ade escreveu:Nossa, Botanico, como voce está prolixo hoje, normalmente escreve um tratado, está doente, espero que não...
Bom, sobre o Varley, as informações estão disponíveis em sua biografia:
http://rsnr.royalsocietypublishing.org/content/61/1/5.fullSe tiver paciencia de ler, sugiro baixar o texto em PDF, a direita da página, as imagens dos experimentos são bem melhores.
Sobre a Florence e o Crookes, tem um artigo interessante aqui:
http://www.novelguide.com/a/discover/eop_01/eop_01_01158.htmlprincipalmente o ultimo comentário:
"Another letter by Cox to D. D. Home, on March 8, 1876 (cited in the entry on Mary Showers), strongly suggests that both Cook and her friend Showers were frauds. The evidence suggests but does not prove conclusively that Crookes was an accomplice."
O resto respondo depois, estou sem tempo agora.
Abraço.
Bem, Ade.
Eu fiz uma tradução livre do segundo artigo (tenho o Delta Translator 3.0) e por isso não garanto exatamente que a tradução foi exata, mas não deve estar tão errada assim, a ponto de comprometer a compreensão do texto, nem de perverter as ideias passadas. Eu vou passar a tradução aqui e fazer os meus comentários no meio do texto (em amarelo).
O texto já começa com um problema: o autor cita as fontes, mas não indica no meio do texto quais são elas e quais são suas opiniões pessoais. Isso atrapalha um pouco, pois quem faz a história são os historiadores e esses, assim como a nossa valorosa comunidade cética, estão sujeitos a preconceitos e sentimentos próprios em relação à coisa.Florence Eliza Cook (1856-1904)A famosa médium britânica de materialização foi investigada pelo físico e químico Sir William Crookes . A história popular de seu mediunidade começou em 1871. Ela alegou ter visto espíritos e ouvido vozes em sua infância, mas isto era atribuído à sua vívida imaginação. Quando ela fez quinze anos de idade e em um encontro de chá com amigos, propôs um jogo de mesa- girante. Ela a princípio recusou-se a participar, mas depois, com permissão da sua mãe, consentiu em fazer parte da experiência. As coisas extraordinárias foram relatadas, inclusive a mesa incontrolável e Cook sendo levitada.
Depois, enquanto ela e sua mãe estavam sentadas em casa, a mão de Florence começou a escrever, e uma mensagem especular (revertida em espelho) foi recebida. Disse que ela devia ir para um certo livreiro e lá inquirir sobre a Associação Dalston. Uma reunião aconteceria em alguns dias e ali ela se faria conhecida do editor do jornal The Spiritualist.
Por algum tempo depois, ela deu sessões para a Associação Dalston. Ela freqüentou algumas materialização sessões dos médiums Frank Herne e Charles Williams e junto com Herne fez sessões na casa do seus pais. Ela logo desistiu das sessões de Dalston porque as manifestações se tornaram muito agressivas e embaraçosas para uma assembléia pública. Ela parecia ter sido transportada acima das cabeças dos presentes e mãos invisíveis pareciam tê-la desnudado de sua roupa. Sra. Cook decidiu permitir à sua filha fazer sessões só em casa.
Florence freqüentemente ficou histérica e mudou de personalidades, chamando-se "Katie King," a filha de John King (pseudônimo Henry Owen Morgan), o pirata. Ela prometeu permanecer por três anos e revelar muitas coisas estranhas. A promessa foi generosamente mantida. O Círculo Hackney —composto de Florence, seus pais, suas duas irmãs que também eram médiuns, e Mary, a empregada—logo ficou famoso. A jovem e bela "Florencinha" deu a algumas sessões particulares a Charles Blackburn, um cidadão rico de Manchester, e ele garantiu-lhe uma renda anual para que assim ela estivesse livre para dar seus serviços quando exigida.
Ela foi a primeira médium inglês que exibiu materializações inteiras em boa luz. A primeira tentativa de Katie King foi feita em abril de 1872. Um rosto semelhante a uma máscara mortuária era vista entre as cortinas do gabinete. É curioso notar que carta de Florence ao Sr. Harrison que Katie "disse-nos que deveríamos dar a ela uma garrafa de óleo fosforescente porque o espírito não conseguia obter o fósforo que era necessário de meu corpo porque minha mediunidade não estava suficientemente desenvolvida." A garrafa de óleo era empregada no lugar de luz psíquica, e iluminou rosto de Katie. Nesta fase de desenvolvimento a médium estava ainda consciente. Mais tarde ela passou em transe.
Com o passar do tempo, aumentou a facilidade e a prática de Katie King, habilitando-a mostrar-se mais claramente. Sua semelhança para com a médium nas tentativas de materialização foi logo notada. Para provar que ela era distinta de Florence, Katie mudou a cor de seu rosto para chocolate e então depois para preto. Além disso, Katie King era distinta em estatura, modos e personalidade. Como prova adicional, a médium era amarrada pelos presentes ou às vezes pelo espírito, no gabinete.
que pena que o autor não relatou de onde tirou o histórico acima...Existência distinta de KatieO senhor William Crookes forneceu o que até o momento foi considerada a prova decisiva de existência separada do Katie. O relatório de sua série longa de experiências, conduzida na casa de Cook e em seu próprio laboratório, foi publicado em 1874. Despertou uma tempestade de ridículo, sarcasmo, e protestos.
É o que eu tenho dito: essas foram as únicas armas da comunidade cética. Não quiseram ver por si mesmos o que Crookes viu e disseram tudo aquilo. E hoje ficam aí, se sangrando em saúde, dizendo que querem ver, mas ninguém lhes mostra...Antes deste, Crookes sentiu-se motivado a vir em em defesa pública de Florence Cook em um incidente curioso. Em 9 de dezembro de 1873, o conde e condessa de Caithness e Count de Medina Pomar tinham sido os convidados do Sr. Cook. W. Volckman, um dos outros convidados presente, suspeitou de Katie King durante uma sessão. Saltou adiante, e agarrou sua mão e sua cintura. Resultou numa luta em que dois dos amigos da médium foram em socorro de Katie. No testemunho de Henry Dumphy, um advogado, Katie pareceu perder seus pés e pernas e fez um movimento semelhante a aquele de um tampão na água. Ela então deslizou para fora do aperto do Volckman, não deixando nenhum rastro de existência física. De acordo com o Volckman, ela se livrou violentamente.
O Volckman tinha sido mandado a essa sessão a pedido de uma médium rival, Sra Guppy (com a qual se casou depois de ficar viúva), com a missão de expor a dita-cuja e acabar com a competição contra ela.O fato incontestável, porém, foi que cinco minutos mais tarde quando a excitação baixou e o gabinete foi aberto, Florence era encontrada em seu vestido e botas pretas com a fita firmemente presa ao redor sua cintura como no princípio da sessão, o laço bem hermeticamente fechado com o anel de sinete do conde de Caithness. Foi procurada, mas nenhum rastro de roupa branca foi encontrado.
Como resultado da provação a médium ficou doente, e Crookes mandou três cartas expressas ao The Spiritualist citando suas próprias experiências com ela. Em sua primeira carta ele declara que quando Katie ficou antes dele na casa de um Sr. Lux-Moore, ele ouviu distintamente por detrás a cortina que Florence Cook soluçava e gemia ao início do transe. As segundas e terceiras cartas continham notas de sessões feitas em própria casa e em Hackney.
Descrevendo como Katie tomou seu braço quando caminhando, ele também notou:
"… A tentação para repetir uma experiência celebrada recente se tornou quase irresistível. Sentindo, porém, que se eu não tivera um espírito que eu tive em todos os eventos, mas uma senhora viva junto de mim, eu pedi a sua permissão para a apertar em meus braços e poder verificar as observações interessantes que um pesquisador corajoso vivenciou recentemente e feito um registro verbal. A permissão foi cortesmente dada e conseqüentemente eu fiz—bem como qualquer cavalheiro faria dadas as circunstâncias. Sr. Volckman ficará contente em saber que eu posso confirmar sua declaração de que a "fantasma" (não lutando" porém) era tão material quanto a Senhorita Cook é."
Outro relato, feito por outro observador, disse ter visto o braço da fantasma como deformado e ela, ao perceber a sua admiração, refez o dito-cujo, dando agora a impressão de um braço normal.Em 12 de março de 1874, Katie veio para a abertura da cortina e chamou Crookes para ajudar a médium. Katie estava em branco. Crookes entrou no gabinete e encontrou Cook, vestida em seu vestido de veludo preto ordinário, deitada no sofá. Katie desapareceu.
Mais tarde, em maio, Crookes realmente viu as duas formas juntas durante as experiências fotográficas. Para se proteger dos danos da lanterna, Cook, deitado no chão, teve o seu rosto coberto com um pano. Conforme Crookes declarou.
"Eu freqüentemente puxava a cortina em um lado quando Katie estava posicionando-se próxima e foi uma coisa comum para sete ou oito de nós no laboratório ver A Srta Cook e Katie ao mesmo tempo sob a chama de um iluminador elétrico. Nós não pudermos nestas ocasiões realmente ver o rosto da médium, por causa do pano, mas vimos suas mãos e pés; Nós vimos ela mover dificultosamente sob da influência da luz intensa e nós ouvimos seu gemido ocasionalmente. Eu tenho uma fotografia das duas juntas, mas Katie está acomodada na frente da cabeça da Srta Cook."
Um relato sobre uma sessão em 29 de março fornece evidência adicional para a aparição simultânea das duas figuras. Katie permitiu a Crookes que entrasse no gabinete. Ele descreveu sua experiência:
"Eu fui cautelosamente no aposento, estando escuro, e sentido o corpo da Srta Cook. Eu a encontrei abaixando-me ao chão. Ajoelhando, eu deixei o ar entrar na luminária de fósforo, e por sua luz eu vi a jovem senhora vestida de veludo preto como ela tinha estado no início da noite, e para todas as aparências perfeitamente sem sentidos; Ela não se moveu quando eu tomei sua mão e segurei a luz bastante perto de seu rosto, mas continuado discretamente a respirar. Levantando a luminária que eu procurei e vi Katie ficando em pé logo atrás da Srta Cook. Ela estava vestida em sua roupa branca flutuante como nós vimos sua previamente durante a sessão. Segurando uma das mãos da Srta Cook com a minha e ainda ajoelhado, eu passei a luminária de cima a abaixo para iluminar figura inteira de Katie, e eu mesmo fiquei completamente satisfeito de que eu estava realmente olhando para a verdadeira Katie a quem eu apertei em meus braços alguns minutos antes e não uma imaginação de um cérebro desequilibrado. Ela não falou mas moveu sua cabeça e sorriu em reconhecimento. Por três vezes eu fiz cuidadosamente o exame da Srta Cook, deitada junto de mim para me certificar de que a mão eu segurava era aquela de uma mulher viva, e por três vezes eu voltei a luminária para Katie e a examinar com escrutínio firme até que eu não tive nenhuma dúvida qualquer de seus reais objetivos."
Ele também notou que uma cicatriz no pescoço da Cook, que era não ser encontrada em pescoço da Katie, e que orelhas da Katie não eram perfuradas por brincos, considerando que as da Cook eram.
Das muitas precauções tomadas por Crookes para impedir a fraude, o teste elétrico inventado por Cromwell Varley foi talvez o mais interessante. A médium foi colocada em um circuito elétrico conectado a um rolo de resistência e um galvanômetro. Os movimentos do galvanômetro eram mostrados no aposento externo para os presentes em uma escala graduada grande. Se a médium tentasse remover os arames, o galvanômetro teria mostrado a flutuações violentas. Nada suspeito aconteceu, ainda Katie apareceu, acenou com seus braços, apertou as mãos com seus amigos, e escreveu em presença deles.
Como teste adicional Crookes, pediu a Katie para mergulhar suas mãos em uma solução química. Nenhuma defleção do galvanômetro foi notada. Se os arames estivessem presos em Katie a solução teria modificado a leitura.
Em 21 de maio de 1874, Crookes testemunhou a despedida entre Cook e Katie atrás da cortina. Katie despertou Cook de seu transe. A despedida foi muito comovente. Elas estavam conversando afetuosamente e a médium derramou muitas lágrimas. Ela nunca viu Katie novamente.
Depois de Katie partir, outra forma espiritual, "Marie," tomou seu lugar. Marie, que dançou e cantou em um estilo profissional, levou Cook a uma exposição de fraude. Durante uma sessão em 9 de janeiro de 1880, Senhor George Sitwell agarrou Marie, e ela não dissolveu. Ela foi descoberta como sendo a médium, vestindo só sua roupa íntima, coletes, e uma anágua de flanela. O restante do vestuário fora despido no gabinete e encontrado fora dele por outra testemunha.
De acordo com Marryat, após esta exposição Cook recusou fazer sessões a menos que alguém permanecesse no gabinete com ela. Em uma ocasião esta obrigação caiu para Marryat. Ela relatou ter sido amarrada junto com Cook com uma corda grossa e permaneceu assim a noite inteira. Marie apareceu e cantou e dançou do mesmo jeito que fazia antes.
Infelizmente nunca encontrei o relato original deste episódio. Ele sempre foi contado por outros e de forma contraditória. Uns dizem que as roupas foram encontradas, enquanto outros dizem que NÃO foram encontradas.Por causa dos muitos testes ela teve que suportar, Cook, que desde 1874 passou a ser conhecida pelo seu nome de casada, Sra. Elgie Corner, por algum tempo desistiu de público da sua mediunidade. Durante 1899, no convite da Sphinx Society, ela se submeteu às condições de teste em Berlim.
A morte de Cook ocorreu em 1904, seu marido casou sua irmã, Kate Cook, também uma médium de materialização.
Avaliando a carreira de Cook: A Questão de FraudeA questão de que se Florence Cook era uma fraude tem sido ardentemente debatida e ainda é um assunto de algum interesse em círculos parapsicológicos. A exposição de Sitwell era uma evidência condenatória primária. Porém, muito material adicional para discussão também foi descoberto. Por exemplo, o pesquisador francês Camille Flammarion escreveu, numa veia satírica, que o médium D. D. Home "disse-me em sua opinião pessoal que Srta Cook era somente uma hábil farsista e vergonhosamente enganava o eminente cientista, e o mesmo vale para os outros médiuns, porque existia somente um absolutamente fidedigno e este era ele mesmo, Daniel Dunglas Home."
Muito modesto esse cara...Crookes certamente jamais descobriu o menor sinal de engano, e quando ele foi notificado da morte da Sra. Corner, em uma carta datada de 24 de abril de 1904, ele expressou suas condolências mais profundas e declarou novamente que a sua convicção de uma vida após a morte devia tanto de sua certeza para com sua mediunidade.
Fenômenos de Cook, como aqueles de Home (também investigados por Crookes), permaneçam um enigma confuso. Caso se aceitem as investigações cuidadosas de Crookes pelo seu valor de face, a evidência de que a materialização de Katie King foi real parece conclusivo: Ainda a possibilidade de uma forma de fantasma completamente materializada, com todas as características de um ser humano vivo, é difícil de aceitar e sugere personificação por uma de irmãs de Cook ou outro cúmplice.
Agora aqui já começa a bagunçar as coisas. O autor parece não ter lido com o devido cuidado as suas fontes. Crookes não se fazia de bobo: observava também os presentes para ver se não faltava alguém. E quanto às irmãs da Florence, NENHUMA podia substituí-la: ela era a mais velha de todas e a segunda era mais de três anos mais nova. Não daria para substituí-la, pois no fim dos experimentos, Florence já tinha 18 anos e a outra irmã 15 e a caçula era mais nova ainda. Além disso, ELAS NÃO SE PARECIAM. Uma vez que Crookes observava detidamente os detalhes anatômicos da fantasma e eles VARIAVAM, Florence teria de arrumar mais de uma dúzia de cúmplices. Quanto mais gente metida numa fraude, maiores são as chances de alguém botar a boca no trombone...Ao longo dos anos, foi dada mais atenção à hipótese que Crookes era ou altamente incompetente ou, mais provável, apaixonado com Florence Cook a um ponto que debilitou seu julgamento ou integridade. Esta posição foi sustentada por um novo relatório publicado em 1964 pela Society for Psychical Research em Londres. Nele há um relato sobre um homem que reivindicou ter conhecido a médium, e disse que ela admitiu-lhe fraude. Ele adicionalmente insinuou que a médium teve um caso com Crookes. Trevor Hall, em seu livro The Spiritualists (1962), elaborou a hipótese de que Florence Cook era amante de Crookes e que o grande cientista tentava encobrir o seu caso com ela. Os partidários de Cook respondem que tal acusação era altamente especulativa, e carecia de provas consistentes.
Bem, parece que o autor não quer tomar uma posição, ou supostamente não quer. Um relato de um homem... Que homem? Por que o autor não disse quem ele era? O homem era Francis Anderson, que supostamente teria sido amante da Florence quando ele tinha 16 anos e ela já era uma coroa... Só há a palavra dele e mais nada. Trevor Hall garante que ele não é essencial para a sua tese, mas não apresenta o que seria mais essencial...
Também uma coisa é BATATA NESTES CASOS: a famosa confissão. Tanto quanto eu saiba, dos médiuns validados, apenas as irmãs Fox confessaram fraude (mas depois desconfessaram e o que apresentaram como prova da fraude era uma coisa tão imbecil que só a comunidade cética poderia aceitar como válida). Com os outros médiuns, a confissão de fraude era sempre do tipo: "ele confessa que eu..." Ou seja, o médium nunca declarava fraude por si próprio: era sempre um terceiro, cujas relações com o médium nunca foram verificadas, que vem a público dizer que o médium lhe confessou que... E os céticos nunca duvidam da validade desta confissão revelada pelo terceiro... Nessa hora, não existe evidência anedota.Crookes não fez nenhum segredo de sua admiração pela beleza do fantasma Katie King, que pareceu ter todos os atributos de um ser vivo. Ele admitiu ter abraçado o fantasma para verificar sua percepção do forma espiritual como sendo carne e osso. Obviamente, estas eram coisas que teria sido prudente ocultar se existisse realmente um caso ilícito em andamento. Alguns sugeriram que uma situação mais plausível seria alegar que Crookes, a princípio, acreditou na realidade de Katie King mas depois teve dúvidas.
Até lá ele ficou enredado em uma situação embaraçosa da qual ele só poderia se desembaraçar insistindo que a Katie King de suas experiências era uma forma de espírito materializado genuíno. Depois da sessão final com Katie King em 21 de maio de 1874, Crookes evitou experimentação psíquica adicional. Ele ficou reticente sobre as famosas materializações e dedicou-se à física, sua pesquisa que culminaria no desenvolvimento do sonômetro e o tubo de Crookes.
Só um idiota da comunidade cética para acreditar nisso... Embora Crookes seja o mais citado, outras pessoas também viram os fenômenos. Florence Marryat viu a fantasma se derreter sob luz forte e sumir na frente de todos, num lugar sem passagens secretas, nem nada. Como é que a médium disfarçada de fantasma fez isso? Não me dizem e eu também não sei.O livro de Hall também levanta dúvidas válidas sobre a autenticidade dos fenômenos de Cook, notavelmente em sua associação com a médium Mary Showers, uma cúmplice possível em fraude. Showers também alegou produzir formas de espírito materializadas, em particular o fantasma "Florence Maple," que pareceu ter o mesmo substancialidade que a Katie King de Cook. Showers e Cook deram uma demonstração de conluio na casa de Crookes em março de 1874, quando as formas espirituais de Katie King e Florence Maple caminharam em torno do aposento, de braços dados, rindo e conversando como sendo humanas reais. A possibilidade de dois médiuns de materialização demonstrarem o fenômeno conjuntamente na mesma sessão exige excesso de credulidade.
Que eu saiba, o nome da médium era ROSINA Showers e não Mary... Crookes fez experimentos com ela também, MAS NÃO FICOU SATISFEITO, pois a tal Florence Maple SEMPRE era idêntica à médium em tudo, ao passo que a fantasma produzida pela F. Cook parecia-se algumas vezes, mas era marcadamente diferente em outras. Durante esses experimentos, Crookes descobriu que Showers ERA MESMO UMA FARSANTE e ela admitiu isso e continuava a farsa devido à mãe dela. Esta era muito crédula do Espiritualismo Moderno e ficaria muito arrasada se soubesse que a filha não era a médium que ela pensava ser. Por isso ainda sustentava a fraude. O caso relatado aí pelo Seargent Cox, amigo de Crookes, poderia eventualmente ser uma jogada de Crookes para ver se os amigos descobriam a coisa. Mas como a história está muito mal contada, sem os detalhes certos, então não acho melhor especular. De qualquer forma, não entendi a frase final. Por que duas médiuns de materialização não poderiam demonstrar um fenômeno conjuntamente numa mesma sessão? O que impediria isso? O autor não diz e eu também não sei.Também presente nesta sessão notável estava Sergeant E. W. Cox, que expressou suas reservas sombrias em uma carta ao The Spiritualist (15 de maio de 1874):
"Eu vi as formas de Katie [King] e Florence [Maple] juntas em plena luz, saindo do aposento em que a Srta Cook e Srta Showers estavam colocadas, caminhando, conversando, fazendo brincadeiras de moças, batendo levemente nós e nos empurrando. Elas eram carne e sangue e osso sólido. Elas respiraram, e suavam, e comeram, e vestiam vestidos brancos e com uma túnica branca do pescoço até os pés, feitos de tecido de algodão produzidos em tear. Não somente elas faziam se assemelharem a suas respectivas médiuns, elas eram cópias idênticas—semelhantes em rosto, cabelo, aparência, dentes, olhos, mãos, e movimentos do corpo. A menos que ele tenha sido informado do contrário, nenhuma pessoa teria duvidado por um momento que as duas meninas que tinham sido colocadas atrás da cortina estavam agora de pé em pessoa, bancando muito lindamente a personificação de fantasma.
"…Mas eu tenho um fragmento de prova que vai de longe lançar uma dúvida acima do conjunto. Em uma sessão com a Srta Showers, há alguns dias atrás, a cortina, por de trás da qual a forma de Florence [Maple] estava exibindo seu rosto, foi aberta por um espectador ignorante das condições, e uma visão por de trás da cena ficou disponível os presentes. Eu sou forçado, no interesse da verdade e da ciência, a dizer que eu, como também todos os outros, vimos revelado a nós, não uma forma à frente e uma senhora na cadeira, mas uma cadeira vazia, e a senhora junto à cortina com a cabeça vestida de fantasma e o resto vestido com o seu próprio vestido preto! Nem era ela deitada ao chão à medida que alguns imaginaram. Quando a cabeça era posta fora, entre as cortinas os olhos se arregalavam e o olhar ficava fixo para os que observavam a suposta Florence [Maple], mas os olhos rapidamente assumiram sua posição natural quando a exposição foi feita, e as mãos em seguida tentavam rapidamente fechar a cortina e lutavam contra as tentativas de inspecionar a senhora, cuja vestimenta de espírito na cabeça caía. Eu fui testemunha disso tudo, e a cena extraordinária que se seguiu—a voz clamando "Você matou minha médium!”— Um alarme que, sem dúvida, era pra lá de desnecessário, pois ela nem foi morta, nem se feriu além do vexame da descoberta. Ela deu a desculpa de que estava inconsciente do que fez, estando [em] um estado de transe."
Outra carta de Cox para D. D. Home, em 8 de março de 1876 (citada a respeito de Mary Showers), fortemente sugere que ambas, Cook e Showers, eram amigas nas fraudes. A evidência sugere, mas não prova finalmente que Crookes era um cúmplice.
Talvez até pudessem fazer jogadas juntas, de brincadeira, mas será que isso eliminaria a parte séria? Ainda falta explicar quais teriam sido os truques que a Florence Cook teria usado para enganar Crookes, se é que usou algum. Até agora não vi nenhum desmentido sério a respeito.Fontes:
Berger, Arthur S., and Joyce Berger. The Encyclopedia of Parapsychology and Psychical Research. New York: Paragon House, 1991.
D'albe, E. E. Fournier. The Life of Sir William Crookes. London: T. F. Unwin Ltd., 1923.
Dingwall, E. J. The Critics' Dilemma. Dewsbury, England: The Author, 1966.
Hall, Trevor H. Florence Cook & William Crookes: A Footnote to an Enquiry. London: Tomorrow Publications, 1963.
——. The Spiritualists: The Story of Florence Cook and William Crookes. London, 1962. Reprint, New York: Helix Press, 1963. Reprinted as The Medium and the Scientist. 1984.
Marryat, Florence. There Is No Death. New York: John W. Lovell, 1891. Reprint, New York: Causeway Books, 1973.
Medhurst, R. G. Crookes and the Spirit World: A Collection of Writing by or Concerning the Work of Sir William Crookes, O.M., F.R.S., in the Field of Psychical Research. London: Taplinger, 1972.
Medhurst, R. G., and K. M. Goldney. "William Crookes and the Physical Phenomena of Mediumship." Proceedings of the Society for Psychical Research 54 (1964): 25.
Thouless, R. H. "Crookes and Cook." Journal of the Society for Psychical Research 42 (1963).
Start prev 1158 of 2870 next End
Cook, Florence Eliza (1856-1904)