Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pesquisa aponta que trabalho afasta alunos da escola
Uma pesquisa divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV) revela um quadro preocupante para a educação gaúcha. Segundo o estudo, 18,7% dos adolescentes entre 15 e 17 anos matriculados no início do ano abandonam a escola na Grande Porto Alegre. É a segunda pior taxa entre as seis principais regiões metropolitanas. A primeira é São Paulo
Prgunto: Por quê será?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
1. É sabido que o ensino fundamental vai de mal a pior no Brasil da escola pública. 2. Mas alunos desta faixa etária e nível sócio-econômico obedecem mais aos pais que os mandam à escola, principalmente se a mesma for fonte de alimentação. 3. A medida que a criança vai se transformando em adolescente, cria uma visão mais crítica sobre o tédio que é ir a uma escola que não atrai em nada e pouco traz de certeza sobre colocação no mercado de trabalho ( demandando muito mais estudo do que terminar o nível médio ). 4. A maioria sabe que os pais não terão condições de custear seus estudos depois do nível médio. Os pais não podem incentivar a aposta num nível superior porque não poderão custear, ainda mais se forem mais filhos. 5. A necessidade de trabalhar logo, junto à uma pressão de amigos para ingressar no mercado de trabalho e ganhar a vida é grande. 6. Pais destas classes sociais costumam aceitar com muito mais parcimônio e passividade que os filhos usem a justificativa da escola fraca para aumentar a renda da família, quando na verdade, eles se desinteressam pela escola se ela não fizer muita força para ser atrativa ( se for fraca é porque é fraca, se for muito puxada, é porque ficou complicado para estudar e trabalhar). 7. Pergunta que eles se fazem: O que eu estou fazendo aqui com esta velha chata pensando que está me ensinando alguma coisa que preste?
E neste momento solene, ocorre a evasão dentro de sala com a falta de compromentimento de ambas as partes. O próximo passo é não comparecer mais às aulas.
Talvez momentos de pânico e insegurança econômicos causem efeitos nocivos em populações assim. Ao invés de apostar nos estudos para sair melhor da situação quando a crise acabar ( ou se acirrar), eles optam por atalhar caminhos e ir "batalhar".