Fundamentos do Comunismo I

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Darkside
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Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Professora: Boa noite turma.

Esta aula serve para refletirmos sobre o quanto o ser humano precisa urgentemente rever seus valores, já que a sua sociedade possui graves injustiças sociais e o mundo onde ele vive está morrendo.

Percebemos que o egoísmo da vida consumista que estamos acostumados a levar tem deteriorado nossas vidas, assim como a dos menos favorecidos. As pessoas consomem coisas que não precisam o tempo todo, enquanto muitos não tem o que comer. Isso além de ser uma injustiça, também é a causa de tantos problemas em nosso planeta, que já não aguenta mais ser tão explorado pelas exigências do consumismo neoliberal e dá sinais de que em breve talvez não tenhamos mais onde viver!




Aluno: - Mas professora, como você pode tentar ditar as necessidades de outras pessoas? Isso não seria interferir na liberdade alheia? E o que a não interferência do Estado influencia em o quanto alguém consome alguma coisa?





Professora: Não é um absurdo ver pessoas torrando fortunas em coisas que não são essenciais enquanto tantos passam fome? Chega a ser desumano! A liberdade de buscar os seus sonhos que o neoliberalismo prega fracassou, cada pobre que nasce em uma favela é uma prova disso. Ele não vai ter as condições para progredir na vida que vocês tem, porque foi excluído do sistema desde o nascimento. Gente, precisamos nos dar por conta que somos todos seres humanos, e que é mais importante pensarmos em nós como um todo do que apenas individualmente em nossos desejos consumistas, pois esse modo de viver, correndo atrás de dinheiro, já se mostrou falho.





Aluno: - Professora, é resultado do trabalho produtivo a fome na sociedade? Se as pessoas consumissem menos, isso iria acabar com a fome dos pobres?





Professora: O neoliberalismo gera a exclusão. Só quem pode vir a ter um trabalho digno é quem já nasceu em condições de quando crescer, seguir por esse caminho. Vejam como a nossa sociedade atual é injusta: Um pedreiro não ganha a mesma coisa que um médico, e por que? O serviço dos dois é importante e essencial! Os dois deveriam ganhar igualmente bem.




Aluno: - Professora, um pedreiro e um médico possuem funções completamente diferentes, e o salário de qualquer serviço é inflenciado pela lei da oferta e procura. O que a senhora prega é o comunismo?




Professora: O comunismo nunca foi implementado como ele é de verdade. Os países que se diziam comunistas eram ditaduras, quando na verdade o comunismo é uma sociedade onde todas as pessoas podem trabalhar e desfrutar do fruto do seu trabalho, sem ter ninguém que as explore. Há alguns países que mostram lampejos do que seria o comunismo em algumas áreas, como Cuba por exemplo. Lá, toda a população recebe educação e saúde gratuíta, em um sistema onde esses serviços são superiores aos Estados Unidos! O único defeito de Cuba é a ditadura.

Acho difícil que algum dia as pessoas entendam o comunismo, que é bom demais para ser compreendido pela natureza egoísta do ser humano, mas o socialismo é uma ótima alternativa...




Aluno: - Pera aí professora. Se o defeito dos países comunistas são as ditaduras, por que todas as experiências comunistas geraram um governo genocida do seu próprio povo, que se apropriou indevidamente de tudo que a "classe trabalhadora" possuía e se auto-intitulou administrador desses bens? Por que a inexistência da tal "desigualdade social" dos países comunistas só geraram muito mais fome e miséria? Por que as autoridades comunistas sempre assumiram um discurso parecido com o da senhora, para depois de estarem no poder se tornarem o principal causador de miséria, mortes e injustiça? Se Cuba é tão boa, por que tantos cubanos tentam fugir todos os dias para os EUA? Será que é porque eles passam fome só com as migalhas que recebem do governo?

- De boa professora, vá se foder. Com tantas experiências comunistas para serem analisadas, ainda há quem venha com a mesma ladainha esquerdopata para tentar convencer alguém a acreditar nas mesmas mentiras que um dia os pobres cubanos acreditaram, sendo apunhalados pelas costas pelo seu futuro ditador, assim como vários outros povos.

- Cansei dessas aulas de comunismo, acho que vou trancar minha matrícula e fazer um curso técnico.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apo »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O professor de GPA do pré-vestibular de minha filha é de esquerda. As aulas recém começaram. Quero observar o "quanto" ele é de esquerda. Abre parênteses: Como a cabeça dela é muito arejada e bem informada, pretende tirar dele apenas o que for importante para o concurso em questão. Na PUC ela já passou desde a metade do ano em que cursava o segundo ano.Fecha parênteses.

É assim porque tal cursinho é considerado o que de melhor existe, e está afinado com o perfil do vestibular da Federal. Espero que valha à pena pela excelência que os demais professores têm fama de oferecer. A maioria esmagadora de primeiros lugares nas Medicinas, por exemplo, são provenientes deste curso. E das melhores escolas particulares, obviamente.
Vale salientar que com a roubalheira das cotas, ficou mais difícil ainda passar nas federais. Logo, preciso pagar muito mais caro, para que ela passe nos primeiros lugares, sem susto algum. Só muito investimento e dedicação. Ao contrário dos cotistas auto-declarados alguma coisa especial, que entram sem muito empenho intelectual.
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Fernando Silva
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Fernando Silva »

O comunismo parte do princípio de que as pessoas são iguais e que seu trabalho vale a mesma coisa.
Errado.

As pessoas são diferentes, com capacidades diferentes e, o máximo que se pode fazer é igualar as oportunidades para que todas possam, pelo menos, tentar progredir com seu próprio esforço - mas dentro de suas limitações, já que um perna-de-pau jamais vai jogar como o Pelé.

E é por isto que o trabalho do Pelé vale mais que o do perna-de-pau, não importando o quanto o perna-de-pau seja esforçado. Qualquer tentativa de igualar os dois vai apenas fazer com que o Pelé jogue como o perna-de-pau e não o contrário, que é impossível por natureza.

Da mesma forma, nem todo mundo tem capacidade para ser médico, mas os requisitos para ser pedreiro são mínimos - e por isto devemos dar maior valor aos médicos.

Isto não significa abandonar o pedreiro à sua própria sorte. Numa sociedade bem organizada, os mais capazes e mais ricos contribuirão com uma parte do que conseguem para ajudar os mais pobres, para que tenham chance de progredir até o limite de sua capacidade (se quiserem...), para que tenham o mínimo necessário mesmo que não queiram ou não possam.

E ninguém deve se sentir culpado porque alguém nasceu incapaz de se tornar um médico ou engenheiro, assim como ninguém deve se sentir culpado porque alguém nasceu com deficiências físicas.

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Herf
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Herf »

No dia seguinte a essa aula, os colegas do aluno estranharam o fato de que o assento dele estava vazio e que a professora nem mesmo o chamou na hora da chamada. Todos os registros a respeito daquele aluno ter estado um dia naquela escola não mais existiam. Ninguém sabia o que havia acontecido com o colega ou para onde ele havia ido. Mas ninguém comentava nada, ninguém se lembrava de nada, ninguém nunca viu nada. Aquela aula nunca aconteceu, aquele aluno nunca existiu.

E então a professora continuou com a sua aula sobre o comunismo e a importância da revolução.

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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apo »

Herf escreveu:No dia seguinte a essa aula, os colegas do aluno estranharam o fato de que o assento dele estava vazio e que a professora nem mesmo o chamou na hora da chamada. Todos os registros a respeito daquele aluno ter estado um dia naquela escola não mais existiam. Ninguém sabia o que havia acontecido com o colega ou para onde ele havia ido. Mas ninguém comentava nada, ninguém se lembrava de nada, ninguém nunca viu nada. Aquela aula nunca aconteceu, aquele aluno nunca existiu.

E então a professora continuou com a sua aula sobre o comunismo e a importância da revolução.


Isto é que é assustador.
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Fernando Silva
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Fernando Silva »

Herf escreveu:No dia seguinte a essa aula, os colegas do aluno estranharam o fato de que o assento dele estava vazio e que a professora nem mesmo o chamou na hora da chamada. Todos os registros a respeito daquele aluno ter estado um dia naquela escola não mais existiam. Ninguém sabia o que havia acontecido com o colega ou para onde ele havia ido. Mas ninguém comentava nada, ninguém se lembrava de nada, ninguém nunca viu nada. Aquela aula nunca aconteceu, aquele aluno nunca existiu.

E então a professora continuou com a sua aula sobre o comunismo e a importância da revolução.

Isto é uma referência à foto em que Trotsky aparecia ao lado de Stalin.
Quando Trotsky caiu em desgraça, republicaram a foto apagando Trotsky.

Este fato foi explorado no livro "1984". O Ministério da Verdade editava livros e jornais antigos para que sempre estivessem de acordo com a atual "verdade" proclamada pelo Partido.
A "verdade" que sempre tinha sido daquele jeito.

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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Herf escreveu:No dia seguinte a essa aula, os colegas do aluno estranharam o fato de que o assento dele estava vazio e que a professora nem mesmo o chamou na hora da chamada. Todos os registros a respeito daquele aluno ter estado um dia naquela escola não mais existiam. Ninguém sabia o que havia acontecido com o colega ou para onde ele havia ido. Mas ninguém comentava nada, ninguém se lembrava de nada, ninguém nunca viu nada. Aquela aula nunca aconteceu, aquele aluno nunca existiu.

E então a professora continuou com a sua aula sobre o comunismo e a importância da revolução.

Isto é uma referência à foto em que Trotsky aparecia ao lado de Stalin.
Quando Trotsky caiu em desgraça, republicaram a foto apagando Trotsky.

Este fato foi explorado no livro "1984". O Ministério da Verdade editava livros e jornais antigos para que sempre estivessem de acordo com a atual "verdade" proclamada pelo Partido.
A "verdade" que sempre tinha sido daquele jeito.


É figura comum em filmes e na vida real de muitos regimes.
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Darkside
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O professor de GPA do pré-vestibular de minha filha é de esquerda. As aulas recém começaram. Quero observar o "quanto" ele é de esquerda. Abre parênteses: Como a cabeça dela é muito arejada e bem informada, pretende tirar dele apenas o que for importante para o concurso em questão. Na PUC ela já passou desde a metade do ano em que cursava o segundo ano.Fecha parênteses.

É assim porque tal cursinho é considerado o que de melhor existe, e está afinado com o perfil do vestibular da Federal. Espero que valha à pena pela excelência que os demais professores têm fama de oferecer. A maioria esmagadora de primeiros lugares nas Medicinas, por exemplo, são provenientes deste curso. E das melhores escolas particulares, obviamente.
Vale salientar que com a roubalheira das cotas, ficou mais difícil ainda passar nas federais. Logo, preciso pagar muito mais caro, para que ela passe nos primeiros lugares, sem susto algum. Só muito investimento e dedicação. Ao contrário dos cotistas auto-declarados alguma coisa especial, que entram sem muito empenho intelectual.


A sua filha vai pra aquele antro de comunistas que é a UFRGS e você está preocupada com um professor de cursinho? :emoticon26:

Quem entra em uma faculdade, qualquer que seja, já tem que ter as opiniões muito bem fundamentadas pra não ser enganado por professores que parecem ter um compromisso com a desinformação em nome de suas ideologias, ao invés de exercerem suas funções de educadores. Conheço uma professora que diz aos alunos frequentemente que 30% da população brasileira não existe por não ter documentação nem educação, vivendo em completa miséria, e que a taxa de natalidade no nosso país está caindo rapidamente e isso é um problema. Claro que ela diz essas coisas pra fortificar os argumentos ideológicos dela...
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Darkside
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Herf escreveu:No dia seguinte a essa aula, os colegas do aluno estranharam o fato de que o assento dele estava vazio e que a professora nem mesmo o chamou na hora da chamada. Todos os registros a respeito daquele aluno ter estado um dia naquela escola não mais existiam. Ninguém sabia o que havia acontecido com o colega ou para onde ele havia ido. Mas ninguém comentava nada, ninguém se lembrava de nada, ninguém nunca viu nada. Aquela aula nunca aconteceu, aquele aluno nunca existiu.

E então a professora continuou com a sua aula sobre o comunismo e a importância da revolução.


Enquanto professores do país inteiro continuarem lecionando socialismo travestido de antropologismo entre outras coisas, não duvido que é nesse rumo que estamos indo.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O professor de GPA do pré-vestibular de minha filha é de esquerda. As aulas recém começaram. Quero observar o "quanto" ele é de esquerda. Abre parênteses: Como a cabeça dela é muito arejada e bem informada, pretende tirar dele apenas o que for importante para o concurso em questão. Na PUC ela já passou desde a metade do ano em que cursava o segundo ano.Fecha parênteses.

É assim porque tal cursinho é considerado o que de melhor existe, e está afinado com o perfil do vestibular da Federal. Espero que valha à pena pela excelência que os demais professores têm fama de oferecer. A maioria esmagadora de primeiros lugares nas Medicinas, por exemplo, são provenientes deste curso. E das melhores escolas particulares, obviamente.
Vale salientar que com a roubalheira das cotas, ficou mais difícil ainda passar nas federais. Logo, preciso pagar muito mais caro, para que ela passe nos primeiros lugares, sem susto algum. Só muito investimento e dedicação. Ao contrário dos cotistas auto-declarados alguma coisa especial, que entram sem muito empenho intelectual.


A sua filha vai pra aquele antro de comunistas que é a UFRGS e você está preocupada com um professor de cursinho? :emoticon26:

Acabei de dizer que não me preocupa e nem a ela.

Quem entra em uma faculdade, qualquer que seja, já tem que ter as opiniões muito bem fundamentadas pra não ser enganado por professores que parecem ter um compromisso com a desinformação em nome de suas ideologias, ao invés de exercerem suas funções de educadores.


Sim, é o que eu disse! :emoticon16:

Conheço uma professora que diz aos alunos frequentemente que 30% da população brasileira não existe por não ter documentação nem educação, vivendo em completa miséria, e que a taxa de natalidade no nosso país está caindo rapidamente e isso é um problema. Claro que ela diz essas coisas pra fortificar os argumentos ideológicos dela...


Sim, muitos fazem isto. Normal.

Ela irá para a Federal porque lá estão alguns dos melhores cursos. Pagar alguns deles está proibitivo. Mais livros e tal...O que não pode é ir para universidade fraca só para fugir de discurso ideológico. Escapa de um erro, cái em outro. Estamos tentando manter um equilíbrio. Vamos ver no que dá. :emoticon45:
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Acabei de dizer que não me preocupa e nem a ela.


Estava brincando Apo.

Mas que tem professores de lá que fazem inveja nos militantes do PSTU, isso tem. :emoticon12:


Ela irá para a Federal porque lá estão alguns dos melhores cursos. Pagar alguns deles está proibitivo. Mais livros e tal...O que não pode é ir para universidade fraca só para fugir de discurso ideológico. Escapa de um erro, cái em outro. Estamos tentando manter um equilíbrio. Vamos ver no que dá. :emoticon45:


Bah, mas que dúvida. Ninguém vai apontar uma arma pra tua cabeça e te obrigar a acreditar em algo.

Até soa bastante absurdo, pra mim pelo menos, pensar que alguém não cursaria uma boa faculdade por causa de algum professor ideológico demais. Eu já aprendi pontos de vista muito interessantes com meus professores vermelinhos, eles são gente boa, só não me deixo levar por argumentos incoerentes.

No final é o ceticismo que me salva das promessas maravilhosas de todas as ideologias, e de tudo o que elas trazem.
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Acauan
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Acauan »

Pode-se dizer que o fundamento do socialismo é substituir uma sociedade existente por um projeto de sociedade.

É como se um grupo de especialistas em demolição apontasse um monte de falhas e problemas em uma ponte sobre o abismo, dinamitassem a tal ponte e a partir de então, para as pessoas que tentavam cruzar o abismo eles mostravam seu projeto da futura ponte perfeita. Quando as pessoas começaram a reclamar que não podiam usar um projeto de ponte para cruzar o abismo, precisavam de uma ponte de verdade, os demolidores passaram a fazer com os reclamante o que fizeram com a ponte dinamitada.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Acauan escreveu:Pode-se dizer que o fundamento do socialismo é substituir uma sociedade existente por um projeto de sociedade.

É como se um grupo de especialistas em demolição apontasse um monte de falhas e problemas em uma ponte sobre o abismo, dinamitassem a tal ponte e a partir de então, para as pessoas que tentavam cruzar o abismo eles mostravam seu projeto da futura ponte perfeita. Quando as pessoas começaram a reclamar que não podiam usar um projeto de ponte para cruzar o abismo, precisavam de uma ponte de verdade, os demolidores passaram a fazer com os reclamante o que fizeram com a ponte dinamitada.


:emoticon12: :emoticon12:

E o pior é que é bem isso mesmo.

Acauan, sabe como e quando foi que o socialismo entrou definitivamente nas universidades brasileiras? Eu imagino que tenha sido na época da ditadura militar, mas o governo se preocupava em censurar músicas e esqueceu de policiar a mente dos jovens?

Não quero soar conspiracionista, mas pelo que eu noto conversando com alunos de diversas universidades daqui, e vendo na internet a situação de grandes universidades de outros lugares do Brasil, parece que as ciências sociais (não o curso propriamente dito, mas todas as matérias que tem algo relacionado à área e que estudantes de qualquer curso são obrigados a fazer) se tornaram meios de propaganda do socialismo.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apáte »

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Re: Fundamentos do Comunismo I

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E bom tópico, Darkside.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Acabei de dizer que não me preocupa e nem a ela.


Estava brincando Apo.

Mas que tem professores de lá que fazem inveja nos militantes do PSTU, isso tem. :emoticon12:

Na Federal, volta e meia tem professor que não aparece para dar aula. Podiam ser estes. Não ia fazer falta alguma...


Ela irá para a Federal porque lá estão alguns dos melhores cursos. Pagar alguns deles está proibitivo. Mais livros e tal...O que não pode é ir para universidade fraca só para fugir de discurso ideológico. Escapa de um erro, cái em outro. Estamos tentando manter um equilíbrio. Vamos ver no que dá. :emoticon45:


Bah, mas que dúvida. Ninguém vai apontar uma arma pra tua cabeça e te obrigar a acreditar em algo.


É sim. Mas sei lá, quando a gente é adolescente meio alienado ( e tá cheio ), numa turma com perfil tendendo para uma ideologia, pode bem acatar algumas idéias...Não é o caso da filhota aqui, estou falando em termos gerais.

Até soa bastante absurdo, pra mim pelo menos, pensar que alguém não cursaria uma boa faculdade por causa de algum professor ideológico demais. Eu já aprendi pontos de vista muito interessantes com meus professores vermelinhos, eles são gente boa, só não me deixo levar por argumentos incoerentes.

Assim como já discuti com um professor de História do colégio ( que era do DOPS e eu não sabia...), pisar nos calinhos deles também é divertido como troca pedagógica. :emoticon12:

No final é o ceticismo que me salva das promessas maravilhosas de todas as ideologias, e de tudo o que elas trazem.


Eu juro que li catecismo.

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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Acauan »

Darkside escreveu:Acauan, sabe como e quando foi que o socialismo entrou definitivamente nas universidades brasileiras? Eu imagino que tenha sido na época da ditadura militar, mas o governo se preocupava em censurar músicas e esqueceu de policiar a mente dos jovens?


Pois é Dark,

A estratégia esquerdista de ocupação de espaços sempre foi praticada pelos comunistas no Brasil, mas ganhou força depois que a repressão esmagou os grupos revolucionários envolvidos com a luta armada, entre 1968 e 1972, o que levou a esquerda a se concentrar na chamada Guerra Cultural.

Os militares brasileiros se mostraram bastante frouxos no combate à infiltração esquerdista nas universidades, jornais e indústria cultural. Talvez porque acreditassem que era melhor ter comunistas nas bibliotecas e redações portando livros e máquinas de escrever, do que no interior do país, portando fuzis.

Foi exatamente o oposto da estratégia adotada por Pinochet no Chile, cuja tomada de poder se iniciou com um golpe violentíssimo na inteligência esquerdista, com a prisão e morte dos principais intelectuais de esquerda chilenos de algum modo envolvidos com pretensões revolucionárias.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apáte »

Acauan,

Hoje já seria possível aplicar o modelo educacional católico elitista a preços razoáveis para o Brasil?
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Acauan »

Apáte escreveu:Acauan,

Hoje já seria possível aplicar o modelo educacional católico elitista a preços razoáveis para o Brasil?


Por incrível que pareça seria facílimo e muito mais barato do que uma escola particular de algum renome cobra hoje em dia.
Te explico.
Meus filhos estudam em uma escola que tem piscina olímpica aquecida, computadores prá tudo quanto é lado, laboratórios disto e daquilo, um teatro novo em folha com equipamentos modernos, várias quadras poliesportivas, salas para judô, ginástica olímpica, flauta etc etc etc.

Não precisa dizer quem é otário que paga tudo isto.

No velho sistema católico, com um quadro negro, giz, um bom professor e uma régua para bater nos indisciplinados antes de fazê-los ajoelhar no milho, as escolas formavam jovens que saiam delas com boa noção de latim, conhecendo os principais clássicos da literatura portuguesa e brasileira e os principais da literatura internacional, com boas noções de filosofia, dominando amplamente a geometria, incluindo demonstração de teoremas, educação musical e artística de qualidade, desenvolvimento de habilidades manuais e otras cositas más.

Tudo isto sem piscina olímpica, o que tornava tudo mais barato.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Apáte »

Inicialmente eu estava pensando em comparar o preço que um jovem custa à rede pública e o preço de uma escola particular de classe média (obviamente sem piscina olímpica).

Além disso, há algumas escolas públicas com todas estas parafernálias da escola dos seus filhos, só faltou água na piscina olímpica, energia para os computadores e reposição dos instrumentos do laboratório.
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por marta »

Todo intelectual é comunista, então eu defendo o comunismo para parecer intelectual. :emoticon257: :emoticon262:

:emoticon16: Se comunismo fosse bom, os países comunistas proibiriam os inigrantes de entrarem e não os nativos de saírem.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por marta »

Professora: Não é um absurdo ver pessoas torrando fortunas em coisas que não são essenciais enquanto tantos passam fome? (como o povo cubano que tem dinheiro escondido no exterior e o Deus é Fidel que passa fome, coitado :emoticon11: ) Chega a ser desumano! A liberdade de buscar os seus sonhos que o neoliberalismo prega fracassou,(como Chico e Jorge Amado exilados em PARIS :emoticon11: ) cada pobre que nasce em uma favela é uma prova disso (prova que os adultos não tem responsabilidade). Ele não vai ter as condições para progredir na vida que vocês tem, porque foi excluído do sistema desde o nascimento. Gente, precisamos nos dar por conta que somos todos seres humanos, e que é mais importante pensarmos em nós como um todo do que apenas individualmente em nossos desejos consumistas, pois esse modo de viver, correndo atrás de dinheiro, já se mostrou falho (exemplo vivo Oscar Niemayer que jamais correu atrás dos milhoes de reais pelos projetos que fez para Brasília).


Professora: O neoliberalismo gera a exclusão. Só quem pode vir a ter um trabalho digno é quem já nasceu em condições de quando crescer, seguir por esse caminho. Vejam como a nossa sociedade atual é injusta: Um pedreiro não ganha a mesma coisa que um médico, e por que? (Não obstante a boa e velha lei da oferta e da procura, não sei porque comparar médico com pedreiro, ainda se fosse com um açougueiro?!)

Professora: O comunismo nunca foi implementado como ele é de verdade (porque comunismo é como religião. Cada um entende e implementa como bem quiser). Os países que se diziam comunistas eram ditaduras, quando na verdade o comunismo é uma sociedade onde todas as pessoas podem trabalhar e desfrutar do fruto do seu trabalho, sem ter ninguém que as explore ( Igualzinho na China, por exemplo). Há alguns países que mostram lampejos do que seria o comunismo em algumas áreas, como Cuba por exemplo. Lá, toda a população recebe educação e saúde gratuíta, em um sistema onde esses serviços são superiores aos Estados Unidos! O único defeito de Cuba é a ditadura. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Comunismo é muito engraçado mesmo e comunista mais engraçado ainda. Eu acho que comunista está mais para comodista do que para comuna. Pelo menos, todos os que eu conheço ao vivo e a cores, são ícones da vagabundagem e do blablabla vazio.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

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Acauan
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Acauan »

Apáte escreveu:Inicialmente eu estava pensando em comparar o preço que um jovem custa à rede pública e o preço de uma escola particular de classe média (obviamente sem piscina olímpica).
Além disso, há algumas escolas públicas com todas estas parafernálias da escola dos seus filhos, só faltou água na piscina olímpica, energia para os computadores e reposição dos instrumentos do laboratório.


O problema dos custos da educação pública não é o sistema de ensino em si, mas o velho e paquidérmico peso da burocracia estatal.
Para cada professor dando aula há uma porrada de aspones entronados nas secretarias.
Além disto, professor de rede pública - nem todos, talvez não a maioria - adora um abono, que significa trabalhar sem receber, para o que basta um atestado médico ou algum privilégio estatutário. Assim, mesmo os salários sendo baixos, o custo da folha de pagamento é uma aberração.
Prá não lembrar da corrupção desenfreada. Até merenda escolar é roubada aos montes.
As escolas particulares controlam os custos, se gastam com piscinas por um lado, não tem burocratas inúteis e concursados pesando no orçamento e muito menos toleram a festa do caqui de professores que trabalham um dia, folgam dois e recebem três, como ocorre no funcionalismo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

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Herf
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Herf »

Acauan escreveu:uma régua para bater nos indisciplinados antes de fazê-los ajoelhar no milho,

Você acredita que isso esteja relacionado com a superior qualidade do ensino de antigamente?

Digo, não é como se as únicas opções fossem a rigidez e autoritarismo do passado e a libertinagem presente em algumas escolas hoje.

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Darkside
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Re: Fundamentos do Comunismo I

Mensagem por Darkside »

Valeu Apáte, muito interessante aquele tópico.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

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