Homeopatia: por que é difícil combatê-la?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Homeopatia: por que é difícil combatê-la?

Mensagem por Jack Torrance »

Luiz Carlos Querido escreveu:Homeopatia e a fisica quantica: Essa eu deixo pro Fayman...

http://www.redepsi.com.br/portal/module ... icleID=444

Mandei uma MP pra ele, pedindo a contribuição dele nisso.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Johnny

Mensagem por Johnny »

Jack Torrance escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Homeopatia e a fisica quantica: Essa eu deixo pro Fayman...

http://www.redepsi.com.br/portal/module ... icleID=444

Como eu entendo tanto de fisica quantica quanto de biologia...

Mas entendo de doidos! :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Jack Torrance
Contato:

Luis, gostaria da sua opinião sobre este meu post:

viewtopic.php?p=369507#p369507

Não consigo entender como a homeopatia funciona. Não tem explicação científica, nem os homeopatas a usam. Todo defensor da homeopatia utiliza-se de argumentos espiritiosos para comprovar a sua eficácia.

Como um suposto "princípio ativo", que imita a doença, ultradiluido, poderia curar alguma coisa?

Já vi casos assim: o cara tem insônia, o "princípio ativo" para combatê-la é o café. A diluição é tão grande do café em meio à água, que é equivalente a uma gota de café em todos os oceanos e mares da Terra. É muito mais provável acharem diversos substâncias diluidas na água do que o café. Se a água tem memória, por que só estaria o café (ultradiluído) e não outros substâncias que passaram na água por diversas épocas? Será que a fé do homeopata que está fazendo o medicamento, mais as batidinhas marotas para diluir o café, faria com que ele, por algum motivo e somente o "princípio ativo" café, ficasse na memória da água e todas as outras substância desapareceriam?

Será possível haver uma oversode de ingestão de medicamentos homeopáticos?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Johnny

Mensagem por Johnny »

joaomichelazzo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:
joaomichelazzo escreveu:...
Só complementando.
Meu pai nao é nenhum imbecil alienado, muito pelo contrario. Após este episódio, ele també perdeu toda sua fé em tratamentos alternativos.

Em contra partida, tem pessoas que não tem muito mais ao que se agarrar...

Pode ser que homeopatia cure moléstias que tenha um fundo emocional ou foram somatizadas.
Doenças que seriam curadas se você tratasse o paciente com alopatia, homeopatia ou qualquer outra coisa como, por exemplo, grãozinhos de milho.
Agora quando a doença é pra valer, não tem cunho emocional, não creio que a homeopatia funcione.

Logo,a alopatia é uma fraude, já que a maioria dos câncer não possuem cura e estão enganando os pacientes, iludindo que terão uma sobrevida...

João, eu não sou estúpido e entendi TUDO o que TODOS postaram aqui. Agora, o que vocês insistem é que a homeopatia é um engodo, é água e a coisa toda não funciona assim, pombas. Ou é ou não é. E se, muitos profisionas estão obtendo resultados positivos com este tipo de tratamento, das duas uma: Ou estão mentindo e sendo assim, temos carreitras autorizadas pela OMC ou então, não temos na ciência uma metodologia para comprovar determinadas curas ou efeitos positivos do uso da mesma. Eu prefiro não dar uma de religião fanática e acreditar na segunda hipótese. Agora, se querem ser inquisicionistas científicos, paciência....
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Jack Torrance escreveu:Luis, gostaria da sua opinião sobre este meu post:

viewtopic.php?p=369507#p369507

Não consigo entender como a homeopatia funciona. Não tem explicação científica, nem os homeopatas a usam. Todo defensor da homeopatia utiliza-se de argumentos espiritiosos para comprovar a sua eficácia.

Como um suposto "princípio ativo", que imita a doença, ultradiluido, poderia curar alguma coisa?

Já vi casos assim: o cara tem insônia, o "princípio ativo" para combatê-la é o café. A diluição é tão grande do café em meio à água, que é equivalente a uma gota de café em todos os oceanos e mares da Terra. É muito mais provável acharem diversos substâncias diluidas na água do que o café. Se a água tem memória, por que só estaria o café (ultradiluído) e não outros substâncias que passaram na água por diversas épocas? Será que a fé do homeopata que está fazendo o medicamento, mais as batidinhas marotas para diluir o café, faria com que ele, por algum motivo e somente o "princípio ativo" café, ficasse na memória da água e todas as outras substância desapareceriam?

Será possível haver uma oversode de ingestão de medicamentos homeopáticos?

Resposta provável: "não sei responder, só sei que funciona".

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

A alopatia nunca garantiu cura para câncer ou para a aids, apenas diminuem o sofrimento do paciente e isso é o máximo que se pode fazer :emoticon45:

Agora, duvido que tomar água "discreto-sabor de remédio" vá diminuir uma dor qualquer :emoticon4:

Prove que Homeopatia funciona!

Mas prove, não nos repita matérias fuleiras de achismos....
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fabi

Mensagem por Fabi »

Fabi escreveu:Sabia que eu posso te provar estatisticamente que o oxigenio pode ser causa de câncer? Já que 100% das pessoas com câncer respiram O2? :emoticon26: E pior 100% das pessoas com câncer já beberam água uma vez na vida... Será que ar e água causam câncer? :emoticon27:

Nem precisa tanto. Prove que churrasco NÂO causa câncer, já que está estatisticamente comprovado que causa...

E o tal Dr. Solto não disse como o outro curou os pacientes. Apenas inventou algumas lorotas para justificar à sua posição.

:emoticon26: Curou? Assim como alguns pastores "curam" câncer com exorcismo?

Câncer não tem cura, não é porque você se livra dos tumores que não precisa ir no médico nunca mais... Pelo contrário, você tem que voltar de tempo em tempo pra ver se apareceu algum tumor...

Veja, a "alopatia", vulgo quimioterapia (que definitivamente não é balinha e aguinha, pergunte pra quem já fez quimioterapia), cumpre o que promete que é impedir a multiplicação de células com divisão celular rápida tipo cabelo, unha, pele, tumores malignos...Aí você vai lá, faz quimioterapia, espera um mês e vê se as células cancerígenas voltaram, e em que quantidade (Se tá regredindo)...aí você volta a fazer quimioterapia até as células cancerígenas desaparecerem...

Mas tem um porém, alguns tipos de câncer são bem mais resistentes e mesmo com a quimioterapia as células cancerigenas continuam se multiplicando, aí tem que aumentar a dose do medicamento, por isso algumas pessoas ficam muito mal mesmo, com os ossos frágeis, sem conseguir levantar da cama...E como eu já disse 3 vezes, o remédio não tem como distinguir o que é uma célula boa, e o que é uma célula cancerígena, e é aí que entra a nanotecnologia que vai poder indentificar as células cancerígenas e só agir nelas...

Já pensou que legal? Identificar todas as células anomalas e separar das normais, além de reduzir o risco do câncer aparecer depois, o cabelo não vai mais cair, os ossos não vão mais quebrar, e a pessoa vai ficar bem menos mal com a quimioterapia, do que atualmente fica...E isso sim é alguma coisa, isso é um avanço... e não balinha e aguinha... que não reduz risco de nada, só é um simples placebo...
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Fabi escreveu:Sabia que eu posso te provar estatisticamente que o oxigenio pode ser causa de câncer? Já que 100% das pessoas com câncer respiram O2? :emoticon26: E pior 100% das pessoas com câncer já beberam água uma vez na vida... Será que ar e água causam câncer? :emoticon27:

Nem precisa tanto. Prove que churrasco NÂO causa câncer, já que está estatisticamente comprovado que causa...

E o tal Dr. Solto não disse como o outro curou os pacientes. Apenas inventou algumas lorotas para justificar à sua posição.

:emoticon26: Curou? Assim como alguns pastores "curam" câncer com exorcismo?

Câncer não tem cura, não é porque você se livra dos tumores que não precisa ir no médico nunca mais... Pelo contrário, você tem que voltar de tempo em tempo pra ver se apareceu algum tumor...

Veja, a "alopatia", vulgo quimioterapia (que definitivamente não é balinha e aguinha, pergunte pra quem já fez quimioterapia), cumpre o que promete que é impedir a multiplicação de células com divisão celular rápida tipo cabelo, unha, pele, tumores malignos...Aí você vai lá, faz quimioterapia, espera um mês e vê se as células cancerígenas voltaram, e em que quantidade (Se tá regredindo)...aí você volta a fazer quimioterapia até as células cancerígenas desaparecerem...

Mas tem um porém, alguns tipos de câncer são bem mais resistentes e mesmo com a quimioterapia as células cancerigenas continuam se multiplicando, aí tem que aumentar a dose do medicamento, por isso algumas pessoas ficam muito mal mesmo, com os ossos frágeis, sem conseguir levantar da cama...E como eu já disse 3 vezes, o remédio não tem como distinguir o que é uma célula boa, e o que é uma célula cancerígena, e é aí que entra a nanotecnologia que vai poder indentificar as células cancerígenas e só agir nelas...

Já pensou que legal? Identificar todas as células anomalas e separar das normais, além de reduzir o risco do câncer aparecer depois, o cabelo não vai mais cair, os ossos não vão mais quebrar, e a pessoa vai ficar bem menos mal com a quimioterapia, do que atualmente fica...E isso sim é alguma coisa, isso é um avanço... e não balinha e aguinha... que não reduz risco de nada, só é um simples placebo...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:A alopatia nunca garantiu cura para câncer ou para a aids, apenas diminuem o sofrimento do paciente e isso é o máximo que se pode fazer :emoticon45:

Agora, duvido que tomar água "discreto-sabor de remédio" vá diminuir uma dor qualquer :emoticon4:

Pois é. Se a coisa seguir pelo argumento do " eu sei que funciona e ponto", ou " fulano disse que funciona porque ele disse que curou ", ou " comigo funcionou, logo...", haveria contra-argumentos muito tranquilos:

Eu ( Apo ) SEI que NÃO FUNCIONA, porque comigo e com as pessoas que vi desistirem ( e até ter filhos que foram parar no hospital porque só pioraram , já que perderam tempo confiando nas aguinhas) e porque há muitos médicos que tentaram e admitiram que NÃO FUNCIONOU PARA OS PACIENTES DELES!

Simples assim.

Assim como querem dizer que a homeopatia sofre conspiração por parte de quem fatura com a indústria farmacêutica, hoje em dia a indústria homeopática fatura alto também.
Há homeopatas ( ou falsos homeopatas) com cadeias farmacêuticas, que importam lítium, por exemplo, da França e tentam empurrar para quem tem sintomas de depressão. Litium é para maníaco-depressão, mas é caro, logo receitam.

Até parece que estamos falando daquelas bolinhas baratinhas que se comprava em qualquer farmácia e custavam 0,50...
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Pois...

É preciso muito marketing para continuar vendendo um frasco de bolinhas por 200 "reaus" :emoticon45:

Igualzinho os pastores que prometem cura...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Homeopatia e a fisica quantica: Essa eu deixo pro Fayman...

Bem... ando sem tempo para postar, mas não tem muito que comentar. No link postado, começa por este termo:

Física Quântica Psi

Mais um “psi”, que falta de imaginação!! Isto nada tem a ver com Física Quântica de VERDADE. É necessário distinguir trabalho sério (como faz Penrose, por exemplo) de pessoas que se utilizam de “aplicações popularescas” de certos conceitos mais conhecidos de Quântica e afirmam qualquer bobagem!

Exemplos tirados do texto:

A física quântica trouxe uma nova visão para a maneira de como o corpo humano se estrutura e no modo como as doenças acontecem.

E quem disse isso? Baseado em quê? Qual premio Nobel demonstrou tal fato e interligou a Biologia, Medicina com a Quântica (pois não tenham dúvidas, valeria o Nobel!)? Então, é somente uma frase vazia para dar status, perante às pessoas que não possuem conhecimento profundo na área (entenda-se a esmagadora maioria da população que, quando conhece, é por algum comentário em jornais ou revistas tipo Superinteressante), ao que vem a seguir:

Como uma estação de rádio que emite ondas com freqüências específicas (em MHz ou FM) e, portando informações, assim também nossas células vibram em freqüências próprias e com informações próprias.

Olhem isso! Só rindo. E assim vai, o fulano vai inventando uma atrás da outra. Temos o anti-clímax:

A informação e freqüência de nossas células são determinadas pelas emoções. A alteração das freqüências modifica o seu funcionamento, levando às doenças. Com a permanente atualização em Homeopatia, já se possui tecnologia (com aparelhos e medicações) que podem regular as freqüências e normalizar o funcionamento celular.

Mais “chutismos”, e o “público” (ou melhor, o freguês!) nem percebe (claro que VIGARISTAS sempre contam com a preguiça de raciocinar das massas) que, SE há tecnologia que podem “regular as freqüências”, então elas podem ser MEDIDAS e DEMONSTRADAS!!

Cadê o Nobel, o reconhecimento mundial, além, é claro, o tapa na cara da Comunidade Internacional? Piada, não?

E por fim, o clímax (ou a VENDA!), quando com “ares de doutor genial”, a explicação definitiva (atentem para o negrito):

Entretanto, não adianta curar-se uma doença se a informação que a produziu não for também corrigida. Como, pela ação da física quântica, a informação vem das emoções, a mudança e o reequilíbrio em nossa maneira de pensar e sentir, são a principal forma para a manutenção da saúde.

Daí em diante, um monte de blá blá blá e fim. E notem como o público alvo, aqui, é bem definido. Mais ao fim,a criatura que escreveu esta montanha de ASNEIRAS, se refere a:

esperamos que os leitores psi

Ou seja, já está implícito que, quem lê estas coisas, são pessoas “especiais”, antenadas na “nova era”, “na nova conscientização”, no “novo paradigma”. De um modo ou de outro, inclusive, tais palavras são citadas ou ficam implícitas, chavões que capturam um público específico, que normalmente se sentem mais evoluídos, em termos de conhecimento, que os cidadãos comum (pouco percebendo que eles próprios são pessoas comuns).

E ao final, após o artigo, duas frases de efeito:

Não estou sozinho na convicção de que a Consciência é um Fenômeno Quântico. Ignorar a Física Quântica hoje é viver fora de seu tempo.

Frases verdadeiras, contudo, retiradas de seu contexto, apenas para dar o “arremate de validade” às sandices expressas antes.

Estar convicto de algo que ainda não foi demonstrado, e inclusive, também não demonstrar nada (óbvio, não?), nunca foi Ciência. O nome que se dá a isso, vocês já conhecem... VIGARICE!!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Apo

Mensagem por Apo »

Lamentável que precise o Fayman falar aqui para mudem algumas opiniões inocentes...

Bem, só me resta endossar: VIGARICE!
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

A muito tempo eu vi um documentário na TV Escola, que dizia se não me engano que cada organismo, ou célula, não me lembro, refletem a luz em uma frequência determinada, e que corpos saudáveis refletiriam a luz de uma forma diferente da de corpos doentes, como portadores de câncer, o experimento se não me engano foi testado com plantas também.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Física Quântica e Biologia Evolutiva são as áreas da Ciência mais sucateadas e barbarizadas pela burrice e fé alheia :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sempre tem um crente retardado ou um esotérico emo com uma grande e revolucionária questão sobre o tema...

E as besteiras que falam são de matar.

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Física Quântica e Biologia Evolutiva são as áreas da Ciência mais sucateadas e barbarizadas pela burrice e fé alheia :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sempre tem um crente retardado ou um esotérico emo com uma grande e revolucionária questão sobre o tema...

E as besteiras que falam são de matar.

Engraçado que eles subestimam e ridicularizam, mas usam-se delas para validar as bobagens deles.

Uma piada!
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Johnny,

e exatamente esse o problema, metodologia da ciencia.

A pesquisa cientifica na area de farmaceutica e de uma forma geral reduzida a dois paradigmas.

O primeiro consiste em estudar reacoes bio-quimicas no nivel micro e com elas desenvolver moleculas e agentes complexos que produzam resultados procurados.

O segundo consiste em observar a reacao in vivo de determinadas solucoes, atraves de experimentos suficientemente controlados, e procurar anomalias estatisticas que diminuam ou eliminem possibilidade de engano, seja por eventos raros porem naturais em amostras pequenas, seja por um vies artificialmente causado por "efeitos placebos" ou outros efeitos involuntariamente induzidos (nos organismos onde esses efeitos sao possiveis, e claro).

Toda a pesquisa a respeito dos mecanismos bio-fisico-quimicos que poderiam endossar a homeopatia e nula. Alias, qualquer um que afirme que uma solucao ultra-diluida difere substanciamente de agua pura estara contradizendo uma vasta colecao de conhecimentos acumulados atraves dos seculos, em fisica estatistica e teoria da informacao (como por exemplo a segunda lei da termodinamica), assim como da quimica (lei da acao de massas). A proposito, a "teoria" da homeopatia quantica que voce citou e simples masturbacao mental de quem nao sabe calcular a integral de um seno mas quer falar de mecanica quantica assim mesmo. O texto pode enganar alguns leigos que quiserem ser enganados, mas basta um treino basico na disciplina para saber que o autor e um paspalho. No dia que realmente for demonstrado o tal "armazenamento de informacao" em agua diluida, esse sujeito tera revolucionado toda a fisica como a conhecemos.

Quanto aos resultados terapeuticos, aparentemente algumas alegacoes foram feitas, pesquisas produziram resultados razoavelmente anomalos, mas que nao foram consistentemente reproduzidos, o que leva apenas a conclusao de que os primeiros resultados e alegacoes nao foram suficientemente rigorosos nas aplicacoes dos controles.

Se voce quiser medir as coisas em passos de fe, podemos fazer isso. Uma postura exige o passo de fe de acreditar que inexplicavelmente, toda a ciencia fisica e quimica repousa sobre bases gravemente comprometidas, para as quais nos nao fornecemos nenhuma evidencia direta exceto algumas alegacoes de resultados terapeuticos em organismos sucetiveis a efeitos placebo diversos ou a erros derivados de um mal desenhado protocolo experimental. A outra postura aposta que a tal "evidencia" que nao pode ser reproduzida e de fato um erro experimental.

(Por outro lado, e bastante natural, num certo sentido, que o numero de artigos cientificos que reivindicam alguma credibilidade para a homeopatia, ou que pelo menos sugiram maiores investigacoes, seja aproximadamente a mesma que rejeita essa hipotese. Cientistas serios normalmente tem mais o que fazer e nao estao dispostos a ficar desprovando milhares de vezes uma alegacao tao absurda quanto a da homeopatia.)

Uma pessoa ou uma vaca tem a tendencia a curar automaticamente todas as doencas para as quais existem tratamentos homeopaticos, ja que possuem um sistema imunologico avancado. Afirmar que existem pessoas tratando doencas de vacas com agua e acucar nao prova nada, exceto o fato de existir gente capaz de acreditar numa besteira dessas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Jack Torrance
Contato:

user f.k.a. Cabeção escreveu:
A proposito, a "teoria" da homeopatia quantica que voce citou e simples masturbacao mental de quem nao sabe calcular a integral de um seno mas quer falar de mecanica quantica assim mesmo.

O cara, pelo que procurei na net, é psicólogo.

Acho interessante que esse pessoal critica o método científico sem ao menos conhecê-lo. Gostaria de saber qual é a alternativa ao método que eles têm para que possa validar a homeopatia. Será que alegações de cura será uma maneira de provar e que deveria fazer parte do método?

Sem contar a total falta de lógica que é acreditar na ultra-diluição.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Jack Torrance escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
A proposito, a "teoria" da homeopatia quantica que voce citou e simples masturbacao mental de quem nao sabe calcular a integral de um seno mas quer falar de mecanica quantica assim mesmo.

O cara, pelo que procurei na net, é psicólogo.

Acho interessante que esse pessoal critica o método científico sem ao menos conhecê-lo. Gostaria de saber qual é a alternativa ao método que eles têm para que possa validar a homeopatia. Será que alegações de cura será uma maneira de provar e que deveria fazer parte do método?

Sem contar a total falta de lógica que é acreditar na ultra-diluição.

Exato.

Qualquer um que queira provar cientificamente o principio homeopatico estara em serios apuros: ele vai lutar contra quase tres seculos de conhecimentos fisico-quimicos descobertos por gente do naipe de um Lavoisier ou de um Boltzmann, e exaustivamente confirmados de maneira a servirem de base para praticamente todo o conhecimento cientifico moderno nessas areas.

Ele pode ate conseguir ganhar essa queda de braco, mas ele vai ter que ralar muito mais do que simplesmente alegar que a samambaia dele se curou gracas ao remedio homeopatico que a vizinha dele receitou.

Apo

Mensagem por Apo »

A homeopatia quando apela para coisas quânticas o faz em substituição ao antigo argumento que usavam, e que agora não cola mais para os mais céticos: eles diziam que o que fica da ultra-diluição é a "energia" gerada pela agitação após cada fase de diluição do composto. Segundo eles, agitar potencializa as moléculas que ficam retidas.

Agora acharam bonito se adonar de teorias quânticas para trazer um caráter científico à bobajada.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Exatamente.

A mecanica quantica entrou no vocabulario popular como sinonimo de ciencia que justifica coisas obscuras e contra-intuitivas. Essa era a deixa para um monte de gente que nao sabe nem o que quer dizer "ket" (e mesmo gente que sabe ou ja soube que e, mas percebeu que era mais rentavel distorcer tudo o que aprendeu) escrever livros sobre como a espirtualidade, a consciencia ou homeopatia sao na verdade manifestacoes dos fenomenos misteriosos da mecanica quantica. E apenas uma forma pedante e fraudulenta de mascarar a propria ignorancia com termos pseudo-cientificos e assim vender o seu misticismo barato.

Eu nao sou contra os textos de vulgarizacao que incorrem muitas vezes em simplificacoes e analogias grosseiras para transmitir algumas ideias cientificas sem a bagagem necessaria de matematica para compreende-las. Eu mesmo era um leitor desses textos quando novo, e ainda hoje posso ler algo do tipo de vez em quando. Mas e claramente diferente a forma como voce compreende um texto desses depois que voce ja tem uma certa bagagem matematica e entende bem as analogias que o autor fez. O problema e quando voce so conhece a analogia grosseira e erradamente acredita que aqueles raciocinios informais sao de fato ciencia seria. Ai voce acha que esta livre para chegar a todo tipo de conclusao que quiser, usando de uma falsa intuicao que voce criou por nao conhecer limites claros para os raciocinios empregados (a visao do "O Pensador" teorizando sobre atratores universais e talvez a melhor ilustracao para isso, mas alguem um pouco mais familiarizado com a literatura de psicanalise talvez reconheca aqui as obras de Jacques Lacan que "aplicavam" resultados da topologia algebrica a descricao do inconsciente).

As pessoas precisam perceber que para se investigar qualquer coisa em mecanica quantica (e em ciencia em geral) e necessario ir alem do fascinio linguistico que os termos produzem. Cada um desses conceitos de dualidade, superposicao de estados e etc, tem por tras deles um enorme formalismo que os define precisamente e que foi implementado para ser coerente com as observacoes realizadas. Eles nao sao uma massa de modelar livre para ser transformada naquilo que a imaginacao de cada um quiser, algo que muitas vezes acaba sendo absorvido das diversas tentativas de simplificacao e vulgarizacao que alguns cientistas fazem dos temas avancados que estudam. Se mesmo especialistas podem entender bobagem quando leem um texto vulgarizado sobre um tema relacionado a sua especialidade, que dizer de um leigo.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Putz... Homeopatia Quantica....
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

O ENCOSTO escreveu:Putz... Homeopatia Quantica....

Pena que o besteirol todo não é quântico :emoticon12: :emoticon12:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Jack Torrance escreveu:Ciência comprova que o criacionismo é real.

Disso eu duvido. Pelo menos nos termos bíblicos...

Jack Torrance escreveu:Não consigo entender como a homeopatia funciona. Não tem explicação científica, nem os homeopatas a usam. Todo defensor da homeopatia utiliza-se de argumentos espiritiosos para comprovar a sua eficácia.

Como assim espirituoso? Ah sim, e uma coisa eu tenho QUASE certeza: Nao existem médicos homeopáticos céticos....acho.

Jack Torrance escreveu:Como um suposto "princípio ativo", que imita a doença, ultradiluido, poderia curar alguma coisa?

Não sei Jack. Quando quero saber algo de matemática, pergunto à um matemático. Se quero saber algo sobre rellgião, pergunto à um pastor ou padre. Se quero saber algo sobre a minha saúde ou de minha familia, consulto no mínimo 3 médicos pois na maioria das vezes dão diagnósticos diferentes. Se quero comprovações sobre a eficácia da homeopatia, vou aos pacientes que foram curados ou obtiveram melhoras.

Jack Torrance escreveu:Já vi casos assim: o cara tem insônia, o "princípio ativo" para combatê-la é o café. A diluição é tão grande do café em meio à água, que é equivalente a uma gota de café em todos os oceanos e mares da Terra. É muito mais provável acharem diversos substâncias diluidas na água do que o café. Se a água tem memória, por que só estaria o café (ultradiluído) e não outros substâncias que passaram na água por diversas épocas? Será que a fé do homeopata que está fazendo o medicamento, mais as batidinhas marotas para diluir o café, faria com que ele, por algum motivo e somente o "princípio ativo" café, ficasse na memória da água e todas as outras substância desapareceriam?

Não sei se realmente funciona pelos motivos citados pelo criador da homeopatia. O fato é que existem muitos relatos de pessoas que foram curadas ou tiveram melhorias sigificativas se comparadas apenas com o tratamento tradicional. Acho que a ciência deveria estudas ISSO e não só a teoria da mesma.

Jack Torrance escreveu:Será possível haver uma oversode de ingestão de medicamentos homeopáticos?

Não sei. Por que não faz um teste? Já que é inócuo, tome uns 3 vidros de uma vez e relate aqui depois...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Resposta provável: "não sei responder, só sei que funciona".

Por que não? Explique o CEH cientificamente...

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Suyndara escreveu:A alopatia nunca garantiu cura para câncer ou para a aids, apenas diminuem o sofrimento do paciente e isso é o máximo que se pode fazer :emoticon45:

Prove às pessoas que obtiveram cura ou melhora que é placebo. Ou melhor, prove que placebo não é remedio...

Aproveite sua alta capacidade de explicar a biologia e explique a combustão humana expontãnea. Ou faça com os cientistas e afirme categóricamente que não passa de mito...

Imagem

Trancado