mitologia dos deuses

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:E Javé também é um deus. Você quer dizer monoteísta? Aura Mazda (e não Zoroastro, que era um profeta) também é um deus único.
Qualquer mitologia fala em Deus e deuses ao mesmo tempo, mostrando que quem fala em deuses é algo mitológico.
O judaísmo não acredita nos deuses a atribui a tudo a um único Deus.
Esta é a diferença que voces não percebem ou fingem não entender.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Lordakner
Gênero: Masculino

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:E Javé também é um deus. Você quer dizer monoteísta? Aura Mazda (e não Zoroastro, que era um profeta) também é um deus único.
Qualquer mitologia fala em Deus e deuses ao mesmo tempo, mostrando que quem fala em deuses é algo mitológico.
O judaísmo não acredita nos deuses a atribui a tudo a um único Deus.

Mestre.

Politeístmo OU Monoteismo NÃO SÃO, veja bem, Não são critérios para se definir o QUE É ou O QUE NÃO É uma mitologia!!!
Fui claro o suficiente?
NÃO SÃO CRITÉRIOS PARA SE DEFINIR O QUE É OU O QUÊ NÃO É UMA MITOLOGIA.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Minha modesta capacidade intelectual não alcançou seu raciocínio, poderia explicá-lo?
Todos aqueles que praticam o mau estão predestinados a irem para o inferno e todos aqueles que fizerem o bem estão para o céu. Quem sabem quem são individualmente, isto não existe.
Você que acabou de dizer! Leia suas próprias palavras:
Erivelton escreveu:Deus Organizou um propósito predestinado que deu certo em toda a sua escritura. Condenou os judeus na lei de Moisés e eles esperam pelo messias até hoje. Um plano aplicado que deu certo segundo a vontade de Deus
Aqui eu falei que eles vão para o inferno?
A bíblia deixa claro que quem não crê em Jesus como o filho de Deus será condenado ao inferno.
Os judeus é uma excessão segundo o plano predestinado de Deus.(A lei é santa e voce sabe disto)
Os islâmicos e os espíritas não acreditam que Jesus é o filho de Deus e nisto não quer dizer que todos irão para o inferno. O sentido figurado de não se crer em Jesus está na capacidade de se fazer o mau dentro do contrário que Jesus ensinou. Para se fazer o bem não precisa acreditar forçosamente que Jesus é o filho de Deus. Podem existir bons islâmicos e espíritas que praticam a solidariedade.
Jesus reduziu toda a lei em apenas 2 palavras. Entenda isto.
Eu já conheço a bíblia toda de cor.
Agora precisa do Espírito Santo para abrir a tua mente para as verdades do amor de Deus segundo os dois mandamentos de Jesus.
Você não consegue discernir entre o certo e o errado, o justo e o injusto quando se depara com qualquer situação? Por que com a religião deveria seria diferente?
Existem coisas que jamais saberemos segundo a palavra de Deus.
Você crê nisso porque quer, a bíblia não afirma isso em lugar algum. Pelo contrário, afirma diversas vezes que o ímpio foi reservado para o castigo e vice-versa, pela vontade autoritária de Deus.
Voce colocou na mente a idéia de inferno e diz que Deus é autoritário. A bíblia não diz isto.
Jesus pegou todos os livros da bíblia e disse: ame a deus e ao seu próximo.
Não se paga pecados no céu, somente no inferno. Será que eu vou ter que te ensinar sua própria religião? Ou você é católico e crê no purgatório? :emoticon19:
E onde eu afirmei que pecado se paga no céu?
Voce está completamente perdido.
Perfeitamente, portanto não distorça o seu significado.
Eu?
Meu amigo eu já discutir muito a predestinação e por fim ninguém tem resposta para minhas perguntas.
Eu não sou o Aurélio, pergunte para alguém da moderação se quiser confirmar.
Só que também não sou exatamente delicado. :emoticon1:
Fico triste vendo pessoas se julgando donos da verdade como se já tivesse provas de que Deus não existe. Lamentável!
Se podemos comparar atitudes de pessoas, por que Deus deveria ser excessão? Se você vê um governante condenar alguém injustamente você sabe que aquilo é errado, só que quando vê Deus condenando pessoas injustamente simplesmente se recusa a compreender a injustiça e inventa mil desculpas.
Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus. Humilhe-se e peça sabedoria e vai entender a Deus.
Enquanto os outros foristas estão debatendo sobre origens históricas com você, eu estou propondo um debate mais voltado para a própria religião, só que eu não sou crente, portanto vou utilizar da verdadeira lógica e não dos dogmas de religião para argumentar. Se não entender isso, será perda de tempo continuar.
Voce não está usando doutrina da própria religião para afirmar muitas coisas?
Não entendo!
Então não me abençoe oras. :emoticon13:
Retiro minhas bençãos.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lordakner escreveu:Mestre.
Politeístmo OU Monoteismo NÃO SÃO, veja bem, Não são critérios para se definir o QUE É ou O QUE NÃO É uma mitologia!!!
Fui claro o suficiente?
Num conceito totalmente lógico, racional e inteligênte sim. deuses geram conflitos celestiais e isto está descartado segundo a maioria dos teólogos.
A única coisa que pode ser compreendida como verdade é a existência de um único Deus.
A ciência como exemplo só admite apenas um ancestral comum. A religião defende a mesma idéia para um único DEUS monoteíta. Em razão disto os hebreus não misturam Deus com deuses.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:Voce precisa estudar muito para aprender as leis mosaicas que também são santas.

Quem disse que são santas?
Não vale dizer que está na Bíblia.
Mostre que são santas usando a lógica e não a vontade de acreditar.
Cara voce fica rodeando em círculos e não está entendendo nada. Se entende está de má fé.
Independente se a bíblia é vardade ou não, nós estamos atribuindo a sequência coerentes dos dogmas ensinados. Dentro de um padrão doutrinário não existe contradição.
A lei é santa e os judeus estão salvos mesmo não acreditando em Jesus.
Paulo diz isto no novo testamento.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Acauan escreveu:Não enrole e responda claramente à proposição.
Como Cristo poderia ser o Messias judeu se não cumpriu as profecias que o identificariam?
Este assunto é tratado teologicamente em mais detalhes por Itzhak Levy Blinder no artigo PORQUE JESUS NÃO PODERIA TER SIDO O MESSIAS JUDEU. O domínio do idioma português pelo autor é simplesmente medonho, mas se ler todo o artigo verá que há argumentos mais que suficientes para sustentar a tese, que não pode ser sequer arranhada com meia dúzia de versículos pinçados e interpretados conforme a ocasião.
Discordo completamente. Até que ponto este tal de Levy está correto em suas interpretações?
Será que só existe um teólogo no mundo?
A bpiblia afirma bem claro que Jesus nunca seria o messias dos judeus porque o plano se estenderá até a sua vinda. Fora disto os judeus estão salvos porque seguem as leis de Deus.
Se eu já fui algum ex-cristão?
Que raios de pergunta mais sem sentido é esta?
Seja lá o que for, a resposta é sempre fui quem sou.
Qual é o problema de responder?
Você pode julgar por si próprio lendo meus textos:
Brevíssimo estudo sobre a definição do Diabo em Apocalipse 12:9, seus desdobramentos e implicações
O Senhor dos Exércitos
e
Aquiles e Jesus
Este último aborda a questão presente dos paralelos traçáveis entre teologia e mitologia.
Além, claro, do meu modestamente célebre Pequeno Manual para Entender os Crentes, destacado na primeira página.
Tornou-se inimigo de Deus por qual razão?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

marta escreveu:
Erivelton escreveu:Então o manual de instruções arqueológico, teológico bíblico judaico está totalmente errado??!!!!!!!!!!!!!. Deus criou os humanos com olhos, ouvidos, coração e diz que não se deve usar nada disso???? Olha, Erivelton, isso dava até denúncia no Procon.
Ironias apenas. Sem comentários.
AH!! Mas deus está preocupa mesmo!!! Muito preocupado. Não estivesse ele preocupado, não ficaria ameaçando os demais de irem pro inferno e nem colocaria como primeiro mandamento amá-lo SOBRE TODAS AS COISAS. erg!
Ele está preocupado em cuidar dos seus escolhidos. Aqueles que não querem já estão feliz com suas decisões.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Tornou-se inimigo de Deus por qual razão?

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Deve ter sido pelo mesmo motivo que eu me tornei inimiga da Cuca e da Mula Sem Cabeça.

Segredo: O Acauan tem um melhor amigo imaginário: Curupira. :emoticon45:

Não pergunte a ele. Ele vai negar. Mas é verdade.
Editado pela última vez por Apo em 27 Mar 2009, 00:00, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Eu sou burra que nem o Acauan, ou tenho má-fé como o Fernando?

O que significa esta frase aqui ( entre tantas que você profere como um profeta de botequim)?

Erivelton escreveu:Ele está preocupado em cuidar dos seus escolhidos. Aqueles que não querem já estão feliz com suas decisões.

Não faz sentido nem a primeira frase e nem a segunda em relação à primeira.
E parece ser aquela coisa barata do desdém divinno: Eu te amo, meu filho. Mas se não quer conversa comigo, dane-se! Não te escolhi mesmo, vai pro Inferno!

Coisa gay revolts! :emoticon9:
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Não enrole e responda claramente à proposição.
Como Cristo poderia ser o Messias judeu se não cumpriu as profecias que o identificariam?
Este assunto é tratado teologicamente em mais detalhes por Itzhak Levy Blinder no artigo PORQUE JESUS NÃO PODERIA TER SIDO O MESSIAS JUDEU. O domínio do idioma português pelo autor é simplesmente medonho, mas se ler todo o artigo verá que há argumentos mais que suficientes para sustentar a tese, que não pode ser sequer arranhada com meia dúzia de versículos pinçados e interpretados conforme a ocasião.

Discordo completamente.

Então aponte na argumentação dele onde estão os erros e demonstre-os

Erivelton escreveu: Até que ponto este tal de Levy está correto em suas interpretações?

Se está perguntando é porque não sabe e se não sabe é porque não tem uma argumentação contrária consistente.

Erivelton escreveu: Será que só existe um teólogo no mundo?

Obviamente não, mas no que isto desmerece a tese posta?

Erivelton escreveu: A bpiblia afirma bem claro que Jesus nunca seria o messias dos judeus porque o plano se estenderá até a sua vinda. Fora disto os judeus estão salvos porque seguem as leis de Deus.

De novo esta é sua interpretação pessoal, como sempre fragilíssima e sem apoio de um teólogo respeitado do qual possa citar o nome.

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Se eu já fui algum ex-cristão?
Que raios de pergunta mais sem sentido é esta?
Seja lá o que for, a resposta é sempre fui quem sou.

Qual é o problema de responder?

O problema é responder perguntas que não fazem sentido.
Se você me pergunta se já fui algum ex-cristão, no sentido estrito significa se já fui determinado alguém que foi cristão, se tornou um ex-cristão e deixou de ser isto também. Tempos verbais parecem confundi-lo.

Apesar disto dei uma resposta clara, que você não entendeu.

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Você pode julgar por si próprio lendo meus textos:
Brevíssimo estudo sobre a definição do Diabo em Apocalipse 12:9, seus desdobramentos e implicações
O Senhor dos Exércitos
e
Aquiles e Jesus
Este último aborda a questão presente dos paralelos traçáveis entre teologia e mitologia.
Além, claro, do meu modestamente célebre Pequeno Manual para Entender os Crentes, destacado na primeira página.

Tornou-se inimigo de Deus por qual razão?

Você é o rei das perguntas sem pé nem cabeça.
Tenho estudos semelhantes sobre o catolicismo, o Islã e o espiritismo, o que não implica que eu tenha sido ou me tornado amigo ou inimigo dos preceitos destas religiões.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:
Lordakner escreveu:Mestre.
Fui claro o suficiente?
Num conceito totalmente lógico, racional e inteligênte sim.

Não! Num conceito totalmente lógico, racional e inteligente, Não!
MITOLOGIAS são ESTORINHAS Mestre.
Não tem regrinhas.
EU posso construir, agora mesmo, uma MITOLOGIA sobre um deus ÚNICO.
E SERÁ MITOLOGIA da mesma forma!
De onde tirou a idéia que MITOLOGIA tem regras para ser escrita?
Editado pela última vez por Lordakner em 27 Mar 2009, 01:20, em um total de 1 vez.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Apo

Mensagem por Apo »

INTELIGENTE.

Nos útimos 50 anos creio que nunca teve acento.
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Apo escreveu:INTELIGENTE.

Hagora tem. :emoticon12:

(Copiei e colei. Preguiça dá nisto )

Darkside

Mensagem por Darkside »

Agora entendo por que o Erivelton se anima a vir "debater" com ateus. Ele possui diversas interpretações próprias sobre as coisas e adota a mais vantajosa no momento que quiser, abandonando na cara dura outras, que podem vir a ser requentadas mais tarde. Assim é impossível construir uma cadeia de raciocínio que chegue a algum lugar.

Bom, isso já tava evidente, mas eu tive que comprovar com meu próprio teclado. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Apo

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:

Não foi pra ti. Foi pro sábio de plantão.
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Darkside escreveu:Agora entendo por que o Erivelton se anima a vir "debater" com ateus. Ele possui diversas interpretações próprias sobre as coisas e adota a mais vantajosa no momento que quiser, abandonando na cara dura outras, que podem vir a ser requentadas mais tarde. Assim é impossível construir uma cadeia de raciocínio que chegue a algum lugar.

Bom, isso já tava evidente, mas eu tive que comprovar com meu próprio teclado. :emoticon26:

E ainda tem esta carta na manga:
Imagem

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Apo escreveu:
Lordakner escreveu:

Não foi pra ti. Foi pro sábio de plantão.

Mas eu mereci também. :emoticon12:

Darkside

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:Voce colocou na mente a idéia de inferno e diz que Deus é autoritário. A bíblia não diz isto.
Jesus pegou todos os livros da bíblia e disse: ame a deus e ao seu próximo.

Só esse versículo aqui põe por água abaixo toda sua argumentação.

Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Judeus não creem em Jesus porque deus os condenou a não crer.

Deus é o maior nazista já concebido.

Erivelton escreveu:Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus. Humilhe-se e peça sabedoria e vai entender a Deus.

Que merda é essa de "humilhe-se"? Esse deus de bosta tem medo que os homens sejam superiores a ele pra pedir humilhações?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Erivelton escreveu:Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus. Humilhe-se e peça sabedoria e vai entender a Deus.

Que merda é essa de "humilhe-se"? Esse deus de bosta tem medo que os homens sejam superiores a ele pra pedir humilhações?

Dark! Ajoelhado! Agora!!!

Agora rola!

Quieto!

( sua óstia...)

Good boy!
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:

Dark! Ajoelhado! Agora!!!

Agora rola!

Quieto!

( sua óstia...)

Good boy!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Esqueceu os tradicionais:
- Dá a patinha!
e
- Morto! Finge de morto!
Agora não tem biscoito nem coçadinha na orelha!

Apo

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:Esqueceu os tradicionais:
- Dá a patinha!
e
- Morto! Finge de morto!
Agora não tem biscoito nem coçadinha na orelha!

E depois:- Agora ressuscita que eu quero ver, seu ímpio!
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Darkside escreveu:

Foi por isso que Javé expulsou Adão e Eva do paraíso: tinha medo de que eles comessem do fruto da outra árvore "e se tornassem deuses como eles" (sim, "eles", no plural).

Meu pai, mortal e limitado, nunca pediu que eu me humilhasse diante dele.
Por que Deus, infinito e todo poderoso, quer que eu me humilhe?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:O judaísmo não acredita nos deuses a atribui a tudo a um único Deus.

E você finge não perceber que há outras religiões monoteístas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Num conceito totalmente lógico, racional e inteligênte sim. deuses geram conflitos celestiais e isto está descartado segundo a maioria dos teólogos.

Não junte "racional e inteligente" com "teólogos" na mesma frase. Não combina.
Erivelton escreveu:A única coisa que pode ser compreendida como verdade é a existência de um único Deus.

É apenas a sua opinião.
Erivelton escreveu:A ciência como exemplo só admite apenas um ancestral comum.

Não é uma questão de "só admitir" e sim de registrar aquilo que as evidências mostram.
Se surgir outro ancestral comum, a ciência mudará de idéia sem problemas.
Erivelton escreveu: A religião defende a mesma idéia para um único DEUS monoteíta. Em razão disto os hebreus não misturam Deus com deuses.

A sua religião defende isto.
E você ainda não explicou por que rejeita os outros deuses monoteístas.

Trancado