Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Atualizado em 16 de março, 2009

Uma pesquisa de cientistas americanos sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa a deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento.

Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínio perto dos 30 anos de idade, depois de chegar ao auge aos 22.

Ele acredita que tratamentos que têm o objetivo de amenizar o processo de envelhecimento deveriam começar mais cedo.

O estudo, publicado na revista Neurobiology of Aging, foi feito ao longo de sete anos e incluiu 2 mil pessoas saudáveis com idades de 18 e 60 anos.

Os participantes tiveram que resolver quebra-cabeças, lembrar-se de palavras e detalhes de histórias, além de identificar padrões em grupos de letras e símbolos.

Os testes são os mesmos já utilizados por médicos para procurar sinais de demência.

Em nove dos 12 testes realizados, a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos.

A idade em que se observou uma piora marcante no desempenho dos participantes em testes de agilidade mental, raciocínio e habilidade para resolver quebra-cabeças visuais foi 27.

Funções como a memória ficaram intactas até os 37 anos, em média, e as habilidades baseadas no acúmulo de informações, tais como desempenho em testes de vocabulário e conhecimentos gerais, aumentaram até os 60 anos de idade.

Segundo Salthouse, os resultados sugerem que "alguns aspectos do declínio da função cognitiva em adultos com boa saúde e nível de instrução começam aos 20 e poucos ou 30 e poucos anos".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... rogd.shtml

Isto pode significar que professores e profissionais que trabalhem em algumas áreas sejam mais eficientes em fases da vida que privilegiam funções cognitivas diferentes.
Também pode significar que, quando a gente está pronto para enfrentar a carreira no quesito formação mínima, o cérebro está começando a dar sinais de tilt. :emoticon1:

A vida é dura.
Imagem

Anna

Re: Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Mensagem por Anna »

Triste, mas real. Ando escrevendo cada M estou confundindo grafia do inglês e português, e vice-vesa! Meu cérebro tá todo confuso. Trocando nomes, as vezes vou falar algo a coisa desaparece... bloquinho de notas com anotações diarias virou rotina, e sou refém do google alerts. :emoticon18:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:Triste, mas real. Ando escrevendo cada M estou confundindo grafia do inglês e português, e vice-vesa! Meu cérebro tá todo confuso. Trocando nomes, as vezes vou falar algo a coisa desaparece... bloquinho de notas com anotações diarias virou rotina, e sou refém do google alerts. :emoticon18:

Nem vou comentar aqui os meus sinais de demência senil, pois tenho vergonha. :emoticon36:
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos.
Opa! :emoticon12:

carlo
Gênero: Masculino

Mensagem por carlo »

Eu também ´tô no bico do anú. Me pego lembrando de um domingo á tarde de um mês de julho de 1973 e esqueço um compromisso que vai ou deveria ocorrer, já que não houverá, a 19hs de hoje, o hoje é hipotético. Acho que aquele alemão ´tá na minha cola. :emoticon12:
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

"A juventude não deveria ser desperdiçada com os jovens"

"Ah se os jovens soubessem, ah se os velhos pudessem..."

Fico observando minha tia com Alzheimer se "evaporar" aos poucos, primeiro esquecendo os nomes das pessoas, depois esquecendo que já disse uma coisa e se repetindo 10 vezes, depois esquecendo o que ia dizer no meio da frase, sua personalidade aos poucos desaparecendo enquanto ela olha para o vazio.
E sabendo que um dia vai enguiçar uma parte do cérebro que controla uma função vital e ela vai morrer.

E ela era tão inteligente, tinha uma memória fantástica, falava várias línguas...

carlo

Mensagem por carlo »

King In Crimson escreveu:
a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos.
Opa! :emoticon12:

Acho que esta observação é ao menos para os homens, relativa ao quesito ALCOVA. :emoticon12:
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Fernando Silva escreveu:"A juventude não deveria ser desperdiçada com os jovens"

Acho que ´tô começando a discordar daquele conselho do Nelson Rodrigues:
"Jovens, envelheçam!"
Exatamente porcausa desta observação sua: "Ah se os velhos pudessem!"
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Ah, tá explicado minha distração atual então :emoticon36:

Mas não curti muito a idéia de ir emburrecendo com o tempo...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:"A juventude não deveria ser desperdiçada com os jovens"

Isto aqui, infelizmente, é sabedoria pura. :emoticon8:

Fico observando minha tia com Alzheimer se "evaporar" aos poucos, primeiro esquecendo os nomes das pessoas, depois esquecendo que já disse uma coisa e se repetindo 10 vezes, depois esquecendo o que ia dizer no meio da frase, sua personalidade aos poucos desaparecendo enquanto ela olha para o vazio.
E sabendo que um dia vai enguiçar uma parte do cérebro que controla uma função vital e ela vai morrer.

E ela era tão inteligente, tinha uma memória fantástica, falava várias línguas...

Está acontecendo mais cedo com as pessoas ou é impressão minha?
Editado pela última vez por Apo em 25 Mar 2009, 15:34, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Ah, tá explicado minha distração atual então :emoticon36:

Idem. O pior é que o "espírito" de criança encapetada da gente continua o mesmo. Mas umas coisas começam a pifar de forma muito estranha.

Não tô curtindo também. Aliás, esta deve ser a explicação para a neurastenia: a pessoa se dá conta e começa a ficar profundamente irritada com o ritmo a que ela já não consegue mais acompanhar.
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Apo escreveu:
Suyndara escreveu:Ah, tá explicado minha distração atual então :emoticon36:

Idem. O pior é que o "espírito" de criança encapetada da gente continua o mesmo. Mas umas coisas começam a pifar de forma muito estranha.

Não tô curtindo também. Aliás, esta deve ser a explicação para a neurastenia: a pessoa se dá conta e começa a ficar profundamente irritada com o ritmo a que ela já não consegue mais acompanhar.

Exatamente.

Minha sogra quebrou o fêmur no ano passado, apesar de ter 76 anos ela ainda tem esse espírito de moleca, lembro o quanto ela sofreu por se dar conta que o corpo e a mente já estão envelhecendo...parece ser de fato bem difícil aceitar as limitações do seu corpo, quando sua força de vontade continua intacta :emoticon5:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:Fico observando minha tia com Alzheimer se "evaporar" aos poucos, primeiro esquecendo os nomes das pessoas, depois esquecendo que já disse uma coisa e se repetindo 10 vezes, depois esquecendo o que ia dizer no meio da frase, sua personalidade aos poucos desaparecendo enquanto ela olha para o vazio.

Está acontecendo mais cedo com as pessoas ou é impressão minha?

Não percebi. Ela já tem mais de 70 anos. O que eu acho é que mais gente está ficando velha.

Trancado