REVISTA ISTO É - A Psicografia transforma os que ficam

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Suyndara
Gênero: Feminino

Re: REVISTA ISTO É - A Psicografia transforma os que ficam

Mensagem por Suyndara »

Bot escreveu:Os espíritos não nos dizem exatamente porque, mas NÃO CONSEGUEM ENTRAR NO QUARTO DE UM CASAL. Conseguem, e o fazem, entrar nos prostíbulos e aí sim sobra platéia. Dá para gente rir com o cartazete dizendo: _ Garantimos a sua privacidade.

:emoticon38: :emoticon38: :emoticon38: :emoticon38: :emoticon38:

Epa! Epa! Epa!

De onde veio essa informação? Quero saber!

Essa é nova pra mim :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:Os pesquisadores hoje fariam uso do método científico

Tá. Quer dizer então que Crookes & Cia Bela não usaram do método científico. Usaram de que método então? Quais foram os erros que cometeram e que então comprometeram cientificamente o trabalho feito?

Suyndara escreveu:e da imparcialidade, isso já seria mais do que suficiente.

E no que é que os cientistas de antigamente foram parciais? Acaso eles estavam dispostos a apoiar qualquer sacanagem em nome do que?

Suyndara escreveu:Mas já que desistiram desse negócio de "científico", então tá :emoticon45:

Não respondo pelos médiuns ou centros. Se houver algum deles dispostos a repetir a coisa para no final ouvir as mesmas coisas de antigamente, é um direito deles. Mas se não quiserem, também é outro direito deles. Afinal eles é que são o objeto de experimentação...

Suyndara escreveu:Mas tentar nos convencer com relatos suspeitos e apaixonantes de 1800 e que não passam de evidências anedotas é que não dá!

Esse material é para consumo de nós espíritas hoje em dia. Não pretendo convencer ninguém com eles. Apenas o que me incomoda é que os críticos desses relatos não apresentam motivos convincentes de porque são inválidos, nem o que se deveria ter feito. Numa resposta que parece mais escapismo é falar que os médiuns eram farsantes habilidosíssimos (que eram pegos fazendo truques tão imbecis que qualquer imbecil descobria...) e que os cientistas que os estudaram eram tão babacas ou tão canalhas... Não seriam essas alegações também evidência anedota?

Suyndara escreveu:Fazer o quê? Os espíritos tem medo da Ciência :emoticon26:

Não temos medo da ciência. Temos medo é da incompetência científica dos cientistas que se pronunciam sem nunca terem examinado nada da coisa.

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:
Bot escreveu:Os espíritos não nos dizem exatamente porque, mas NÃO CONSEGUEM ENTRAR NO QUARTO DE UM CASAL. Conseguem, e o fazem, entrar nos prostíbulos e aí sim sobra platéia. Dá para gente rir com o cartazete dizendo: _ Garantimos a sua privacidade.

Epa! Epa! Epa!

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Quem conta um conto, aumenta um ponto!

Esta é novíssima, menina! Que babado!

But...who cares?
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:

Epa! Epa! Epa!

Lembra-me de ter visto isso num dos livros de Ramatis, mas já passei todos adiante e nem lembro mais em que livro foi. A mesma coisa aparece num dos livros do André Luís, mas ultimamente não sou dado a romances espíritas, apesar de ter escrito um.

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:

Não temos medo da ciência. Temos medo é da incompetência científica dos cientistas que se pronunciam sem nunca terem examinado nada da coisa.

:emoticon27: :emoticon27: :emoticon27:

Você já desencarnou, Bot????

Valha-me!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Por que grande parte dos espíritas tem mania de escrever romances?
E são romances de gosto absolutamente duvidoso. Da capa à contracapa, é de dar dó... :emoticon8:
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:Por que grande parte dos espíritas tem mania de escrever romances?
E são romances de gosto absolutamente duvidoso. Da capa à contracapa, é de dar dó... :emoticon8:

Porque os espíritas brasileiros são pouco dados a coisas de estudo sério, não romanceado. E os que não são espíritas, são só simpatizantes, pior ainda. Já um romance diverte, comove e permite dar um vislumbre do que é o Espiritismo de uma forma mais "cor-de-rosa" do que um Livro dos espíritos ou outros. O que já escrevi e está praticamente pronto é um "água com açúcar", mas estou com ideia de fazer um outro, cujo título já escolhi, que é "Bezerra de Menezes, espírito". A proposta é escrachar com a FEB, seus guias espirituais, seu mentor _ o anjo Ismael _ e com os espíritos de seus fundadores. Em vez de fazer como Gélio Lacerda da Silva, ou Henrique Andrade, que denunciaram o rustainguismo febeano de forma jornalística e direta, eu vou fazer o mesmo, mas na forma de um romance.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:
Botanico escreveu:

Valha-me!

Não, ainda estou por aqui. E o que eu disse de errado? Não foi assim que a Ciência se pronunciou desde o início? Os cientistas que pesquisaram e divulgaram o que viram, são considerados tapados e idiotas. Os que NUNCA viram nada e proclamaram que tudo não passava de fraude e safadeza, sempre foram aclamados como gênios e sagazes. Iria ser diferente hoje em dia?

Penso que não. Afinal os céticos precisam mentir para defender a fé cética, certo?

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Botanico escreveu:

Valha-me!

Não, ainda estou por aqui. E o que eu disse de errado? Não foi assim que a Ciência se pronunciou desde o início? Os cientistas que pesquisaram e divulgaram o que viram, são considerados tapados e idiotas. Os que NUNCA viram nada e proclamaram que tudo não passava de fraude e safadeza, sempre foram aclamados como gênios e sagazes. Iria ser diferente hoje em dia?

Penso que não. Afinal os céticos precisam mentir para defender a fé cética, certo?

Bot....a Su disse que OS ESPÍRITOS TÊM MEDO DA CIÊNCIA.
E você respondeu : (NÓS) NÃO TEMOS MEDO.

Você fala como espírito?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
E são romances de gosto absolutamente duvidoso. Da capa à contracapa, é de dar dó... :emoticon8

Porque os espíritas brasileiros são pouco dados a coisas de estudo sério, não romanceado. E os que não são espíritas, são só simpatizantes, pior ainda.

Quem não é dado a estudos sérios precisa escrever romances? É horrível ler tais livros. Deveriam optar por outra forma de arte, que não se comprometesse com estilo algum, sei lá...

Já um romance diverte, comove e permite dar um vislumbre do que é o Espiritismo de uma forma mais "cor-de-rosa" do que um Livro dos espíritos ou outros.

Vislumbrar o que é o Espiritismo através de romancezinhos bobos é dar um tiro no próprio pé. Romances bons e com bons roteiros não são necessariamente "cor-de-rosa". Divertir-se com tais romances talvez seja coisa para quem lê Capricho e olhe lá. Ficção fraquinha e repetitiva, pois bate sempre nas mesmas teclas. Pior que são baseados em coisas muito antiquadas, como "manter-se casta para o seu príncipe". Putz..

O que já escrevi e está praticamente pronto é um "água com açúcar",

Mais um... :emoticon11:
Qual público você pensa alcançar ( se é que pretende alcançar comercialmente algum público, mas imagino que não espíritas só sejam visados se tiverem a cabeça bem vazia, meninas adolescentes que ainda sonham com um príncipe em outra vida por exemplo). Nada pessoal, é uma crítica sociológica e literária apenas. Este estilo só denigre a literatura nacional e espírita. Totalmente ultrapassado. Desculpa, mas é.

mas estou com ideia de fazer um outro, cujo título já escolhi, que é "Bezerra de Menezes, espírito". A proposta é escrachar com a FEB, seus guias espirituais, seu mentor _ o anjo Ismael _ e com os espíritos de seus fundadores. Em vez de fazer como Gélio Lacerda da Silva, ou Henrique Andrade, que denunciaram o rustainguismo febeano de forma jornalística e direta, eu vou fazer o mesmo, mas na forma de um romance.
[/quote]

Se você sabe e gosta de escrever por que não opta por algo menos...pirracento? Seria um ganho para todas as partes. Por que esta necessidade de escrachar coisas usando a doutrina?

Pense...
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:
Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Botanico escreveu:

Valha-me!

Você fala como espírito?

A declaração dela não faz sentido, a menos que ela tenha conversado com os espíritos e traga as provas disso. Se é a sua opinião pessoal, pelo fato de não ver os fenômenos acontecer na frente dela, então essa opinião vale tanto quanto a minha. Os espíritos se manifestam através dos médiuns e, na prática, sobram para esses as coisas boas e/ou ruins que advirem do uso de sua mediunidade. Houve um tempo em que cientistas puderam estudar a dita mediunidade e obter resultados desses estudos... mas a palavra deles não valeu. Valeu a palavra de quem NUNCA VIU NADA, nem pesquisou nada. Como essa foi a constante o tempo todo, jamais se virou este disco, então o melhor foi enfiar a viola no saco e deixar para lá. Já temos o nosso espaço e confirmações científicas, além de acabarem tudo na terça-feira como sempre, não se fazem necessárias. Afinal, Ciência não é sinônimo de verdade. Os cientistas sabem, ou pelo menos deveriam saber disso.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
E são romances de gosto absolutamente duvidoso. Da capa à contracapa, é de dar dó... :emoticon8

Porque os espíritas brasileiros são pouco dados a coisas de estudo sério, não romanceado. E os que não são espíritas, são só simpatizantes, pior ainda.

Apo escreveu:Quem não é dado a estudos sérios precisa escrever romances? É horrível ler tais livros. Deveriam optar por outra forma de arte, que não se comprometesse com estilo algum, sei lá...

Quem não é dado a estudos sérios, ou seja, que não tenha paciência de ler coisas sérias que não estejam emendadas por uma trama que lhe prenda a atenção, eventualmente gosta de romances e do meio dele acaba aprendendo algo que pode no fim lhe fazer se interessar pelos estudos não romanceados. É o chamariz, sacou?

Já um romance diverte, comove e permite dar um vislumbre do que é o Espiritismo de uma forma mais "cor-de-rosa" do que um Livro dos espíritos ou outros.

Apo escreveu:Vislumbrar o que é o Espiritismo através de romancezinhos bobos é dar um tiro no próprio pé. Romances bons e com bons roteiros não são necessariamente "cor-de-rosa". Divertir-se com tais romances talvez seja coisa para quem lê Capricho e olhe lá. Ficção fraquinha e repetitiva, pois bate sempre nas mesmas teclas. Pior que são baseados em coisas muito antiquadas, como "manter-se casta para o seu príncipe". Putz..

Bom, não sou assim tão dado a ler romances espíritas, de forma que não sei se o que você diz acima é uma constante. Inclusive já li uns onde a princesa não se manteve casta até se casar com o príncipe. Já no meu tanto a princesa, quanto o príncipe se mantiveram castos... Mas de novo, minha cara, é como eu disse. O romance é o chamariz para despertar o interesse do leitor pela coisa. E pode chiar o quanto quiser, mas romances espíritas VENDEM. O meu originalmente não tinha caráter espírita, mas a pedido do meu editor, eu o fiz virar um.

O que já escrevi e está praticamente pronto é um "água com açúcar",

Apo escreveu:Mais um... :emoticon11:
Qual público você pensa alcançar ( se é que pretende alcançar comercialmente algum público, mas imagino que não espíritas só sejam visados se tiverem a cabeça bem vazia, meninas adolescentes que ainda sonham com um príncipe em outra vida por exemplo). Nada pessoal, é uma crítica sociológica e literária apenas. Este estilo só denigre a literatura nacional e espírita. Totalmente ultrapassado. Desculpa, mas é.

Ah! Fazer o que né? Se todos gostam, a gente vai em frente. Os cães ladram e a carruagem passa. Se fosse como você diz... Seria a sua crítica sociológica e literária bem fundamentada? Numa revista Realidade de 1971, dizia que só Jorge Amado empatava com o Chico em vendas; os outros grandes mestres da nossa literatura perdiam... e feio! Mudou isso hoje em dia? Se não mudou, porque devemos mudar?

mas estou com ideia de fazer um outro, cujo título já escolhi, que é "Bezerra de Menezes, espírito". A proposta é escrachar com a FEB, seus guias espirituais, seu mentor _ o anjo Ismael _ e com os espíritos de seus fundadores. Em vez de fazer como Gélio Lacerda da Silva, ou Henrique Andrade, que denunciaram o rustainguismo febeano de forma jornalística e direta, eu vou fazer o mesmo, mas na forma de um romance.
[/quote]

Apo escreveu:Se você sabe e gosta de escrever por que não opta por algo menos...pirracento? Seria um ganho para todas as partes. Por que esta necessidade de escrachar coisas usando a doutrina?

Pense...

Porque a doutrina foi escrachada pelo pessoal da FEB. Vende essa Federação uma série de obras que são contrárias à DE, mas são apresentadas como se fossem uma "pós-gradução" em Espiritismo. Assim não dá. Apesar de estas obras venderem pouco (são um lixo), quem cala consente...

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Botanico escreveu:
Apo escreveu:
Botanico escreveu:

Valha-me!

Você fala como espírito?

A declaração dela não faz sentido, a menos que ela tenha conversado com os espíritos e traga as provas disso. Se é a sua opinião pessoal, pelo fato de não ver os fenômenos acontecer na frente dela, então essa opinião vale tanto quanto a minha. Os espíritos se manifestam através dos médiuns e, na prática, sobram para esses as coisas boas e/ou ruins que advirem do uso de sua mediunidade. Houve um tempo em que cientistas puderam estudar a dita mediunidade e obter resultados desses estudos... mas a palavra deles não valeu. Valeu a palavra de quem NUNCA VIU NADA, nem pesquisou nada. Como essa foi a constante o tempo todo, jamais se virou este disco, então o melhor foi enfiar a viola no saco e deixar para lá. Já temos o nosso espaço e confirmações científicas, além de acabarem tudo na terça-feira como sempre, não se fazem necessárias. Afinal, Ciência não é sinônimo de verdade. Os cientistas sabem, ou pelo menos deveriam saber disso.

Bot,

Você está se tornando um "cínico"? :emoticon5:

Se os estudos de 1800 bolinhas não são replicáveis e estão sob suspeitas, sendo considerados pela Ciência como meras evidências anedotas, a única coisa que nos resta é fazer novos testes :emoticon4:

Como é que posso testar uma materialização se os espíritos cagam de medo de céticos?

Uma pena, mas eles não se manifestam, e se não aparecem não podemos fazer nada.

Não me venha com essa de que os céticos e cientistas "nunca viram", então não podem falar, é justamente por não ter visto que eles podem e devem falar e criticar até que algum espírito resolva sair da sombra e se manifestar :emoticon45:

É obrigação deles cuidar das almas dos infiéis, eles não são bons cristãos fugindo assim da raia :emoticon12: :emoticon12:

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botanico escreveu:
Suyndara escreveu:

Epa! Epa! Epa!

Lembra-me de ter visto isso num dos livros de Ramatis, mas já passei todos adiante e nem lembro mais em que livro foi. A mesma coisa aparece num dos livros do André Luís, mas ultimamente não sou dado a romances espíritas, apesar de ter escrito um.

Em romances espíritas? :emoticon5:

Hummmmmmmmmmm, então você é fã do velho Chico? :emoticon13:

Não é por nada não, mas se não dá pra levar a sério as obras doutrinárias de Kardec, quem dirá uma suposição romanceada?

Acho que eles bisbilhotariam a privacidade alheia sim :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:Bot,

Você está se tornando um "cínico"? :emoticon5:

Se os estudos de 1800 bolinhas não são replicáveis

Olha, Suyndara, eu não sei como é que funciona a ciência na área em que você trabalha, mas na Botânica as coisas são assim. Se eu pego um trabalho de 1880, que descreve uma galha assim e assado, com desenhos das partes externas e esquemas da parte interna. Sem nenhuma fotografia. Bem, eu poderia citar esse trabalho e eventualmente fazer ressalvas. Aí encontro outro trabalho, escrito em 1920, que descreve a mesma galha, agora com fotos apenas da parte externa e com desenhos ainda das partes internas e cita mais umas outras coisinhas. E finalmente encontro outro trabalho sobre a mesma galha, escrito em 1989, com fotos coloridas, das estruturas internas e externas, que confirmam o que aquele trabalho de 1880 dizia. Que você conclui disso? Eu concluiria que cientificamente as afirmações feitas sobre essa galha DEVEM estar corretas. Até que alguém desminta com novas provas. Certo? Ou errado?
Agora no caso das materializações: mais de 200 cientistas, lidando com vários médiuns, fazendo milhares de experimentos, independentemente, chegaram a resultados parecidos. Ora, então os experimentos de materialização FORAM REPLICADOS. E PODEM ser replicados hoje em dia, desde que se tenha disponível um médium de materialização. Só que se todos aqueles trabalhos anteriores foram rejeitados por estarem errados e o único erro encontrado é que não provaram a falsidade do Espiritismo, então se os médiuns não querem cooperar mais, é porque têm um BOM MOTIVO...

Suyndara escreveu:e estão sob suspeitas,

Quais são essas suspeitas? Em que elas se fundamentam?

Suyndara escreveu:sendo considerados pela Ciência como meras evidências anedotas, a única coisa que nos resta é fazer novos testes :emoticon4:

Eu desconheço qualquer outra coisa em ciência não-aplicada que houve sido TÃO EXPERIMENTADA quanto a mediunidade. Mais de 200 cientistas e milhares de experimentos? Que outra coisa em ciência não-aplicada passou por tal escrutínio?

Suyndara escreveu:Como é que posso testar uma materialização se os espíritos cagam de medo de céticos?

Já disse. Cá comigo, como revisor a serviço de publicações científicas, eu sou capaz de ler artigos científicos e achar neles coisas certas e erradas. Lamento se os céticos são incapazes de fazer o mesmo com experimentos envolvendo pessoas.

Suyndara escreveu:Uma pena, mas eles não se manifestam, e se não aparecem não podemos fazer nada.

Quando apareciam MUITO, os céticos NÃO APARECIAM. Apenas se pronunciavam à distância e eram aclamados com os donos da razão. Os que pesquisavam e viam a coisa, vocês acham que eram um bando de tapados. Para quê mais do mesmo?

Suyndara escreveu:Não me venha com essa de que os céticos e cientistas "nunca viram", então não podem falar, é justamente por não ter visto que eles podem e devem falar e criticar até que algum espírito resolva sair da sombra e se manifestar :emoticon45:

Então critiquem o que já foi feito... Mas façam-me o favor: critiquem os métodos, os procedimentos, os experimentos, os resultados, coloquem hipóteses alternativas viáveis... Falar em "Crookes estava apaixonado" é escapismo para trouxas.

Suyndara escreveu:É obrigação deles cuidar das almas dos infiéis, eles não são bons cristãos fugindo assim da raia :emoticon12: :emoticon12:

[]s

Embora muitos espíritos conservem sua fé de quando em vida, o fato é que NÃO HÁ SALVAÇÃO e portanto não há problema algum se não quiserem cuidar das almas dos infiéis. Estes não fedem, nem cheiram. Mas talvez, por não aparecerem, eles estejam salvando a você e seus amigos de serem mal vistos pela comunidade científica. Já pensou se você lidar com materializações, fizer bons experimentos e comprovar tudo direitinho? Os outros cientistas que nunca viram nada vão dizer que você e sua tchurma são um bando de tapados que foram risivelmente empulhados por um médium espertalhão. E assim vamos ao infinito.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Suyndara escreveu:Em romances espíritas? :emoticon5:

Os do Ramatis não são bem romances. Ficam mais em perguntas e respostas.

Suyndara escreveu:Hummmmmmmmmmm, então você é fã do velho Chico? :emoticon13:

Não.

Suyndara escreveu:Não é por nada não, mas se não dá pra levar a sério as obras doutrinárias de Kardec, quem dirá uma suposição romanceada?

Os romances, tal como eu já disse para a Dona Apokalipitika, são para efeito de propaganda, para chamar a atenção. Alguém que goste, pode se interessar em ver a coisa mais "técnica" ou filosófica.

Suyndara escreveu:Acho que eles bisbilhotariam a privacidade alheia sim :emoticon12:

Se sabe mais do que eu, por que me pergunta?

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Botanico escreveu:Olha, Suyndara, eu não sei como é que funciona a ciência na área em que você trabalha, mas na Botânica as coisas são assim. Se eu pego um trabalho de 1880, que descreve uma galha assim e assado, com desenhos das partes externas e esquemas da parte interna. Sem nenhuma fotografia. Bem, eu poderia citar esse trabalho e eventualmente fazer ressalvas. Aí encontro outro trabalho, escrito em 1920, que descreve a mesma galha, agora com fotos apenas da parte externa e com desenhos ainda das partes internas e cita mais umas outras coisinhas. E finalmente encontro outro trabalho sobre a mesma galha, escrito em 1989, com fotos coloridas, das estruturas internas e externas, que confirmam o que aquele trabalho de 1880 dizia. Que você conclui disso? Eu concluiria que cientificamente as afirmações feitas sobre essa galha DEVEM estar corretas. Até que alguém desminta com novas provas. Certo? Ou errado?
Agora no caso das materializações: mais de 200 cientistas, lidando com vários médiuns, fazendo milhares de experimentos, independentemente, chegaram a resultados parecidos. Ora, então os experimentos de materialização FORAM REPLICADOS. E PODEM ser replicados hoje em dia, desde que se tenha disponível um médium de materialização. Só que se todos aqueles trabalhos anteriores foram rejeitados por estarem errados e o único erro encontrado é que não provaram a falsidade do Espiritismo, então se os médiuns não querem cooperar mais, é porque têm um BOM MOTIVO...

Muito blá blá blá...

As coisas não são tão simples assim, fenômenos sobrenaturais não possuem a mesmo simplicidade de uma descrição de uma galha :emoticon4:

Todos os trabalhos que tive a oportunidade de ver tratavam apenas de relatos, muita vezes toscos e que omitiam informações importantes...Muitas vezes se parece apenas com um jornalista descrevendo um show de mágica qualquer.

Definitivamente, falta empirismo.

Os 200 cientistas fizeram mais relatos e nenhum deles é conclusivo: existem espíritos, mas tão somente: não sabemos o que aconteceu aqui.

Ora, os próprios cientistas deixam claro que podem sim ter sido tapeados e afirmam tão somente que não conseguiram detectar nenhum truque :emoticon45:

Você sabe como o Criss Angel fez para andar sobre as águas? Ou atravessar paredes? Nem mesmo as pessoas que estavam lá conseguiram descobrir o truque, o fato é que todos sabem que houve um :emoticon4:

Uma afirmação conclusiva só seria possível através de um estudo conclusivo e para isso os médiuns teriam sim que colaborar. Se querem fazer cu doce, azar o deles.

Eu não perco nada com isso, continuo achando que espiritismo é piada e pronto!

Bot escreveu:Quais são essas suspeitas? Em que elas se fundamentam?

De novo? :emoticon36:

Só se quiser abrir um novo tópico para discutir os artigos científicos que apoiam o espiritismo...daí sim, poderíamos ver caso a caso.

Bot escreveu:Eu desconheço qualquer outra coisa em ciência não-aplicada que houve sido TÃO EXPERIMENTADA quanto a mediunidade. Mais de 200 cientistas e milhares de experimentos? Que outra coisa em ciência não-aplicada passou por tal escrutínio?

Mas não foram conclusivas.

Bot escreveu:Já disse. Cá comigo, como revisor a serviço de publicações científicas, eu sou capaz de ler artigos científicos e achar neles coisas certas e erradas. Lamento se os céticos são incapazes de fazer o mesmo com experimentos envolvendo pessoas.

Artigos da sua área, que descrevem coisas da qual você pode verificar se são verídicas ou não. A comparação não cabe ao nosso caso.

Só posso constatar a veracidade de uma materialização se ver uma, isso é algo bem óbvio e nem cabe ser discutido aqui.

Bot escreveu:Quando apareciam MUITO, os céticos NÃO APARECIAM. Apenas se pronunciavam à distância e eram aclamados com os donos da razão. Os que pesquisavam e viam a coisa, vocês acham que eram um bando de tapados. Para quê mais do mesmo?

E eu com isso?

Pq sou cética tenha que responder pelas atitudes dos outros? Menos colega, menos...

Isso é apenas uma desculpa esfarrapada pra fugir da raia.

Bot escreveu:Então critiquem o que já foi feito... Mas façam-me o favor: critiquem os métodos, os procedimentos, os experimentos, os resultados, coloquem hipóteses alternativas viáveis... Falar em "Crookes estava apaixonado" é escapismo para trouxas.

As críticas já foram feitas, já critiquei a metodologia dos trabalhos do Crookes e do Stenvenson, mas os crentes sempre serão cegados pela fé...

Escapismo de trouxa é dizer que espíritos existem, mas que não aceitam ser testados pela Ciência :emoticon4:

Bot escreveu:Embora muitos espíritos conservem sua fé de quando em vida, o fato é que NÃO HÁ SALVAÇÃO e portanto não há problema algum se não quiserem cuidar das almas dos infiéis. Estes não fedem, nem cheiram. Mas talvez, por não aparecerem, eles estejam salvando a você e seus amigos de serem mal vistos pela comunidade científica. Já pensou se você lidar com materializações, fizer bons experimentos e comprovar tudo direitinho? Os outros cientistas que nunca viram nada vão dizer que você e sua tchurma são um bando de tapados que foram risivelmente empulhados por um médium espertalhão. E assim vamos ao infinito.

Então esses espíritos são todos um bando de merda!

[]s

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Ah...

E não perguntei, havia afirmado que se confirmada a existência de espíritos eles seriam um bando de xeretas intrometidos que iam ficar bisbilhotando os outros tomarem banho ou "brincando" no quarto :emoticon36:

De onde você tirou essa tal lei natural que os impediria de invadir a privacidade dos "encarnados" é que não sei...romances servem como provas?

Eca! Imagina um monde pós-morte tão gay quanto aquele do "violetas na janela"? :emoticon38:

Apo

Mensagem por Apo »

Ah, sim, além de príncipes e princesas, sempre pinta uma coisa meio gay nestes "romances".

Acho que emos se inspiraram no espiritismo também. Assim como o metal melódico. :emoticon16:
Imagem

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Suyndara escreveu:Você sabe como o Criss Angel fez para andar sobre as águas? Ou atravessar paredes? Nem mesmo as pessoas que estavam lá conseguiram descobrir o truque, o fato é que todos sabem que houve um :emoticon4:

Se o sujeito se apresentasse como um paranormal com poderes, muitos acreditariam.

Usar "estudos" do século retrasado como prova, PQP...
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Jack Torrance escreveu:
Suyndara escreveu:Você sabe como o Criss Angel fez para andar sobre as águas? Ou atravessar paredes? Nem mesmo as pessoas que estavam lá conseguiram descobrir o truque, o fato é que todos sabem que houve um :emoticon4:

Se o sujeito se apresentasse como um paranormal com poderes, muitos acreditariam.

Um bom mágico nunca revela seu truque...

Um bom religioso nunca revela sua fraude :emoticon13:

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:
Jack Torrance escreveu:

Um bom mágico nunca revela seu truque...

Um bom religioso nunca revela sua fraude :emoticon13:

Sábias palavras!
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Eu já passei pelas duas fases dos "fenômenos" religiosos, no começo eu realmente acreditava que tinha um "dom", mas não contava a ninguém como o "produzia" :emoticon26:

Depois que comecei a questionar, eu descobri como fazer o truque e fiz o teste: enganei mais de 40 mil "fiéis" de uma só vez :emoticon22:

Aquilo não passava de um show, mas como boa religiosa que eu era (naquela época já consciente da fraude), não revelei a verdade aos demais :emoticon45:

É assim que funciona, sempre foi.

[]s

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Olha, Suyndara, eu não sei como é que funciona a ciência na área em que você trabalha, mas na Botânica as coisas são assim. Se eu pego um trabalho de 1880, que descreve uma galha assim e assado, com desenhos das partes externas e esquemas da parte interna. Sem nenhuma fotografia. Bem, eu poderia citar esse trabalho e eventualmente fazer ressalvas. Aí encontro outro trabalho, escrito em 1920, que descreve a mesma galha, agora com fotos apenas da parte externa e com desenhos ainda das partes internas e cita mais umas outras coisinhas. E finalmente encontro outro trabalho sobre a mesma galha, escrito em 1989, com fotos coloridas, das estruturas internas e externas, que confirmam o que aquele trabalho de 1880 dizia. Que você conclui disso? Eu concluiria que cientificamente as afirmações feitas sobre essa galha DEVEM estar corretas. Até que alguém desminta com novas provas. Certo? Ou errado?

Suyndara escreveu:Muito blá blá blá...

As coisas não são tão simples assim, fenômenos sobrenaturais não possuem a mesmo simplicidade de uma descrição de uma galha :emoticon4:

Lógico que não: SÃO MAIS SIMPLES AINDA! Você mesma já disse que viu a descrição deles.

Suyndara escreveu:Todos os trabalhos que tive a oportunidade de ver tratavam apenas de relatos, muita vezes toscos e que omitiam informações importantes...Muitas vezes se parece apenas com um jornalista descrevendo um show de mágica qualquer.

Definitivamente, falta empirismo.

Por isso mesmo tenho perguntado o que é que deveriam ter feito. Mas para eu me achar um pouco, poderia me passar uma lista bibliográfica dos trabalhos que já leu? Assim eu economizo o trabalho de fazer uma que estou devendo para a Dona Apokalipitika.

Suyndara escreveu:Os 200 cientistas fizeram mais relatos e nenhum deles é conclusivo: existem espíritos, mas tão somente: não sabemos o que aconteceu aqui.

EXISTEM ESPÍRITOS? Eles concluíram isso? Bem, houve uns POUCOS, que depois de descartarem todas as hipóteses alternativas por serem insuficientes, chegaram a essa conclusão. A MAIORIA no máximo concluiu que os fenômenos NÃO ERAM obra de arte ilusionista. Mas qual a causa? Nem puderam chegar nela, pois a comunidade científica nem ao menos aceitou que pudessem existir fenômenos que não eram sujeitos às leis naturais conhecidas...

Suyndara escreveu:Ora, os próprios cientistas deixam claro que podem sim ter sido tapeados e afirmam tão somente que não conseguiram detectar nenhum truque :emoticon45:

E suponho que você presuma que eles NADA fizeram para tentar achar esse truque. Quer dizer: havia duas hipóteses: 1) O fenômeno existe, mas não tem causa conhecida. 2) O fenômeno NÃO EXISTE: sua causa é apenas um truque ilusionista. Ficavam lá um bando de babacões olhando as coisas acontecerem, mas como nada faziam para impedir eventuais truques, então concluíram que não sabiam nada... É isso que eles disseram nos trabalhos que você diz ter lido?

Olha, não sei não. Em outro tópico tinha sido postado uns youtubes, mas quando fui revê-los, já foram retirados por violação de alguma coisa. Mas deixe-me ver: você GARANTE que eu, depois de estudar obras de ilusionismo, de ver esses truques, de montar e controlar eu mesmo o ambiente e fornecer eu mesmo os materiais, de colocar câmeras focalizando vários ângulos, depois de rever os filmes quadro a quadro, e outras coisas mais que eu possa pensar, AINDA ASSIM JAMAIS VOU DESCOBRIR OS TRUQUES?

Suyndara escreveu:Uma afirmação conclusiva só seria possível através de um estudo conclusivo e para isso os médiuns teriam sim que colaborar. Se querem fazer cu doce, azar o deles.

Eu não perco nada com isso, continuo achando que espiritismo é piada e pronto!

Quem é que está interessado em alguma afirmação conclusiva? Acha que vai chegar a alguma antes mesmo de começar a trabalhar na coisa?

Bot escreveu:Quais são essas suspeitas? Em que elas se fundamentam?

Suyndara escreveu:De novo? :emoticon36:

Só se quiser abrir um novo tópico para discutir os artigos científicos que apoiam o espiritismo...daí sim, poderíamos ver caso a caso.

Fique à vontade.

Bot escreveu:Eu desconheço qualquer outra coisa em ciência não-aplicada que houve sido TÃO EXPERIMENTADA quanto a mediunidade. Mais de 200 cientistas e milhares de experimentos? Que outra coisa em ciência não-aplicada passou por tal escrutínio?

Suyndara escreveu:Mas não foram conclusivas.

Concluíram ao menos uma coisa: não podiam ser obra de arte ilusionista.

Bot escreveu:Já disse. Cá comigo, como revisor a serviço de publicações científicas, eu sou capaz de ler artigos científicos e achar neles coisas certas e erradas. Lamento se os céticos são incapazes de fazer o mesmo com experimentos envolvendo pessoas.

Suyndara escreveu:Artigos da sua área, que descrevem coisas da qual você pode verificar se são verídicas ou não. A comparação não cabe ao nosso caso.

Só posso constatar a veracidade de uma materialização se ver uma, isso é algo bem óbvio e nem cabe ser discutido aqui.

Madame, eu não vou atrás dos autores dos artigos para ver se o material que eles pesquisaram de fato existe, se os procedimentos foram mesmo aqueles, etc e tal. Eu tenho apenas texto, fotos, desenhos, tabelas, esquemas e é com base nisso que eu tenho de julgar se o trabalho tem mérito ou não.
A mesma coisa é com a dita materialização: os cientistas descrevem tais e quais protocolos e obtiveram tais e quais resultados. Caberia aos céticos fazer a mesma coisa que eu. Como eu disse, há aquelas duas hipóteses. Se uma é governada por fatores ainda desconhecidos, vejamos o que se pode fazer com aquela, cujos parâmetros os ilusionistas poderiam nos dar as dicas. Mas em vez disso, vêm essa gente me falar de paixões e amantes...

Bot escreveu:Quando apareciam MUITO, os céticos NÃO APARECIAM. Apenas se pronunciavam à distância e eram aclamados com os donos da razão. Os que pesquisavam e viam a coisa, vocês acham que eram um bando de tapados. Para quê mais do mesmo?

Suyndara escreveu:E eu com isso?

Você nada, mas o resultado foi que os médiuns e cientistas que puseram a mão na massa jogaram a toalha. Não dá para brigar com essa gente, pois a fé deles é poderosa demais, então vamos lá cuidar das coisas aprovadas pela ciência e vocês médiuns vão lá dar as suas consultas aos interessados. E assim todos ficaram felizes.

Suyndara escreveu:Pq sou cética tenha que responder pelas atitudes dos outros? Menos colega, menos...

Foi a atitude dos outros que lhes legou agora a má vontade dos médiuns.

Suyndara escreveu:Isso é apenas uma desculpa esfarrapada pra fugir da raia.

Entenda como quiser. Mas para os médiuns e para nós espíritas, uma coisa nos fica clara: não precisamos da Ciência. Até porque tudo leva a crer que, se novas pesquisas forem feitas, a não-aceitação delas pela comunidade científica será a mesma.

Bot escreveu:Então critiquem o que já foi feito... Mas façam-me o favor: critiquem os métodos, os procedimentos, os experimentos, os resultados, coloquem hipóteses alternativas viáveis... Falar em "Crookes estava apaixonado" é escapismo para trouxas.

Suyndara escreveu:As críticas já foram feitas, já critiquei a metodologia dos trabalhos do Crookes e do Stenvenson, mas os crentes sempre serão cegados pela fé...

Tá. Então cate as críticas e faça um corte e cole aqui e assim ao menos saberei o que você está argumentando.

Suyndara escreveu:Escapismo de trouxa é dizer que espíritos existem, mas que não aceitam ser testados pela Ciência :emoticon4:

Há um DOGMA em Ciência que diz que espíritos não existem. A fé move montanhas, moça.

Bot escreveu:Embora muitos espíritos conservem sua fé de quando em vida, o fato é que NÃO HÁ SALVAÇÃO e portanto não há problema algum se não quiserem cuidar das almas dos infiéis. Estes não fedem, nem cheiram. Mas talvez, por não aparecerem, eles estejam salvando a você e seus amigos de serem mal vistos pela comunidade científica. Já pensou se você lidar com materializações, fizer bons experimentos e comprovar tudo direitinho? Os outros cientistas que nunca viram nada vão dizer que você e sua tchurma são um bando de tapados que foram risivelmente empulhados por um médium espertalhão. E assim vamos ao infinito.

Suyndara escreveu:Então esses espíritos são todos um bando de merda!

[]s

Podem até ser, mas isso não os impede de demonstrar serem bondosos e caridosos para contigo.

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Eu já passei pelas duas fases dos "fenômenos" religiosos, no começo eu realmente acreditava que tinha um "dom", mas não contava a ninguém como o "produzia" :emoticon26:

Depois que comecei a questionar, eu descobri como fazer o truque e fiz o teste: enganei mais de 40 mil "fiéis" de uma só vez :emoticon22:

Aquilo não passava de um show, mas como boa religiosa que eu era (naquela época já consciente da fraude), não revelei a verdade aos demais :emoticon45:

É assim que funciona, sempre foi.

[]s

Cara, na boa...muitos de nós sonham com um pouquinho de fama. E muitos acabam desconfiando que têm dons que outros não têm. Isto é natural e faz parte da construção da auto-estima. Uns sonham que voam muito acima dos demais, outros querem aparecer no BBB. E assim é o ser humano.
A fase da honestidade e do " ah quer saber...não preciso disto!" é o sinal de que o equilíbrio e a maturidade chegaram. E a auto-estima foi preservada de desvios.

Também já pensei que tinha algo "diferente" comigo. Até porque espíritas tentaram me convencer disto - sei lá porque diabos de observações!
Tanto de bom , quanto de ruim...são processos. Alguns nos fazem sábios, outros nos fazem prepotentes.
Imagem

Trancado