Fayman: Viagem no tempo só se for peladão?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fayman

Re: Fayman: Viagem no tempo só se for peladão?

Mensagem por Fayman »

Isso e um recurso bastante comum nos roteiros do cinema e nos quadrinhos: quando voce lanca mao de algum dispositivo ficticio complicado e potencialmente contraditorio, tente nao explicar muito o seu funcionamento, deixando as especulacoes mais ousadas por parte dos fans. O caso do Terminator e bem classico.

De fato, mas isso não funciona muito bem em livros. Algo assim é uma senhor buraco. A turma que gosta de ler costuma pegar estas coisas.

Neste sentido, a sua explicação cairia muito bem. É factível e completa a trama.

Já pensou em ser escritor? :emoticon13:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan escreveu:Sheldon, Leonard, Wolowitz e Koothrappali teriam muitos comentários a fazer neste tópico.

Voce tambem assiste The Big Bang Theory?

Entao, eu tenho uma suspeita seria de que o Sheldon foi inspirado no cara que me mandou esse email...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Acauan escreveu:Sheldon, Leonard, Wolowitz e Koothrappali teriam muitos comentários a fazer neste tópico.

É a coisa mais próxima de serviço religioso que eu pratico.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Entao, esse cara que escreveu eu tenho uma suspeita seria de que o Sheldon foi inspirado no cara que me mandou esse email...

Bem..., em um episódio Sheldon aponta as incongruências de roteiro de Sarah Connor Chronicles...

Mas podia ser pior, seu amigo podia lembrar o Wolowitz.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fayman

Mensagem por Fayman »

E quem não assiste? É uma das poucas coisas inteligentes na tv!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Acauan escreveu:No terceiro filme da série até valeu, por motivar uma cena rápida da bunda da andróide gostosona.

A única coisa que prestou nesse filme.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Fayman escreveu:
Isso e um recurso bastante comum nos roteiros do cinema e nos quadrinhos: quando voce lanca mao de algum dispositivo ficticio complicado e potencialmente contraditorio, tente nao explicar muito o seu funcionamento, deixando as especulacoes mais ousadas por parte dos fans. O caso do Terminator e bem classico.

De fato, mas isso não funciona muito bem em livros. Algo assim é uma senhor buraco. A turma que gosta de ler costuma pegar estas coisas.

Neste sentido, a sua explicação cairia muito bem. É factível e completa a trama.

Pois e, o recurso nao e tao comum em livros. O autor pode se dar ao luxo de explicar minuciosamente mecanismos complexos sem prejudicar muito o valor da obra. O Senhor dos Aneis e um exemplo bom, onde o autor do livro detalha cada pormenor do complexo mundo que ele inventou, mas as explicacoes mais minuciosas sao devidamente removidas dos filmes, que sem elas ja ficaram enormes (e mesmo enfadonhos em alguns trechos).

Sobre escrever, nao, nunca pensei nao. Nunca escrevi nenhuma ficcao interessante e acho que dificilmente conseguiria. Nao sou leitor habitual do genero e dificilmente conseguiria criticar corretamente algo que eu escrevesse.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fayman escreveu:

Pois e, o recurso nao e tao comum em livros. O autor pode se dar ao luxo de explicar minuciosamente mecanismos complexos sem prejudicar muito o valor da obra. O Senhor dos Aneis e um exemplo bom, onde o autor do livro detalha cada pormenor do complexo mundo que ele inventou, mas as explicacoes mais minuciosas sao devidamente removidas dos filmes, que sem elas ja ficaram enormes (e mesmo enfadonhos em alguns trechos).

Sobre escrever, nao, nunca pensei nao. Nunca escrevi nenhuma ficcao interessante e acho que dificilmente conseguiria. Nao sou leitor habitual do genero e dificilmente conseguiria criticar corretamente algo que eu escrevesse.

Não sei, não. Você escreve muito bem (sem puxação de saco).
Acho que se você tentasse, acho que iria conseguir escrever uma obra tão boa quanto o do Tom Clancy.
Pense nisso.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

http://www.youtube.com/watch?v=9eTUz61LNjo

Espero que ninguém aqui faça algo do tipo.

ps: Nunca assisti um episódio inteiro e não simpatizei com a "cara" do seriado.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Lúcifer escreveu:Não sei, não. Você escreve muito bem (sem puxação de saco).
Acho que se você tentasse, acho que iria conseguir escrever uma obra tão boa quanto o do Tom Clancy.
Pense nisso.

Obrigado pelo elogio! Mas acho que nao e exatamente apropriado.

Eu quando escrevo nao tento ser exatamente criativo, exceto nas formas de expressar as ideias de outras pessoas que eu li ou que conclui daquilo que eu li. Isso pode ajudar a desenvolver um estilo, mas e completamente diferente de iniciar uma atividade literaria seria.

Porque nao e apenas uma questao de ter estilo, Tom Clancy provavelmente gastou muito tempo pesquisando sobre os temas militares e de espionagem para dar um grau de realismo aos seus livros, alem de ter precisado de uma grande dose de criatividade artistica para elaborar as primeiras tramas, como Cacada ao Outubro Vermelho. (depois a coisa toda deve ter ficado mais ou menos automatica)

E uma tarefa que exige muito em talento e dedicacao especifica, alem de um impulso natural que motiva todos os artistas.

Nao exatamente um hobby a ser tentado (exceto para talentos muito exuberantes e raros, que certamente nao se trata do meu caso).

Existem casos interessantes, como o da autora do Harry Potter, mas como desempregada ela tambem nao tinha muito a perder parando para escrever o seu livro.

A coisa mais proxima de "hobby de escritor" que eu ja cheguei foram os dominios do RV, basicamente naqueles temas enfadonhos de economia e politica (e ocasionalmente outras coisas) que eu sempre abordo.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Apáte escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=9eTUz61LNjo

Se voce tivesse muitos amigos nerds (o que basicamente nao deixaria duvidas acerca do que voce e), que fazem piadas e comentarios nerds o tempo todo, talvez funcionasse melhor.

Voce perceberia entao que a maioria dos estereotipos retratados sao bastante realistas, mas largamente exagerados, o que apenas torna tudo muito mais engracado.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=9eTUz61LNjo

Se voce tivesse muitos amigos nerds (o que basicamente nao deixaria duvidas acerca do que voce e), que fazem piadas e comentarios nerds o tempo todo, talvez funcionasse melhor.

Voce perceberia entao que a maioria dos estereotipos retratados sao bastante realistas, mas largamente exagerados, o que apenas torna tudo muito mais engracado.

A coincidência foi que tenho um amigo que seria bem capaz de reclamar da ordem dos ingredientes no sanduíche, mesmo que saísse de graça.

Na verdade, poucas séries de humor (como Seinfeld) eu gostei desde a primeira vez que vi. O estranho é que em comédias não se precisa acompanhar o seriado para entender o que está acontecendo, às vezes não precisa nem pegar o episódio do início. Já séries de outros gêneros há algumas que eu gostei logo de cara, mesmo tendo assistido o capítulo que precisaria de todas as outras temporadas para ser compreendido.

Credo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Lúcifer escreveu:Não sei, não. Você escreve muito bem (sem puxação de saco).
Pense nisso.

Obrigado pelo elogio! Mas acho que nao e exatamente apropriado.

Eu quando eu escrevo nao tento ser exatamente criativo, exceto nas formas de expressar as ideias de outras pessoas que eu li ou que conclui daquilo que eu li. Isso pode ajudar a desenvolver um estilo, mas e completamente diferente de iniciar uma atividade literaria seria.

Porque nao e apenas uma questao de ter estilo, Tom Clancy provavelmente gastou muito tempo pesquisando sobre os temas militares e de espionagem para dar um grau de realismo aos seus livros, alem de ter precisado de uma grande dose de criatividade artistica para elaborar as primeiras tramas, como Cacada ao Outubro Vermelho. (depois a coisa toda deve ter ficado mais ou menos automatica)

E uma tarefa que exige muito em talento e dedicacao especifica, alem de um impulso natural que motiva todos os artistas.

Nao exatamente um hobby a ser tentado (exceto para talentos muito exuberantes e raros, que certamente nao se trata do meu caso).

Existem casos interessantes, como o da autora do Harry Potter, mas como desempregada ela tambem nao tinha muito a perder parando para escrever o seu livro.

A coisa mais proxima de "hobby de escritor" que eu ja cheguei foram os dominios do RV, basicamente naqueles temas enfadonhos de economia e politica (e ocasionalmente outras coisas) que eu sempre abordo.

E aborda muito bem, se quer a minha opinião.
é legal ler os seus textos, do Acauan, do Fayman, Apodman e outros por aqui. Se pudessemos fazer uma revista sobre ateísmo, vocês seriam os ícones.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Legal Lucifer, valeu mesmo...

Eu sempre tive a impressao de que as unicas pessoas que liam (quando liam) as coisas que eu escrevo eram os mesmos de sempre, que costumam participar desses debates politicos e economicos. Por isso eu tinha a impressao de que eu escrevia muito mal, pois e bem raro que alguem responda uma mensagem minha mostrando ter compreendido o que eu tentei dizer com ela...

Mas e legal saber que existem outros leitores mais compreensivos e condecendentes que meus interlocutores habituais :)

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Legal Lucifer, valeu mesmo...

Eu sempre tive a impressao de que as unicas pessoas que liam (quando liam) as coisas que eu escrevo eram os mesmos de sempre, que costumam participar desses debates politicos e economicos. Por isso eu tinha a impressao de que eu escrevia muito mal, pois e bem raro que alguem responda uma mensagem minha mostrando ter compreendido o que eu tentei dizer com ela...

Mas e legal saber que existem outros leitores mais compreensivos e condecendentes que meus interlocutores habituais :)

Cabeção, ao contrário do que os crentes pensam a meu respeito, eu não minto (muito).
As únicas vezes que eu não leio os seus textos por inteiro, é quando estou trabalhando (pois só dá pra fazer uma lida rápida) ou quando estou com muito sono (a noite).
Em outras ocasiões, eu sempre dou uma olhada, mesmo que rápida. Se eu não comento nada, é porque eu tenho uma coisa que levo sempre comigo: Eu debato com o que entendo, seja pouco ou muito. Outros segmentos eu gosto de ver para aprender. Por isso,certos tópicos eu fico quieto, como quando o Nelson estava dando uma aula de fisica pro famado (por exemplo). Meu entendimento de fisica é menos que rudimentar, mas a leitura estava me interessando.

Eu já prometi pra mim mesmo que, no dia que ganhar no mínimo, um milhão em jogo, eu monto uma pequena editora pra publicar a revista Religião é Veneno. E quero você entre os colaboradores. É um sonho? É. Mas a vida não é baseada nisso? Em sonhos. Sonhos que podemos levar a realidade?

Abraços cara.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fayman escreveu:Como escritor, posso dizer que isso é "liberdade de autor", muitas vezes, uma criatividade que é fundamental para a trama. No caso do Terminator I, a questão era, se os ciborgues eram invencíveis, porque não trazer armas do Futuro? Em uma passagem, para Sara, aquele que se tornaria o pai de John Connor “explica” que não pode trazer armas do futuro, pois somente material orgânico pode viajar no Tempo.

Idéia interessante, mas o autor se perde (ou não percebe a falha, ou percebe e deixa por isso mesmo, já que a esmagadora maioria do público nem notará tal detalhe) quando o enviado está preso, e o detetive de polícia o questiona exatamente sobre isso.

Recomendo este conto, de Marcel Aymé, traduzido do original francês "La carte":
http://www.stresscafe.com/translations/ ... ticket.pdf

Além de muito interessante, é um bom exemplo de como o autor lança mão de um conceito absurdo e não faz nenhuma tentativa de explicá-lo, ocupando-se apenas das consequências do "fato" na vida dos personagens.

Em suma: durante a ocupação nazista, o governo francês está com problemas de escassez de alimentos e decide reduzir a população temporariamente.
Cada cidadão recebe um certo número de tíquetes a cada mês. Cada tíquete lhe dá direito a viver um dia.
Quem recebe 10 tíquetes, vive apenas do dia 1 ao dia 10, quando então desaparece e só renasce no dia 1 do mês seguinte.
Operários e agricultores vivem o mês inteiro, mas pessoas "não essenciais", como artistas, escritores, aposentados, milionários etc., vivem apenas alguns dias por mês.

No final, um filósofo faz considerações, não sobre como o governo teve poder para fazer tal coisa, o que ele parece achar muito natural, mas quanto a certas consequências bizarras do "racionamento de vida".

Trancado