discernimento »

Let me escreveu:Assim que "The Grid" adquirir consciência de si, irá administrar automaticamente o LHC para exercer funções não projetadas para ele, produzindo quantidades incomensuráveis de energia escura para todos os lados das 10 dimensões espaciais. O acréscimo de energia no universo irá provavelmente acelerar ainda mais a expansão do tecido espaço-tempo, fazendo com que nossa percepção temporal atinja um estado latente de suspensão da auto-consciência. Toda a realidade será para nós um constructo virtual criado com o objetivo de nos manter vivos, porém sem arbítrio algum. Preparem-se...

A estrutura de mídia massiva atual já é capaz de "acelerar ainda mais a expansão do tecido espaço-tempo, fazendo com que nossa percepção temporal atinja um estado latente de suspensão da auto-consciência. Toda a realidade será para nós um constructo virtual criado com o objetivo de nos manter vivos, porém sem arbítrio algum".

A função da máquina é elevar a argumentação do apocalipse a níveis elevadíssimos quando um fiél questiona seu honorável pastor sobre tal.

É a comunicação de massa entregue na esquina por um sujeitinho espalhafatoso de dedo em riste que afirmar ser capaz de salvar as pessoas do fogo eterno por procuração de deus.

Até colocaram uma tal de partícula de deus pra pirar as cabecinhas nutridas por carboidratos.

The Grid existe há muito tempo.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Vc sabia .... bip.....bip...

Partícula de Deus foi assim batizada pelo físico Leon Lederman, ganhador do prêmio Nobel com jeito para cunhar frases de efeito. A denominação foi logo adotada por jornalistas, que sabem reconhecer um bom nome ....

bip..... bip....

http://viajeaqui.abril.com.br/ng/materi ... tml?page=4

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Discernimento

Mensagem por Discernimento »

salgueiro escreveu:Vc sabia .... bip.....bip...

Partícula de Deus foi assim batizada pelo físico Leon Lederman, ganhador do prêmio Nobel com jeito para cunhar frases de efeito. A denominação foi logo adotada por jornalistas, que sabem reconhecer um bom nome ....

bip..... bip....

http://viajeaqui.abril.com.br/ng/materi ... tml?page=4

Bjs

Vc sabia .... bip.....bip...

que nas escolas ensinam interpretação de texto

bip..... bip....

Trancado