Revista Época: A fé faz bem à saúde

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Revista Época: A fé faz bem à saúde

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:
marta escreveu:
Sem Censura escreveu:

Os cientistas adventistas fazem teses sobre o criacionismo. Entre outras coisas.

Putz. Ainda tem gente que perde tempo fazendo teses sobre o criacionismo?? Isso é um espanto!!!

E pior: chamando Adventista de cientista! Humpf!

Tem crente que jura que ateu e cientista acredita irrefutavelmente no Big Bang, assim como eles acreditam que DEus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.

Me tire uma dúvida: adventistas são aqueles que tem uma fábrica de sucos naturais, que se chama... hum não lembro

Tem? Não sei...
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Apo escreveu:
marta escreveu:
Sem Censura escreveu:

Os cientistas adventistas fazem teses sobre o criacionismo. Entre outras coisas.

Putz. Ainda tem gente que perde tempo fazendo teses sobre o criacionismo?? Isso é um espanto!!!

E pior: chamando Adventista de cientista! Humpf!

Tem crente que jura que ateu e cientista acredita irrefutavelmente no Big Bang, assim como eles acreditam que DEus fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.

Me tire uma dúvida: adventistas são aqueles que tem uma fábrica de sucos naturais, que se chama... hum não lembro

Tem? Não sei...

Existe uma religião que possui uma fábrica no Campo Limpo=SP que produz produtos naturais dentro dos dogmas da seita. Se não me engano se chama Superbom. Eu vendi um apartamento para um pastor dessa igreja e ele me deu um kit de presente. Os produtos não são ruins. São naturais e até são recomendados por alguns médicos.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

Imagem

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Os adventistqas do sétimo dia tem uma rede de restaurantes vegetarianos. Muito bom por sinal. Foi lá que vi que viver sem carne não seria tão cahto assim. Claro, depois que se conhece a maldita picanha maturada, torresmo pururuca, colstela no bafo e medalhão ao madeira, realmente fica difícil... :emoticon13:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Darkside escreveu:Bom, então vamos tentar chegar a um consenso sobre o que seria a fé a qual você se refere.

Se estamos falando sobre autoconfiança, não acho que ela se enquadre em fé. Eu creio que sou capaz de muitas coisas, isso me torna um crente em mim mesmo? São dois sentimentos completamente diferentes.
A fé é ignorante e irracional por definição, não é possível ter fé através de lógica alguma que seja válida.

Quase isso. Concordo que a fé é ignorante do ponto de vista lógico. Vide ideologia politica, fé em um clube de futebol. Tem gente que ainda tem fé que a Ponte Preta ganhará um título e entre eles existem ateus ou seja, tam uma fé ilógica. O que dirá então que o Vasco ganhará do Flamengo...

[Do lat. fide.]
Substantivo feminino.
1.Crença religiosa:
De tanto sofrer, perdeu até a fé.
2.Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto:
a fé muçulmana;
a fé católica.
3.Rel. A primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações.
4.Firmeza na execução de uma promessa ou de um compromisso.
5.Crença, confiança.
6.Asseveração de algum fato.
7.Testemunho autêntico que determinados funcionários dão por escrito acerca de certos atos, e que tem força em juízo. [Cf. fê.]
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Este "crença, confiança" aí não significa confiança em você mesmo ou na boa vontade alheia. É confiança no sentido de "confie em Deus". Ou seja, aquela Fé de que trata o verbete. Falar que tem fé é ditado popular, já que ter fé significaria deixar de lado o que pode não dar certo em nome de algo metafísico, já que não adianta mesmo a gente ter certeza de nada.
Como dizem...para morrer, basta estar vivo.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Este "crença, confiança" aí não significa confiança em você mesmo ou na boa vontade alheia. É confiança no sentido de "confie em Deus". Ou seja, aquela Fé de que trata o verbete. Falar que tem fé é ditado popular, já que ter fé significaria deixar de lado o que pode não dar certo em nome de algo metafísico, já que não adianta mesmo a gente ter certeza de nada.

APOzinha...

Eu entendi querida. Acontece que até mesmo para se conseguir "curas" nas igrejas eles são bem explícitos: Tem que ter fé. Foi o que eu disse, quem tem fé, até água cura.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Este "crença, confiança" aí não significa confiança em você mesmo ou na boa vontade alheia. É confiança no sentido de "confie em Deus". Ou seja, aquela Fé de que trata o verbete. Falar que tem fé é ditado popular, já que ter fé significaria deixar de lado o que pode não dar certo em nome de algo metafísico, já que não adianta mesmo a gente ter certeza de nada.

APOzinha...

Eu entendi querida. Acontece que até mesmo para se conseguir "curas" nas igrejas eles são bem explícitos: Tem que ter fé. Foi o que eu disse, quem tem fé, até água cura.

Queridinho..
Eu estava me referindo aqueles posts de ontem sobre uma fé mais abrangente, no sentido de autoconfiança, saca? :emoticon4:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Saco! :emoticon45:

Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Luiz Carlos Querido escreveu:Quase isso. Concordo que a fé é ignorante do ponto de vista lógico. Vide ideologia politica, fé em um clube de futebol. Tem gente que ainda tem fé que a Ponte Preta ganhará um título e entre eles existem ateus ou seja, tam uma fé ilógica. O que dirá então que o Vasco ganhará do Flamengo...

Ideologia política e simpatia por um clube de futebol são sentimentos lógicos, mesmo que a lógica que leve alguém a possuí-los não seja lá essas coisas. Uma ideologia é adotada por alguém que a considera a mais justa e correta diante das outras, e ninguém torceria por um clube de futebol que não tivesse a possibilidade de vencer, sem falar que torcer por algo é completamente diferente de crer que algo vai acontecer.

Por pior que seja o time da Ponte Preta, existe a chance de ela vencer quando entra em campo. Os torcedores da Macaca só poderiam ser considerados crentes se acreditassem que ela pode vencer sem jogar o campeonato. E também existem torcedores mais realistas, que acham que o seu time vai perder e torcem por ele mesmo assim, mas em nenhum dos casos existe fé.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Darkside escreveu:E também existem torcedores mais realistas, que acham que o seu time vai perder e torcem por ele mesmo assim, mas em nenhum dos casos existe fé.

O que existe é uma quase total falta de lógica na escolha do time.
Basicamente, é fruto do acaso ou do ambiente em que a pessoa vive, assim como a religião.
Uma vez feita a "escolha", ela passa a parecer lógica para quem a fez.
O time perdeu de 5 x 0, mas o cara "sabe" que ele jogou melhor.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Fernando Silva escreveu:O que existe é uma quase total falta de lógica na escolha do time.
Basicamente, é fruto do acaso ou do ambiente em que a pessoa vive, assim como a religião.

Fernando, perceba que em momento algum eu entrei no mérito de por que alguém goste de futebol ou torça para um time, me referi apenas ao sentimento de ser um torcedor.

Fernando Silva escreveu:O time perdeu de 5 x 0, mas o cara "sabe" que ele jogou melhor.

Eu nunca vi nem na internet alguém que tenha visto seu time perder de cinco a zero achar que ele jogou melhor, mas já que isso não é impossível, vamos considerar como hipótese. Ainda assim, o ponto de vista desse torcedor não poderia ser considerado como fé, porque ele pode argumentar diversos motivos lógicos para pensar assim. O time dele atacou muito mais, foram cinco falhas absurdas da defesa, etc etc.

Um ponto de vista sobre um fato que permanece dentro da lógica não pode ser considerado fé. Esse torcedor inconformado só poderia ser considerado crente se pensasse que o time dele só perdeu porque Deus deu a vitória ao time adversário, não importando quem jogou melhor.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Apo

Mensagem por Apo »

A fé faz bem à saúde ( especialmente a mental ):

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” JOÃO 16:33 Aflições é o termo que Jesus usa, ele estava extremamente certo! Mas o mais interessante é que ele nos adverte a sentirmos paz! a paz, o sentir-se tranqüilo em meio a tempestade! O segredo do cristão: PAZ EM MEIO AS AFLIÇÕES! E como isso é possível? É possível porque Jesus venceu o mundo! Isso significa que não devemos temer, pois, o mundo já perdeu! Toda opressão é uma tentativa frustrada e “falida” de satanás contra os servos do Senhor!

:emoticon38: :emoticon38: :emoticon38:
Imagem

marta

Re: A Sobrevivência dos Mais Religiosos

Mensagem por marta »

Sem Censura escreveu:A SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS RELIGIOSOS!

Pois agora a perplexidade pode se aposentar. E dar lugar ao desalento. :emoticon32: Ora, segundo o mais puro darwinismo os crentes, por morrerem menos, deixam mais descendentes. (Sem falar que crentes em geral costumam ser mais adeptos do "crescer e se multiplicar" que os céticos em geral.)

Logo, não há escapatória: o mundo está condenado a ter sempre os crentes em posição majoritária. :emoticon13:

Eu sinto, mas sinto mesmo, por acabar com a sua alegria. Muitos des-sem-dentes = a crescer a multiplicar, não está exatamente relacionado à religião e sim à falta de cultura e péssimas condições sociais. Crente ou não crente, é muito difícil vc encontrar gente da classe média e média alta com mais de 2 ou 3 filhos. Quanto a ateus durarem 8 anos, Paulo Autran passou dos 80, Niemayer ainda está vivo e já passa dos 100, e muitos outros e morreram de velhos. A teoria desse cientista é FURADA.Mas, para não jogar o trabalho no lixo, o tal cientista poderia ver como é que se dá essa relação RELIGIOSOS = POBRES E IGNORANTES= MUITOS DES-SEM-DENTES.
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Darkside escreveu:
Fernando Silva escreveu:O que existe é uma quase total falta de lógica na escolha do time.

Fernando, perceba que em momento algum eu entrei no mérito de por que alguém goste de futebol ou torça para um time, me referi apenas ao sentimento de ser um torcedor.

Eu não discordei de você, apenas complementei seu comentário.
Darkside escreveu:
Fernando Silva escreveu:O time perdeu de 5 x 0, mas o cara "sabe" que ele jogou melhor.

Eu nunca vi nem na internet alguém que tenha visto seu time perder de cinco a zero achar que ele jogou melhor, mas já que isso não é impossível, vamos considerar como hipótese.

Lembro de um cara que torcia pelo Fluminense e ia aos jogos em Álvaro Chavez.
Certa vez, o juiz marcou um pênalti e ele ficou furioso, xingou a mãe do cara, queria bater nele.
Daí, alguém explicou a ele que o pênalti era a favor do Fluminense e ele achou que o juiz estava certíssimo.
Paixão 10 x Lógica 0.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Pior de tudo são os médicos acreditarem nisso e incentivarem seus pacientes :emoticon26:

Fui ao neurologista na semana passada, fiquei um bom tempo tentando escolher um médico conceituado e que não fosse "louco" como todos os outros que conheci...não adiantou, ele insistiu que eu me tratasse com passes, acunpultura e água, ops, quero dizer: homeopatia (pois sou alérgica a analgésicos) e isso rendeu um belo debate entre ele e o Carlos :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

No final da consulta o velhinho estava tremendo de tanta raiva e pediu para que não marcasse retorno :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Darkside

Mensagem por Darkside »

Fernando Silva escreveu:
Darkside escreveu:

Eu não discordei de você, apenas complementei seu comentário.
Darkside escreveu:

Eu nunca vi nem na internet alguém que tenha visto seu time perder de cinco a zero achar que ele jogou melhor, mas já que isso não é impossível, vamos considerar como hipótese.

Lembro de um cara que torcia pelo Fluminense e ia aos jogos em Álvaro Chavez.
Certa vez, o juiz marcou um pênalti e ele ficou furioso, xingou a mãe do cara, queria bater nele.
Daí, alguém explicou a ele que o pênalti era a favor do Fluminense e ele achou que o juiz estava certíssimo.
Paixão 10 x Lógica 0.

Mas eu não consigo associar fé com torcer para um time.

O time existe, o jogo existe, a paixão é baseada nestes, e paixão é paixão. É dessa lógica que eu me refiro.

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Pior de tudo são os médicos acreditarem nisso e incentivarem seus pacientes :emoticon26:

Fui ao neurologista na semana passada, fiquei um bom tempo tentando escolher um médico conceituado e que não fosse "louco" como todos os outros que conheci...não adiantou, ele insistiu que eu me tratasse com passes, acunpultura e água, ops, quero dizer: homeopatia (pois sou alérgica a analgésicos) e isso rendeu um belo debate entre ele e o Carlos :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

No final da consulta o velhinho estava tremendo de tanta raiva e pediu para que não marcasse retorno :emoticon36:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Nossa, vocês são piores do que eu! Uma vez fui num médico conceituadíssimo ( porque estava com um problema há 1 ano e todos tinham desistido. Numa certa parte da consulta, ele também apelou para algo do tipo "aconselhamento espiritual" ou algo alternativo. Eu disse apenas: sou cética e atéia, querido...( sorrisinho amarelo) e disse que procurei um médico com formação acadêmica porque imaginava que este era o melhor para fazer um diagnóstico.
Ele deu outro sorrisinho, me deu um tapinha nas costas , estendeu a mão e abriu a porta para eu sair. Depois me desejou Feliz Ano Novo.
:emoticon6: :emoticon6: :emoticon6:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
Suyndara escreveu:Pior de tudo são os médicos acreditarem nisso e incentivarem seus pacientes :emoticon26:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Nossa, vocês são piores do que eu! Uma vez fui num médico conceituadíssimo ( porque estava com um problema há 1 ano e todos tinham desistido. Numa certa parte da consulta, ele também apelou para algo do tipo "aconselhamento espiritual" ou algo alternativo. Eu disse apenas: sou cética e atéia, querido...( sorrisinho amarelo) e disse que procurei um médico com formação acadêmica porque imaginava que este era o melhor para fazer um diagnóstico.
Ele deu outro sorrisinho, me deu um tapinha nas costas , estendeu a mão e abriu a porta para eu sair. Depois me desejou Feliz Ano Novo.
:emoticon6: :emoticon6: :emoticon6:

Esses médicos deveriam ser denunciados no CRM.
marta

Apo

Mensagem por Apo »

Como? Eles podem ( e o fazem) sugerir qualquer coisa: que o problema é stress, psicológico, de diagnóstico difuso ( não reconhecido através da clínica ou exames disponíveis), podem receitar férias, viagem de lua de mel II, "mudança de ares", chazinho da vovó, acupuntura...
Isto não é proibido.
Uma vez uma homeopata me atirou na cara que eu estava reclamando de boca cheia! Que estava sendo mimada por ela e mais 1 médico e que EU não queria "ajudar". :emoticon2:

Na verdade, as gotinhas caríssimas que ela me vendia ( era dona da maior rede de homeopatia aqui) não faziam efeito algum. E ela queria me internar num hospital espírita! Detalhe: ela tinha CRM.

Depois consegui um bom médico que me medicou. Ela me viu forte e bela passeando no shopping e não entendeu nada.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

A auto confiança é limitada pela própria razão e lógica diante de fatos concretos. É a fé religiosa que corta limites e transcende ou ultrapassa, na verdade funciona como um potencializador de algo que já existe.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:Ou seja, os bebês podem sofrer aqui, que depois a coisa fica melhor na outra vida. :emoticon38:

Que horror! Isso é que é o mais pavoroso de tudo!
:emoticon11:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

:emoticon27: :emoticon27:

PQP! :emoticon2:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado