Qual a proposta do Erivelton?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Da mesma forma que Zeus foi revelado para os Gregos, Jupiter para os romanos, Odin para os nórdicos, Anansi para certos povos africanos, Coyote para algumas tribos indígenas norte-americanas, Tupã para os nossos indígenas, e etc, etc, etc.
Então pergunto, por que as evidências de seu deus são mais confiáveis do que as evidências dos deuses de outros povos??
O que eu observo em ateus e que a maioria fica rodeando em círculos e fazendo as mesma s perguntas. Será que é esquecimento?
Já expliquei que a diferença entre Deus e deuses está na mitologia. deuses inspira guerras entre deuses e não se passa de mitologia.
Já disse também que se existisse guerra entre os deuses nós seríamos os primeiros a saber.
Se existe um Deus só os hebreus a revelaram.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

ERIVELTON RESPONDEU: Já lhe expliquei sobre isto e voce parece ter esquecido. Os que foram mortos foram todos aqueles que se mantiveram rebeldes para agitar o povo.

E onde entra aquilo que você postou na pagina 18?
Um Deus bondoso nunca mandaria matar ninguém. Interpreta a bíblia a nível da bondade de Deus.
A lei diz: NÃO MATARÁS
A lei diz NÃO MATARAS, mas os que foram mortos foram todos aquels que se mantiveram rebeldes para agitar o povo.
Isso não parece ser muito bondoso pra mim. Está mais pra contraditório.
Enquanto pensas assim teu ceticismo aumentará cada vez mais.
O sentido de matar é no conceito de matar sem nenhum motivo. O sentido de não matar é para vivermos todos em união.
Na questão de mandar matar, Deus é o autor da vida. Ela dá a vida e ele mesmo pode tirar quando quiser.
Seu plano era de organização e tudo tinha que se cumprir de acordo com sua vontade.
Até porque a vida não acaba na morte e um dia todos levantarão para terminar sua evolução.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Não use a Bíblia para provar a Bíblia.
Porque não?
Voce também não a usa?
Ela é um documento histórico de povo antigo. Precisa ser examinado.
Enquanto não encontrar, a Bíblia será apenas mitologia.
Mesmo que encontrem ateus ainda assim considerarão como uma mitologia.
Acontecimentos futuros não podem ser usados como prova.
E os achados presentes não invalidam as que estão na bíblia.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não use a Bíblia para provar a Bíblia.
Porque não?
Voce também não a usa?
Ela é um documento histórico de povo antigo. Precisa ser examinado.

Examinada, sim, levada a sério como verdade absoluta, não.
Só depois que você provar que ela é confiável é que poderá usá-la como prova de alguma coisa.

Se fosse assim, bastava eu escrever um monte de mentiras e, no fim, incluir a frase: "É tudo verdade".
Se alguém duvidasse, eu mostrava a frase.

A Bíblia só pode ser provada usando-se fontes externas, não a própria Bíblia.
Erivelton escreveu:
Enquanto não encontrar, a Bíblia será apenas mitologia.
Mesmo que encontrem ateus ainda assim considerarão como uma mitologia.

Quando isto acontecer, você terá o direito de dizer essa frase.
Ainda não aconteceu, portanto o que você disse é apenas uma acusação sem provas.
Erivelton escreveu:
Acontecimentos futuros não podem ser usados como prova.
E os achados presentes não invalidam as que estão na bíblia.

Se os fatos contradizem a Bíblia, então podemos esquecer a Bíblia.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Primeiro você diz:
Erivelton escreveu:Um Deus bondoso nunca mandaria matar ninguém. Interpreta a bíblia a nível da bondade de Deus.

"Nunca mandaria matar" significa "em tempo algum".

Daí você diz:
Erivelton escreveu:O sentido de matar é no conceito de matar sem nenhum motivo. O sentido de não matar é para vivermos todos em união.
Na questão de mandar matar, Deus é o autor da vida. Ela dá a vida e ele mesmo pode tirar quando quiser.
Seu plano era de organização e tudo tinha que se cumprir de acordo com sua vontade.
Até porque a vida não acaba na morte e um dia todos levantarão para terminar sua evolução.

Você entrou em contradição.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Assim como o cristianismo: Deus e o diabo.
Fernando sinceramente, acho que voce está mais para provocador do que um debatedor sincero.
Eu fico perdendo meu tempo com voce e obtendo respostas ridículas de pessoas que usam a bíblia para interpretá-las de cabeça para baixo. Voce Fernando é um protagonista espetacular nisto.
Quem aqui vai acreditar que os hebreus acreditavam em dois deuses?

Criatura, você disse que o zoroastrismo é dualista. Eu lhe mostrei que o cristianismo também.
Onde eu disse que o diabo é um deus?
Erivelton escreveu:Para quem não sabe o diabo nunca foi um deus e sim um anjo que se tornou desobediente e foi considerado como príncipe das trevas que nada pode fazer quem tem o único Deus(EU SOU).

Onde eu disse que o diabo é um deus?

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
ERIVELTON RESPONDEU: Já lhe expliquei sobre isto e voce parece ter esquecido. Os que foram mortos foram todos aqueles que se mantiveram rebeldes para agitar o povo.

Um Deus bondoso nunca mandaria matar ninguém. Interpreta a bíblia a nível da bondade de Deus.
A lei diz NÃO MATARAS, mas os que foram mortos foram todos aquels que se mantiveram rebeldes para agitar o povo.

Qual o problema em aumentar o ceticismo? O pior é ser crédulo demais.

O sentido de matar é no conceito de matar sem nenhum motivo. O sentido de não matar é para vivermos todos em união.

óun que lindo isto! Matar sem motivo e matar com motivo! ADOREI! Bem cristão.

E viver em união é mais lindo ainda! Parece papo de orkut. Todo mundo se amaaaa, todo mundo é amigo pá sempiiiiii!!! Putz. :emoticon9:

Claro. Não seipara que se pede misericórdia a ele. E nem para que se agradece quando não se morre. Conversa de autista. Ele decidiu, tá decidido. E ele toma decisões sempre bondosas: decide quem vai morrer agonizando e quem vai morrer dormindo. Mesmo que seja um bebê inocente, se ele decidir matar com dor, ele é o cara!!!

Caro, este seu Deus é um MERDA!

Mas desconfio que quem inventa e alimenta este Deus é quem curte estes baratos por ele impetrados. Estou certa não é? Pode se abrir comigo. Eu entendo.

:emoticon3:

Quanta asneira e verborragia atirada ao léo.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Da mesma forma que Zeus foi revelado para os Gregos, Jupiter para os romanos, Odin para os nórdicos, Anansi para certos povos africanos, Coyote para algumas tribos indígenas norte-americanas, Tupã para os nossos indígenas, e etc, etc, etc.
Então pergunto, por que as evidências de seu deus são mais confiáveis do que as evidências dos deuses de outros povos??
O que eu observo em ateus e que a maioria fica rodeando em círculos e fazendo as mesma s perguntas. Será que é esquecimento?
Já expliquei que a diferença entre Deus e deuses está na mitologia. deuses inspira guerras entre deuses e não se passa de mitologia.
Já disse também que se existisse guerra entre os deuses nós seríamos os primeiros a saber.
Se existe um Deus só os hebreus a revelaram.

Erivelton, agora você falou um monte de asneira.
Quer ler de novo a minha pergunta?
Se você reparar, eu não disse nada sobre guerras entre deuses e sim, qual a evidência de que o seu deus é o verdadeiro, já que os deuses de diversos povos também se revelaram para seus respectivos POVOS!! O seu deus se revelou para os hebreus e os deuses que citei se REVELARAM PARA OS SEUS RESPECTIVOS POVOS! PORQUE A REVELAÇÃO DO DEUS DOS HEBREUS É A VERDADEIRA REVELAÇÃO, E A DOS OUTROS POVOS NÃO??

ENTENDEU A PERGUNTA AGORA OU TENHO QUE DESENHAR??
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:

E o que tem isso de mais??

E deus precisa de motivo pra matar ou mantar matar?? Espirrou no dia errado, está morto.

Muito bondoso mesmo.

Isso parece ser coisa de ditator pra mim. Ou faz o que mando ou se fodam.

É. Um bando de puxa saco puxando o saco celestial de deus até ele se encher e mandar todos pros quintos dos....xi, nessa época ele vai destruir o inferno. Vai ter que criar outro.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Deus e deuses outros é tudo mitologia.

E sim, são todos inspiradores. Mas inspirar é benigno. Influenciar e fundamentalizar é obra de quem tem a mente instilada pelo lado negro...ou branco...ou amarelo...ou vermelho, enfim, é tudo psicodelia mesmo.
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:
Lordakner escreveu:Refazendo a questão, para que se torne mais compreensível:
Por que Odim é Mitológico e Jeová não?
Qual o critério?
Mitologias falam em deuses. Esta é a diferença.

Não Mestre,

A diferença está no REAL e no IMAGINÁRIO.
No POSSÍVEL e no IMPOSSÍVEL.
Desejar algo não faz com que ele exista.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Apo

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Erivelton escreveu:
Qual o critério?

Não Mestre,

Lord, veja bem.

Nunca subestime a definição de REAL. Para quem crê, enxerga, dá aval, endossa, o imaginário também é REAL. De certa forma, preenche lacunas dentro do ser e não tem relação direta com o que ocorre fora. A lógica se estabelece dentro.
Logo, dizer a ele que o Deus dele ( e ele diz o "meu Deus" ) não pode ser real é ilógico. Pode e é real. Mas apenas para ele.

É isto que o crente ( no sentido de "aquele que acredita e aceita como verdade") precisa entender e não entende.
Todos os vínculos entre o imaginário e o que ocorre fora estão corrompidos, como um aplicativo.

Uma vez levantei a hipótese de que a crença está em algum sistema neuronal. Em alguns este sistema está ativo e em outros , não. Talvez nem exista em outros, mas não vem ao caso. O importante é que a espécie humano desenvolveu esta peculiaridade neuro-psíquica. Talvez seja primitiva, mas não creio, já que parece que o resto dos animais não a têm.

Quando se propôs, em algum momento, aquele clichê batido da necessidade de "aprofundar-se" de "conhecer", de "entender" e de se "desenvolver no conhecimento", é pensável que seja esta a pulsão da qual eles falam. Algo que eles sentem e outros, não. É como e nos faltasse um sentido.

Só que esta possibilidade cria dois problemas: se é apenas uma espécie de sentido ou função, ela não faz falta a quem não tem. Logo, não é algo que valide uma existência de seres que demandem crença, mas da crença como função neuronal, que cria o ser porque assim o julga existente e necessário.
O outro problema é que alguns que já foram crentes, deixaram de ser e não foi em função de algum acidente neuroquímico, mas por força da razão e por observação entre as possibilidades que se apresentam: por que crer e por que não crer.

Ou seja, não existe tal realidade aqui fora. Ela está sempre dentro do cérebro.
Coisas que não se pode averiguar, que não estão disponpiveis ao senso comum, são apenas função interna.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Voces sabem que Deus não força ninguém a seguí-lo.
Quem aqui já foi cristão sabe disto, pois muitos dos seguidores de Jesus o abandonou porque ele disse que sua carne era verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida.
Depois disto muitos disseram: É DURO OUVIR ESTE DISCURSSO E MUITO FORAM EMBORA.
Jesus vendo as pessoas irem embora olhou para seus discípulos e disse: QUERES IR TAMBÉM.

Apo

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Voces sabem que Deus não força ninguém a seguí-lo.
Quem aqui já foi cristão sabe disto, pois muitos dos seguidores de Jesus o abandonou porque ele disse que sua carne era verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida.
Depois disto muitos disseram: É DURO OUVIR ESTE DISCURSSO E MUITO FORAM EMBORA.
Jesus vendo as pessoas irem embora olhou para seus discípulos e disse: QUERES IR TAMBÉM.

Nem pode. Ele já predestinou. Pode mudar as regras quando quiser, cobrar ele não pode.

Se Deus existe só na sua cabeça. Existem deuses variados nas cabeças de outras pessoas. Eu tenho os meus. Posso lhe assegurar que são bem reais.

É DISCURSO, tah? E muitos dos seguidores de Jesus O ABANDONARAM! Seu teclado tem problemas sérios mesmo!

Jesus disse ( afirmou ) ou perguntou aquilo?
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Apo escreveu:
Lordakner escreveu:
Erivelton escreveu:
Qual o critério?

Não Mestre,

Lord, veja bem.

Nunca subestime a definição de REAL. Para quem crê, enxerga, dá aval, endossa, o imaginário também é REAL. De certa forma, preenche lacunas dentro do ser e não tem relação direta com o que ocorre fora. A lógica se estabelece dentro.
Logo, dizer a ele que o Deus dele ( e ele diz o "meu Deus" ) não pode ser real é ilógico. Pode e é real. Mas apenas para ele.

Entendo sua posição. Mas me parece, no sentido Freudiano, que deus ocupa o lugar do pai.
Pune, escolhe e obtém amor incondicional.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Apo

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Apo escreveu:
Lordakner escreveu:
Erivelton escreveu:
Qual o critério?

Não Mestre,

Lord, veja bem.

Entendo sua posição. Mas me parece, no sentido Freudiano, que deus ocupa o lugar do pai.
Pune, escolhe e obtém amor incondicional.

Sim, esta função e outras. Aliás, paterna e materna.
Mas se formos utilizar uma escola como a psicanalítica, é natural que vejamos pessoas com carência paterna que apelam para outras saídas que não a mitológica. Logo, deve haver mais alguma coisa e esta coisa é interna mesmo, faz parte da psiqué humana.

Se bem que, este tal Deus parece estar muito acima de um pai ou mãe. Talvez para se livrar das falhas que os pais e mães têm. Muitos pai e mães são odiados e desprezados por seus atos, o que não parece acontecer com Deus.
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Gosto de Moisés e o Monoteísmo, de Freud!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Ué! Cadê o cara?? Sumiu??
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Eu tenho os meus. Posso lhe assegurar que são bem reais.
Jesus disse ( afirmou ) ou perguntou aquilo?
Jesus disse: QUERES IR TAMBÉM?
Apo, busque os teus deuses e seja feliz

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Ué! Cadê o cara?? Sumiu??

Tenho mais coisas importantes para fazer do que perder meu tempo com pessoas que se julgam donos da verdade.
Eu pesquiso a vida não para fazer comércio ou lavagem cerebral na mente das pessoas. Se voces querem ser ateus que sejam.
Existem táticas e manobras bem interessantes quando se trata de puro ateísmo. Tô fora!
Minha mente não :emoticon19: em função do que os outros falam :emoticon34:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Ué! Cadê o cara?? Sumiu??

Tenho mais coisas importantes para fazer do que perder meu tempo com pessoas que se julgam donos da verdade.
Eu pesquiso a vida não para fazer comércio ou lavagem cerebral na mente das pessoas. Se voces querem ser ateus que sejam.
Existem táticas e manobras bem interessantes quando se trata de puro ateísmo. Tô fora!
Minha mente não :emoticon19: em função do que os outros falam :emoticon34:

Eu não me considero "dono da verdade" e nem quero ser.
Eu também pesquiso a vida, mas para meu ganho intelectual pessoal para não se deixar ser enganado por falsos profetas que estão mais interessados em ganhar dinheiro de pessoas que não tem uma psiquê forte para encarar a realidade da vida e precisam de muletas. Pobres delas.

E, aproveitando, quem faz lavagem cerebral são as religiões e não os ateus. Caso você não tenha percebido, nós não ficamos entrando em nenhum forum religioso para "pregar a palavra" do ateísmo. São os religiosos que insistem em vir aqui para nos evangelizar (como se nós precisássemos).

E, aproveitando, você não respondeu a minha pergunta. Está fugindo ou está com medo de seu deus ser mais um em um monte de outros??
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:E, aproveitando, quem faz lavagem cerebral são as religiões e não os ateus. Caso você não tenha percebido, nós não ficamos entrando em nenhum forum religioso para "pregar a palavra" do ateísmo. São os religiosos que insistem em vir aqui para nos evangelizar (como se nós precisássemos).
Tens certeza? Conheço vários ateus aqui.
http://gospelbrasil.topicboard.net/ciencias-f37/
E, aproveitando, você não respondeu a minha pergunta. Está fugindo ou está com medo de seu deus ser mais um em um monte de outros??
Vale apenas insistir neste assunto se já expliquei de uma forma bem lógica porque deuses não existem?
Se existe uma conformidade com uma verdade única esta existe no monoteísmo dos hebreus.
A própria ciencia se basenado em mitologias sabe muito bem que estudar mitologias dos deuses é perda de tempo, mas o Deus da bíblia ainda é estudado pela ciência teológica.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Vale apenas insistir neste assunto se já expliquei de uma forma bem lógica porque deuses não existem?
Se existe uma conformidade com uma verdade única esta existe no monoteísmo dos hebreus.
A própria ciencia se basenado em mitologias sabe muito bem que estudar mitologias dos deuses é perda de tempo, mas o Deus da bíblia ainda é estudado pela ciência teológica.

Insisto porque você não respondeu.
NÃO ESTOU FALANDO DO MONOTEISMO DO POVO JUDEUS. Quem está falando é você e o Fernando Silva.
Estou perguntando por que o seu deus é o único que merece atenção e os outos não. Será que é tão dificil de entender??

Você disse que Jeová se revelou para o povo judeu e por isso você acha que ele é verdadeiro. Mas os deuses de diferentes povos e sociedades também se revelaram para os seus devidos povos. Por que só o seu deus é o verdadeiro? Me dê uma explicação lógica quanto a isso.

E atenção, EU NÃO ESTOU CITANDO MONOTEISMO DO POVO JUDEU, NÃO ESTOU CITANDO BRIGA ENTRE DEUSES. EU QUERO SABER PORQUE SOMENTE O SEUS DEUS É O VERDADEIRO E OS OUTROS DEUSES NÃO? O QUE DIFERE O SEU DEUS DO DOS OUTROS? É tão dificil assim responder?
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Estou perguntando por que o seu deus é o único que merece atenção e os outos não. Será que é tão dificil de entender??
Você disse que Jeová se revelou para o povo judeu e por isso você acha que ele é verdadeiro. Mas os deuses de diferentes povos e sociedades também se revelaram para os seus devidos povos. Por que só o seu deus é o verdadeiro? Me dê uma explicação lógica quanto a isso.
E atenção, EU NÃO ESTOU CITANDO MONOTEISMO DO POVO JUDEU, NÃO ESTOU CITANDO BRIGA ENTRE DEUSES. EU QUERO SABER PORQUE SOMENTE O SEUS DEUS É O VERDADEIRO E OS OUTROS DEUSES NÃO? O QUE DIFERE O SEU DEUS DO DOS OUTROS? É tão dificil assim responder?
Não é difícil não.
Não foram os homens que criaram seus deuses?
Se pensarmos assim nenhuma vantagem tem o Deus dos hebreus sôbre os deuses mitológicos.
Mas porque faz esta comparação?
O que estaria querendo realmente eu fazer entender?
Os deuses mereçem atenção?
Se for, cada um que tenha a sua crença.
Se usarmos uma lógica os deuses não existem.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

http://gospelbrasil.topicboard.net/cien ... .htm#25298
De uma lida nesta postagem.
Gosta de falar sobre evolução ou entender a religião num ponto mais específico?

Trancado