mitologia dos deuses

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Pessoal, tenho participado de vários debates religiosos com ateus e maioria absoluta acredita que o Deus monoteísta da bíblia foi uma criação humana. Outros dizem que o politeísmo veio primeiro que o monoteísmo e afirmam que o povo hebreu copiou mitologia dos povos pagãos para criar seu Deus.
Gostaria de convidar a todos que já estudaram mitologia para um debate longo e analisarmos a questão de uma forma ampla.
Serpente no paraíso, Adão e eva, a mulher feita da costela do homem, dilúvio, mundo criado em 6 dias, enfim muitos relatos que aparentemente são considerados mitológicos.
Eu tenho um versículo bíblico no livro de Gênesis que me chama muito a atenção:
Gênesis 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Eu pergunto: Que mitologia é esta que cria um personagem que seria inimiga da mulher com sua suposta geração na qual esmagaria a cabeça da serpente e esta mesma ficaria no calcanhar da geração desta mulher?
O Pentateuco judaico foi escrito e este personagem mitológico não apareceu.
Qual mitologia se compara a esta que criou um personagem que jamais apareceu no fim de seus escritos?
Qual a consideração que voces fazem a respeito deste assunto?
Aguardo argumentos.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

carlo
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por carlo »

Ihhh cara! Sinceridade? Este pessoal aqui sabe ( eu inclusive) de cor e sorteado aonde cê quer chegar.Ocorre que esta estorinha que ocê fala, é tudo uma criação humana, Tudo!!! Tudo o que está à sua volta, fomos nós que criamos! Tudo! Sua crença, a história, a arte, a política, a religião, Tuuuudo!

Inté!!!!

Sinto muito cara!!!!!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Serpente no paraíso, Adão e eva, a mulher feita da costela do homem, dilúvio, mundo criado em 6 dias, enfim muitos relatos que aparentemente são considerados mitológicos.

Ein?

É, não adianta dizer que não temos argumentos. Contra este tipo de contaminação não há antibiótico que funcione.

NEXT...
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Serpente no paraíso, Adão e eva, a mulher feita da costela do homem, dilúvio, mundo criado em 6 dias, enfim muitos relatos que aparentemente são considerados mitológicos.

Além de mitológicos, são copiados de outras mitologias mais antigas.
Dilúvio, mundo criado em 6 dias, serpente e árvore no jardim divino: nenhuma novidade entre os povos da Babilônia.
Se quer realmente estudar o assunto, leia o Épico de Gilgamesh. Leia a história dos deuses Tiamat e Marduk.
Os judeus surgiram neste meio. Eram apenas uma tribo insignificante vivendo no quintal de povos poderosos, adotando sua língua e seus deuses.
Quem copiou de quem?
Erivelton escreveu:Eu pergunto: Que mitologia é esta que cria um personagem que seria inimiga da mulher com sua suposta geração na qual esmagaria a cabeça da serpente e esta mesma ficaria no calcanhar da geração desta mulher?
O Pentateuco judaico foi escrito e este personagem mitológico não apareceu.

E daí? Há algum livro de regras que determine que "é mitologia se for assim e assado" ?

A única regra é "Mitologia é a religião dos outros".

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

carlo escreveu:Ihhh cara! Sinceridade? Este pessoal aqui sabe ( eu inclusive) de cor e sorteado aonde cê quer chegar.Ocorre que esta estorinha que ocê fala, é tudo uma criação humana, Tudo!!! Tudo o que está à sua volta, fomos nós que criamos! Tudo! Sua crença, a história, a arte, a política, a religião, Tuuuudo!
Inté!!!!
Sinto muito cara!!!!!
Ateus não estão abertos a diálogos com teístas?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Ein?
É, não adianta dizer que não temos argumentos. Contra este tipo de contaminação não há antibiótico que funcione.
NEXT...
Porque não posso afirmar que voce pessoalmente não teve argumento. Porque voce não quer entrar num debate para mostrar como começou a mitologia judaica?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Se quer realmente estudar o assunto, leia o Épico de Gilgamesh. Leia a história dos deuses Tiamat e Marduk.

http://biblianua.vilabol.uol.com.br/gilgamesh.htm
Voce deve reconheçer e aceitar que gilgamesh era um personagem mitológico presente e não oculto como foi assim escrito no pentateuco hebraico.
Os judeus surgiram neste meio. Eram apenas uma tribo insignificante vivendo no quintal de povos poderosos, adotando sua língua e seus deuses.
Quem copiou de quem?
Realmente dos semitas apareceram divididos em muitos povos e muitos deles partiram para terras babilônicas segundo as escrituras sagradas dos hebreus.
Abraão um semita residia em Ur dos caldeus, uma cidade da babilônia onde os deuses eram adorados. É claro que voce não vai acreditar nos relatos bíblicos, mas até hoje não existem provas que os hebreus surgiram dos povos babilônicos. Se voce tiver algum documento histórico que comprova esta veracidade eu estarei aguardando.
Outra coisa que o Torá explica é que Abraão veio de uma geração monoteísta e tinha traço de seus antepassados. Nesta época os judeus ainda não existiam pois as tribos de israel ainda não existiam.
Todos no entanto eram apenas hebreus.
Sôbre a existência de Abraão temos várias fontes:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... stiu&meta=
Quem copiou de quem?
Os babilônios não porderiam ter copiado muito de suas mitologias dos livros sagrados judaicos?
Bom, seria um modo de analisar a questão. Pode ou não pode?
E daí? Há algum livro de regras que determine que "é mitologia se for assim e assado" ?
A única regra é "Mitologia é a religião dos outros".
Meu amigo vamos usar um raciocínio lógico, pois se um povo tem a visão e intenção de criar alguém mitológico este personagem com certeza precisa ser detalhado antes que o livro chegue ao seu fim. As regras estão dentro do próprio contexto. Se alguém cria uma mitologia e não apresenta este ser mitológico, então que regras seriam estas?
O épico de gilgamesh está escrito em tábuas de barro e explica sua mitologia bem esclarecida. Aliás todas elas apresentam e explicam seu deus mitológico.
Agora vamos analisar este texto: Gene 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Algumas perguntas:
1)Deus conversou com animal? Animal tem raciocínio para entender?
2) Porque está inimizade seria criada entre satanás e a mulher?
3) Porque esta inimizade entre a geração desta mulher?
4) Quem seria este descendente mitológico não apresentado na época para ferir a cabeça da serpente?

Volto na próxima. Abração a todos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Realmente dos semitas apareceram divididos em muitos povos e muitos deles partiram para terras babilônicas segundo as escrituras sagradas dos hebreus.
Abraão um semita residia em Ur dos caldeus, uma cidade da babilônia onde os deuses eram adorados. É claro que voce não vai acreditar nos relatos bíblicos, mas até hoje não existem provas que os hebreus surgiram dos povos babilônicos. Se voce tiver algum documento histórico que comprova esta veracidade eu estarei aguardando.

Judeus e caldeus eram parentes próximos, assim como são parentes dos árabes. São todos semitas.
Mas o detalhe que importa é que eles eram um povo insignificante vivendo na terra dos poderosos.
Claro que adotaram a língua e a cultura (e até os deuses) desses povos.
Erivelton escreveu:Outra coisa que o Torá explica é que Abraão veio de uma geração monoteísta e tinha traço de seus antepassados. Nesta época os judeus ainda não existiam pois as tribos de israel ainda não existiam.

O que a Bíblia ou Torá explica é que Abraão tinha um deus pessoal, o "Deus de Abraão", e o adotou como protetor. Depois ele resolveu que esse deus seria o deus de todos os judeus.
Erivelton escreveu:Sôbre a existência de Abraão temos várias fontes:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... stiu&meta=

Você deveria examinar os links que posta aqui:

http://www.espiritnet.com.br/Revistas/abraao.htm
Abraão existiu ?
Ele é chamado de patriarca por 3,2 bilhões de cristãos, muçulmanos e judeus. Mas novos estudos duvidam de sua existência. Que legado é esse que influencia metade do planeta há 4 mil anos ? Qual é o futuro dessa mensagem se ficar provado que seu criador jamais existiu ? O primeiro dos patriarcas bíblicos mudou para sempre o pensamento religioso da humanidade, ao introduzir a crença em um Deus único e onipresente. Tornou-se modelo de fé incondicional e da unidade entre os povos para seguidores do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. Saiba o que a ciência já descobriu a respeito do Abraão histórico. Por Maria Fernanda Vomero

http://samahell.wordpress.com/2008/02/2 ... o-existiu/
Tabuinhas de argila encontradas em cidades próximas ao rio Eufrates, onde na Antiguidade se localizava a Mesopotâmia e hoje estão a Síria e o Iraque, indicam que os eventos da vida de Abraão, presentes no relato bíblico, podem ter realmente acontecido, mas não necessariamente protagonizados por um único homem.[...]
Talvez historicamente não tenha existido um só Abraão, mas vários, que ajudaram a compor o Abraão bíblico.

Erivelton escreveu:
Quem copiou de quem?
Os babilônios não porderiam ter copiado muito de suas mitologias dos livros sagrados judaicos?

Não, já que seus mitos surgiram primeiro.
Erivelton escreveu:Meu amigo vamos usar um raciocínio lógico, pois se um povo tem a visão e intenção de criar alguém mitológico este personagem com certeza precisa ser detalhado antes que o livro chegue ao seu fim. As regras estão dentro do próprio contexto. Se alguém cria uma mitologia e não apresenta este ser mitológico, então que regras seriam estas?

Ninguém senta para criar uma mitologia. Ela vai surgindo aos poucos, ao longo das gerações, e um dia alguém a registra por escrito.
Erivelton escreveu:Algumas perguntas:
4) Quem seria este descendente mitológico não apresentado na época para ferir a cabeça da serpente?

É você que acredita nisto, portanto responda você.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Judeus e caldeus eram parentes próximos, assim como são parentes dos árabes. São todos semitas.
Mas o detalhe que importa é que eles eram um povo insignificante vivendo na terra dos poderosos.
Claro que adotaram a língua e a cultura (e até os deuses) desses povos.
Abraão não aceitava com a idéia de politeísmo. Ele era um semita entre os povos babilônicos.
O que a Bíblia ou Torá explica é que Abraão tinha um deus pessoal, o "Deus de Abraão", e o adotou como protetor. Depois ele resolveu que esse deus seria o deus de todos os judeus.
Este conhecimento de um único Deus veio de uma geração da família de Sem(semitas), filho de noé.
http://samahell.wordpress.com/2008/02/2 ... o-existiu/
Talvez historicamente não tenha existido um só Abraão, mas vários, que ajudaram a compor o Abraão bíblico.
Talvez não tenha existido não são provas e sim TALVEZ. Vamos aguardar pelas provas, enquanto isto vamos considerar e analisar as coisas conforme o que está escrito.
Não, já que seus mitos surgiram primeiro.
Onde estão as provas Fernando?
Ninguém senta para criar uma mitologia. Ela vai surgindo aos poucos, ao longo das gerações, e um dia alguém a registra por escrito.
Qual das mitogias que voce conheçe que o personagem principal ficou oculto dentro do próprio contexto?

Ué! voce não está num debate?
Respondeu tudo e ignorou as ultimas perguntas?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:O que a Bíblia ou Torá explica é que Abraão tinha um deus pessoal, o "Deus de Abraão", e o adotou como protetor. Depois ele resolveu que esse deus seria o deus de todos os judeus.
Este conhecimento de um único Deus veio de uma geração da família de Sem(semitas), filho de noé.

Segundo as lendas da Bíblia.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:http://samahell.wordpress.com/2008/02/2 ... o-existiu/
Talvez não tenha existido não são provas e sim TALVEZ. Vamos aguardar pelas provas, enquanto isto vamos considerar e analisar as coisas conforme o que está escrito.

Errado. Sem provas, por que acreditar num livro de mitologia?
Na dúvida, Peter Pan existiu?
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não, já que seus mitos surgiram primeiro.
Onde estão as provas Fernando?

Na arqueologia, que encontrou registros destas lendas muito mais antigos que a Bíblia.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Ninguém senta para criar uma mitologia. Ela vai surgindo aos poucos, ao longo das gerações, e um dia alguém a registra por escrito.
Qual das mitogias que voce conheçe que o personagem principal ficou oculto dentro do próprio contexto?

Não entendi.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Ué! voce não está num debate?
Respondeu tudo e ignorou as ultimas perguntas?

De que adianta eu responder a isto? Você já sabe que eu considero tudo como lenda.
Responda você e depois explique duas coisas:
-por que é verdade.
-o que as respostas têm a ver com o assunto.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Segundo as lendas da Bíblia.
Exatamente.
Errado. Sem provas, por que acreditar num livro de mitologia?
Não se trata de acreditar e sim analisar a questão conforme os escritos. Sem provas tudo pode ser verdade ou mentiras.
Na arqueologia, que encontrou registros destas lendas muito mais antigos que a Bíblia.
Fernando meu amigo eu entendi a sua posição ao analisar o contexto dos escritos mais antigos do mundo, mas isto não é provas de que a bíblia foi uma cópia de mitologias babilônicas. Voce acha que isto são provas?
Não entendi.
Não entendeu? Hummm!
Começo a perceber a enrolação.
Estamos falando do personagem oculto do torá.
O que o autor queria inspirar ao criar uma mitologia monoteísta ocultando um personagem poderoso se o próprio Deus único já seria o bastante para vencer todas as batalhas?
Estranha mitologia não acha?
De que adianta eu responder a isto? Você já sabe que eu considero tudo como lenda.
E porque responde algumas e outras não?
Não entendi sua colocação. Francamente!
Responda você e depois explique duas coisas:
Eu tenho certeza que voce tem alguma colococação a respeito do assunto.
-por que é verdade.
Não se trata de afirmar que é uma verdade. Estamos apenas estudando uma crença hebraica diferente de qualquer outra mitologia que existe. Em virtude disto pode ser verdade que o Deus dos hebreus realmente exista.[/quote]
-o que as respostas têm a ver com o assunto.
Condenar a bíblia para afirmamos com certeza que se trata de uma mitologia.
Abrí este tópico com a intenção de obter resultados satisfatório para declararmos os escritos do Torá como uma mitologia.
Vamos continuar examinando ou não vale a pena?
Na minha primeira postagem eu deixei bem claro que estaria querendo analisar a questão com quem entende de mitologia.
Voce já estudou todas as mitologias e comparou uma com as outras?

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis »

Eu não sei como vocês conseguem debater com o Erivelton, porque eu não entendo metade do que ele diz.

Esse lance de se a mulher é inimiga da serpente então não pode ser mitologia... alguém realmente entendeu esse argumento?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Pedro Reis escreveu:Eu não sei como vocês conseguem debater com o Erivelton, porque eu não entendo metade do que ele diz.
Esse lance de se a mulher é inimiga da serpente então não pode ser mitologia... alguém realmente entendeu esse argumento?
Pedro Reis voce ja já foi religioso, leu a bíblia ou sempre foi ateu?
É justamente isto que eu queria que alguém desse uma luz ao que entendeu ao pesquisar as escrituras sagradas hebraica.
Muita gente afirma que a serpente era um animal e como um animal ficaria inimigo de uma mulher e sua geração? Serpente entende, tem consciência inteligente para ser inimigo de alguém?
Entendeu minha colocação?
Até o ultimo escrito dos 5 livros do pentateuco não se fala mais nesta tal serpente inimiga.
Estranho não?

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Mestre,

Já é um grande avanço concordares que alguns deuses são mitológicos; sabes qual é o próximo passo?
p.s.:
Seu avatar antigo era bem mais legal.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Darkside

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:Estranho não?

Muito. Procure um psiquiatra e explique sua obsessão por serpente.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Serpente é símbolo fálico. :emoticon12:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Pedro Reis

Mensagem por Pedro Reis »

Erivelton,

Gênesis nos diz claramente que a mulher irá pisar na cobra quando sair para o campo, e que a cobra,
por sua vez, lhe picará no calcanhar.

Está mais do que claro que se refere a um animal, um réptil, porque qualquer outra coisa que você estiver imaginando não poderia ser pisada na cabeça por uma mulher e muito menos picar seu calcanhar.

Infelizmente colocaram essa cobra falando na bíblia. Isso não é problema meu, é problema de quem acredita.

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Podia ser uma minhoca!
Ou Bicho-de-pé.
Conheço uma mulher que foi picada por um Bicho-de-pé, no calcanhar! :emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Muita gente afirma que a serpente era um animal e como um animal ficaria inimigo de uma mulher e sua geração? Serpente entende, tem consciência inteligente para ser inimigo de alguém?

E a mula de Balaão? Ela também falava. Como ficamos?
Erivelton escreveu:Entendeu minha colocação?
Até o ultimo escrito dos 5 livros do pentateuco não se fala mais nesta tal serpente inimiga.
Estranho não?

Não é estranho. Um personagem não precisa aparecer várias vezes numa lenda. Noé e Lot também só aparecem no Gênesis e depois somem.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Errado. Sem provas, por que acreditar num livro de mitologia?
Não se trata de acreditar e sim analisar a questão conforme os escritos. Sem provas tudo pode ser verdade ou mentiras.

Principalmente aquilo que parece mentira, como a Bíblia e o Peter Pan.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Na arqueologia, que encontrou registros destas lendas muito mais antigos que a Bíblia.
Fernando meu amigo eu entendi a sua posição ao analisar o contexto dos escritos mais antigos do mundo, mas isto não é provas de que a bíblia foi uma cópia de mitologias babilônicas. Voce acha que isto são provas?

Se um povo mais novo conta as mesmas lendas que um povo muito mais antigo, a conclusão de uma pessoa sensata é que o povo mais novo copiou do antigo.
Até prova em contrário, ficamos com a conclusão sensata.
Erivelton escreveu:O que o autor queria inspirar ao criar uma mitologia monoteísta ocultando um personagem poderoso se o próprio Deus único já seria o bastante para vencer todas as batalhas?
Estranha mitologia não acha?

Sim. A Bíblia é muito estranha. Mas tem gente que a leva a sério.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:De que adianta eu responder a isto? Você já sabe que eu considero tudo como lenda.
E porque responde algumas e outras não?
Não entendi sua colocação. Francamente!

Porque algumas eu ainda posso tentar usar a razão, outras não.
Erivelton escreveu:Não se trata de afirmar que é uma verdade. Estamos apenas estudando uma crença hebraica diferente de qualquer outra mitologia que existe. Em virtude disto pode ser verdade que o Deus dos hebreus realmente exista.

Baseado neste raciocínio, o deus Bumba, que vomitou a Terra, pode realmente existir, já que é diferente de todas as outras mitologias.
Erivelton escreveu:Voce já estudou todas as mitologias e comparou uma com as outras?

Já estudei muitas, mas não com o propósito de encontrar uma que fosse verdade.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lordakner escreveu:Mestre,
Já é um grande avanço concordares que alguns deuses são mitológicos; sabes qual é o próximo passo?
p.s.:
Seu avatar antigo era bem mais legal.
Então voce concordou com meu novo avatar, pois já é um grande avanço as escrituras não acreditar em deuses. Veja só:
Deuteronômio 4:28 E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. :emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:
Erivelton escreveu:Estranho não?

Muito. Procure um psiquiatra e explique sua obsessão por serpente.
Levantou aplausos da platéia :emoticon14: Parabéns!

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Pedro Reis escreveu:Erivelton,
Gênesis nos diz claramente que a mulher irá pisar na cobra quando sair para o campo, e que a cobra,
por sua vez, lhe picará no calcanhar.
Está mais do que claro que se refere a um animal, um réptil, porque qualquer outra coisa que você estiver imaginando não poderia ser pisada na cabeça por uma mulher e muito menos picar seu calcanhar.
Infelizmente colocaram essa cobra falando na bíblia. Isso não é problema meu, é problema de quem acredita.
Nem os maiores teólogos do mundo conseguem explicar o que realmente significa o verdadeiro sentido da serpente ter surgido nesta história do Édem. Sabe-se que o autor que escreveu sôbre este paraíso no Jardim usou expressões em sentido figurado e aquela serpente pode não ter sido um animal. O próprio diabo é comparado a uma serpente conforme o apocalipse. Leia:
Apocalipse 20:2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
Esta comparação de metáfora pode ser compreendido quando o Torá diz que abriram os olhos de ambos e perceberam que estavam nus. Eles eram cêgos para saberem que estavam nus?
Este povo semítico tinha uma cultura de usar a natureza como símbolo para esclarecer seus ideais.
Os cristãos em sua maioria consideram era serpente como o DIABO SATANÁS.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:E a mula de Balaão? Ela também falava. Como ficamos?
Mula ou qualquer outro animal fala?
Só por um milagre de Deus estes bichos podem ser usado para falar. A serpente no paraíso também pode ter sido usado para falr, mas se entende que aquela serpente era o próprio satanás conforme argumentei.
Se voce ler a bíblia de uma forma bem compreensiva entenderá que a jumenta pode ter falado num momento de visão ao personagem Balaão.
Após ter conversado com ela Deus tirou Balaão do seu incosciente e disse:
28 Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
29 E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 [color=#FF0000]Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão
, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.[/color]
Abriu os olhos de Balão é outra expressão em sentido figurativo. A mula pode não ter falado realmente e se falou só Deus pode fazer isto.
Não é estranho. Um personagem não precisa aparecer várias vezes numa lenda. Noé e Lot também só aparecem no Gênesis e depois somem.
Realmente voce mudou da água para o vinho e agora interpreta a bíblia toda de cabeça para baixo. Eu gostaria de saber que grave aconteceu com isto para tomar esta atitude inversora.
A história de ló é completamente diferente do personagem de Gênesis. Ló apareceu na história e o personagem de Gênesis nunca apareceu.
Não adianta fernando, voce estará sempre entrando em ritmo inverso a verdade bíblica.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Principalmente aquilo que parece mentira, como a Bíblia e o Peter Pan.
Exatamente, cada macaco no seu galho.
Se um povo mais novo conta as mesmas lendas que um povo muito mais antigo, a conclusão de uma pessoa sensata é que o povo mais novo copiou do antigo.
Até prova em contrário, ficamos com a conclusão sensata.
Os babilônicos possuem um personagem oculto que não se revelou em sua história?
Sim. A Bíblia é muito estranha. Mas tem gente que a leva a sério.
É levado a sério, pois mitologia não oculta seus deuses.
Baseado neste raciocínio, o deus Bumba, que vomitou a Terra, pode realmente existir, já que é diferente de todas as outras mitologias.
Eu ainda te respondo porque muitos podem pensar que suas conclusões sejam lógicas puras.
Nenhuma mitologia como já falei tem um personagem de deus oculto.
Já estudei muitas, mas não com o propósito de encontrar uma que fosse verdade.
Existe uma grande diferença da religião judaica para qualquer outra mitologia. Quem estuda mitologia sabe disto.
É estranho os judeus ocultarem um personagem para um povo que posterormente sequer entenderia o relato da sua expressão.

Trancado