Suyndara escreveu:Apo escreveu:Na boa...a psicologia tradicional é um pé no saco imensurável!!! ODEIO psicologismos! Já ouvi cada coisa de psicóloga que dá vontade de mandar trancar todos os cursos existentes. É uma papagaiada sem tamanho. Psicologia é um negócio que não evolui. O lero-lero é sempre o mesmo. Quem precisa pagar por aqueles clichês? Só quem é muito perdido mesmo.
Tá na hora das escolas ( teorias) psicológicas evoluírem, ou teremos um monte de retardados sendo tratados por retardadas igualmente. Psicólogos dificilmente contestam o que lhes passam nas cadeiras acadêmicas. Apenas repetem, repetem, repetem...como cacatuas.
Nunca consultei nenhum, sempre achei enfadonho
Mas li algumas coisas do Içami Tiba e acabei aplicando para algumas situações, de resto acho que sou bem grandinha para saber educar meu filho...
O Içami é um cara que até tem um nívem melhorzinho, mas apenas melhorzinho. Vende livro de auto-ajuda e dá palestras onde chamam. Mesmo assim, já ouvi muito clichê ali. Como ele há outros brasileiros na mídia. Estes têm um pouco mais de discernimento. Mas na grande maioria, psicólogas e psicólogos são uns bobos limitados a repetição de dogmas. Só isto.
Mas...para uma mãe que acredita que o filho esteja conversando com uma alma desencarnada até seria uma boa admitir que esse é um comportamento típico da idade e talvez revele carência afetiva ou traquinagem (esperteza). Não acha?
Ah certamente. Pelo menos sai de um dogma maligno e cai em outro, passageiro...
Porque geralmente elas começam a escarafunchar onde não devem ( ou sem necessidade): relacionamento entre os pais, traumas causados em alguma escolinha, problemas de auto-estima da criança. Passei por isto com uma doida ( a quem entreguei muito dinheiro numa fase da minha vida). Ela disse que minha filha tinha sérios problemas de auto-estima e que meu marido era um psicopata.
O que foi desdito por dois psiquiatras posteriormente.
O mais nojento era quando ela se contradizia, com medo de me perder como paciente: havia momentos em que se esmerava em elogios à minha filha, em outros a tratava como abobada ( minha filha dava muita risada daquilo). Meu marido também era um homem perfeito...mas psicopata.
Também fez diagnósticos psicopatológicos de um amiguinho de minha filha ( que realmente apresentava uns comportamentos antissociais ali pelos 4 anos, mas agora é um rapaz normal). Ela me aconselhou a afastar minha filha dele na adolescência.
Empurrar essas paranóias de adultos em criança deveria ser crime

Sim, e alguns psicólogos são paranóicos e despreparados. Melhor não ir ao culto e nem a qualquer consultório.