Dilema Religioso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
bruno.laze
Gênero: Masculino

Dilema Religioso

Mensagem por bruno.laze »

Olá a todos! Meu primeiro tópico neste fórum. Entrei aqui porque fiquei com peso na consciencia de mentir para meu chefe no trabalho, e consequentemente não ir trabalhar hoje. Por isso acessei esse site para tentar evoluir mais um pouco mentalmente .

1º Dilema
Me considero ateu, mas não descosidero a possibilidade de Deus ou qualquer outro ser sobrenatural existir.
Mas vamos supor que Deus existe.
Se ele existe, não há necessidade de culto ou qualquer demonstração de agradecimento (sejá lá por que) a ele.
Por quê?
Deus é um ser superior. Logo ele é mais inteligente que todo os humanos, por que ele criou os humanos e etc. Então ele sabe que é perfeitamente cabível não acreditar nele, visto que não há nenhuma evidência empírica de sua existência. Estou errado?

2º Dilema

Não-religiosos devem tentar mudar as outras pessoas? Ou melhor, para os não-religiosos, faz alguma diferença ser religioso ou não? Será que um dia crentes irão ver que estavam errados ou algo assim? Para mim crentes são pessoas que se estivessem no lugar de Neo na Matrix, iriam escolher tomar a pílula azul e nunca ver até onde vai o buraco do coelho. Mas pensando bem, essas pessoas iriam viver na Matrix o resto das vidas e ia ser até legal, talvez melhor do que morar numa nave e comer mingau. Poderia ser um mundo ilusório, mas elas nunca iam saber...que diferença ia fazer?

Discernimento

Re: Dilema Religioso

Mensagem por Discernimento »

Fuja enquanto há tempo.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

* Segurando-me para não fugir *

Deuses são provavelmente uma das coisas mais improváveis. Aliás, não sei o que seriam deuses e muito menos qual a função prática deles.
Não sabemos o que vem a ser início , meio e fim. Isto nos encafifa a mente limitada.
Mas se existir alguma coisa grande e criadora, não há porque perder tanto tempo com ela.

Mas o medo e consciência pesada dizem que sim. Então veio o dinheiro e o medo negociou com o ele.

Pronto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Todos os deuses são obra da maldita consciência pesada do ser humano.

Bicho não tem deus.
Imagem

bruno.laze

Mensagem por bruno.laze »

Apo escreveu:Todos os deuses são obra da maldita consciência pesada do ser humano.

Bicho não tem deus.

Hehe legal essa frase, me lembra Nietzsche. Engraçado eu concordo com você, mas não tenho consciência pesada ou tristeza por nada disso. É um paradoxo talvez, como várias coisas na vida.
Talvez seja bom em vez de amar a um deus amar os homens, por eles terem capacidade imaginativa e criatividade para criar deuses, ou então amar as mulheres, por elas serem lindas!

Outro dilema, as pessoas(crentes por ex) não conseguem entender essa frase por quê?
1. são burras
2. são cegas
3. foram compradas
4. por que essa frase é diabolica
5. tudo acima

Apo

Mensagem por Apo »

bruno.laze escreveu:
Apo escreveu:Todos os deuses são obra da maldita consciência pesada do ser humano.

Bicho não tem deus.

Hehe legal essa frase, me lembra Nietzsche. Engraçado eu concordo com você, mas não tenho consciência pesada ou tristeza por nada disso. É um paradoxo talvez, como várias coisas na vida.

O paradoxo talvez seja uma miragem. O culpa é inerente à consciência. O medo vem daí e a gente acaba por elaborar sadia ou doentemente. Deuses são a projeção de nosso lado doente e frágil em algo externo. Tanto para o bem como para o mal. A dualidade dentro de nós é o paradoxo, na verdade.

Talvez seja bom em vez de amar a um deus amar os homens, por eles terem capacidade imaginativa e criatividade para criar deuses, ou então amar as mulheres, por elas serem lindas!

É. Mas o amor é natural e espontâneo e não necessita cobranças. Por isto que se diz que " Se amar a Deus fosse bom, não seria mandamento".
Este Deus e outros que cultuam cobranças e castigos, são fruto de chantagem covarde, de auto-engano e de manipulação.

Outro dilema, as pessoas(crentes por ex) não conseguem entender essa frase por quê?
1. são burras
2. são cegas
3. foram compradas
4. por que essa frase é diabolica
5. tudo acima

Porque são crentes.
Imagem

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Apo escreveu:Bicho não tem deus.

Existe uma pesquisa mostrando que animais confinados desenvolvem rituais estranhos de rodar para a esquerda para "pedir comida do meio" e para direita para pedir água, e isso é selecionado ao acaso. Agora onde está esse paper, só dando cambalhota.

Apo

Mensagem por Apo »

Tarcísio escreveu:
Apo escreveu:Bicho não tem deus.

Existe uma pesquisa mostrando que animais confinados desenvolvem rituais estranhos de rodar para a esquerda para "pedir comida do meio" e para direita para pedir água, e isso é selecionado ao acaso. Agora onde está esse paper, só dando cambalhota.

Fiquei curiosa. Que animais seriam?

Mas o que isto tem a ver com Deus?
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Bicho não tem deus.

Leis que impõem castigos físicos dominam o corpo do homem pelo medo, mas não sua mente. No fundo, ele continua pensando em se revoltar e se libertar.

Leis que impõem castigos psicológicos fazem com que o homem castigue a si mesmo. É assim que as religiões dominam as pessoas: pela culpa. Elas se tornam escravos que não querem ser livres - porque não merecem.

Tranca

Mensagem por Tranca »

bruno.laze escreveu:Olá a todos!

Tranca barada nikto.

Meu primeiro tópico neste fórum. Entrei aqui porque fiquei com peso na consciencia de mentir para meu chefe no trabalho, e consequentemente não ir trabalhar hoje. Por isso acessei esse site para tentar evoluir mais um pouco mentalmente.

O cara mata o trampo para ficar de bobeira na internet .

Merece ser despedido, com ou sem consciência pesada.

Quer evoluir? Vá trabalhar.

Fórum de internet não dá boné para ninguém.

O máximo que vai conseguir por aqui é aprender uns conceitos muito capciosos que irão te levar para o caminho da perdição e do fogo do inferno, onde passará o resto da eternidade bebendo água quente.

1º Dilema
Me considero ateu, mas não descosidero a possibilidade de Deus ou qualquer outro ser sobrenatural existir.
Mas vamos supor que Deus existe.
Se ele existe, não há necessidade de culto ou qualquer demonstração de agradecimento (sejá lá por que) a ele.
Por quê?
Deus é um ser superior. Logo ele é mais inteligente que todo os humanos, por que ele criou os humanos e etc. Então ele sabe que é perfeitamente cabível não acreditar nele, visto que não há nenhuma evidência empírica de sua existência. Estou errado?

Em tese, não está errado.

Mas é que esse deus é meio megalomaníaco, carente, ciumento e exibido. Deve ser porque não conheceu os pais, coitado.

Por isso, adora aduladores. Se você não der a menor bola para ele, ele fica p... da cara e te queima.

2º Dilema

Não-religiosos devem tentar mudar as outras pessoas? Ou melhor, para os não-religiosos, faz alguma diferença ser religioso ou não?

Eu não gosto de proselitismo, portanto não o faço.

Mas se há uma conversa, chego a tecer meus pontos sobre o que creio ou desacredito, desde que a conversa flua dos dois pólos.

Eu não estou nem aí se meu vizinho faz a dança da chuva ou a minha secretária cria uma vaca sagrada dentro de casa. Só me incomodo com Testemunhas de Jeová no portão aos domingos de manhã e o barulho dos cultos.

Será que um dia crentes irão ver que estavam errados ou algo assim?

I don't give a shit.

Para mim crentes são pessoas que se estivessem no lugar de Neo na Matrix, iriam escolher tomar a pílula azul e nunca ver até onde vai o buraco do coelho.

Também há uns aí que prefeririam tomar o supositório azul.

E também os que gostariam de conferir o buraco do coelho. Se o Vitão já testou até a tomada...

Mas pensando bem, essas pessoas iriam viver na Matrix o resto das vidas e ia ser até legal, talvez melhor do que morar numa nave e comer mingau. Poderia ser um mundo ilusório, mas elas nunca iam saber...que diferença ia fazer?

Pois é.

No fundo, pode ser que o que mais importa é que as pessoas sejam boas e pratiquem o bem, sendo a sua forma de percepção da realidade irrelevante dada a impossibilidade de se verificar in loco o que é a verdade.

Eu prefiro comer mingau.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Tranca escreveu:
bruno.laze escreveu:
2º Dilema

Não-religiosos devem tentar mudar as outras pessoas? Ou melhor, para os não-religiosos, faz alguma diferença ser religioso ou não?

Eu não gosto de proselitismo, portanto não o faço.

Mas se há uma conversa, chego a tecer meus pontos sobre o que creio ou desacredito, desde que a conversa flua dos dois pólos.

Eu não estou nem aí se meu vizinho faz a dança da chuva ou a minha secretária cria uma vaca sagrada dentro de casa. Só me incomodo com Testemunhas de Jeová no portão aos domingos de manhã e o barulho dos cultos.

Concordo com o Tranca. Eu também não fico propagando o ateísmo. Isso é uma questão pessoal da pessal. E, a propósito, não somos religiosos e nem o ateísmo é uma religião pra gente evangelizar de porta em porta.

E também não dou a mínima pro que a pessoa é ou deixa de fazer, no quesito religião. Pra mim o que importa é a pessoa e não no que ela acredita.

Infelizmente certos evangélicos não tão nem aí se estão incomodando os outros com suas pregações. Já comentei aqui que uma igrejinha da Assembléia de Deus faz mais barulho que uma grande da Univer$$al de meu bairro.
Agora o que me incomoda, realmente nos TJ, é que os FDP só mandam cuecas e canhões pro meu portão e as irmãs gostosinhas vão pro outro lado da calçada. Isso não é justo. E ainda querem me converter fazendo isso?? :emoticon2: :emoticon12:
Imagem

Trancado