Botanico escreveu:Olha, Suyndara, eu não sei como é que funciona a ciência na área em que você trabalha, mas na Botânica as coisas são assim. Se eu pego um trabalho de 1880, que descreve uma galha assim e assado, com desenhos das partes externas e esquemas da parte interna. Sem nenhuma fotografia. Bem, eu poderia citar esse trabalho e eventualmente fazer ressalvas. Aí encontro outro trabalho, escrito em 1920, que descreve a mesma galha, agora com fotos apenas da parte externa e com desenhos ainda das partes internas e cita mais umas outras coisinhas. E finalmente encontro outro trabalho sobre a mesma galha, escrito em 1989, com fotos coloridas, das estruturas internas e externas, que confirmam o que aquele trabalho de 1880 dizia. Que você conclui disso? Eu concluiria que cientificamente as afirmações feitas sobre essa galha DEVEM estar corretas. Até que alguém desminta com novas provas. Certo? Ou errado?
Agora no caso das materializações: mais de 200 cientistas, lidando com vários médiuns, fazendo milhares de experimentos, independentemente, chegaram a resultados parecidos. Ora, então os experimentos de materialização FORAM REPLICADOS. E PODEM ser replicados hoje em dia, desde que se tenha disponível um médium de materialização. Só que se todos aqueles trabalhos anteriores foram rejeitados por estarem errados e o único erro encontrado é que não provaram a falsidade do Espiritismo, então se os médiuns não querem cooperar mais, é porque têm um BOM MOTIVO...
Muito blá blá blá...
As coisas não são tão simples assim, fenômenos sobrenaturais não possuem a mesmo simplicidade de uma descrição de uma galha
Todos os trabalhos que tive a oportunidade de ver tratavam apenas de relatos, muita vezes toscos e que omitiam informações importantes...Muitas vezes se parece apenas com um jornalista descrevendo um show de mágica qualquer.
Definitivamente, falta empirismo.
Os 200 cientistas fizeram mais relatos e nenhum deles é conclusivo: existem espíritos, mas tão somente: não sabemos o que aconteceu aqui.
Ora, os próprios cientistas deixam claro que podem sim ter sido tapeados e afirmam tão somente que não conseguiram detectar nenhum truque
Você sabe como o Criss Angel fez para andar sobre as águas? Ou atravessar paredes? Nem mesmo as pessoas que estavam lá conseguiram descobrir o truque, o fato é que todos sabem que houve um
Uma afirmação conclusiva só seria possível através de um estudo conclusivo e para isso os médiuns teriam sim que colaborar. Se querem fazer cu doce, azar o deles.
Eu não perco nada com isso, continuo achando que espiritismo é piada e pronto!
Bot escreveu:Quais são essas suspeitas? Em que elas se fundamentam?
De novo?
Só se quiser abrir um novo tópico para discutir os artigos científicos que apoiam o espiritismo...daí sim, poderíamos ver caso a caso.
Bot escreveu:Eu desconheço qualquer outra coisa em ciência não-aplicada que houve sido TÃO EXPERIMENTADA quanto a mediunidade. Mais de 200 cientistas e milhares de experimentos? Que outra coisa em ciência não-aplicada passou por tal escrutínio?
Mas não foram conclusivas.
Bot escreveu:Já disse. Cá comigo, como revisor a serviço de publicações científicas, eu sou capaz de ler artigos científicos e achar neles coisas certas e erradas. Lamento se os céticos são incapazes de fazer o mesmo com experimentos envolvendo pessoas.
Artigos da sua área, que descrevem coisas da qual você pode verificar se são verídicas ou não. A comparação não cabe ao nosso caso.
Só posso constatar a veracidade de uma materialização se ver uma, isso é algo bem óbvio e nem cabe ser discutido aqui.
Bot escreveu:Quando apareciam MUITO, os céticos NÃO APARECIAM. Apenas se pronunciavam à distância e eram aclamados com os donos da razão. Os que pesquisavam e viam a coisa, vocês acham que eram um bando de tapados. Para quê mais do mesmo?
E eu com isso?
Pq sou cética tenha que responder pelas atitudes dos outros? Menos colega, menos...
Isso é apenas uma desculpa esfarrapada pra fugir da raia.
Bot escreveu:Então critiquem o que já foi feito... Mas façam-me o favor: critiquem os métodos, os procedimentos, os experimentos, os resultados, coloquem hipóteses alternativas viáveis... Falar em "Crookes estava apaixonado" é escapismo para trouxas.
As críticas já foram feitas, já critiquei a metodologia dos trabalhos do Crookes e do Stenvenson, mas os crentes sempre serão cegados pela fé...
Escapismo de trouxa é dizer que espíritos existem, mas que não aceitam ser testados pela Ciência
Bot escreveu:Embora muitos espíritos conservem sua fé de quando em vida, o fato é que NÃO HÁ SALVAÇÃO e portanto não há problema algum se não quiserem cuidar das almas dos infiéis. Estes não fedem, nem cheiram. Mas talvez, por não aparecerem, eles estejam salvando a você e seus amigos de serem mal vistos pela comunidade científica. Já pensou se você lidar com materializações, fizer bons experimentos e comprovar tudo direitinho? Os outros cientistas que nunca viram nada vão dizer que você e sua tchurma são um bando de tapados que foram risivelmente empulhados por um médium espertalhão. E assim vamos ao infinito.
Então esses espíritos são todos um bando de merda!
[]s