Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Menos de 0,027% dos alunos conseguem ter media maior que 5. Isso demonstra que, mesmo o estado de São Paulo sendo um dos mais ricos do país, o governo estadual não se importa com a questão de ensino público.
Segue a lista das 573 escolas estaduais e suas avaliações
http://media.folha.uol.com.br/cotidiano ... ensino.pdf
Segue a lista das 573 escolas estaduais e suas avaliações
http://media.folha.uol.com.br/cotidiano ... ensino.pdf
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Se o governador de SP (que nem vou perder tempo citando o nome...) conseguiu isso com SP, imaginem coom o país inteiro!
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- berehulka
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Li na Veja ontem, uma reportagem que tratava sobre o ensino muito interessante!
Lá mostrava que, nas classes média e alta, o aluno tem medo da reprovação! Seja por castigos em casa, ou mesmo pelo desnivelamento que isso acarretará em relação a colegas.
Enfim, esses alunos, incutidos nessa "cultura", estuda e tentam ao máximo evitar o pior (a reprovação).
Já nas classes mais baixas, não há isso... há sim, pro aluno, um "tanto faz" em relação a ser ou não aprovado! E, logicamente, com constantes repetencias, há uma crescente evasão escolar!
Por isso, estão estudando o fim da reprovação! Não apenas para se evitar a evasão, mas porque recentes pesquisas mostrara que: aqueles alunos que passaram sem saber o suficiente, aprenderam muito mais na sequencia (e tiveram uma evolução intelectual maior) do que aqueles que reprovaram com o mesmo baixo nível de aprendizado.
O ruim disso é que, nas classes mais altas, tiraria o "incentivo" para se estudar, que muitas vezes são esses "castigos", formando alunos mais despreparados e descompromissados.
É uma faca de dois gumes!
Enfim.. probelma no ensino não é exclusividade de São paulo... mas está muito além da questão exclusive do ensino!!! passa pela questão social e financeira tb....
É um probelma crônico do Brasil!
Lá mostrava que, nas classes média e alta, o aluno tem medo da reprovação! Seja por castigos em casa, ou mesmo pelo desnivelamento que isso acarretará em relação a colegas.
Enfim, esses alunos, incutidos nessa "cultura", estuda e tentam ao máximo evitar o pior (a reprovação).
Já nas classes mais baixas, não há isso... há sim, pro aluno, um "tanto faz" em relação a ser ou não aprovado! E, logicamente, com constantes repetencias, há uma crescente evasão escolar!
Por isso, estão estudando o fim da reprovação! Não apenas para se evitar a evasão, mas porque recentes pesquisas mostrara que: aqueles alunos que passaram sem saber o suficiente, aprenderam muito mais na sequencia (e tiveram uma evolução intelectual maior) do que aqueles que reprovaram com o mesmo baixo nível de aprendizado.
O ruim disso é que, nas classes mais altas, tiraria o "incentivo" para se estudar, que muitas vezes são esses "castigos", formando alunos mais despreparados e descompromissados.
É uma faca de dois gumes!
Enfim.. probelma no ensino não é exclusividade de São paulo... mas está muito além da questão exclusive do ensino!!! passa pela questão social e financeira tb....
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“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”. - Stephen Hawking
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
berehulka escreveu:...Por isso, estão estudando o fim da reprovação! Não apenas para se evitar a evasão, mas porque recentes pesquisas mostrara que: aqueles alunos que passaram sem saber o suficiente, aprenderam muito mais na sequencia (e tiveram uma evolução intelectual maior) do que aqueles que reprovaram com o mesmo baixo nível de aprendizado.
Gostaria muito de saber como ensinar equações de segundo grau à um aluno que não sabe as de primeiro grau, não sabe raiz quadrada e tem dificuldades com divisão.
Português então...
Cálculo estequiométrico, MCU, MUV e etc...
berehulka escreveu:O ruim disso é que, nas classes mais altas, tiraria o "incentivo" para se estudar, que muitas vezes são esses "castigos", formando alunos mais despreparados e descompromissados.
Não, o ruim disso é que o Alcoolenmin já fez isso e foi um desastre nas escolas federais. Minha filha estudava em escola municipal na época e virou professora destes idiotinhas.
berehulka escreveu:É uma faca de dois gumes!
Novamente, não. É jogar para a sociedade a responsabilidade do freacasso da qualidade de ensino.
berehulka escreveu:Enfim.. problema no ensino não é exclusividade de São paulo...
Sim, principalmente levando em conta que é o estado mais rico e deveria dar o exemplo.
Só falta agora dizer que deveriam fazer isso na faculdade também.
Cara, é o seguinte, se os alunos estão repetindo de ano e você dizer que é um problema social que está causando isso e então que se deve investir em fazer com que estes vagabundinhos e pais de vagabundinhos entendam que o estudo é uma coisa séria, é uma coisa. Agora, mistura-se tudo na mesma panela, tanto o aluno que tem certa dificuldade de aprendizado por motivos diversos como constantes mudanças de escola, de professor e etc como os que ficam vagabundeando pelas ruas, fumando craque, maconha e etc. Daí teremos excelentes candidatos à faculdade. Se bem que isso é uma vantagem que permaneça assim, afinal, quer método mais eficaz de impedir que pobres frequentem universidades publicas?
Eu não conheço!
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- berehulka
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Vc tem razão em muito do que escreveu!
Eu tb discordo de muito da matéria, só lancei o que li...
De fato, faz sentido a pesquisa mostrar que os alunos que passaram com défcit de aprendizado aprenderam (e evoluiram) mais do que os que reprovaram com o mesmo défcit!!!
Afinal, mais interesasados, aprenderam assuntos novos e acabaram assimilando muito do que não assimilarama nteriormente na marra!
É dissoq eu me referi à faca de dois gumes... faz sentido, ams não é pra todos.. não é um resultado universal!
Existem alunos e alunos... existem defcits de aprendizado e deficts....
As vezes é pura vagabundagem, às vezes é dificuldade de assimilação!
O vagabundo com certeza, no tranco e na marra vai aprender, mesmo o que ficou pra traz e é pré-requisito... mas o aluno com sérias dificuldades, com certeza vai as acumulando como uma bola de neve! E vai ser um aluno medíocrte, um universitário mediocre (se conseguir ingressar na faculdade) e um profissional mediocre.
É um assunto delicado!
Eu tb discordo de muito da matéria, só lancei o que li...
De fato, faz sentido a pesquisa mostrar que os alunos que passaram com défcit de aprendizado aprenderam (e evoluiram) mais do que os que reprovaram com o mesmo défcit!!!
Afinal, mais interesasados, aprenderam assuntos novos e acabaram assimilando muito do que não assimilarama nteriormente na marra!
É dissoq eu me referi à faca de dois gumes... faz sentido, ams não é pra todos.. não é um resultado universal!
Existem alunos e alunos... existem defcits de aprendizado e deficts....
As vezes é pura vagabundagem, às vezes é dificuldade de assimilação!
O vagabundo com certeza, no tranco e na marra vai aprender, mesmo o que ficou pra traz e é pré-requisito... mas o aluno com sérias dificuldades, com certeza vai as acumulando como uma bola de neve! E vai ser um aluno medíocrte, um universitário mediocre (se conseguir ingressar na faculdade) e um profissional mediocre.
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Outra coisa que andei pensando. É muito diferente deixar passar um aluno com média 4,5 ou por aí e ter uma "DP depois do que passar até os que tiram nota abaixo de 5 na maioria das matérias. Eu mesmo nunca fui um aluno de tirar notas acima de 7 e fui aprender mesmo quando entrei na escola técnica e tive interesse em aprender. Se o aluno não é estimulado a estudar e ainda por cima os pais jogam-no na frente da Xuxa e outras bostas de programação, aí piorou.
Acho que as escolas deveriam, antes de mais nada, antes de começar o ano letivo, se reunirem-se com os pais e explicar tudo isso.
Acho que as escolas deveriam, antes de mais nada, antes de começar o ano letivo, se reunirem-se com os pais e explicar tudo isso.
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- Apo
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Assim, a gente acaba de vez com a universidade pública, e voltamos a ter 100% de apartheid!
Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
PARA ONDE VAMOS????
Assim, a gente acaba de vez com a universidade pública, e voltamos a ter 100% de apartheid!
Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
PARA ONDE VAMOS????
- berehulka
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Tem toda razão, Apo... tem toda razão!
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olham antes de atravessar a rua”. - Stephen Hawking
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Apo escreveu:Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Desde que não se aprove e dê o diploma, não vejo problema nisso AINDA...
Apo escreveu:Assim, a gente acaba de vez com a universidade pública, e voltamos a ter 100% de apartheid!
Acho que a idéia dos neoliberais é exatamente esta...
Apo escreveu:Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
Não querida, a burguesia vai dar um jeito de aprovar o ensino doméstico e permitir um vestibular nacional de classificação e capacitação.[/quote]
Apo escreveu:PARA ONDE VAMOS????
Vamos não, estamos indo...
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
A coisa gira em torno de grana, filhos.
Pra que o Estado tenha verba, eles precisam mostrar que estão abrinda mais vagas. Como conseguem essas vagas? Aprovando os alunos mesmo que eles não saibam nada x nada. E o dinheirinho vai continuar a entrar no bolsinho do mardito careca.
Isso sem falar que, quanto mais burro o povo, mais facil de manipular. Vide as igrejas evangélicas.
Pra que o Estado tenha verba, eles precisam mostrar que estão abrinda mais vagas. Como conseguem essas vagas? Aprovando os alunos mesmo que eles não saibam nada x nada. E o dinheirinho vai continuar a entrar no bolsinho do mardito careca.
Isso sem falar que, quanto mais burro o povo, mais facil de manipular. Vide as igrejas evangélicas.
- Apo
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Desde que não se aprove e dê o diploma, não vejo problema nisso AINDA...
Como assim? É só para ganhar voto e transformar o povo numa massa de ignorantes! Enquanto isto, os estudantes que se matam estudando, são excluídos com notas muito superiores aos que entram pela porta dos fundos! Veja, para um adolescente perder 1 ano por causa de uma política destas é um crime.
Apo escreveu:Assim, a gente acaba de vez com a universidade pública, e voltamos a ter 100% de apartheid!
Acho que a idéia dos neoliberais é exatamente esta...
Eles querem votos. Como a maioria é de gente vagabunda querendo um naco no faz de conta de se sentir "inserido", isto será cada vez mais uma forma de aliciamento.
Apo escreveu:Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
Não querida, a burguesia vai dar um jeito de aprovar o ensino doméstico e permitir um vestibular nacional de classificação e capacitação.
Não entendi. Que ensino doméstico? A meninada não quer estudar em casa como príncipes em castelo, não. E nem seus pais querem isto.
Sou a favor de acabar com vestibulares e de análise de histórico escolar profundo, com entrevistas pessoais, na chincha! É assim nos países desenvolvidos.
Apo escreveu:PARA ONDE VAMOS????
Vamos não, estamos indo...
É. E petralhas fogem de colocar seus filhos em escola pública. Pelo menos os que podem... os demais se agarram nas cotas depois.
Ainda bem que posso mandar a minha estudar onde ela ainda possa fugir da mediocridade reinante.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Desde que não se aprove e dê o diploma, não vejo problema nisso AINDA...
Como assim? É só para ganhar voto e transformar o povo numa massa de ignorantes! Enquanto isto, os estudantes que se matam estudando, são excluídos com notas muito superiores aos que entram pela porta dos fundos! Veja, para um adolescente perder 1 ano por causa de uma política destas é um crime.
Não entendeu não é. Vou explicar. Se for para deixar entrar, não deixar passar à tora e à direita e AINDA garantir as vagas para quem de mérito, não vejo problemas AINDA...
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Assim, a gente acaba de vez com a universidade pública, e voltamos a ter 100% de apartheid!
Acho que a idéia dos neoliberais é exatamente esta...
Eles querem votos. Como a maioria é de gente vagabunda querendo um naco no faz de conta de se sentir "inserido", isto será cada vez mais uma forma de aliciamento.
Correto!
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
Não querida, a burguesia vai dar um jeito de aprovar o ensino doméstico e permitir um vestibular nacional de classificação e capacitação.
Não entendi. Que ensino doméstico? A meninada não quer estudar em casa como príncipes em castelo, não. E nem seus pais querem isto.
Será uma opção APO. O que você escolheria se pudesse? Contratar professores particulares a ensinar seu filho em casa e garantir à ele uma niversidade honrosa, ou "misturá-lo com os fumeirinhos e delinquentezinhos de média 3 a 4?
Apo escreveu:Sou a favor de acabar com vestibulares e de análise de histórico escolar profundo, com entrevistas pessoais, na chincha! É assim nos países desenvolvidos.
Hammmm, não sei se isso funcionaria aqui ou melhor, do jeito que está, sobrariam vagas nas universidades...
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:PARA ONDE VAMOS????
Vamos não, estamos indo...
É. E petralhas fogem de colocar seus filhos em escola pública. Pelo menos os que podem... os demais se agarram nas cotas depois.
Ainda bem que posso mandar a minha estudar onde ela ainda possa fugir da mediocridade reinante.
Ah tá. você está insinuando que o pessoal do PSDB e DEM não fazem isso? Você leu o título do tópico APO?
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
95% dos estudantes de SP terminam o ensino médio sem dominar matemática
Resultados da avaliação estadual de alunos foram divulgados nesta quinta-feira.
Nas questões de língua portuguesa os alunos apresentaram avanços.
Dados do Saresp 2007 apontam que 95% dos estudantes de ensino médio não dominam matemática (Foto: Editoria de Arte/G1)
saiba mais
Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 apontam que 95,7% dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de educação não têm domínio sobre o conteúdo de matemática. Os resultados mostram que 71% desses estudantes estão com notas abaixo do nível básico - o mínimo exigido na avaliação.
Os resultados da avaliação de 5.207 escolas do estado foram divulgados nesta quinta-feira (13) e preocupam a secretaria de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que anunciou um plano emergencial de intervenção nas cem escolas com os piores resultados e também na recuperação intensiva desses estudantes para tentar reverter o quadro.
"Os resultados de matemática para os alunos do ensino médio estão muito insatisfatórios e extremamente preocupantes. Eles refletem um processo ruim que vem desde a 4ª série do ensino fundamental e mostram que os alunos não têm domínio das quatro operações de matemática, não conseguem resolver questões simples de aritimética", disse a secretária estadual de Educação, Maria Helena.
Segundo Maria Helena, a partir do dia 2 de abril as escolas vão começar o processo de recuperação (reforço paralelo) com prioridade voltada para o ensino de português e matemática. Além disso, a secretaria também vai preparar cursos para capacitação intensiva dos professores que ensinam matemática na rede pública.
Maria Helena reconhece que o caminho dos estudantes na matemática não está bom. "O resultado é ruim e não é de hoje. Isso está assim há muitos anos. O que está errado precisa ser corrigido e estamos pensando ações para melhorar o desempenho dos estudantes. Vamos pensar algo parecido com o programa Ler e Escrever, que ajudou no desempenho dos estudantes em língua portuguesa", disse.
As escolas e os estudantes podem consultar o boletim de desempenho pela internet, no site da secretaria. É preciso informar a coordenadoria de ensino, o nome da escola e o município. Clique nos links abaixo para fazer a consulta:
Boletim para 4ª, 6ª, 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio
Boletim para 1ª e 2ª séries do ensino fundamental
Avanço na língua portuguesa
Ao contrário do resultado desastroso em matemática, os resultados do Saresp mostram um avanço significativo dos alunos de todas as séries nas questões de língua portuguesa quando comparados com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005, avaliação aplicada pelo Governo federal.
A média dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, por exemplo, passou de 178 (nota do Saeb 2005) para 187 (nota do Saresp 2007). "Esse acréscimo de dez pontos na avaliação é um avanço muito significativo. Não é ainda o que desejamos, mas é um excelente resultado e mostra que estamos cada vez melhores em língua portugesa", afirmou a secretária.
Já para os estudantes da 8ª série do ensino fundamental, a média saltou de 228 para 243 pontos e os alunos do 3ª ano saltaram de 254 pontos para 263. De acordo com os resultados, os estudantes da 6ª série tiveram média 210,4 mas não é possível fazer comparação porque o Saeb não avalia esta série de alunos.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular ... 04,00.html
Resultados da avaliação estadual de alunos foram divulgados nesta quinta-feira.
Nas questões de língua portuguesa os alunos apresentaram avanços.
Dados do Saresp 2007 apontam que 95% dos estudantes de ensino médio não dominam matemática (Foto: Editoria de Arte/G1)
saiba mais
Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 apontam que 95,7% dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de educação não têm domínio sobre o conteúdo de matemática. Os resultados mostram que 71% desses estudantes estão com notas abaixo do nível básico - o mínimo exigido na avaliação.
Os resultados da avaliação de 5.207 escolas do estado foram divulgados nesta quinta-feira (13) e preocupam a secretaria de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que anunciou um plano emergencial de intervenção nas cem escolas com os piores resultados e também na recuperação intensiva desses estudantes para tentar reverter o quadro.
"Os resultados de matemática para os alunos do ensino médio estão muito insatisfatórios e extremamente preocupantes. Eles refletem um processo ruim que vem desde a 4ª série do ensino fundamental e mostram que os alunos não têm domínio das quatro operações de matemática, não conseguem resolver questões simples de aritimética", disse a secretária estadual de Educação, Maria Helena.
Segundo Maria Helena, a partir do dia 2 de abril as escolas vão começar o processo de recuperação (reforço paralelo) com prioridade voltada para o ensino de português e matemática. Além disso, a secretaria também vai preparar cursos para capacitação intensiva dos professores que ensinam matemática na rede pública.
Maria Helena reconhece que o caminho dos estudantes na matemática não está bom. "O resultado é ruim e não é de hoje. Isso está assim há muitos anos. O que está errado precisa ser corrigido e estamos pensando ações para melhorar o desempenho dos estudantes. Vamos pensar algo parecido com o programa Ler e Escrever, que ajudou no desempenho dos estudantes em língua portuguesa", disse.
As escolas e os estudantes podem consultar o boletim de desempenho pela internet, no site da secretaria. É preciso informar a coordenadoria de ensino, o nome da escola e o município. Clique nos links abaixo para fazer a consulta:
Boletim para 4ª, 6ª, 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio
Boletim para 1ª e 2ª séries do ensino fundamental
Avanço na língua portuguesa
Ao contrário do resultado desastroso em matemática, os resultados do Saresp mostram um avanço significativo dos alunos de todas as séries nas questões de língua portuguesa quando comparados com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005, avaliação aplicada pelo Governo federal.
A média dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, por exemplo, passou de 178 (nota do Saeb 2005) para 187 (nota do Saresp 2007). "Esse acréscimo de dez pontos na avaliação é um avanço muito significativo. Não é ainda o que desejamos, mas é um excelente resultado e mostra que estamos cada vez melhores em língua portugesa", afirmou a secretária.
Já para os estudantes da 8ª série do ensino fundamental, a média saltou de 228 para 243 pontos e os alunos do 3ª ano saltaram de 254 pontos para 263. De acordo com os resultados, os estudantes da 6ª série tiveram média 210,4 mas não é possível fazer comparação porque o Saeb não avalia esta série de alunos.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular ... 04,00.html
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- Apo
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Sempre que novos números de metas e objetivos da rede de ensino público vêm a baila, mais chocada eu fico!
No meu tempo de ensino fundamental ( há 40 anos atrás) a média mínima para o aluno não pegar recuperação e não repetir ( pois a recuperação também exigia a mesma média) era 7.
Mas tirar 7 era para aluno relapso! O cara ficava mal visto em sala, pelos professores e os pais pagavam até professor particular!
SETE e não 6,9 ( isto aqui era nota vermelha no boletim ).
Isto foi assim durante todos os meus anos de estudo, da primeira série até os 2 pós graduação!
Agora, colégio que é considerado de excelente nível tolera média 6 ( SEIS )! Sendo que a maioria dos colégios brasileiros está trabalhando com média 5 ou 4!!!
QUATRO! Ou seja, o aluno precisa saber apenas menos da metade do conteúdo!!! E se não conseguir, as recuperações são ridículas! Os professores passam qualquer um!
E PIOR: os alunos que tiram 4 ou 6 se acham o máximo e chamam os que querem tirar mais de 8 de CDF!
No meu tempo, CDF era aquele que tirara 10 em cima de 10 ( estes raros que gabaritam provas de concursos ainda hoje, inclusive Vestibulares).
Agora imaginem 40% de quase nada! As escolas públicas além de darem conteúdo truncado, sem continuidade, com professores de má vontade ou ganhando mal, em condições miseráveis de estrutura física, matérias com erros bisonhos e viés ideológico, ainda fazem greves e têm material desviado!
Estava vendo uma reportagem estes dias na tv sobre o que se espera de alunos da rede pública como mínimo ( e os padrões nacionais de expectativa são abaixo do mínimo mesmo!) nunca é alcançado.
Por exemplo, se esperam que os alunos acertem numa provinha tida como fácil ( 20 questões ) que acertem 5 questões, eles acertam menos de 1! Alguns não acertam coisa alguma!
E cada vez mais fica-se proibindo de apontar erros ( pois isto traumatizaria as pobres crianças ), não pode repetiro ano ( pois isto atrasa a vida da pobre criança que pode ficar traumatizada pro resto da vida e perante os colegas ) e tem que dar um jeitinho de passar ela pra frente se for muito problemática ( pois ninguém quer pegar a bomba e é melhor passar a mão na cabeça do que aguentar os pais frustrados ou que ainda vão punir o filho porque não querem filho-problema ).
Depois deste panorama hediondo, criam-se as cotas e enfiam estes abortos intelectuais para dentro das portas acadêmicas!
Mentira que eles vencem os desafios dentro da Universidade. Estive conversando com professores num grupo pela internet e o que me disseram é que eles ficam perdidos porque não têm base mínima para enfrentar discussões, propor inovações, fazer pesquisa ( ou consulta ), acompanhar o nível dos demais ( que já não é esta maravilha toda muitas vezes...)...ou cansam do ritmo e desistem.
E a vaga ( tão desejada por alunos mais dedicados e com melhores condições) fica lá...fazendo parte apenas de números estatísticos em pesquisas de governo!
VIVA O BRASIL!!!!
No meu tempo de ensino fundamental ( há 40 anos atrás) a média mínima para o aluno não pegar recuperação e não repetir ( pois a recuperação também exigia a mesma média) era 7.
Mas tirar 7 era para aluno relapso! O cara ficava mal visto em sala, pelos professores e os pais pagavam até professor particular!
SETE e não 6,9 ( isto aqui era nota vermelha no boletim ).
Isto foi assim durante todos os meus anos de estudo, da primeira série até os 2 pós graduação!
Agora, colégio que é considerado de excelente nível tolera média 6 ( SEIS )! Sendo que a maioria dos colégios brasileiros está trabalhando com média 5 ou 4!!!
QUATRO! Ou seja, o aluno precisa saber apenas menos da metade do conteúdo!!! E se não conseguir, as recuperações são ridículas! Os professores passam qualquer um!
E PIOR: os alunos que tiram 4 ou 6 se acham o máximo e chamam os que querem tirar mais de 8 de CDF!
No meu tempo, CDF era aquele que tirara 10 em cima de 10 ( estes raros que gabaritam provas de concursos ainda hoje, inclusive Vestibulares).
Agora imaginem 40% de quase nada! As escolas públicas além de darem conteúdo truncado, sem continuidade, com professores de má vontade ou ganhando mal, em condições miseráveis de estrutura física, matérias com erros bisonhos e viés ideológico, ainda fazem greves e têm material desviado!
Estava vendo uma reportagem estes dias na tv sobre o que se espera de alunos da rede pública como mínimo ( e os padrões nacionais de expectativa são abaixo do mínimo mesmo!) nunca é alcançado.
Por exemplo, se esperam que os alunos acertem numa provinha tida como fácil ( 20 questões ) que acertem 5 questões, eles acertam menos de 1! Alguns não acertam coisa alguma!
E cada vez mais fica-se proibindo de apontar erros ( pois isto traumatizaria as pobres crianças ), não pode repetiro ano ( pois isto atrasa a vida da pobre criança que pode ficar traumatizada pro resto da vida e perante os colegas ) e tem que dar um jeitinho de passar ela pra frente se for muito problemática ( pois ninguém quer pegar a bomba e é melhor passar a mão na cabeça do que aguentar os pais frustrados ou que ainda vão punir o filho porque não querem filho-problema ).
Depois deste panorama hediondo, criam-se as cotas e enfiam estes abortos intelectuais para dentro das portas acadêmicas!
Mentira que eles vencem os desafios dentro da Universidade. Estive conversando com professores num grupo pela internet e o que me disseram é que eles ficam perdidos porque não têm base mínima para enfrentar discussões, propor inovações, fazer pesquisa ( ou consulta ), acompanhar o nível dos demais ( que já não é esta maravilha toda muitas vezes...)...ou cansam do ritmo e desistem.
E a vaga ( tão desejada por alunos mais dedicados e com melhores condições) fica lá...fazendo parte apenas de números estatísticos em pesquisas de governo!
VIVA O BRASIL!!!!
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Resumo: Saudades do militarismo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
No nordeste e no Norte muitas escolas não tem banheiro, e não tem paredes!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Resumo: Saudades do militarismo...
Isso só pode ser uma piada!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Anna escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Resumo: Saudades do militarismo...
Isso só pode ser uma piada!
Não, não é! Tirando as "perseguições políticas", eu não vejo diferença alguma do que era para o que é. O fato do Brasil estar melhor hoje não significa que tenha sido por que os militares deixaram o poder. Vai saber se algum militar nos dias de hoje não estaria como está?
O resto a gente já conhece ou seja, o país ainda é governado pelos coronéis, só que de Calvin Clein...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Anna escreveu:No nordeste e no Norte muitas escolas não tem banheiro, e não tem paredes!
Isso não é exclusivo do Nordeste. São Paulo também tem escolas assim, aquelas que só aparecem em época de eleição. Povo não tem direito à escola e ponto final. E ultimamente, nem a classe assalariada. E viva Sarney, ACM Neto e toda a corja política permanente.
Saudades do militarismo viu....
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
- Apo
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Desde que não se aprove e dê o diploma, não vejo problema nisso AINDA...
Como assim? É só para ganhar voto e transformar o povo numa massa de ignorantes! Enquanto isto, os estudantes que se matam estudando, são excluídos com notas muito superiores aos que entram pela porta dos fundos! Veja, para um adolescente perder 1 ano por causa de uma política destas é um crime.
Não entendeu não é. Vou explicar. Se for para deixar entrar, não deixar passar à tora e à direita e AINDA garantir as vagas para quem de mérito, não vejo problemas AINDA...
Entendi, só complementei ô!!!
E "Ainda" é uma coisa que está a um pulinho de "Ihhh, fudeu!"
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
Não querida, a burguesia vai dar um jeito de aprovar o ensino doméstico e permitir um vestibular nacional de classificação e capacitação.
Não entendi. Que ensino doméstico? A meninada não quer estudar em casa como príncipes em castelo, não. E nem seus pais querem isto.
Será uma opção APO. O que você escolheria se pudesse? Contratar professores particulares a ensinar seu filho em casa e garantir à ele uma niversidade honrosa, ou "misturá-lo com os fumeirinhos e delinquentezinhos de média 3 a 4?
Claro! Se fosse a única opção, eu contrataria os melhores professores que pudesse!
Ia se criar um mercado novo mesmo: o de professores à domicílio.
Provavlemente, numa cena catastrófica destas, poucas seriam as universidades que dariam conta de receber estes bons alunos. Eu mandaria minha filha para fora do país, o que vem acontecendo numa velocidade espantosa nas 2 últimas décadas.
É incrível: querem acabar com este país!
Apo escreveu:Sou a favor de acabar com vestibulares e de análise de histórico escolar profundo, com entrevistas pessoais, na chincha! É assim nos países desenvolvidos.
Hammmm, não sei se isso funcionaria aqui ou melhor, do jeito que está, sobrariam vagas nas universidades...
Não, os estudantes com mérito iriam entrar. Tudo ia voltar a ser como antes. Parar de entrar vagabundo e analfa para a faculdade.
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:PARA ONDE VAMOS????
Vamos não, estamos indo...
É. E petralhas fogem de colocar seus filhos em escola pública. Pelo menos os que podem... os demais se agarram nas cotas depois.
Ainda bem que posso mandar a minha estudar onde ela ainda possa fugir da mediocridade reinante.
Ah tá. você está insinuando que o pessoal do PSDB e DEM não fazem isso? Você leu o título do tópico APO?
Abraços
Mas quem inventou cotas e inserção foi o DEM e o PSDB? Se foi, eles também devem estar fazendo o que os petralhas fazem.
Quanto ao título, estas merdas são executadas pelos estados, mas são provenientes do âmbito federal.
PS: baixando o Revit =)
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Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Anna escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Resumo: Saudades do militarismo...
Isso só pode ser uma piada!
Não, não é! Tirando as "perseguições políticas", eu não vejo diferença alguma do que era para o que é. O fato do Brasil estar melhor hoje não significa que tenha sido por que os militares deixaram o poder. Vai saber se algum militar nos dias de hoje não estaria como está?
O resto a gente já conhece ou seja, o país ainda é governado pelos coronéis, só que de Calvin Clein...
CK !!! O Lula não usa grife fake!
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Anna escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Resumo: Saudades do militarismo...
Isso só pode ser uma piada!
Não, não é! Tirando as "perseguições políticas", eu não vejo diferença alguma do que era para o que é. O fato do Brasil estar melhor hoje não significa que tenha sido por que os militares deixaram o poder. Vai saber se algum militar nos dias de hoje não estaria como está?
O resto a gente já conhece ou seja, o país ainda é governado pelos coronéis, só que de Calvin Clein...
Olá! Saudade de tu tatuuuuuuu!
Mas voltando a vaca fria, há uma confusão aqui, que deve ser bem comum as pessoas que repetem esse jargão ai. Militamismo ou não, não é uma questão política, é uma questão de liberdade de expressão, liberdade do pensamento, e acesso da população na tomada de decisão, e integridade física e mental da população, principalmente a intelectual, que são o alvo núemro 1 de qualquer regime militar. É calando a voz de quem trabalha com a razão, nem que seja na bala, ou na tortura, que se contrói e instala um regime militar. Um regime militar não pode ser bom, ainda que durante sua vigência tenham havido projetos que aparentemente era bem sucedidos. Na escola o cara podia aprender matémática e educação física diereitinho, até ciências, mas essas últimas, bem como história e Geografia eram monitoras e a grade curricular, bem como os livros textos só poderiam conter o que os militares julgavam BOM pra popopulação de andróides que estavam criando. Por Allah!
Viajando pela América Latina eu entendi muito do motivo pelo qual a América Latina não decolou, a América latina inteira foi tomada por militares que vilipendiaram o patrimônio, e impediram o acesso dos intelectuais sobre a cabeça da população, e calaram a voz da razão pela força e comando.
Não tem essa de que a poilítica era melhor ou pior. A menos que julgemos que ter que aceitar tomar no piiiiiiiiiiiiiiii calado, e ter sua vida inteira desde o livro que lê, aquilo que fala e pensa, acesso a info, escola, TUDO, controlado e viver com medo de morrer seja bom.
Nosso fórum jamais seria possível num regime militar, dizer o que pensa não é possível, e viver com medo é uma realidade. Eu era pequena mas me lembro bem. Meu tio teve que queimar um quarto inteiro de livros, papeis, teses, numa tarde, pq os militares estavam entrando nas casas dos professores da UERJ.
Uma pessoa que frequenta o RV não pode achar que um regime militar é adeqaudo ou bom, porque é o extremo oposto do que prega este espaço. Somos os primeiros alvos de um golpe militar não tenha a mínima dúvida disso!
Editado pela última vez por Anna em 22 Mar 2009, 16:56, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Luiz Carlos Querido escreveu:Anna escreveu:No nordeste e no Norte muitas escolas não tem banheiro, e não tem paredes!
Isso não é exclusivo do Nordeste. São Paulo também tem escolas assim, aquelas que só aparecem em época de eleição. Povo não tem direito à escola e ponto final. E ultimamente, nem a classe assalariada. E viva Sarney, ACM Neto e toda a corja política permanente.
Saudades do militarismo viu....
Luiz, tenha dó! As escolas e ensino do sudeste são estatisticamente superiores (pra não dizer visualmente, sonoramente, odorificamente.............. ) do que as do nordeste e norte. É incomparável. A qualidade do ensimo da UFAM, por exemplo, é estatísticamente mais baixa, não porque os professores não estejam lá, ou não ensinem o conteúdo, mas porque na maioria dos casos a falta de base do primeiro e segundo grau dos alunos é tamanha que não podem avançar muito em questões mais profundas, tendo que retornar a conteúdos do segundo e primeiro grau. O resultado é que nas avaliações o norte e nordeste fica abaixo do sul e sudeste, e os nortistas e nordestinos tem baixa probabilidade de sucesso na disputa ao acesso aos centros de excelência do Norte, por exemplo. A porcentagem de nortistas e nordestinos nos vários cursos de pós do INPA é baixíssima, sendo a maior porcentagem ocupada pelo pessoal do sudeste e sul, isso é péssimo para o desenvolviemtno regional, porque a porcentagem de mão de obra especializadas no Norte , com o dinheiro do norte, volta pra estados do Sul e Sudeste carregando a especialização que deveria ser aplicada no nessas regiões que estão na UTI, dessa forma caímos numa circularidade de carência desmotivadora e injusta, do ponto de vista social, tecnológico e científico.
Um exemplo muito simples pode ser dado com a quatidades de vagas que foram disponibilizadas para universidades federais do Sul e sudeste, e a miserabilidade de vagas que abriram no Norte e Nordeste. O mesmo para as escolas estaduais e municipaiis. O Norte e nordeste além de não estrutura física, não tem professores. Se aqualidade do ensino é ruim, é ruim em todo o Brasil, mas é infinitamente pior no resto do pais, fora do raio de ação de nossos estados privilegiados.
Editado pela última vez por Anna em 22 Mar 2009, 16:51, em um total de 2 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Prá que tanta polêmica. Deixa assim mesmo! Depois aumentamos para 60% o percentual das cotas. Depois para 80 e depois para 100%.
Desde que não se aprove e dê o diploma, não vejo problema nisso AINDA...
Como assim? É só para ganhar voto e transformar o povo numa massa de ignorantes! Enquanto isto, os estudantes que se matam estudando, são excluídos com notas muito superiores aos que entram pela porta dos fundos! Veja, para um adolescente perder 1 ano por causa de uma política destas é um crime.
Não entendeu não é. Vou explicar. Se for para deixar entrar, não deixar passar à tora e à direita e AINDA garantir as vagas para quem de mérito, não vejo problemas AINDA...
Entendi, só complementei ô!!!
E "Ainda" é uma coisa que está a um pulinho de "Ihhh, fudeu!"Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:Daí, vai ter guerra entre público e privado! Os riquinhos que entrarem para universidades vão apanhar na rua, porque as empresas privadas ( que já tem dificuldade em contratar gente capacitada ) vão ser obrigadas a contratar gente de universidade federal que não sabe ler e nem escrever.
Mas desconfio que o Estado vai achar um jeito mais fácil de empregabilidade para fazer justiça: mais vagas públicas!
Não querida, a burguesia vai dar um jeito de aprovar o ensino doméstico e permitir um vestibular nacional de classificação e capacitação.
Não entendi. Que ensino doméstico? A meninada não quer estudar em casa como príncipes em castelo, não. E nem seus pais querem isto.
Será uma opção APO. O que você escolheria se pudesse? Contratar professores particulares a ensinar seu filho em casa e garantir à ele uma niversidade honrosa, ou "misturá-lo com os fumeirinhos e delinquentezinhos de média 3 a 4?
Claro! Se fosse a única opção, eu contrataria os melhores professores que pudesse!
Ia se criar um mercado novo mesmo: o de professores à domicílio.
Provavlemente, numa cena catastrófica destas, poucas seriam as universidades que dariam conta de receber estes bons alunos. Eu mandaria minha filha para fora do país, o que vem acontecendo numa velocidade espantosa nas 2 últimas décadas.
É incrível: querem acabar com este país!Apo escreveu:Sou a favor de acabar com vestibulares e de análise de histórico escolar profundo, com entrevistas pessoais, na chincha! É assim nos países desenvolvidos.
Hammmm, não sei se isso funcionaria aqui ou melhor, do jeito que está, sobrariam vagas nas universidades...
Não, os estudantes com mérito iriam entrar. Tudo ia voltar a ser como antes. Parar de entrar vagabundo e analfa para a faculdade.Apo escreveu:Luiz Carlos Querido escreveu:Apo escreveu:PARA ONDE VAMOS????
Vamos não, estamos indo...
É. E petralhas fogem de colocar seus filhos em escola pública. Pelo menos os que podem... os demais se agarram nas cotas depois.
Ainda bem que posso mandar a minha estudar onde ela ainda possa fugir da mediocridade reinante.
Ah tá. você está insinuando que o pessoal do PSDB e DEM não fazem isso? Você leu o título do tópico APO?
Abraços
Mas quem inventou cotas e inserção foi o DEM e o PSDB? Se foi, eles também devem estar fazendo o que os petralhas fazem.
Quanto ao título, estas merdas são executadas pelos estados, mas são provenientes do âmbito federal.
PS: baixando o Revit =)
Poizé! O ensino antes do militarismo era ainda superior! Minha mãe não terminou o ensino fundamental de sua época, e nao comete erros de português, assim como meu pai. Foi durante o último período do militarismo que ensino da rede pública começou a sdemonstrar de foma mais óbvia os sinais de sua falência! O que é difícil da galera que usa esse jargão entender, é que a herança que anos de domínio militar deixou pra nós foi isso! Um ensino e uma comunidade intelectual degradada e falida que teve que se reconstruir, um tremendo abacaxi pra ser descascado, e entrar na disputa por um lugar ao sol com nações que estavam anos LUZ na frente de nós. Nada é por acaso não, tudo é reflexo do passado.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re: Escolas estaduais de SP estão lamentáveis
Oi Anna...tmabém tava com saudades.
Bom é os seguinte:
Liberdade de expressão: Onde? De mostras falcatruas do governo que só se sabe quando um grupo se vê prejudicado e conta para a imprensa? Me diga Anna, se não fosse alguém abrir o bico, quando é que a imprensa e sua "liberdade" iria mostrar os 180 diretores à população?
Escolas de SP com melhor nível que o resto: Hã? Você "asha" que porque as escolas de SP estão com média 5 (CINCO) e os outros estados não estão deixa isso melhor? Querida, pergunte para quanquer maior de 40 aqui como era o ensino fundamental antes de 1980. Qualquer Escola Experimental era melhor que a melhor de hoje. E quando que um aluno batia em professor?
Imbecilização da população:
Já comentado acima. A coisa piorou, só que agora está escancarado. mas vejamos sua colocação: "Na escola o cara podia aprender matémática e educação física diereitinho, até ciências, mas essas últimas, bem como história e Geografia eram monitoras e a grade curricular, bem como os livros textos só poderiam conter o que os militares julgavam BOM pra popopulação de andróides que estavam criando"
Se hoje nem sequer estão aprendendo matemática elementar, imagine Geografia, História...
Perseguição política:
Antes tinha-se grupos para perseguir os "inimigos da nação". Hoje não tem mais isso. Hoje temos esquadrões armados com AR-15, bazucas, granadas e mais um monte de coisas que faz os adoradores de Aláh morrerem de inveja, tudo isso para controlar morros e esconderijos de traficantes. O que mudou? Mudou que antes eu tinha medo de ser assaltado e levarem minha carteira. Hoje de levarem meu tênis e ainda atirarem em mim por não ter dinheiro na carteira.
Eu prefiria não ter liberdade de expressão e ter tudo o que tinha de bom daquela época do que não ter absolutamente nada do que tinha naquela época e ainda por cima ser roubado na cara dura pelos mesmos politicos que estavam lá na ditadura.
Enfim, o militarismo foi ruim em um ponto. Agora está ruim de todo.
Bom é os seguinte:
Liberdade de expressão: Onde? De mostras falcatruas do governo que só se sabe quando um grupo se vê prejudicado e conta para a imprensa? Me diga Anna, se não fosse alguém abrir o bico, quando é que a imprensa e sua "liberdade" iria mostrar os 180 diretores à população?
Escolas de SP com melhor nível que o resto: Hã? Você "asha" que porque as escolas de SP estão com média 5 (CINCO) e os outros estados não estão deixa isso melhor? Querida, pergunte para quanquer maior de 40 aqui como era o ensino fundamental antes de 1980. Qualquer Escola Experimental era melhor que a melhor de hoje. E quando que um aluno batia em professor?
Imbecilização da população:
Já comentado acima. A coisa piorou, só que agora está escancarado. mas vejamos sua colocação: "Na escola o cara podia aprender matémática e educação física diereitinho, até ciências, mas essas últimas, bem como história e Geografia eram monitoras e a grade curricular, bem como os livros textos só poderiam conter o que os militares julgavam BOM pra popopulação de andróides que estavam criando"
Se hoje nem sequer estão aprendendo matemática elementar, imagine Geografia, História...
Perseguição política:
Antes tinha-se grupos para perseguir os "inimigos da nação". Hoje não tem mais isso. Hoje temos esquadrões armados com AR-15, bazucas, granadas e mais um monte de coisas que faz os adoradores de Aláh morrerem de inveja, tudo isso para controlar morros e esconderijos de traficantes. O que mudou? Mudou que antes eu tinha medo de ser assaltado e levarem minha carteira. Hoje de levarem meu tênis e ainda atirarem em mim por não ter dinheiro na carteira.
Eu prefiria não ter liberdade de expressão e ter tudo o que tinha de bom daquela época do que não ter absolutamente nada do que tinha naquela época e ainda por cima ser roubado na cara dura pelos mesmos politicos que estavam lá na ditadura.
Enfim, o militarismo foi ruim em um ponto. Agora está ruim de todo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."