Gilghamesh escreveu:Ei, Aknatom
Mas...
Já tá fugindo pela tangente zigfiu?
Eu Quero saber é dos rituais mágicos praticados pelos budistas, que vc mesmo afirmou praticar!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Aí Gilga,
não falei que eram rituais mágicos, quem falou em rituais mágicos foi o Flavio. Falei que pratico um ritual. Mas não vamos nos ater as palavras, vamos explicar o que vc quer saber.
O objetivo final do budismo é permitir a todas as pessoas manifestar o estado de Buda que todos tem adormecido dentro de si, ensinando a prática que faz com que esta natureza desperte.
A prática para manifestar a raiva é simples: basta agir com agressividade.
A prática para ser triste é simples: basta ser pessimista.
A prática para ter conhecimento é simples: basta estudar.
A prática para ter momentos de alegria é simples: basta procurar diversão.
Mas e a prática para sentir prazer por estar vivo, a prática para manifestar o estado de Buda, qual é? Também é uma prática simples, é a prática da lei da vida, é praticar e fortalecer a visão do mundo e da vida como eles realmente são, sem distorções. E qual a forma correta da viver, como a vida realmente deve ser vivida? Essa resposta é dada através do princípio filosófico Nam-Myoho-Rengue-Kyo (pronunciasse com todas as sílabas tônicas, e o H com som de R).
A frase Nam-Myoho-Rengue-Kyo possui uma grande quantidade de significados, já que é uma frase chinesa e suas palavras individualmente possuem vários significados. Vou explicar uma das traduções possíveis, que expressa a prática do budismo.
Nam significa unir-se, entrar em harmonia, respeitar, ir lado a lado.
Myoho é a Lei da Vida, é a manifestação da vida que existe em todas as pessoas, em todos os animais, em todos os seres. Literalmente Myo tem diversos significados, como invisível e sem explicação. Ho tem outros significados como visível e explicável. Juntos, são uma referência direta a vida que possui vários aspectos complementares. Nossos pensamentos são invisíveis, e nossa capacidade de raciocinar é inexplicável, apesar das expressões que podemos formar no nosso rosto ser visível e do mecanismo que as forma ser explicável. Usando uma das coisas discutidas bastante em outros tópicos do Forum, o cérebro é Ho e a mente é Myo.
Rengue significa literalmente flor de lotus. Sim boliza a lei de causa e efeito que diferente da lei de causa e efeito espírita, onde a ação no presente corresponde a um efeito no futuro, é como o lótus que possui flor e semente no mesmo momento. No exato momento que respondemos a uma situação com uma causa assocviada a um estado de vida, temos como efeito a manifestação deste estado de vida. Causa é aquilo que controlamos, e efeito aquilo que não controlamos. Ambos formam o nosso ser, nossa realidade interior.
Kyo significa todas os pensamentos, palavras e atitudes que constroem o nosso momento presente e futuro, todas as escolhas que fazemos que determinam como o próximo instante vai se abrir diante de nós. Kyo significa ação.
A frase Nam-Myoho-Rengue-Kyo portanto significa de forma simplificada: Vou agir em harmonia com a Lei da Vida, que se manifesta através da Lei de Causa e efeito, com todos os meus pensamentos, palavras e ações. Traduzindo de forma mais simples ainda: Respeito à vida a cada momento. Agir de acordo com o princípio filosófico do Nam-Myoho-Rengue-Kyo é respeitar a dignidade inerente da vida. Qualquer vida é digna, qualquer vida tem o potencial para manifestar as características do Buda, portanto respeitá-la é uma atitude fundamental.
A prática desta lei faz surgir na nossa vida todas as características do Buda, mencionadas anteriormente: coragem, determinação, energia, força de vontade, equilíbrio e alegria simplesmente por estar vivo. Um dos motivos pelos quais isso funciona é que nossa mente subconsciente não diferencia eu/outra pessoa, eu/você. Quando agimos respeitando os outros, para nossa mente subconsciente estamos respeitando a nós mesmos, valorizando aquilo que possuímos de melhor em nós, então permitimos que essas características despertem.
A princípio pode até parecer fácil que uma atitude consciente, uma determinação forte, faça com que nós passemos a agir de acordo com essa lei. Só que nossa vida não para pra mudarmos o rumo dela. A decisão tem de ser feita e as ações devem ser tomadas no meio dos nossos sofrimentos, no meio dos conflitos, no meio dos problemas, literalmente “no olho do furacão”. A força de vontade que no princípio foi forte geralmente acaba vencida pelos problemas ou pela monotonia do dia a dia. Nessa parte que entra o ritual, que é como um exercício diário. Se for definir usando uam terminologia budista, o que praticamos é uma meditação com mantras. A diferença é que geralmente mantras não tem significados, enquanto Nam-Myoho-Rengue-Kyo possui significado.
Para evitar que a decisão inicial se enfraqueça, fazemos a prática da recitação diária do Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Sentamos de forma digna, juntamos nossas mãos em sinal de respeito, respeito à dignidade inerente da vida, e por um determinado tempo que pode ser 5 minutos, 10 minutos, o tempo que for decidido individualmente, recitamos seguidamente o Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
A decisão de se tornar uma pessoa melhor, de superar as dificuldades, de agir a partir da visão correta da vida, junto com a recitação diária do Nam-Myoho-Rengue-Kyo faz com que dia após dia, momento após momento, nossa vida seja direcionada para o estado de Buda.
A recitação em voz alta deste princípio filosófico faz com que aos poucos nossos pensamentos e nossas ações sejam direcionados para as atitudes que obedecem à realidade da vida. Assim como reclamar torna a tarefa mais pesada, contar piadas torna a vida mais leve e cantar uma música faz com manifestamos em nosso coração, em nossas palavras e em nossas atitudes a realidade expressa na canção, a recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo faz com que tudo que fazemos seja no sentido de manifestar o estado de Buda na nossa vida.
Quando despertamos o estado de Buda em nossa vida manifestamos todo o nosso potencial para ser feliz. Manifestamos tudo aquilo que precisamos para nos tornar pessoas felizes e fazermos com que aqueles que estão a nossa volta, nossos familiares e amigos, sejam também pessoas felizes.
Através da manifestação da natureza de Buda em nossa própria vida, neste exato momento, com este rosto, este corpo, este cabelo, esta voz, exatamente como somos, nós nos tornamos capazes de solucionar qualquer problema que exista ou apareça em nossas vidas. A partir disso escapamos do ciclo de sofrimento no qual nos encontramos e entramos num ciclo positivo, onde vamos construir uma vida melhor e progredir infinitamente.