Qual a proposta do Erivelton?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Se for, cada um que tenha a sua crença.
Se usarmos uma lógica os deuses não existem.

Então a religião é ilógica.
O que pensar de gente que faz coisas sem lógica?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:http://gospelbrasil.topicboard.net/ciencias-f37/cientistas-encontram-sinal-mais-antigo-de-vida-animal-t1489.htm#25298
De uma lida nesta postagem.
Gosta de falar sobre evolução ou entender a religião num ponto mais específico?

Dei uma olhada. Alguém postou uma notícia sobre a descoberta de novos fósseis e os criacionistas caíram de pau com piadinhas que mostram que não entenderam nada e comentários do tipo "não interessa, não foi assim que aconteceu" ou a clássica "há cientistas que não acreditam na evolução".

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Então a religião é ilógica.
A lógica está num único mandamento universal.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Dei uma olhada. Alguém postou uma notícia sobre a descoberta de novos fósseis e os criacionistas caíram de pau com piadinhas que mostram que não entenderam nada e comentários do tipo "não interessa, não foi assim que aconteceu" ou a clássica "há cientistas que não acreditam na evolução".
O problema todo é a especiação de um único ancestral comum universal. Quanto a evolução até os cristãos acreditam nela.
Quando os criacionistas evolutivos fazem certas perguntas elas não aparecem.
Muitos já admitem reconheçer que a ciência jamais terá respostas para todas as perguntas.
Entre falta de respostas eu fico com a segunda opção por esclarecer de uma forma mais simples a complexidade da vida.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Estou perguntando por que o seu deus é o único que merece atenção e os outos não. Será que é tão dificil de entender??
Você disse que Jeová se revelou para o povo judeu e por isso você acha que ele é verdadeiro. Mas os deuses de diferentes povos e sociedades também se revelaram para os seus devidos povos. Por que só o seu deus é o verdadeiro? Me dê uma explicação lógica quanto a isso.
E atenção, EU NÃO ESTOU CITANDO MONOTEISMO DO POVO JUDEU, NÃO ESTOU CITANDO BRIGA ENTRE DEUSES. EU QUERO SABER PORQUE SOMENTE O SEUS DEUS É O VERDADEIRO E OS OUTROS DEUSES NÃO? O QUE DIFERE O SEU DEUS DO DOS OUTROS? É tão dificil assim responder?
Não é difícil não.
Não foram os homens que criaram seus deuses?
Se pensarmos assim nenhuma vantagem tem o Deus dos hebreus sôbre os deuses mitológicos.
Mas porque faz esta comparação?
O que estaria querendo realmente eu fazer entender?
Os deuses mereçem atenção?
Se for, cada um que tenha a sua crença.
Se usarmos uma lógica os deuses não existem.

A minha resposta está em sua resposta.
Você mesmo assume que os povos criaram seus deuses, então, o povo hebreu também criou o seu deus. O mesmo que você adora.
E já que todos criaram seus deuses, eles não existem.

ERIVELTON ESCREVEU: Se usarmos uma lógica os deuses não existem.

Se, usando-se de lógica, os deuses não existem, por que eu tenho que acreditar que o deus dos hebreus existe??
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Se, usando-se de lógica, os deuses não existem, por que eu tenho que acreditar que o deus dos hebreus existe??
Voce está fazendo de tudo para não sair perdendo em suas comvicções, mas a verdade é que existe uma lógica nesta questão que até a ciência ignora a mitologia dos deuses.
Até o Deus dos hebreus é uma mitologia se voce, eu ou qualquer um levar em consideração que foram os homens que criaram os seus deuses.
Independente disto pela lógica o único Deus que pode ser considerado como não sendo mitologia é o Deus dos hebreus. Isto porque é declarado como o único Deus e que não existem outros deuses.
As outras mitologias falam em deuses onde não existe lógica para eles existirem. Se existe uma lógica mesmo que voce considere como mitologia é o Deus dos hebreus.
Agora se voce considera que tudo é mitologia ái já é uma questão de não acreditar em nada, mas em se falando em termos de lógica entre deuses e Deus, o Deus dos hebreus existe uma certa lógica para ser acreditado em função dos deuses mitológicos.
Espero que tenha entendido. Fique na paz!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Erivelton escreveu:Quanto a evolução até os cristãos acreditam nela.

Não, só alguns que não tiveram seus cérebros lavados.

Erivelton escreveu:Quando os criacionistas evolutivos fazem certas perguntas elas não aparecem.

Logo, foi como na biblia...

Erivelton escreveu:Muitos já admitem reconheçer que a ciência jamais terá respostas para todas as perguntas.

Logo, ela está errada...

Erivelton escreveu:Entre falta de respostas eu fico com a segunda opção por esclarecer de uma forma mais simples a complexidade da vida.

Selvagens também pensam assim...
Logo, existem:
Deus trovão
Deus Sol
Deusa Lua

etc...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Erivelton escreveu:Independente disto pela lógica o único Deus que pode ser considerado como não sendo mitologia é o Deus dos hebreus.

Logo, o Deus de Jesus é uma fraude...

Erivelton escreveu:Isto porque é declarado como o único Deus e que não existem outros deuses.

Que mentira! Prove que este Deus é o verdadeiro!

Erivelton escreveu:As outras mitologias falam em deuses onde não existe lógica para eles existirem

Pelo menos concorda que o seu deus é uma mitologia...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Até o Deus dos hebreus é uma mitologia se voce, eu ou qualquer um levar em consideração que foram os homens que criaram os seus deuses.

Nisso nós concordamos

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Independente disto pela lógica o único Deus que pode ser considerado como não sendo mitologia é o Deus dos hebreus. Isto porque é declarado como o único Deus e que não existem outros deuses.

E onde está declarado que o deus dos hebreus não é uma mitologia? Só porque está escrito em um livro?? Me poupa! Para os outros povos e culturas, os seus deuses são até mais reais que o deus dos hebreus. O que faz dele assim tão especial??

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
As outras mitologias falam em deuses onde não existe lógica para eles existirem.

Por que não existe lógica para os outros deuses existirem, ele eles, históricamente falando, existem muito antes que o deus dos hebreus?

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Se existe uma lógica mesmo que voce considere como mitologia é o Deus dos hebreus.

E onde está essa lógica? Por que é lógico que o deus dos hebreu exista e os outros deuses que foram criados muitos séculos antes não existam?

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Agora se voce considera que tudo é mitologia ái já é uma questão de não acreditar em nada, mas em se falando em termos de lógica entre deuses e Deus, o Deus dos hebreus existe uma certa lógica para ser acreditado em função dos deuses mitológicos.

Explique, por favor (atenção, estou pedindo pra explicar e não provar) essa lógica para o deus dos hebreus ser acreditado e não Odin, ou Zeus, ou Pan, ou qualquer outro deus.

CITAÇÃO DO ERIVELTON:
Espero que tenha entendido. Fique na paz!

DEsculpe, mas não entendi, e acredito que os outros foristas e visitantes também não entenderam onde está a sua lógica de dizer que o deus dos hebreus deve ser considerado como real e os outros deuses não.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Eu já expliquei em argumentos anteriores que haveria com certeza guerra entre os deuses. Esqueçeu?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Luiz Carlos Querido escreveu:Selvagens também pensam assim...
Logo, existem:
Deus trovão
Deus Sol
Deusa Lua
etc...
Luiz meu amigo, eu não estou aqui para ficar fazendo guerrinha com ateus.
Se voce não acredita em Deus tudo bem, mas a questão aqui é entender um debate lógico.
Queres discutir religião ou apelar para as ironias?
O que vais ganhar com isto?
Tô fora!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Erivelton escreveu:Eu já expliquei em argumentos anteriores que haveria com certeza guerra entre os deuses. Esqueçeu?

Errado.
Geralmente nas mitologias politeístas cada deus tem um campo de atuação específico, separado dos demais e existe um chefe dos deuses que impõe ordem cósmica ao conjunto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Até o Deus dos hebreus é uma mitologia se voce, eu ou qualquer um levar em consideração que foram os homens que criaram os seus deuses.

Esta é uma consideração sensata.
Erivelton escreveu:Independente disto pela lógica o único Deus que pode ser considerado como não sendo mitologia é o Deus dos hebreus. Isto porque é declarado como o único Deus e que não existem outros deuses.

Outras mitologias também dizem que seu deus é único.
Por outro lado, mesmo que Javé fosse o único deus considerado único, continuaria sendo mitologia até que se provasse que ele existe.
Ah, esqueci, você não está nem aí para provas...
Erivelton escreveu:As outras mitologias falam em deuses onde não existe lógica para eles existirem. Se existe uma lógica mesmo que voce considere como mitologia é o Deus dos hebreus.

Aura Mazda e Alá são deuses únicos. E por que não há lógica para eles existirem?
Erivelton escreveu:Agora se voce considera que tudo é mitologia ái já é uma questão de não acreditar em nada, mas em se falando em termos de lógica entre deuses e Deus, o Deus dos hebreus existe uma certa lógica para ser acreditado em função dos deuses mitológicos.

Que lógica seria essa?
E, mesmo sendo lógico, o que faria disto uma prova de que ele existe?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Eu já expliquei em argumentos anteriores que haveria com certeza guerra entre os deuses. Esqueçeu?

Na sua cabeça, mitologia = vários deuses.

Acontece que:
1. Se houver vários deuses, por que haveria guerra entre eles?
2. Pode haver um único deus e não ser o da Bíblia.
3. Pode ser um deus que ainda não se revelou. E agora?

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Santo Erivelton, eu nao citei guerrinhas entre deuses, o qual o Acauan brilhantemente respondeu e nem estou falando de qualquer outra coisa.

Eu estou perguntando, o qual você não respondeu a contento ainda, o por que de seu deus ser o único que pode existir e os outros não?
Como eu já te disse, todos os deuses de todos os outros povos e civilizações se mostraram para os seus fiéis assim como o deus dos hebreus. Então por que somente o deus dos hebreus merece o reconhecimento de que existe e os outros não, já que os outros existem a muito mais tempo que Javé? O que Javé tem de tão especial que os outros não tem, levando-se em consideração que todas estórias do AT parecem uma cópia descarada dos lendas dos outros povos.

Aliás, essa temática é parecida com aquela que fiz de Sansão e Heracles, onde fiz uma comparação entre os dois heróis e você, miseravelmente confunde Sansão com Jesus e nem deu uma resposta satisfatória também.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Vamos esquecer que os homesns criaram os seus deuses e que eles possam existir.
Qual seria a porcentagem de eles viverem unidos já que os ateus julgam a Deus como um sanguinário?
Não poderia ter entre os deuses apenas um que não concordasse com este tipo de vida que levamos?
Voce não acha que se estes deuses existissem a humanidade não saberia a muito tempo, devido a guerra espiritual que existiria entre eles?
A conclusão lógica que podemos chegar é que se esta guerra não existe para a nossa realidade o que sôbra é um plano de fé atribuída por um único Deus.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Que lógica seria essa?
E, mesmo sendo lógico, o que faria disto uma prova de que ele existe?
Como sempre o fernando pedindo PROVAS. Apelação para quem não tem como mais argumentar.
Examine minha postagem acima e refaça seus conceitos.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:Vamos esquecer que os homesns criaram os seus deuses e que eles possam existir.
Qual seria a porcentagem de eles viverem unidos já que os ateus julgam a Deus como um sanguinário?
Não poderia ter entre os deuses apenas um que não concordasse com este tipo de vida que levamos?
Voce não acha que se estes deuses existissem a humanidade não saberia a muito tempo, devido a guerra espiritual que existiria entre eles?
A conclusão lógica que podemos chegar é que se esta guerra não existe para a nossa realidade o que sôbra é um plano de fé atribuída por um único Deus.

Tá. Já que você não apresenta argumentos para a vida real, vamos entrar em seu mundo de fantasia.
Vamos supor que existam os deuses. A sua colocação não está correta, por alguns fatores:

1 - Como disse brilhantemente o Acauan: Geralmente nas mitologias politeístas cada deus tem um campo de atuação específico, separado dos demais e existe um chefe dos deuses que impõe ordem cósmica ao conjunto.

2 - Isso é claro como cristal, vendo que cada povo e civilização tem seu proprio deus. Vemos como exemplo disso, o deus Ares. Por ser o deus da guerra, ele poderia muito bem, provocar guerra entre os outros deuses, mas não o fez. Por que? Porque existe uma ordem e hierarquia que ele deve obedecer.

3 - Só uma observação para que não digam que não existem guerras entre os deuses: os povos nórdicos acreditavam que, quando tinha tempestade, os deuses estavam guerreando e o som dos trovões eram os sons das patas de Sleipnir, o garanhão de oito patas de Odin e os raios partiam do malho encantado de Thor.

4 - Olhando por esse angulo, a sua pbservação cai por terra, pois nada desabona os outros deuses.

Agora que tal sairmos do mundo da fantasia e responder a minha pergunta acima como sendo da vida real, sim??
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Agora que tal sairmos do mundo da fantasia e responder a minha pergunta acima como sendo da vida real, sim??

Ele não pode sair do mundo da fantasia. A mente dele não suportaria a realidade.
É por isto que ele despreza as provas: as ilusões lhe bastam.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Curioso.

Erivelton escreveu:Vamos esquecer que os homesns criaram os seus deuses e que eles possam existir.

Não são os ateus que julgam Deus um sanguinário.
Tal fato está explicitamente narrado no Velho Testamento em várias passagens, embora bastasse 1 Samuel 15:3, onde Deus ordena pessoal e diretamente o massacre de populações inteiras, inclusive bebês.

Aos religiosos fundamentalistas resta apenas inventar explicações teológicas do porquê de Deus ser um sanguinário, mas não podem negar o fato sem negar seus próprios textos sagrados, sendo evidente que tal situação se aplica apenas ao Deus bíblico e não há outros hipotéticos deuses mitológicos.

Quanto à pergunta "qual seria a porcentagem de eles (os deuses) viverem unidos", entendendo que o objetivo era questionar qual a probabilidade de tal união, ela simplesmente não faz sentido a menos que se parta da premissa que tal convivência seria impossível, o que é uma premissa exclusivamente monoteísta, mas que não se justifica logicamente.

Basta considerar a possibilidade de os deuses serem perfeitos e, portanto naturalmente dados à harmonia entre si, com cada qual se ocupando de um determinado aspecto da ordem cósmica, enquanto um determinado deus administra o conjunto, como aliás é na maioria da mitologias politeístas.

Erivelton escreveu:Não poderia ter entre os deuses apenas um que não concordasse com este tipo de vida que levamos?

A pergunta não faz sentido dentro do assunto em discussão.
Existir ou não deuses que não concordem com o tipo de vida que os humanos levam não conduz de modo nenhum à conclusão lógica de que estes deuses possam ou não existir.

Erivelton escreveu:Voce não acha que se estes deuses existissem a humanidade não saberia a muito tempo, devido a guerra espiritual que existiria entre eles?

A maioria dos cristãos fundamentalistas acredita que existe uma guerra espiritual entre o BEM e o mal, com Deus e os anjos de um lado e Satanás e seus demônios de outro.
Alegar a supremacia de Deus não resolve o imbróglio, pois nas mitologias politeístas também há um deus supremo – Zeus, Odin, Brahma-Vishnu-Shiva (este, ironicamente, uma trindade) etc.

Por este princípio os fundamentalistas cristãos que acreditam na guerra espiritual seriam politeístas, apenas optaram por um dos lados do conflito.

Erivelton escreveu:A conclusão lógica que podemos chegar é que se esta guerra não existe para a nossa realidade o que sôbra é um plano de fé atribuída por um único Deus.

Como demonstrado, não há como chegar a tal conclusão lógica a partir das premissas postas.
Tal conclusão só é possível quando previamente contida na premissa, no que se chama de petição de princípio.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Então a religião é ilógica.
A lógica está num único mandamento universal.

Mais enrolado do que cego em tiroteio...

Se você concorda que, se seguirmos alguma lógica, deuses não existem, logo a lógica diz que mandamentos universais são provenientes de quê? De deuses é que não pode ser. Talvez da entropia universal...Mesmo assim, qual universo? Talvez este nosso universo seja apenas fruto de nossa parca percepção.
Imagem

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Eu fico impressionado com todo esse contorcionismo "lógico" que os teístas utilizam para justificar sua fé.

Até me assusta!
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Apo

Mensagem por Apo »

Dragão Invisível escreveu:Eu fico impressionado com todo esse contorcionismo "lógico" que os teístas utilizam para justificar sua fé.

Até me assusta!

O contorcionismo deles só descansará quando forem salvos pelo senhor deles mesmos. Enquanto isto não acontecer...haja ginástica!

Mas o Erivelton é engraçado: ele, às vezes, admite que é questão de fé. Depois, parece que apaga o argumento ( que é um argumento honesto e válido ) e volta à tentar enfiar alguma lógica de comprovação da existência extra-fé. E dê-lhe ex-machina!
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Rumo aos mil posts, para a glória de Deus.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Por vezes fico a imaginar se os teístas tementes, precisam postar compulsivamente ( aos moldes de ficar gritando no culto e rezando as mesmas ladainhas horas a fio) porque assim Deus lê e pensa: este é mesmo um dos meus escolhidos. Ponto pra ele, guilhotima para os oponentes!

Vejam como até a TI é invenção do Senhor! Amém! :emoticon13:
Imagem

Trancado