Abstract: Miracles

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Abstract: Miracles

Mensagem por Apo »

Estava aqui pensando....

1. Para que fins servem os milagres?
2. Por que eles devem ser considerados como milagres e quais os critérios que os fazem se classificar como tal?
3. O conceito de milagre é o mesmo para todos?
4. O milagre serve para Deus se mostrar poderoso, para ensinar através da dor?
5. O milagre serve para safar Deus de sua extrema bipolaridade?
6. O milagre é a omissão do Demo?
7. O milagre é uma forma de não permitir ao espírito que evolua suficientemente perante a provação? Se é ( pois o espírito tem o livre arbítiro de fugir da morte, mas pode ficar com a vida danificada... ), então Deus é irrelevante e o milagre é a escolha do espírito e não a demonstração de que Deus existe. Ou não? :emoticon26:

Sei lá...milagre é quando o bem é relativo ao que poderia ser pior do que já foi?

:emoticon28: :emoticon28: :emoticon28:
Imagem

salgueiro

Re: Abstract: Miracles

Mensagem por salgueiro »

Eu realmente não acredito em milagres

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Angelo
Gênero: Masculino

Mensagem por Angelo »

Milagre é uma questão de tempo.
Mais especificamente, até alguém achar uma explicação melhor.

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:Estava aqui pensando....

1. Para que fins servem os milagres?
2. Por que eles devem ser considerados como milagres e quais os critérios que os fazem se classificar como tal?
3. O conceito de milagre é o mesmo para todos?
4. O milagre serve para Deus se mostrar poderoso, para ensinar através da dor?
5. O milagre serve para safar Deus de sua extrema bipolaridade?
6. O milagre é a omissão do Demo?
7. O milagre é uma forma de não permitir ao espírito que evolua suficientemente perante a provação? Se é ( pois o espírito tem o livre arbítiro de fugir da morte, mas pode ficar com a vida danificada... ), então Deus é irrelevante e o milagre é a escolha do espírito e não a demonstração de que Deus existe. Ou não? :emoticon26:

Sei lá...milagre é quando o bem é relativo ao que poderia ser pior do que já foi?

:emoticon28: :emoticon28: :emoticon28:

Milagre é algo que a pessoa quer muito que aconteça, mas tem dúvida de que seja possível alcançar.
Ela se empenha muito para conseguir ou o acaso de encarrega que aconteça.
Daí a vontade dessa pessoa se realiza e ela credita a deus ou algum auxiliar, como Gezuis ou algum santo.

Às vezes fico pensando: Imagine uma doença mental do tipo da esquizofrenia.
O cara cria um mundo fictício com personagens e lugares que só existem na cabeça dele e acredita piamente que tudo aquilo existe.
Há alguns esquizofrênicos que chegam a levar as duas "vidas" em paralelo numa boa, como naquele filme "Uma mente brilhante".
O cara concilia as duas vidas de modo que uma não interfere na outra e tem uma vida quase normal.
Antigamente os esquizofrênicos eram internados e tratado com choque na cabeça, altas doses de remédio. Na idade média eram considerados bruxos ou possuídos e queimados vivos pela Inquisição.
Hoje, depois da ciência tratar a equizoferenia como doença, sabe-se que com medicamentos, há casos em que o paciente pode ter uma vida quase normal, sem que a doença lhe afete.
Será que pessoas religiosas ou que alcançam algum tipo de milagre, não sofram de um tipo de esquizofrenia mais branda ou alguma outra doença que leve o cara a crer que isso tudo é real?
Também penso que casos de mediunidade e clarividência, se enquadram no mesmo caso.
Como num terreiro de umbanda onde o cara encarna o preto velho. Tem alguns pilantras, mas os que creem mesmo naquilo, devem sofrer desse mal.
Ou o cara gera uma esquizofrenia por pura conveniência, para dar embasamento naquilo tudo que ele criou e acredita que seja verdade.
Acho que essas pessoas devem ter um "bugzinho" no cérebro que ainda não foi detectado pela medicina.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Milagres de verdade não existem, já que o termo é usado para descrever acontecimentos impossíveis.
Sendo o milagre algo impossível, não ocorre nunca.

No entanto os chamados milagres, aqueles que realmente ocorrem, não passam de "truques" naturais cujo o funcionamento o homem comum desconhece, e, como nos truques de magica, o observador é iludido e enxerga naquilo um "milagre", quando de fato está apenas a ver algo que é perfeitamente natural e explicável.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

NadaSei escreveu:Milagres de verdade não existem, já que o termo é usado para descrever acontecimentos impossíveis.
Sendo o milagre algo impossível, não ocorre nunca.

No entanto os chamados milagres, aqueles que realmente ocorrem, não passam de "truques" naturais cujo o funcionamento o homem comum desconhece, e, como nos truques de magica, o observador é iludido e enxerga naquilo um "milagre", quando de fato está apenas a ver algo que é perfeitamente natural e explicável.

Isso

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Moria

Mensagem por Moria »

joaomichelazzo escreveu:
Apo escreveu:
Milagre é algo que a pessoa quer muito que aconteça, mas tem dúvida de que seja possível alcançar.
Ela se empenha muito para conseguir ou o acaso de encarrega que aconteça.
Daí a vontade dessa pessoa se realiza e ela credita a deus ou algum auxiliar, como Gezuis ou algum santo.

Não necessariamente.
"Milagre" é um fenômeno racionalmente inapreciável. Como uma cura súbita e sem motivos biológicos ou médicos aparentes, ou então, fenômenos fisicamentes impossíveis como andar sobre a água.
De um modo geral, ou são embustes ou são "inexplicavéis" por deficiências da ciência humana, que até o momento não descobriu as relações de causalidade do fenômeno.

Às vezes fico pensando: Imagine uma doença mental do tipo da esquizofrenia.
O cara cria um mundo fictício com personagens e lugares que só existem na cabeça dele e acredita piamente que tudo aquilo existe.
Há alguns esquizofrênicos que chegam a levar as duas "vidas" em paralelo numa boa, como naquele filme "Uma mente brilhante".
O cara concilia as duas vidas de modo que uma não interfere na outra e tem uma vida quase normal.
Antigamente os esquizofrênicos eram internados e tratado com choque na cabeça, altas doses de remédio. Na idade média eram considerados bruxos ou possuídos e queimados vivos pela Inquisição.
Hoje, depois da ciência tratar a equizoferenia como doença, sabe-se que com medicamentos, há casos em que o paciente pode ter uma vida quase normal, sem que a doença lhe afete.
Será que pessoas religiosas ou que alcançam algum tipo de milagre, não sofram de um tipo de esquizofrenia mais branda ou alguma outra doença que leve o cara a crer que isso tudo é real?
Também penso que casos de mediunidade e clarividência, se enquadram no mesmo caso.
Como num terreiro de umbanda onde o cara encarna o preto velho. Tem alguns pilantras, mas os que creem mesmo naquilo, devem sofrer desse mal.
Ou o cara gera uma esquizofrenia por pura conveniência, para dar embasamento naquilo tudo que ele criou e acredita que seja verdade.
Acho que essas pessoas devem ter um "bugzinho" no cérebro que ainda não foi detectado pela medicina.

Você descreveu um quadro de alucinação coletiva e/ou fanatismo. É ao mesmo tempo reducionismo e exagero atribuir todos os ditos "milagres" a isto.É reducionista porque fenômenos inexplicáveis também acontecem com pessoas sem nenhum tipo de fé(então, não propensas a essa alucinação). E também, da maneira que foi colocado, parece que o acontecimento só é percebido pelo "agraciado" ou por um grupo restrito próximo a este e de mesma crença. Por exemplo, há registros de curas cujas causas não são explicadas pela medicina moderna, o que não quer dizer que tais causas não são naturais . É exagero porque crentes, em sentido amplo e de modo geral, atribuem tudo que não possui causas óbvias a um princípio místico, universal, supremo e subordinador conhecido como Deus. Até porque é mais fácil. :emoticon12:
Para estes crentes, qualquer acontecimento que não possua causas bastante evidentes, são provas da irrefutáveis de sua crença. Ou então, quando a crença vira fanatismo, mesmo que tenha explicações lógicas e naturais, também são provas da sua crença, mesmo com todas as evidências em contrário.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Sei não...

Acabei de ver na televisão uma senhora que disse que tinha câncer generalizado no cérebro, pulmões, útero e bexiga e diz que sofreu 2 anos de muita dor até que deus a "libertou" :emoticon26:

Minha parca compreensão da vida não me permite conceber a idéia de que alguém com câncer no cérebro sobreviva 2 anos e depois ainda seja "curada" :emoticon33:

Acho que muito dos ditos "milagres" ou são efeito placebo ou partem do imaginário das pessoas.

Ou, tudo que parecia improvável, mas aconteceu é um milagre...ainda que tenha causas explicáveis :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Oi Sal :emoticon13:

Está tudo bem? Voltastes?
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Moria

Mensagem por Moria »

Suyndara escreveu:Sei não...

Acabei de ver na televisão uma senhora que disse que tinha câncer generalizado no cérebro, pulmões, útero e bexiga e diz que sofreu 2 anos de muita dor até que deus a "libertou" :emoticon26:

Minha parca compreensão da vida não me permite conceber a idéia de que alguém com câncer no cérebro sobreviva 2 anos e depois ainda seja "curada" :emoticon33:

Acho que muito dos ditos "milagres" ou são efeito placebo ou partem do imaginário das pessoas.

Ou, tudo que parecia improvável, mas aconteceu é um milagre...ainda que tenha causas explicáveis :emoticon4:

Isso mesmo Suyndara, :emoticon45: este caso exemplifica o que disse no final do post.
Mesmo que tenha causas evidentes, o sujeito prefere atribuir isso ao místico e ao inefável. Ao invés de procurar as causas dos acontecimentos, é mais fácil e cômodo colocar a "culpa" em deus(SIC).
Disso para colocar os aspectos mais cotidianos da vida na mão de uma entidade abstrata,e se escusar de qualquer responsabilidade pelas próprias ações, é só um peido.

Apo

Mensagem por Apo »

E eu acho que tem muita gente mentirosa! :emoticon2:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Suyndara escreveu:Oi Sal :emoticon13:

Oi Suyndara ! Tudo tranquilo !! Voltei mas estou na fase do vai e volta :emoticon8:

Bjs

Apo

Mensagem por Apo »

Zilda de Souza Laurindo

Estava com Aids e já estava em estado terminal. Quando a doença foi descoberta o médico disse pra mim que não tinha cura e que os remédios poderiam talvez controlar a doença. Mas eu disse aos médicos que cria num DEUS vivo que poderia curar a enfermidade. Eu já não tinha mais forças para fazer nada, já não me alimentava nem andava e não me agüentava de pé. Eu só estava esperando a hora que Jesus viesse me levar. Mesmo assim continuei o tratamento com os remédios e ouvindo as pregações do Pr. Juanribe pela rádio.
Num certo dia, acompanhando o programa Momentos de Paz e Vida, o SENHOR me curou. Eu senti o Senhor queimando todo aquele vírus que estava no meu corpo e no dia seguinte, com apenas 37 quilos me pus de pé, e falei para minha filha, na casa de quem eu estava morando por causa da minha debilidade, que queria comer alguma coisa. Minha filha assustada pensou que eu tivesse melhorado para poder se despedir de todos e depois morrer.

Meu filho, que morava muito longe, veio me ver para se despedir e se assustou porque quando me viu pela última vez eu não tinha reconhecido ele, e de repente eu estava de pé, dizendo que estava curada. Eu disse para todos os meus filhos que estava curada para honra e glória de Jesus. Mas eles não acreditaram porque eram ímpios.

Passaram-se três meses e meu filho voltou na casa da minha filha para me ver e eu já estava na minha casa, curada para honra e glória de Jesus. Então eu vim na Paz e Vida para conhecer o Pr. Juanribe, para ver o pastor que orou junto comigo através do programa Momentos de Paz e Vida e que me ensinou e me ensina a Palavra de Deus.

E eu digo que depois do Senhor Jesus o Pastor Juanribe também foi usado por Deus no meu processo de cura. Já fiz vários exames e todos eles dizem que o vírus da Aids não está mais no meu sangue, e que eu realmente fui curada.

Igreja: Paz e Vida de Queimados

http://www.pazevida.org.br/testemunho.asp
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Alguém já ouviu falar em Linfoma de Rodney?

Esta senhora teve o Linfoma de Rodney curado por Jesus, Deus, enfim...

Sandra Cristina Campos

Descobriu que estava com um tumor chamado "Linfoma de Rodney", localizados no pescoço, pulmão, estomago e axilas, só foi descobri quando estava agravado.
Os médicos disseram que não poderia operar, pois estava muito agravado e teria que fazer quimioterapia.

Fez campanha na Paz e Vida, todas as sexta-feira, e foi curada do câncer.

:emoticon5:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Durante o último ano tive contato com várias curas milagrosas desde câncer no estômago até tumor na medula. Explicação, diagnósticos errados.

Bjs

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Durante o último ano tive contato com várias curas milagrosas desde câncer no estômago até tumor na medula. Explicação, diagnósticos errados.

Bjs

Pois é. Médicos erram. Simples. E crentes e religiosos inventam.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O caso de câncer no estômago foi erro no laboratório. Essa amiga passou meses num verdadeiro inferno inclusive pelo fato desse câncer ter histórico na família dela

Bjs

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:O caso de câncer no estômago foi erro no laboratório. Essa amiga passou meses num verdadeiro inferno inclusive pelo fato desse câncer ter histórico na família dela

Bjs

Sim quando se fala em diagnóstico errado, é toda a sorte de equívoco, seja laboratorial ou clínico.
Esta turma, que não entende bulhufas de medicina ( mas muito de fé ), é capaz de dizer que dor de barriga é câncer e depois testemunhar como cura divina.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

O mais engraçado é ver os testumunhos desta gente.
Uma disse que estava com o "diagnóstico contrário", que para ela, o pastor e os fiéis = câncer
Depois ela disse que o tumor era no "célebro" e que já estava com compressão no "búlbulo".

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

E o pastor:

- Eu não entendo muito destas coisas médicas, mas pelo que diz aqui a coisa tava séria mesmo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

salgueiro escreveu:Eu realmente não acredito em milagres

Bjs

http://www.youtube.com/watch?v=ismw4Hjvj_s

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Herf escreveu:
salgueiro escreveu:Eu realmente não acredito em milagres

Bjs

http://www.youtube.com/watch?v=ismw4Hjvj_s

:emoticon17: :emoticon16:

Bjs

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Até onde sei o conceito de milagre se compõe na impossibilidade aparente, já que para o responsável pelo milagre não existe impossibilidade alguma, sendo assim NadaSei, mesmo conceitualmente, milagres não seriam necessariamente impossíveis.

Agora, fico na espera dos frutos da curiosidade dos que propuseram as dúvidas. Em especial se um milagre é replicável. Adianto, talvez youtube não seja o melhor lugar para se inteirar sobre essas coisas de maneira séria.

Abraços

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Moria escreveu:
Suyndara escreveu:Sei não...

Isso mesmo Suyndara, :emoticon45: este caso exemplifica o que disse no final do post.
Mesmo que tenha causas evidentes, o sujeito prefere atribuir isso ao místico e ao inefável. Ao invés de procurar as causas dos acontecimentos, é mais fácil e cômodo colocar a "culpa" em deus(SIC).
Disso para colocar os aspectos mais cotidianos da vida na mão de uma entidade abstrata,e se escusar de qualquer responsabilidade pelas próprias ações, é só um peido.

Sem dúvida :emoticon4:

É muito mais cômodo ter sempre uma muleta para se amparar, não é?

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

salgueiro escreveu:
Suyndara escreveu:Oi Sal :emoticon13:

Oi Suyndara ! Tudo tranquilo !! Voltei mas estou na fase do vai e volta :emoticon8:

Bjs

Espero que fique :emoticon45:

Bjs

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:O mais engraçado é ver os testumunhos desta gente.
Uma disse que estava com o "diagnóstico contrário", que para ela, o pastor e os fiéis = câncer
Depois ela disse que o tumor era no "célebro" e que já estava com compressão no "búlbulo".

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Alguns dizem que, depois da oração, "vomitaram o câncer".
É possível vomitar leucemia? Tumor no cérebro ou no seio? Metástase?

Em muitos casos, uma "suspeita" de doença, devido a um exame genérico, se transforma em "diagnóstico confirmado" na cabeça dos crentes.
Quando o exame específico não confirma a suspeita, eles interpretam como "cura".

Trancado