Revista Época: A fé faz bem à saúde

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Darkside
Gênero: Masculino

Re: Revista Época: A fé faz bem à saúde

Mensagem por Darkside »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Darkside escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Quem não crê (esqueçam religião) não tem esperanças e sucumbe.

É verdade.

Quem não tem fé não possui valores próprios, não possui pessoas queridas, não possui objetivos na vida, nem sonhos, nem aspirações, nem desejos, nem nada que possa servir de motivação para continuar vivendo. Descrentes são apenas máquinas biológicas cumprindo uma função pré-estabelecida pela natureza irracionalmente, não cometendo suicídio porque vai contra essa programação.

Dark, você prestou BEM ATENÇÃO no que eu disse? Vocês colocaram como fé religiosa. O resto eu já expliquei para o Fernando.

Bom, então vamos tentar chegar a um consenso sobre o que seria a fé a qual você se refere.

Se estamos falando sobre autoconfiança, não acho que ela se enquadre em fé. Eu creio que sou capaz de muitas coisas, isso me torna um crente em mim mesmo? São dois sentimentos completamente diferentes. Quando se fala em fé, estamos nos referindo a um sentimento que não é lógico, pelo contrário, é uma entrega a alguma idéia que ignora o que pode contradizê-la. Se me considero capaz de algo, como tocar um instrumento musical qualquer por exemplo, é porque tenho motivos lógicos pra acreditar nisso. Possuo todos os membros do corpo, coordenação motora, facilidade para aprender coisas novas, interesse por música, e por aí vai. Se eu tivesse fé que eu poderia tocar um instrumento musical, eu teria a certeza de que conseguiria só baseado em minha vontade de acreditar nisso, mesmo que eu tivesse séria limitações físicas e mentais.

Pensando agora no exemplo clássico do doente em estado gravíssimo em uma cama de hospital. As chances estão contra ele, seria fé ele pensar que vai melhorar? Só se o otimismo dele for baseado na própria fé, ou não seria o caso. Se essa pessoa tivesse a consciência de que a probabilidade de ela morrer é maior do que a de continuar viva, ela poderia continuar desejando ardentemente sua recuperação e lutando por ela só pela vontade de viver, um dos instintos mais primitivos do ser humano, e isso não seria fé. Ela também poderia pensar que não pode deixar pra trás sua família que precisa dela, que precisa realizar seus sonhos, que não pode morrer deixando alguma ponta solta em sua vida que precisa a qualquer custo ser resolvida, ou qualquer outro motivo de significado realmente relevante pra ela, e repare que não existe fé em nenhum desses casos, apenas diversos sentimentos humanos que são emocionais sim, mas também são lógicos.

Eu considero muito perigoso jogar um enorme pedaço do universo de emoções humanas em um balaio chamado "fé". A palavra "acreditar" não é sinônimo de "fé", ou somente objetos seriam de fato céticos. Até um cachorro que sabe que seu dono lhe alimenta todo dia poderia ser considerado um crente de muita fé com esse olhar generalizado e incorreto.

A fé é ignorante e irracional por definição, não é possível ter fé através de lógica alguma que seja válida.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

A revista chegou aqui em casa hoje, folheei e já vi a parte em que um cientista diz que quem não pratica nenhuma religião tem não sei quantas vezes mais chances, acho que duas vezes mais, de morrer nos próximos oito anos do que quem o faz uma vez por semana??? Como assim isso?? Depois vou ler o artigo!

Tópicos que fiz:

http://realidade.org/forum/index.php?topic=4477.0

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... 573.0.html

http://br.groups.yahoo.com/group/cetici ... sage/28152
É um problema espiritual, chupe pau!

Darkside

Mensagem por Darkside »

marta escreveu: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Aproveite pra fingir que possui emoções humanas em seus próximos e últimos 8 anos de vida, atéia. :emoticon12:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Meu Deus, os cientistas estão sendo convertidos? :emoticon38:

Olha o terrorismo e o fundamentalismo nas palavras deste asno! :emoticon40:

Porém , cuidado nas suas opções religiosas. Se você começar a pagar amém para seitas esquisitas ou ao islamismo, pode acordar morto antes que 8 anos tenham se passado. Estes líderes de seitas têm uma certa urgência em chegar ao deus deles e levar gente junto.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Meu Deus, os cientistas estão sendo convertidos? :emoticon38:

Apo, se você fosse realizar uma pesquisa desse tipo aí entre crentes e descrentes, que critérios você utilizaria pra escolher seus analisados? :emoticon19:

Você poderia buscar ateus em guetos de rockeiros depressivos e crentes em universidades que a pesquisa não estaria incorreta. Já parou pra pensar que nunca fazem pesquisas entre católicos e muçulmanos pra ver qual das religiões torna as pessoas mais feliz? Por que será? :emoticon26:

Uma pesquisa do tipo só teria validade se fossem analisadas uma quantidade enorme de ateus e crentes de todos os tipos, algo que levaria muitos anos e seria inviável. E ainda assim, não se poderia dizer nada de concreto, apenas considerar algumas hipóteses.

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Meu Deus, os cientistas estão sendo convertidos? :emoticon38:

Apo, se você fosse realizar uma pesquisa desse tipo aí entre crentes e descrentes, que critérios você utilizaria pra escolher seus analisados? :emoticon19:

Sinceramente, existem muitos métodos de pesquisa, assim como varia muito a forma como se tabulam resultados.
No tocante à crença, acho uma tremenda falácia tentar cobrir a heterogeneidade humana e suas crenças infinitas com qualquer tipo de amostra.
Descrentes também é um conceito bastante vago. Eu, por exemplo, não acho que a vida ocorre através de que se crê ou não, em área alguma. E mudamos nossos pontos de vista e expectativas ao longo de toda a nossa vida.
Uma coisa é certa: as crenças e seus dogmas ( sejam religiosos, políticos , econômicos ou outro qualquer) se pautam muito mais na ausência de certeza do que na convicção de qualquer espécie.
Crente convicto é o que menos mata a cobra e mostra o pau. Eles acham que estão seguros por uma apólice mais fraudulenta do que podem sequer imaginar.

Você poderia buscar ateus em guetos de rockeiros depressivos e crentes em universidades que a pesquisa não estaria incorreta. Já parou pra pensar que nunca fazem pesquisas entre católicos e muçulmanos pra ver qual das religiões torna as pessoas mais feliz? Por que será? :emoticon26:

Ou seja, não há por que fazer tal pesquisa. As nuances são tantas ( e não estão ligadas a fé e nem a religiosidade alguma) que a pesquisa seria ela toda um desvio padrão :emoticon12: .

Uma pesquisa do tipo só teria validade se fossem analisadas uma quantidade enorme de ateus e crentes de todos os tipos, algo que levaria muitos anos e seria inviável. E ainda assim, não se poderia dizer nada de concreto, apenas considerar algumas hipóteses.

Exatamente, meu caro, exatamente!
Mas há quem insista em descobrir pelo em pele de ovo.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:Sinceramente, existem muitos métodos de pesquisa, assim como varia muito a forma como se tabulam resultados.
No tocante à crença, acho uma tremenda falácia tentar cobrir a heterogeneidade humana e suas crenças infinitas com qualquer tipo de amostra.
Descrentes também é um conceito bastante vago. Eu, por exemplo, não acho que a vida ocorre através de que se crê ou não, em área alguma. E mudamos nossos pontos de vista e expectativas ao longo de toda a nossa vida.
Uma coisa é certa: as crenças e seus dogmas ( sejam religiosos, políticos , econômicos ou outro qualquer) se pautam muito mais na ausência de certeza do que na convicção de qualquer espécie.
Crente convicto é o que menos mata a cobra e mostra o pau. Eles acham que estão seguros por uma apólice mais fraudulenta do que podem sequer imaginar.

Qualquer pessoa sincera no propósito de descobrir o que essa pesquisa tenta revelar deveria chegar a uma conclusão semelhante antes mesmo de começar, na minha opinião.

Apo escreveu:Ou seja, não há por que fazer tal pesquisa. As nuances são tantas ( e não estão ligadas a fé e nem a religiosidade alguma) que a pesquisa seria ela toda um desvio padrão :emoticon12: .

Pois é, e elas são feitas mesmo assim, só que apenas envolvendo os ateus e os crentes, as duas únicas facções da humanidade. Go figure...

Apo escreveu:Exatamente, meu caro, exatamente!

Minha única preocupação é a intenção por trás de tentar descobrir pêlo em ovo...

Nem os maiores e mais militantes cientistas ateus dizem que os crentes são biologicamente inferiores, ou algo do tipo. Uma coisa é você afirmar que a fé é irracional, é apenas a sua opinião. Outra é dizer, supostamente embasado por uma pesquisa científica séria, que existem mudanças negativas no comportamento do seu cérebro pela presença ou ausência de fé.

Sem Censura

Mensagem por Sem Censura »

Darkside escreveu:Uma pesquisa do tipo só teria validade se fossem analisadas uma quantidade enorme de ateus e crentes de todos os tipos, algo que levaria muitos anos e seria inviável. E ainda assim, não se poderia dizer nada de concreto, apenas considerar algumas hipóteses.

Em relação aos adventistas esses critérios já foram preenchidos. Em termos. Não comparando com ateus, mas com a população em geral. E isso inclui outros crentes, é claro. Já foram feitos vários estudos, em vários países, envolvendo muita gente e durando bastante. E todos eles concluíram em favor dos adventistas. Porém, nesse caso, o que estava em jogo não era a fé apenas. Mas o estilo de vida como um todo.

Dos adventistas pode-se dizer que eles têm regras dietéticas estritas, além de não fumarem, não beberem e não tomarem café. Os resultados dos estudos apontam uma vantagem em expectativa de vida, em prol dos adventistas, que varia de 6 a 13 anos, conforme a pesquisa. A vantagem de 6 anos em expectativa de vida foi obtida numa região da Califórnia. O ponto a destacar nesse resultado é que essa região possui uma das mais altas expectativas de vida do mundo. E mesmo assim os adventistas conseguiram 6 anos de vantagem.

O resultado de 13 anos (estou em dúvida se foi 11, ou se houve um com 11 e outro com 13) foi obtido na Polônia. Isso pode ser interpretado de duas maneiras. Uma é que a expectativa de vida lá é mais baixa, e por isso seria mais fácil conseguir ganhos. A outra interpretação possível seria que o adventismo na Polônia teria um crescimento mais lento (é só uma hipótese), fazendo com que um percentual maior da membresia de lá seja composta de pessoas que foram adventistas por toda a vida. Essas pessoas têm óbvia vantagem sobre o convertido aos 40, que fumava desde os 15. (Ou ainda que um grupo seja mais rigoroso que o outro em seguir seus princípios.)

Não sei qual dessas explicações é a melhor. Só sei que já foram feitos tantos estudos sobre os adventistas, e todos com resultados unânimes apontando vantagens em seu estilo de vida, que eles viraram uma espécie de grupo de referência. Isto é, são propositalmente procurados quando se quer testar uma nova hipótese. Um exemplo foi uma pesquisa sobre o consumo habitual de oleaginosas (nozes e castanhas). Verificou-se que mesmo num grupo tão saudável quanto os adventistas o consumo regular de oleaginosas fez diferença.

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:Sinceramente, existem muitos métodos de pesquisa, assim como varia muito a forma como se tabulam resultados.

Qualquer pessoa sincera no propósito de descobrir o que essa pesquisa tenta revelar deveria chegar a uma conclusão semelhante antes mesmo de começar, na minha opinião.

Sim, penso o mesmo.

Apo escreveu:Ou seja, não há por que fazer tal pesquisa. As nuances são tantas ( e não estão ligadas a fé e nem a religiosidade alguma) que a pesquisa seria ela toda um desvio padrão :emoticon12: .

Pois é, e elas são feitas mesmo assim, só que apenas envolvendo os ateus e os crentes, as duas únicas facções da humanidade. Go figure...

E encerrando formatos de cérebros dentro deste critério bisonho. Muito sério...

Apo escreveu:Exatamente, meu caro, exatamente!

Minha única preocupação é a intenção por trás de tentar descobrir pêlo em ovo...

Se não fossem estas intenções ( e suas consequências ) provavelmente não estaríamos nem tchum para elas!

Nem os maiores e mais militantes cientistas ateus dizem que os crentes são biologicamente inferiores, ou algo do tipo´

Desmereceria a imagem de seriedade deles, né? Fica chato e pode provocar algum ato terroristas advindo da revolta divina.
Mas...observando-se estes artigos e reportagens que andam aparecendo por aí, parece que o oposto pega bem: tecer teses sobre algum tipo de superioridade, benefício ou melhoria do funcionamento cerebral conforme o santo para o qual o cidadão se ajoelha. Patético!

Uma coisa é você afirmar que a fé é irracional, é apenas a sua opinião. Outra é dizer, supostamente embasado por uma pesquisa científica séria, que existem mudanças negativas no comportamento do seu cérebro pela presença ou ausência de fé.

Como diz o Acauã: O HORROR!
Imagem

Sem Censura

Apo escreveu:Descrentes também é um conceito bastante vago. Eu, por exemplo, não acho que a vida ocorre através de que se crê ou não, em área alguma. E mudamos nossos pontos de vista e expectativas ao longo de toda a nossa vida.

Pelo que eu me lembro, a pesquisa não foi exatamente sobre crentes e ateus, mas sobre não-religiosos e religiosos. Ou seja, aqueles que praticam a sua religião, e aqueles que não praticam nenhuma religião, não importando como se considerem.

Definindo dessa maneira dá para fazer uma separação bem objetiva entre os dois grupos. Na verdade o que essas pesquisas procuram detectar são os possíveis efeitos das práticas religiosas associdas a crenças. Só crença não adiantaria, assim como também só a prática em si. Claro que isso deixa intacto uma grande carga de subjetividade, mas em ciências humanas em geral (ou em biologia humana) é impossível eliminar completamente a subjetividade.

Apo escreveu:

Ou seja, não há por que fazer tal pesquisa.

Claro que há, Apo! Claro que há. A sua afirmação é mais ou menos como dizer que não se deve pesquisar células tronco ou etanol de celulose porque essas pesquisas são difíceis, e demorarão muito a darem resultado. Se há uma boa hipótese de trabalho, ela deve ser investigada.

Quanto ao que o Darkside falou, se uma pesquisa fosse feita nas condições que ele descreveu ela estaria, sim, errada. E seria descartada num estudo de revisão.

O que acontece é que não há UM estudo isolado apontando nessa direção. Mas todo um conjunto de evidências, que incentivam novas pesquisas, que produzem novas evidências.

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Darkside escreveu:Uma pesquisa do tipo só teria validade se fossem analisadas uma quantidade enorme de ateus e crentes de todos os tipos, algo que levaria muitos anos e seria inviável. E ainda assim, não se poderia dizer nada de concreto, apenas considerar algumas hipóteses.

Em relação aos adventistas esses critérios já foram preenchidos. Em termos. Não comparando com ateus, mas com a população em geral. E isso inclui outros crentes, é claro. Já foram feitos vários estudos, em vários países, envolvendo muita gente e durando bastante. E todos eles concluíram em favor dos adventistas. Porém, nesse caso, o que estava em jogo não era a fé apenas. Mas o estilo de vida como um todo.

Dos adventistas pode-se dizer que eles têm regras dietéticas estritas, além de não fumarem, não beberem e não tomarem café. Os resultados dos estudos apontam uma vantagem em expectativa de vida, em prol dos adventistas, que varia de 6 a 13 anos, conforme a pesquisa. A vantagem de 6 anos em expectativa de vida foi obtida numa região da Califórnia. O ponto a destacar nesse resultado é que essa região possui uma das mais altas expectativas de vida do mundo. E mesmo assim os adventistas conseguiram 6 anos de vantagem.

O resultado de 13 anos (estou em dúvida se foi 11, ou se houve um com 11 e outro com 13) foi obtido na Polônia. Isso pode ser interpretado de duas maneiras. Uma é que a expectativa de vida lá é mais baixa, e por isso seria mais fácil conseguir ganhos. A outra interpretação possível seria que o adventismo na Polônia teria um crescimento mais lento (é só uma hipótese), fazendo com que um percentual maior da membresia de lá seja composta de pessoas que foram adventistas por toda a vida. Essas pessoas têm óbvia vantagem sobre o convertido aos 40, que fumava desde os 15. (Ou ainda que um grupo seja mais rigoroso que o outro em seguir seus princípios.)

Não sei qual dessas explicações é a melhor. Só sei que já foram feitos tantos estudos sobre os adventistas, e todos com resultados unânimes apontando vantagens em seu estilo de vida, que eles viraram uma espécie de grupo de referência. Isto é, são propositalmente procurados quando se quer testar uma nova hipótese. Um exemplo foi uma pesquisa sobre o consumo habitual de oleaginosas (nozes e castanhas). Verificou-se que mesmo num grupo tão saudável quanto os adventistas o consumo regular de oleaginosas fez diferença.

Nossa...estou impressionada com tais vantagens deste "grupo de referência"!
Vou virar adventista! Prá viver de proibições e morrer mais tarde!
Como coisa que não-adventistas fumam, bebem, comem pior, têm menos lazer, trabalham sob piores condições e se sentem menos realizados, têm relacionamentos mais doentios, se sentem menos livres para pensar e agir e... portanto, duram menos que os adventistas!
Nunca vi tanta asneira tendenciosa misturada.
Algum grupo adventista deve ter feito a pesquisa! Eles têm os próprios "cientistas" dentro das próprias instituições acadêmicas e seus artigos e teses são como piadas baseadas em salmos.

Não preciso ser adventista para entender o que faz bem e o que faz mal a minha vida. Deus não está no meu cardápio.

Agora eu pergunto: Eles são grupo de referência para quem??? :emoticon9:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Apo escreveu:Descrentes também é um conceito bastante vago. Eu, por exemplo, não acho que a vida ocorre através de que se crê ou não, em área alguma. E mudamos nossos pontos de vista e expectativas ao longo de toda a nossa vida.

Pelo que eu me lembro, a pesquisa não foi exatamente sobre crentes e ateus, mas sobre não-religiosos e religiosos. Ou seja, aqueles que praticam a sua religião, e aqueles que não praticam nenhuma religião, não importando como se considerem.

Piorou, então. Para ter fé não precisa praticar religião, mas a contrapartida não se observa.

Definindo dessa maneira dá para fazer uma separação bem objetiva entre os dois grupos. Na verdade o que essas pesquisas procuram detectar são os possíveis efeitos das práticas religiosas associdas a crenças. [/quote]

Pois é, a meu ver estas práticas são idiotizantes e limitantes do funcionamento cerebral e não os que alguns destes "cientistas" estão teorizando frivolamente. Se alguma área do cérebro deles é ativada, talvez outras estejam sendo bitoladas, o que é mais provável.

Só crença não adiantaria, assim como também só a prática em si. Claro que isso deixa intacto uma grande carga de subjetividade, mas em ciências humanas em geral (ou em biologia humana) é impossível eliminar completamente a subjetividade.

Tudo aqui neste terreno é subjetivo. Nem os deprimidos as taxas de dopamina e endorfina são iguais. Nem as depressões são um saco só, só como exemplo. Logo, trata-se de estudo perigosamente frágil.
Se formos pautar outras atividades humanas prazerosas ( levando em conta que dopamina é sinal de prazer e não o controle dela, como querem alguns religiosos hipócritas), praticar um esporte radical, ter posição de destaque na sociedade ou fazer sexo de forma muito satisfatória, pode equivaler a um culto semanal com vantagens.

Apo escreveu:

Ou seja, não há por que fazer tal pesquisa.

Claro que há, Apo! Claro que há. A sua afirmação é mais ou menos como dizer que não se deve pesquisar células tronco ou etanol de celulose porque essas pesquisas são difíceis, e demorarão muito a darem resultado. Se há uma boa hipótese de trabalho, ela deve ser investigada.

Ein?O que há de análogo na pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia e genética e o caráter absolutamente subjetivo do pensamento mágico e místico? NADA.
E o que pesquisas deste tipo trariam ao mundo? Preconceito contra todo aquele que não pratica alguma religião. Uma coisa meio nazista.

Quanto ao que o Darkside falou, se uma pesquisa fosse feita nas condições que ele descreveu ela estaria, sim, errada. E seria descartada num estudo de revisão.

O que acontece é que não há UM estudo isolado apontando nessa direção. Mas todo um conjunto de evidências, que incentivam novas pesquisas, que produzem novas evidências.

Não me diga? Mas nem mesmo milhões de pesquisas com premissas tão subjetivas e métodos tão limitados e tendenciosos trariam algum benefício para a humanidade civilizada.
Temos mais é que não dar trela para fundamentalismos religiosos e nos preocupar com outras questões muito mais prioritárias.
Se prática religiosa fosse sinal de equilíbrio, não havera padre pedófilo e nem homem-bomba. Pronto. Tese refutada.
Imagem

Sem Censura

Apo escreveu:Mas...observando-se estes artigos e reportagens que andam aparecendo por aí, parece que o oposto pega bem: tecer teses sobre algum tipo de superioridade, benefício ou melhoria do funcionamento cerebral conforme o santo para o qual o cidadão se ajoelha.

Não é bem assim. Nenhuma pesquisa tenta provar a superioridade de uma crença sobre outra. Pelo contrário, o que todas elas apregoam é o igual efeito da fé associada à práticas religiosas, não importa qual seja essa fé.

Ao postar o artigo da revista Época eu omiti um quadro, com fotos de quatro religiões, que servia justamente para ilustrar o valor universal da fé. Não de qualquer fé em particular.
Imagem
Imagem

E quem se der ao trabalho de entrar no site www.epoca.com.br encontrará, na capa do site, uma gif animada declarando: "Não importa o credo; vale, sim, praticá-lo." É com essa manchete que o site chama a matéria.

Sem Censura

Apo escreveu:Nunca vi tanta asneira tendenciosa misturada.
Algum grupo adventista deve ter feito a pesquisa! Eles têm os próprios "cientistas" dentro das próprias instituições acadêmicas e seus artigos e teses são como piadas baseadas em salmos.

Os cientistas adventistas fazem teses sobre o criacionismo. Entre outras coisas.

Mas não deixe que isso contamine a sua mente.

Os adventistas foram alvo de muitas pesquisas. Mas as mais importantes, por sua duração e abrangência, receberam os nomes de Estudo da Saúde Adventista e Estudo da Mortalidade Adventista. E foram realizadas pelo Governo americano. Pelo Ministério da Saúde de lá, seja qual for o nome que receba.

Sem Censura

Apo escreveu:Se formos pautar outras atividades humanas prazerosas ( levando em conta que dopamina é sinal de prazer e não o controle dela, como querem alguns religiosos hipócritas), praticar um esporte radical, ter posição de destaque na sociedade ou fazer sexo de forma muito satisfatória, pode equivaler a um culto semanal.

Não nego.

marta

Mensagem por marta »

Darkside escreveu:
marta escreveu: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Aproveite pra fingir que possui emoções humanas em seus próximos e últimos 8 anos de vida, atéia. :emoticon12:

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Apo escreveu:Mas...observando-se estes artigos e reportagens que andam aparecendo por aí, parece que o oposto pega bem: tecer teses sobre algum tipo de superioridade, benefício ou melhoria do funcionamento cerebral conforme o santo para o qual o cidadão se ajoelha.

Não é bem assim. Nenhuma pesquisa tenta provar a superioridade de uma crença sobre outra. Pelo contrário, o que todas elas apregoam é o igual efeito da fé associada à práticas religiosas, não importa qual seja essa fé.

Ao postar o artigo da revista Época eu omiti um quadro, com fotos de quatro religiões, que servia justamente para ilustrar o valor universal da fé. Não de qualquer fé em particular.
Imagem
Imagem

E quem se der ao trabalho de entrar no site http://www.epoca.com.br encontrará, na capa do site, uma gif animada declarando: "Não importa o credo; vale, sim, praticá-lo." É com essa manchete que o site chama a matéria.

Não foi isto que eu afirmei em momento algum!
Eu continuo afirmando que é absurdo tentar classificar padrões cerebrais se pautando por este critério apenas: fé/praticante religioso e não-fé/não-praticante.
É como separar o ser humano em duas categorias apenas pelo critério do pensamento mágico.
Só se for humanos com mais capacidade lógica ( inclusive abstracional) e humanos com limitações de lógica.
Aí eu até posso concordar.
Mas ele ( e outros...) estão tentando comprovar que quem tem fé e religião é mais feliz, mais equilibrado, mais longevo e outras sandices do gênero.
Não posso dar crédito algum a isto!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Apo escreveu:Nunca vi tanta asneira tendenciosa misturada.

Os cientistas adventistas fazem teses sobre o criacionismo. Entre outras coisas.

Mas não deixe que isso contamine a sua mente.

Os adventistas foram alvo de muitas pesquisas. Mas as mais importantes, por sua duração e abrangência, receberam os nomes de Estudo da Saúde Adventista e Estudo da Mortalidade Adventista. E foram realizadas pelo Governo americano. Pelo Ministério da Saúde de lá, seja qual for o nome que receba.

Quem está se deixando contaminar é você, querido. Lamento mesmo...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:
Apo escreveu:Se formos pautar outras atividades humanas prazerosas ( levando em conta que dopamina é sinal de prazer e não o controle dela, como querem alguns religiosos hipócritas), praticar um esporte radical, ter posição de destaque na sociedade ou fazer sexo de forma muito satisfatória, pode equivaler a um culto semanal.

Não nego.

Ah, bom, pensei que você tinha roubado a conta do NadaSei ( que sumiu daqui). Deve ter alcançado a tal Iluminação que ele tanto buscava...tsctsc
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Vocês viram a Ana Carolina, mãe da Isabella, no Fantástico. Ela disse que ácredita na justiça divina e que apega a deus para viver cada dia. Pra ela deve fazer bem. Eu não discuto. Mas, por que serpa que deus, onitudo, foi deixar a menina inocente morrer daquele modo horroroso???
marta

Apo

Mensagem por Apo »

Sem Censura escreveu:Imagem
Imagem

Valor da Fé Universal? Mas que valor? Guerras Santas que matam e torturam milhares durante a história da humanidade?

Dá para sentir o "amor", a "paz" e o equilíbrio harmônico brotando destas fotos...

Basta ir a um manicônio para sentir a mesma energia.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Sem Censura escreveu:

Putz. Ainda tem gente que perde tempo fazendo teses sobre o criacionismo?? Isso é um espanto!!!
marta

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Vocês viram a Ana Carolina, mãe da Isabella, no Fantástico. Ela disse que ácredita na justiça divina e que apega a deus para viver cada dia. Pra ela deve fazer bem. Eu não discuto. Mas, por que serpa que deus, onitudo, foi deixar a menina inocente morrer daquele modo horroroso???

Ora, Marta...tenho um bom amigo religioso aqui na Internet com quem converso sobre tudo há quase 2 anos. Menos sobre as "convicções religiosas" dele. É advogado.

Mas...dia destes o assunto veio à pauta. Foram 3 horas de uma conversa sem pé nem cabeça.
Todos os martírios que eu demonstrava a ele, eram rebatidos como se uma redoma se formasse em torno do ser dele, com a qual ele se defendia e às suas convicções de forma surreal.
Tudo o que eu citei ou coloquei em hipótese era vontade divina, permissão divina e propósito divino.
Uma hora ( quando coloquei uma bebê muito próxima a ele no meio da questão...) ele pareceu se revoltar e disse que talvez matasse o bandido que fizesse mal à criança e que, aquilo serviria para por a fé e o amor dele em DEus à prova.
Finalmente, a conclusão dele é que a humanidade é podre, logo estas coisas quem faz é o ser humano com a permissão de Deus, com o objetivo que o homem aprenda a se voltar de uma vez por todas para Ele. :emoticon9:
Mas afinal, para que serve a lei dos homens então? Não é nesta que ele acredita quando exerce sua profissão aqui na Terra?
Depois ele disse que no Apocalipse há uma passagem que diz que as crianças que sofrem aqui, não mais sofrerão em outra vida. Pedi a ele que me mostrasse a passagem. Estou esperando...
Ou seja, os bebês podem sofrer aqui, que depois a coisa fica melhor na outra vida. :emoticon38:
Editado pela última vez por Apo em 23 Mar 2009, 02:05, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Sem Censura escreveu:

Putz. Ainda tem gente que perde tempo fazendo teses sobre o criacionismo?? Isso é um espanto!!!

E pior: chamando Adventista de cientista! Humpf!

Tem crente que jura que ateu e cientista acredita irrefutavelmente no Big Bang, assim como eles acreditam que DEus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Sem Censura escreveu:

E pior: chamando Adventista de cientista! Humpf!

Tem crente que jura que ateu e cientista acredita irrefutavelmente no Big Bang, assim como eles acreditam que DEus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.

Me tire uma dúvida: adventistas são aqueles que tem uma fábrica de sucos naturais, que se chama... hum não lembro
marta

Trancado