Como fabricar um herói

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Como fabricar um herói

Mensagem por Res Cogitans »

Eu estava lendo um livro sobre literatura e me deparei com o modelo de Campbell, achei interessante e procurei na net um resumo pra vocês:

http://oficioliterario.wordpress.com/20 ... -do-heroi/

Jornada do Herói

Paradigma literário é a representação de um padrão recorrente nas narrativas, padrões estes identificados pelos teóricos da literatura mundial.

“A Jornada do Herói” veio do livro “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell, resultado de uma longa pesquisa e análise da estrutura de mitos, lendas e fábulas, histórias modernas, assim como muitos roteiros de filmes atuais. Campbell percebeu que as histórias que se enquadram neste modelo sempre têm a figura central de um herói (uma pessoa, um grupo de pessoas, um animal ou uma figura mitológica) que segue, mais ou menos, certas etapas ao longo da narrativa.

O modelo de Campbell, também conhecido como os doze passos de Campbell e Vogler, estrutura-se do modo descrito abaixo e, para exemplificar, utilizarei a história de Bilbo Bolseiro, herói do livro “O Hobbit”:

Passo 1 - Mundo Comum.

O herói é apresentado em seu dia-a-dia.

Exemplo: A história de O Hobbit começa com a apresentação do Condado e de Bilbo em sua toca-casa.

Passo 2 - Chamado à aventura

A rotina do herói é quebrada por algo inesperado, insólito ou incomum.

Exemplo: Gandalf, o mago, aparece na porta de Bilbo e o convida para participar de uma aventura.

Passo 3 - Recusa ao chamado

Como já diz o próprio título da etapa, nosso herói não quer se envolver e prefere continuar sua vidinha.

Exemplo: Bilbo recusa o convite de Gandalf pois “não era respeitável para um hobbit sair em busca de aventuras”.

Passo 4 - Encontro com o Mentor

O encontro com o mentor pode ser tanto com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar uma decisão.

Exemplo: Por influência de Gandalf e de instintos herdados de sua família, Bilbo decide participar da aventura.

Passo 5 - Travessia do Umbral

Nessa fase, nosso herói decide ingressar num novo mundo. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que não seja essa a sua opção.

Exemplo: Bilbo e seus companheiros de aventura se deparam com três trolls numa floresta. Bilbo, como ladrão “designado” pelo grupo, arrisca-se em descobrir mais sobre os trolls e até tenta rouba-los.

Passo 6 - Testes, aliados e inimigos

A maior parte da história se desenvolve nesse ponto. No mundo especial - fora do ambiente normal do herói - é que ele irá passará por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá que enfrentar os inimigos.

Exemplo: A aventura de Bilbo continua. Ele passa por Valfenda, a terra dos elfos, atravessa as Montanhas Sombrias, a Floresta das Trevas e a Cidade do Vale.

Passo 7 - Aproximação do objetivo

O herói se aproxima do objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e tudo fica indefinido.

Exemplo: Bilbo chega, finalmente, à Montanha Solitária, o covil de Smaug, o dragão.

Passo 8 - Provação máxima

É o auge da crise - precisa dizer mais?

Exemplo: Bilbo, sozinho, enfrenta o dragão, num diálogo no qual ele tenta descobrir as fraquezas do monstro.

Passo 9 - Conquista da recompensa

Passada a provação máxima, o herói conquista a recompensa.

Exemplo: Bilbo consegue retirar o dragão da Montanha Solitária e os homens da Cidade do Lago matam o monstro.

Passo 10 - Caminho de volta

É a parte mais curta da história - em algumas, nem sequer existem. Após ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior.

Exemplo: Bilbo se prepara para voltar para casa.

Passo 11 - Depuração

Aqui o herói pode ter que enfrentar uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente.

Exemplo: Um exército de Orcs e Lobos Selvagens ataca os anões da Montanha, elfos da Floresta e os homens da Cidade. Acontece a Batalha dos Cinco Exércitos.

Passo 12 - Retorno transformado

É a finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado - já não é mais o mesmo.

Exemplo: Finalmente, Bilbo retorna ao lar. Escreve um livro sobre suas aventuras, e se torna o estranho hobbit que gosta de aventuras.

Leia o texto no qual este artigo foi baseado - http://www.roteirodecinema.com.br/manua ... oheroi.pdf
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Como fabricar um herói

Mensagem por First Knight »

Quando li sobre esse paradigma, o modelo usado fora Star Wars.
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Como fabricar um herói

Mensagem por Darkside »

Interessante.

Mas se os autores tentassem deixar de seguir este paradigma, ou a maior parte dele pelo menos, provavelmente as pessoas iriam sentir falta ao assistir o filme ou ler o livro.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Como fabricar um herói

Mensagem por Fernando Silva »

Uma análise sobre os diferentes paradigmas dos heróis conforme a cultura:
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/heroi.htm

Jesus e sua classificação como herói:
http://www.dissidentvoice.org/Dec05/Salisbury1229.htm
The closer the legendary character fits these characteristics the less likely the hero is a historical personage. Historical persons dramatically differ from Raglan’s twenty-two characteristics are as follows:

1. He is born of a virgin mother.
2. His father is a King.
3. The father has a unique relationship with the mother.
4. The circumstances of the child’s conception are unusual, often humble.
5. He is reputed to be the son of a god.
6. There is an attempt to kill the child/god shortly after birth.
7. He is spirited away, escaping a premature death.
8. The child is raised by foster parents in a far country.
9. We are told virtually nothing of his childhood years.
10. On reaching manhood, usually at age 30, he commences his mission in life.
11. He successfully overcomes the most severe trials and tests.
12. He marries a princess.
13. He is acknowledged as a king.
14. He rules.
15. He prescribes laws.
16. He loses favor with the Gods or his subjects.
17. He is forcibly driven from authority.
18. He meets with a violent death.
19. His death occurs on the top of a hill.
20. His children, if any, do not succeed him.
21. His body is not buried conventionally.
22. He has one or more holy resting places.

Trancado