Primeira pessoa a receber um novo rosto nos EUA tem alta

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Darkside
Gênero: Masculino

Mensagem por Darkside »

16/02/2009 - 15h37
Publicidade

EDUARDO GERAQUE
enviado especial da Folha de S.Paulo, a Chicago

A primeira pessoa submetida a um transplante de rosto nos Estados Unidos --e a quarta no mundo-- saiu do hospital no último dia 5. A cirurgia permitiu que a mulher, que teve a identidade preservada, voltasse a sentir cheiro de hambúrguer e a tomar café, ações simples comprometidas por um acidente.

Imagem

Os resultados do transplante foram apresentados ontem em Chicago, durante a reunião 175 da AAAS (Sociedade Americana para o Avanço da Ciência), pela médica e pesquisadora de origem polonesa Maria Siemionow, que realizou a operação na Clínica Cleveland (EUA).

"Ela simplesmente não podia tomar banho de chuveiro nem sentir cheiro porque não tinha nariz. Ela voltou a ter um rosto para poder ver o mundo", disse Siemionow à Folha, logo após sua palestra. De acordo com ela, a identidade da paciente será mantida em sigilo por questões éticas.

Segundo Siemionow, os Estados Unidos fizeram somente agora um transplante de rosto --o primeiro no mundo, da francesa Isabelle Dinoire, é de 2005-- porque, antes, ela não havia conseguido aprovação das instituições de bioética.

A paciente americana perdeu o nariz, o palato (osso do céu da boca) e o lábio superior em um acidente. "Todas as estruturas transplantadas vieram de um cadáver", afirmou Siemionow. Para voltar a ter um rosto, a mulher teve que passar por tratamento psicológico. No total, foram transplantados 196 centímetros quadrados de tecido.

Estímulos em ordem

A operação ocorreu em dezembro. Foram 22 horas de cirurgia, com a participação de 14 médicos e 30 assistentes. Além de voltar a sentir cheiros e se alimentar, a paciente também voltou a respirar sozinha.

Todos os receptores, tanto os do nariz, para o cheiro, quanto os da boca, para o gosto, estão funcionando bem, disse Siemionow, que está "há 20 anos se preparando para essa operação".

Agora, a clínica trabalha em outras linhas de pesquisa, para resolver novos problemas, como transplante de rosto de pessoas que tiveram câncer -pacientes que apresentam maiores chances de desenvolver rejeição a um novo tipo de tecido.

Source: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 4706.shtml
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo
Gênero: Feminino

Re: Primeira pessoa a receber um novo rosto nos EUA tem alta

Mensagem por Apo »

Isto estava previsto na Bíblia? Deus permite que se mude a obra dele? E o espírito que prevalece é o do morto/doador ou o da pessoa que recebe?

Órgãos internos tudo bem, mas assim o rosto? Acho imoral isto. :emoticon41:
Imagem

Darkside
Gênero: Masculino

Mensagem por Darkside »

Deus seria muito cruel se achasse que a mulher deveria continuar vivendo sem nunca mais tomar café.

Só pela foto eu achei que ficou estranho na verdade, ao vivo deve ter ficado mais ainda.

Gosto da minha cara mesmo não sendo lá essas coisas, espero que eu nunca tenha que trocar.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Imagem

E [url="aqui"]http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/12_02/IsabelleDinoireR_1000x392.jpg[/url] você vê como estava antes da operação, já acidentada. Cuidado, imagens fortes.

Ps.: Se alguém puder consertar o link e me ensinar a usar a tag url eu agradeço :X

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Esta foto é da mulher que teve a face dilacerada por um pitbull ou coisa que o valha. Já a vi em programas de TV como a Oprah, se não me engano.

Ela diz que se achou estranha também, e que precisou de um bom tempo para se "reconhecer" como ela mesma num outro rosto.
Obviamente que fica estranho. Pegaram um pedaço de outra pessoa e costuraram ali no que restou. É apenas um arremedo que ela foi, com objetivos, acima de tudo, funcionais. Mesmo assim, ela tem problemas para sorrir, por exemplo. Alguns músculos não conseguiram ser religados.

Esta última não teve a identidade revelada.
Imagem

Trancado